Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Há alguma forma de obrigar um dispositivo a ligar-se a um deco em específico? Tenho um shelly ligado no estore da cozinha, mas ele liga-se ao deco que está mais longe e não ao que está mais perto...

Sim tens essa opção na app, para desativar o roaming para esse device.
É útil para quando a energia vai a baixo ou fazes um update, garantir que mesmo que tenhas bom sinal vindo de todos os de os, ele só se liga a um e não ao primeiro que aparecer.
 
Vê os Unifi da Ubiquiti. São esteticamente agradáveis e nem necessitas da tomada de energia, uma vez que são PoE.
Para montar uma rede mesh de raiz da ubiquiti que aparelhos são necessários/recomendados? É que a gama de equipamentos disponíveis é imensa. Já agora o que é e para que serve uma dream machine?
 
Olá a todos

Hoje chegaram os deco m4 e precisava da vossa ajuda, porque provavelmente estou a fazer alguma coisa mal. aviso já que sou muito leiga no assunto.
Coloquei o deco 1, no piso 0, ligado directamente ao router uma vez que não sei desligar como tenho visto aqui nos comentários.
O Deco 2, coloquei no piso 1, imediatamente acima do deco 1, num sitio onde já apanhava sinal originalmente. Por fim, o deco 3, coloquei na divisão onde nunca apanhava net e foi este o motivo que me fez comprar o deco m4.
Ora, após começar a usar estou completamente desiludida daí estar a achar que estou a fazer alguma coisa mal.
Nas divisões onde apanhava net originalmente, não estou a conseguir ter sinal em condições pela rede criada pelos decos. Por exemplo, na sala, o deco 2 está a 4 metros e o sinal é péssimo nem o gmail atualiza, tenho melhor sinal ligando originalmente a NOWO.

Na aplicação dá indicação que todos os decos estão ligados e conectados, mas o sinal não passa dos 20/30 Kbpd de download, às vezes menos até. Nalguns casos diz que estou sem ligação à internet.

estou a fazer alguma coisa mal?
Confesso que estou com receio de ter gasto um valor considerável para nada.

Obrigada pela ajuda.
 
Última edição:
Olá a todos

Hoje chegaram os deco m4 e precisava da vossa ajuda, porque provavelmente estou a fazer alguma coisa mal. aviso já que sou muito leiga no assunto.
Coloquei o deco 1, no piso 0, ligado directamente ao router uma vez que não sei desligar como tenho visto aqui nos comentários.
O Deco 2, coloquei no piso 1, imediatamente acima do deco 1, num sitio onde já apanhava sinal originalmente. Por fim, o deco 3, coloquei na divisão onde nunca apanhava net e foi este o motivo que me fez comprar o deco m4.
Ora, após começar a usar estou completamente desiludida daí estar a achar que estou a fazer alguma coisa mal.
Nas divisões onde apanhava net originalmente, não estou a conseguir ter sinal em condições pela rede criada pelos decos. Por exemplo, na sala, o deco 2 está a 4 metros e o sinal é péssimo nem o gmail atualiza, tenho melhor sinal ligando originalmente a NOWO.

Na aplicação dá indicação que todos os decos estão ligados e conectados, mas o sinal não passa dos 20/30 Kbpd de download, às vezes menos até. Nalguns casos diz que estou sem ligação à internet.

estou a fazer alguma coisa mal?
Confesso que estou com receio de ter gasto um valor considerável para nada.

Obrigada pela ajuda.
Que velocidade tens no deco 1
Os outros decos estão ligados por cabo ou por wi-fi?
 
Que velocidade tens no deco 1
Os outros decos estão ligados por cabo ou por wi-fi?
Tenho o Deco 1 ligado por cabo ao router e os restantes por wifi. De acordo com a aplicação a velocidade do 1 está sempre a oscilar, sendo as vezes quase nula (e está ligado por cabo). Mesmo dos outros andam sempre a oscilar.

Se ligar directamente à rede nowo via wifi fico com melhor sinal nas mesmas divisões quando comparado com o sinal do Deco 2
 
Para montar uma rede mesh de raiz da ubiquiti que aparelhos são necessários/recomendados? É que a gama de equipamentos disponíveis é imensa. Já agora o que é e para que serve uma dream machine?

Vou tentar ajudar, dentro da minha ignorância.

Escolhe um dos AP (os redondos), em função da performance/preço que mais se adequa ao teu orçamento e necessidades. Podes começar por comprar 1 ou 2 e depois vais acrescentando. Depois tens alguns que permitem estar no exterior, mas não sei se se enquadra no teu caso.

O DreamMachine é um aparelho que serve de firewall, controlador dos AP (podes instalar o controlador no PC e fazeres as configurações, mas assim está sempre disponível), gestor de tráfego, inspeção de tráfego, etc. A versão doméstica (não PRO) tem Wi-fi incorporado o que pode ser útil porque substitui um dos AP). A versão Pro por outro lado permite também controlar o sistema de videovigilância da Ubiquiti, mas as câmaras são bastante carotas.
O DreamMachine não é imprescindível para o sistema funcionar, mas sendo possível adquirir é um grande mais-valia.
 
