Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

os deco M4 (não sei se também com outros dispositivos Deco) desde a ultima atualização da apple para o ios 14, que aparece na rede "Baixo nivel de segurança - protocolo WPA/WPA2 (TKIP) não é considerado seguro. Se esta rede wi-fi for sua, configure o router para usar o tipo de segurança WPA2 (AES) ou WPA3"

Pelo que percebi a TP-link vai actualizar o firmware dos deco para possibilitar a mudança manual de protocolo de segurança, algo que atualmente não deixa fazer.
 
Boas malta. Estive a ler algumas páginas desta thread e não consegui esclarecer todas as dúvidas.
Brevemente (e finalmente) irei ter fibra da MEO mas até então tenho estado com a maravilhosa net adsl.
Tenho o router da meo num canto da casa, na sala (não quero colocar no meio da casa porque não quero andar a espalhar cabos por fora da parede). Tenho 2 quartos que por sua vez ficam noutras pontas da casa. Na sala e nos quartos tenho as boxes da meo ligadas por cabo de rede diretamente ao router. A minha dúvida passa pelo seguinte:

1 - Qual a melhor forma de ter rede wifi uniforme por toda a casa sem perdas significantes (tendo em conta que brevemente irei colocar fibra 500/100 com router FGW)?

2 - Para tirar partido de toda a velocidade da net devo ligar as smart tv, Playstation (o meu filho joga muito online), PC por cabo rj45 ou o sistema mesh dá conta do recado com velocidade iguais e sem quebras?
 
Recomendo mesh.
Tendo RJ45 nos quartos (segundo percebi estão na ponta oposta à sala) a coisa é ainda mais fácil. Podes ter a unidade principal do sistema mesh junto ao router FGW e um segundo ligado via cabo a um dos dos quartos. O sistema mesh terá é de ser compatível com "Ethernet backhaul".
Com isto ficarás com AP em pontas opostas da casa (o que deverá cobrir tudo) e, dependendo do modelo de sistema mesh, switchs para ligar com cabo o que quiseres (Cosolas, PCs, etc), tudo isto com velocidade máxima de 500 MB.

Agora, que tipo de cabo é? Cat5, Cat5e, Cat 6?

Terá de ser pelo menos Cat5e para teres acesso aos 500 MB por cabo.
 
Recomendo mesh.
Tendo RJ45 nos quartos (segundo percebi estão na ponta oposta à sala) a coisa é ainda mais fácil. Podes ter a unidade principal do sistema mesh junto ao router FGW e um segundo ligado via cabo a um dos dos quartos. O sistema mesh terá é de ser compatível com "Ethernet backhaul".
Com isto ficarás com AP em pontas opostas da casa (o que deverá cobrir tudo) e, dependendo do modelo de sistema mesh, switchs para ligar com cabo o que quiseres (Cosolas, PCs, etc), tudo isto com velocidade máxima de 500 MB.

Agora, que tipo de cabo é? Cat5, Cat5e, Cat 6?

Terá de ser pelo menos Cat5e para teres acesso aos 500 MB por cabo.


Sim os quartos estão em outros cantos da casa mas ainda estão espaçados um do outro. Por isso talvez um Mesh com 3 dispositivos seria melhor.

Então para além do mesh ainda teria de adquirir switches? É que me foi dito noutra thread que ter os dispositivos ligados só por wireless é igual a ter ligado com cabo rj45 (velocidade igual sem perdas, lags, etc)
 
Sim os quartos estão em outros cantos da casa mas ainda estão espaçados um do outro. Por isso talvez um Mesh com 3 dispositivos seria melhor.

Então para além do mesh ainda teria de adquirir switches? É que me foi dito noutra thread que ter os dispositivos ligados só por wireless é igual a ter ligado com cabo rj45 (velocidade igual sem perdas, lags, etc)

Por partes. Não, dependendo do modelo os nós mesh são na prática switchs. Têm é de ter várias portas RJ45.

Sim, do ponto de vista funcional estarem por wireless é igual. Se a comunicação entre os nós for boa, a velocidade é muito boa se o sistema for de qualidade.
Agora, por cabo é sempre muito melhor. Velocidades a 100%, estabilidade, etc. Se não tivesses os cabos já passados nem teria referido o assunto, mas se já lá estão, é melhor ainda.

Em boa verdade nem seria preciso um sistema mesh. Com cabos passados um access point faria o serviço, terias é duas redes wireless em casa o que não é tão prático e fácil de usar. Terias manualmente trocar de rede nos aparelhos se andares dentro de casa de um lado para o outro, por exemplo.
 
Qual recomendo honestamente não saberia dizer. Comprei o meu há já algum tempo, sairam coisas novas entretanto e os preços das antigas desceram. Posso dizer que tenho um kit Orbi RBK50 e faz tudo o que discutimos aqui.

Quanto ao kit da deco que referes, apesar de ser um pouco inferior, deve servir perfeitamente e na prática não se deverá sentir diferença significativa. Estive a investigar, e neste LINK do suporte da TP-link explica como fazer para utilizar o Backhaul (ligação entre nós via ethernet) pelo que deverá funcionar.
 
Boas,

Eu até agora utilizo 2 (dois) Synology MR2200 ac, e posso dizer que tem um sistema operativo muito competente e boa performance pela casa toda.
Mas o controlo que o SRM - Synology Router Manager, nos dá é de 1ª.
 
@dragonclaw.dm

É só um andar? Quantos metros quadrados são? Isso são dados importantes. Vais estar dependente das placas wireless que tens nos equipamentos. Se tens norma n nos equipamentos o limite é a placa. Queres já avançar para um sistema mesh wifi 6?Agora tens 500/100. No futuro vais ter 1 Gbps?

