Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Boas, está efetivamente em modo router.
Em modo router nunca poderias usar o FGW para o ethernet backhaul.

Não percebi qual o objetivo de testar a rede guest.
Este pedido era porque nos M4 não funciona e, a trocar de modelos, tenho de ter a certeza de que funciona 😅

Terei alguma vantagem em mudar isto para modo AP? Na prática quais as vantagens e desvantagens?
Se tiveres algum equipamento ligado ao FGW, desde que o FGW não esteja em modo bridge, ficam todos na mesma rede.
Deixas de poder definir DNS, perdes os controlos parentais. Como tens um modelo mais avançado do que o meu podes perder outras funcionalidades que esse modelo tenha.

Em modo router nunca poderias usar o FGW para o ethernet backhaul.
Ah ok, então já percebi porque não faz o wired backhaul! :P

Este pedido era porque nos M4 não funciona e, a trocar de modelos, tenho de ter a certeza de que funciona 😅
Vou ver se consigo testar isso.

Se tiveres algum equipamento ligado ao FGW, desde que o FGW não esteja em modo bridge, ficam todos na mesma rede.
Deixas de poder definir DNS, perdes os controlos parentais. Como tens um modelo mais avançado do que o meu podes perder outras funcionalidades que esse modelo tenha.
Penso que me faz sentido deixar os DECO em modo router para poer ter todas as funcionalidades e conseguir fazer owired backhaul garantindo as velocidades máximas! 🤔

Ah ok, então já percebi porque não faz o wired backhaul! :P
Verdade seja dita que mesmo em modo AP há vários relatos de não funcionar 😅

Vou ver se consigo testar isso.
Obrigado 🙂

Penso que me faz sentido deixar os DECO em modo router para poer ter todas as funcionalidades e conseguir fazer owired backhaul garantindo as velocidades máximas! 🤔
Desde que arranjei o switch para o ATI tenho usado em modo router e estou satisfeito, não penso voltar ao modo AP.

Afinal o problema não estava no switch.

Liguei os Deco M4 diretamente e a rede guest também não funciona no módulo secundário.
Pelo que pesquisei nos fóruns da TP-Link está situação foi resolvida para outros modelos através de updates de firmware. Tendo en conta que o modelo que tenho aqui em casa já tem 5 anos duvido que façam alguma coisa.
Tenho o sistema em modo router.

@rjSampaio tu tinhas os M5 certo?
Update final.
Depois de ter procurado ajuda nos fóruns da TP-Link, acabou por ser aberto um ticket junto do suporte.

Hoje de manhã, via acesso remoto, foi instalado o firmware beta e mais algumas alterações com o Putty (estas não consegui apanhar).

Agora já tenho rede guest no satélite, com o sistema em modo router e com um switch managed pelo meio.

Em relação ao firmware, tem algumas funcionalidades que ainda não tinham surgido nos M4:
- rede IoT
- possibilidade de isolar equipamentos
- limitar a largura de banda na rede guest
- definição manual da porta WAN.

Boas malta, tenho MEO e tenho o extensor no 2º piso, no entanto no 2º piso tenho equipamentos que se ligam ao router e nao ao extensor. Acham que deva trocar pelo TP-Link Deco X1500? Também tenho picos de latência.

Viva malta!
Tenho um sistema mesh Deco X10 em modo router e, como aspirante na domotica, aumentei recentemente o número de clientes cá em casa (cerca de 40 Shellys gen2 e gen3). Até há pouco tempo tudo funcionava bem mas quando adicionei os últimos 5 fiquei com a rede congestionada e noto no telemóveis, tablets e no computador latencias elevadas. Para além disso tenho alguns shellys a ligar e desligar em loop com frequência. Pensei em criar uma VLAN para contornar o problema mas não sei como fazer. Já reservei os ips no DHCP da aplicação e separei as redes em main 5Ghz e guest 2.4Ghz para os Shellys. No entanto continuo com o problema nas ligações. Vocês como seres mais experientes que eu podem dar-me uma ajuda porque eu já ando a dar em doido.

@skaterajfst quantos módulos X10 tens e quantos clientes tens no total?

Aqui em casa, com dois M4, cerca de 50 dispositivos, e rede main e guest não tenho problemas.

O teu sistema é superior ao meu.

Tenho 7 unidades (principal + 6). O principal ligado por cabo de rede ao modem da Vodafone, OptiXstar HG8247X6-8N-10. Os outros ligados por ethernet backhaul distribuídos inicialmente por switch para as outras divisões. Tudo com os respetivos firmwares actualizados. Vi algures em sites estrangeiros que a tp-link tem conflitos conhecidos com os processadores da segunda e terceira geração da Shelly. E na realidade os dispositivos que tenho de primeira geração não tem tido problemas. O que também me incomoda bastante é a latencia elevada por exemplo no telemóvel/tablet/computador. Recebo notificações com 5/6 minutos de atraso.

Também ando à procura de um sistema mesh. Estou indeciso entre aproveitar o router Asus e usar o sistema da ASUS ou um sistema totalmente independente.

Pessoal, qual a vossa opinião do Deco XE75 ? Com as mesmas características avançavam ou escolheriam outro equipamento?
Vais ligá-los por cabo?

Também ando à procura de um sistema mesh. Estou indeciso entre aproveitar o router Asus e usar o sistema da ASUS ou um sistema totalmente independente.
A não ser que o teu router já seja muito limitado, eu tentava aproveitar.

Back