Tenho o Deco 1 ligado por cabo ao router e os restantes por wifi. De acordo com a aplicação a velocidade do 1 está sempre a oscilar, sendo as vezes quase nula (e está ligado por cabo). Mesmo dos outros andam sempre a oscilar.

Se ligar directamente à rede nowo via wifi fico com melhor sinal nas mesmas divisões quando comparado com o sinal do Deco 2
Troca de porta no router e cabo de rede, pois no deco 1 devias ter a velocidade máxima, o problema está aí
Se a velocidade é fraca no deco 1, nos outros decos vai ser igualmente fraca
Convém desligar o Wi-Fi do router da nowo
 
Tinha criado um tópico mas entretanto indicaram-me que seria mais apropriado tentar aqui:

Malta, tenho estado a trabalhar em casa com a minha Maria e decidimos montar o escritório no quarto livre que tinhamos. Estava tudo na sala e queriamos ter alguma separação do trabalho/casa.

Deixo aqui o esquema da casa para explicar o meu problema:

2HabWUo.png




Normalmente, tendo o router na sala, nunca tive qualquer problema em usar os pc's no quarto. Uso diáriamente, tanto eu como a Maria e nunca notamos qualquer perda de sinal.

Montei o estaminé no escritorio e morreu tudo. Tenho duas redes, 5g e 2.4g e encostado à parede (onde estão os 2 pontos) só apanho a 2.4g. Entretanto trouxe a secretária mais para o pé da porta como demonstra o outro ponto e já consigo apanhar a 5g, mas com o sinal fraco e a oscilar. Ainda não fechei a porta (que vou precisar para poder aquecer a divisão, que é um dos motivos que ajudou à troca) portanto suponho q amanha ainda vou perder mais sinal devido a isso. Estou a supor que as paredes que apanha pelo caminho serão os pilares e por consequência bloqueiam mais o sinal.

Posto isto, o que posso meter aqui para resolver a minha situação de forma barata? Que repetidores é que existem de jeito? Já tive uns tp-link pela linha eletrica e gostei, mas eram por cabo, é um no-go pq vou ter vários pc's a consumir da mesma rede.

Que sugerem?
 
Tinha criado um tópico mas entretanto indicaram-me que seria mais apropriado tentar aqui:

Malta, tenho estado a trabalhar em casa com a minha Maria e decidimos montar o escritório no quarto livre que tinhamos. Estava tudo na sala e queriamos ter alguma separação do trabalho/casa.

Deixo aqui o esquema da casa para explicar o meu problema:

2HabWUo.png




Normalmente, tendo o router na sala, nunca tive qualquer problema em usar os pc's no quarto. Uso diáriamente, tanto eu como a Maria e nunca notamos qualquer perda de sinal.

Montei o estaminé no escritorio e morreu tudo. Tenho duas redes, 5g e 2.4g e encostado à parede (onde estão os 2 pontos) só apanho a 2.4g. Entretanto trouxe a secretária mais para o pé da porta como demonstra o outro ponto e já consigo apanhar a 5g, mas com o sinal fraco e a oscilar. Ainda não fechei a porta (que vou precisar para poder aquecer a divisão, que é um dos motivos que ajudou à troca) portanto suponho q amanha ainda vou perder mais sinal devido a isso. Estou a supor que as paredes que apanha pelo caminho serão os pilares e por consequência bloqueiam mais o sinal.

Posto isto, o que posso meter aqui para resolver a minha situação de forma barata? Que repetidores é que existem de jeito? Já tive uns tp-link pela linha eletrica e gostei, mas eram por cabo, é um no-go pq vou ter vários pc's a consumir da mesma rede.

Que sugerem?
Boas,
Eu tinha problemas de sinal a uns tempos atrás e comprei o sistema deco M4 da tp-link e fiquei com o problema resolvido. Outro colega tinha o mesmo problema, aconselhei e resolveu o problema do Wi-Fi tb. Ao início estava com medo de não resultar por ser uma vivenda e ter esse problema dos pilares e andares diferentes, mas funciona as mil maravilhas. O sinal Wi-Fi praticamente no máximo em toda a casa e nos 2 pisos. Com a velocidade praticamente no máximo, como se estivesse ligado por cabo de rede, sendo que entretanto já tenho alguns equipamentos ligados permanentemente ao sistema mesh e sem problemas até ao momento, isto ao fim de 7 meses de uso.
 
Olá a todos

Hoje chegaram os deco m4 e precisava da vossa ajuda, porque provavelmente estou a fazer alguma coisa mal. aviso já que sou muito leiga no assunto.
Coloquei o deco 1, no piso 0, ligado directamente ao router uma vez que não sei desligar como tenho visto aqui nos comentários.
O Deco 2, coloquei no piso 1, imediatamente acima do deco 1, num sitio onde já apanhava sinal originalmente. Por fim, o deco 3, coloquei na divisão onde nunca apanhava net e foi este o motivo que me fez comprar o deco m4.
Ora, após começar a usar estou completamente desiludida daí estar a achar que estou a fazer alguma coisa mal.
Nas divisões onde apanhava net originalmente, não estou a conseguir ter sinal em condições pela rede criada pelos decos. Por exemplo, na sala, o deco 2 está a 4 metros e o sinal é péssimo nem o gmail atualiza, tenho melhor sinal ligando originalmente a NOWO.