Que orçamento tens? O orçamento resolve metade dos problemas nestas questões.
 
@dragonclaw.dm

É só um andar? Quantos metros quadrados são? Isso são dados importantes. Vais estar dependente das placas wireless que tens nos equipamentos. Se tens norma n nos equipamentos o limite é a placa. Queres já avançar para um sistema mesh wifi 6?Agora tens 500/100. No futuro vais ter 1 Gbps?

Que orçamento tens? O orçamento resolve metade dos problemas nestas questões.

Sim é só um andar. A casa é pequena, terá por volta de 90 m quadrados. Ainda não quero comprar porque ainda não tenho fibra na residência. Já colocaram o PDO mas ainda não está ativo dizem eles na MEO.
Quando colocar será 500/100 porque o preço é mais em conta.
Para o sistema mesh não queria passar dos 150/200€
Os aparelhos que tenho, à partida têm essa norma n, são telemóveis e tv's relativamente recentes.
 
Tens no primeiro post as principais especificações. O que referiste é um bom compromisso dentro do orçamento. A 5GHz terás net a 500 Mbps mas se o sinal for pior e passar para 2.4 ficas a menos de 300 Mbps. Mas nessa área com uma boa colocação dos equipamentos não deve acontecer.
Quando referes norma n deves querer dizer ac não?
 
Boas pessoal.

Estou a pensar colocar rede mesh cá em casa, já vi que os deco M4 parecem ter uma boa relação qualidade/preço, entretanto vi os Mesh Asus AC1500 ZenWiFi Dual-Band Gigabit Branco Pack-2, á venda numa loja nacional, mas não encontro review em lado nenhum.
Já alguém experimentou ou conhece este?
É mais caro que o m4, mas o router principal tem mais portas lan e a velocidade em 2.4ghz é de 600mb.
Obrigado.
 
Depois de me terem aconselhado o Deco P9, acho que vamos avançar e comprá-lo. Só tenho uma questão, é possivel comprar o pack de dois, e caso não seja suficiente, comprar um aparelho a mais ? A casa tem três andares, mas gostaria de testar se dois aparelhos Deco P9 seriam suficientes, tendo em conta que o preço não é lá muito em conta ;)

Grata
 
Boas pessoal.

Estou a pensar colocar rede mesh cá em casa, já vi que os deco M4 parecem ter uma boa relação qualidade/preço, entretanto vi os Mesh Asus AC1500 ZenWiFi Dual-Band Gigabit Branco Pack-2, á venda numa loja nacional, mas não encontro review em lado nenhum.
Já alguém experimentou ou conhece este?
É mais caro que o m4, mas o router principal tem mais portas lan e a velocidade em 2.4ghz é de 600mb.
Obrigado.

Eu tenho os Lyra 1300 e o que te posso dizer é que tenhas atenção ao alcance. Tem mesmo pouco alcance de wifi, para mim só pecam por isso.
 
Depois de me terem aconselhado o Deco P9, acho que vamos avançar e comprá-lo. Só tenho uma questão, é possivel comprar o pack de dois, e caso não seja suficiente, comprar um aparelho a mais ? A casa tem três andares, mas gostaria de testar se dois aparelhos Deco P9 seriam suficientes, tendo em conta que o preço não é lá muito em conta ;)

Grata
É possível acrescentar mais aparelhos, a única questão é que fica mais caro comprar individualmente do que comprar os packs.
 
Depois de me terem aconselhado o Deco P9, acho que vamos avançar e comprá-lo. Só tenho uma questão, é possivel comprar o pack de dois, e caso não seja suficiente, comprar um aparelho a mais ? A casa tem três andares, mas gostaria de testar se dois aparelhos Deco P9 seriam suficientes, tendo em conta que o preço não é lá muito em conta ;)

Também sou da opinião do @Pedro82. Com 3 andares provavelmente seria melhor ires logo para 3 satélites do que comprar mais um depois. Não deve ficar mais barato e repara. Uma coisa é teres os equipamentos ligados a 5GHz outra é a 2.4GHz que terá menos velocidade.
 
Depois de me terem aconselhado o Deco P9, acho que vamos avançar e comprá-lo. Só tenho uma questão, é possivel comprar o pack de dois, e caso não seja suficiente, comprar um aparelho a mais ? A casa tem três andares, mas gostaria de testar se dois aparelhos Deco P9 seriam suficientes, tendo em conta que o preço não é lá muito em conta ;)

Grata
Falo por experiência própria. Tenho uma casa de dois pisos e tenho 3 satélites (deco m5) e são bem precisos para ter o sinal forte, principalmente nas extermidades do piso 0 e na zona exterior. Com 2 satélites não me safava. Saía cá fora e já quase não tinha sinal.
 
Malta tenho andado de olho nos Netgear Orbi RBK50 (que teimam em não baixar de preço).
Tenho alguma esperança que agora no Black Friday possam baixar para um valor mais aceitável.

De qualquer das maneiras e como começam a aparecer alguns sistemas Wifi 6 acham que vale mais a pena ir para algo "reliable" como o sistema que mencionei ou para algo mais avançado?

A minha casa é apenas de 1 piso com um pouco mais e 150m2, no entanto hoje em dia com um único router tenho uma quebra muito grande de Wifi nos quartos (derivado a ter algumas paredes e acho eu pela marmore nas casas de banho).

Na vossa opinião continuam a achar que apontar aos Orbi RBK50 continua a ser uma boa aposta hoje?
 
Back
Topo