Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Provavelmente alguma limitação dos Deco em lidar com as definições da MEO. No teu caso tiveste de definir o "Prefix alocation size"?

Muito obrigado, mais uma vez 👍

Já li algures, não sei se aqui se noutro fórum, que a MEO não fornece IPv6 do lado WAN. Acho que foi isto, ando a navegar por águas desconhecidas 😁
Sim o Prefix alocation é algo que tenho mesmo de adicionar um valor. Mas talvez dê para ir buscar em "auto" em alguma config.

Relativamente ao IPv6, um reboot resolveu!

Encontrei uma configuração noutro fórum e eis que já tenho IPv6 🥳

Ficou assim, no separador IPv6:
- IP dinâmico
- Stateful
- Prefixo de delegação ON
- SLAAC+RDDNS

Nos testes dá 10/10 e já consigo aceder sites IPv6 only.

Confirma-se também que do lado da WAN não surge IP.

O equipamento é o Deco M4.

Compravam os Mercursys Halo H1500X (triplos) por 92€, os TP-Link Deco X1500 (triplos) por 122€ ou os os Mercursys Halo H3000X (triplos) por 132€?

Última edição:
Encontrei uma configuração noutro fórum e eis que já tenho IPv6 🥳

Ficou assim, no separador IPv6:
- IP dinâmico
- Stateful
- Prefixo de delegação ON
- SLAAC+RDDNS

Nos testes dá 10/10 e já consigo aceder sites IPv6 only.

Confirma-se também que do lado da WAN não surge IP.

O equipamento é o Deco M4.
Bem me parecia que havia algo que não estava a 100%. Não sei se já tinha experimentado o SLAAC anteriormente, penso que tinha dito para experimentares caso o DHCPv6 ou algo do gênero não desse.

O que interessa é que já está como pretendes e já sabes o que alterar da próxima vez.

Bom malta, venho partilhar que desisti dos Mesh... mais ou menos.

À anos que procurava um sistema com multissid e vlans, mas nunca vi tal coisa, apenas modelos tipo netgear orbi que são estupidamente caros, e depois têm a função mas são simples, não são multigig ou o Wi-Fi é apenas 5 ou 6.

Ontem avancei com algo que já tinha em mente, ubiquiti u7 pro.
1xPorta 2.5g, 8x ssids com vlan própria, wifi 7, 2.4/5/6ghz. ~200€ cada.

Deavantagem, interligação Mesh de momento é apenas com os 5ghz (temporário segundo o fabricante) e por natureza do modelo só têm uma porta de rede.

Basicamente é um AP com esteróides, que me deve durar muito tempo com as velocidades por cabo/wifi7 a 6ghz.

Isto em substituição dos meus 3 deco M5.

Sinceramente acho que estás melhor servido com os APs que com sistemas MESH. Os sistemas MESH são bons, mas nada se compara a um AP dedicado ligado por cabo. E se não tiveres essa opção, os APs da Ubiquiti conseguem fazer MESH uns com os outros.

Eu tenho 2 U6-Pro e vou adicionar em principio mais uns 2 ou 3, mas neste caso serão já U7-Pro ou se estiver um mãos largas, vou para o U7-Pro Max.

Ontem comprei o kit powerline da TP link WPA8631P, mas perco imensa velocidade. Dá-me cerca de 80-100mbps, talvez tenha sido algum problema da instalação ou limitação elétrica, mas fica o feedback.

Boas, estive a ler o tópico e acho que ainda fiquei mais confuso :n1qshok:
Estava a pensar comprar o Deco X10, pack 2, que está em promoção na Wtn. Mas primeiro não sei se haverá melhores opções, e também se 2 chegariam, ou se seriam melhor 3.
Casa com 3 pisos: - garagem (+-43m2) / - cozinha, sala (onde está o router +- no centro da casa) (+-60m2) / 3 quartos (+-60m2), onde num da ponta pouca rede apanha.
Net NOS, router da última versão.
Iremos colocar uma tv no tal quarto que tem pouca rede, e no futuro também possível algo na garagem.

O Deco X10 será uma boa compra? 2 chegarão?

Obrigado!

Acho que tive sorte, foi enviado hoje.

ASUS ZenWiFi BD4 3-Pack 127€.

image.png

Quando chegarem os equipamentos, experimento e dou feedback.
@ZecaTuga Sempre recebeste? Estou à cuca para ver se volta a estar em stock a esse preço! :P

@jmpnm OK. Eu só tenho um par de powerlines LAN para ligar o desktop que está no escritório de modo a ter uma ligação mais estável, embora a velocidade ronda os 90/50, abaixo dos 500/100 contratados. E agora com o upgrade para 1/500 queria poder usufruir um pouco mais da velocidade (no que quer que seja).

@Nakamuura percebo sim, basicamente as meshnet permitem que os dispositivos nunca tenham quebra de ligação quando se conectem à uma rede com sinal mais forte, entre outras vantagens que certamente terão claro.

Já agora, será que trocando a cablagem eléctrica toda poderei notar ganhos de velocidade usando powerlines? Quando digo toda refiro-me a tudo o que sejam fios eléctricos entre o router na sala e o desktop no escritório.

@ZecaTuga Sempre recebeste? Estou à cuca para ver se volta a estar em stock a esse preço! :P
Boas. Sim, recebi mas depois de os testar acabei por devolvê-los...
Apesar de terem custado 127€, os routers não me parecem muito estáveis, tive de desligar o Wi-Fi 7 para o meu telemóvel se conseguir ligar à rede (OP 7T), a rede 2.4GHz não passava dos 100mb, com 5Ghz conseguia 900-1000mb. O firmware parece que ainda não está limado...
Diria que é melhor comprar uns Deco neste momento do que aqueles Asus BD4. Pelo feedback do @salvador66, tem uns Deco X50 e tem boas velocidades em ambas as frequências e o sistema é estável.

Back