Na aplicação dá indicação que todos os decos estão ligados e conectados, mas o sinal não passa dos 20/30 Kbpd de download, às vezes menos até. Nalguns casos diz que estou sem ligação à internet.

estou a fazer alguma coisa mal?
Confesso que estou com receio de ter gasto um valor considerável para nada.

Obrigada pela ajuda.
Também tenho o mesmo sistema deco M4 e ligado da mesma forma. O deco 1 por cabo de rede ao router, e os outros 2 por Wi-Fi. O deco 1 tem de ter a velocidade máxima da rede. Tenho outras redes Wi-Fi cá em casa e não tem interferência, portanto não tens a necessidade de desligar o Wi-Fi da operadora para já. Se ligares por cabo de rede à 2 porta do deco 1 um portátil que velocidades obténs?
 
Tenho a Net de casa via Wi-Fi nos decos M4 a dar um máximo de 30mb de download no speedtest. Já não sei o que fazer... Começou há sensívelmente uma semana. Será algum ts da parte do operador com isto do confinamento? Antes atingia praticamente a velocidade contratada (500mb)

Edit: pelos vistos o telemóvel deve conectar sempre em 2.4ghz, sendo que a rede é 2.4ghz e 5ghz. Há forma de forçar o telemóvel a ligar apenas a 5?
 
Última edição:
@Atomsk
Isso cheira-me a defeito de fabrico! Se tens 500mb o Deco 1, q está ligado ao router da operadora, tem q ser igual... O meu até passa dos 500mb.

Já trocas-te de Deco? O q está ligado ao router?
 
@Atomsk
Isso cheira-me a defeito de fabrico! Se tens 500mb o Deco 1, q está ligado ao router da operadora, tem q ser igual... O meu até passa dos 500mb.

Já trocas-te de Deco? O q está ligado ao router?

Liguei a rede guest há pouco e meti a guest a 5ghz. A velocidade foi até aos 170...nao troquei os decos, mas isto começou apenas há dias
 
Troca de porta no router e cabo de rede, pois no deco 1 devias ter a velocidade máxima, o problema está aí
Se a velocidade é fraca no deco 1, nos outros decos vai ser igualmente fraca
Convém desligar o Wi-Fi do router da nowo

Acabei de fazer isso, troquei para o cabo original e mudei a porta do router, na aplicação continua está sempre a oscilar os 1 aos 30 e poucos KBps.
 
Também tenho o mesmo sistema deco M4 e ligado da mesma forma. O deco 1 por cabo de rede ao router, e os outros 2 por Wi-Fi. O deco 1 tem de ter a velocidade máxima da rede. Tenho outras redes Wi-Fi cá em casa e não tem interferência, portanto não tens a necessidade de desligar o Wi-Fi da operadora para já. Se ligares por cabo de rede à 2 porta do deco 1 um portátil que velocidades obténs?


Com o cabo ligado ao deco 1, e de acordo com um speedtest normal, dá.me 115 Mbps, enquanto que na aplicação o mesmo deco está sempre a oscilar entre 1 e 30 Kpbs. os dados que aparecem na aplicação são reais/fiáveis?

estou seriamente a achar que comprei para nada....
 
Última edição:
Com o cabo ligado ao deco 1, e de acordo com um speedtest normal, dá.me 115 Mbps, enquanto que na aplicação o mesmo deco está sempre a oscilar entre 1 e 30 Kpbs. os dados que aparecem na aplicação são reais/fiáveis?

estou seriamente a achar que comprei para nada....

O que aparece na app é o uso, não o máximo...
Ligalhe um aparelho por wifi, um outro telemóvel, e se fizeres um speedtests no telemóvel, essa velocidade deve mostrar perto desse speedtest.
 
O que aparece na app é o uso, não o máximo...
Ligalhe um aparelho por wifi, um outro telemóvel, e se fizeres um speedtests no telemóvel, essa velocidade deve mostrar perto desse speedtest.

Fiz agora o teste e no deco 3 tenho aprox. 65 Mbps e no deco 2 109. Até ver a sugestão do dom123 em trocar de cabo e porta deve ter resultado.

Hoje já estou a trabalhar na divisão que nunca apanhava net vamos lá a ver.

Obrigada a todos pelas ajudas.
 
@capach
Mais uma dica, os satélites não têm que estar "colados a ti, ou seja, o importante é eles conseguirem uma boa ligação entre eles e a seguir obviamente também não estarem muito afastados dos equipamentos (smartphones ou computadores). Estou a dizer isto porque por vezes podem estar a afastar de tal modo os satélites que é mais prejudicial do que benéfico. É uma questão de irem testando. Mas a menos que o teu equipamento venha com um problema os resultados têm que ser melhores do que com o router da operadora como já foi aqui mais do que comprovado dezenas de vezes.
 
Back
Topo