Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Boas
Antes de mais quero pedir desculpa se a pergunta que irei fazer já foi de alguma forma respondidas, mas são tantas paginas que mesmo assim ainda tenho algumas duvidas.

Estou constantemente a ter problemas de wi-fi, e repetidores etc...
Tenho uma moradia de 2 pisos, o router da MEO está á entrada da casa, tenho um repetidor na sala, no primeiro piso tenho outro repetidor mas ligado por cabo (cabo que vem do router pela ATI da casa até ao quarto do 1º piso).
No quarto onde está o repetidor quando fecho a porta, nos outros quartos o sinal é muito fraco.
Estou cansado e já não tenho muita paciência então vim tentar encontrar soluções para o meu problema aqui.

Para quem tem experiencia qual a melhor solução para mim (quantidade de unidades e marcas modelos)?

Será que entre os 200 e os 250€ consegue-se algum pack porreiro? Pelo que percebi pela APP do mesh é possível saber qual o dispositivo que está ligado e até é possível desligar o acesso á internet (muito porreiro controlar os miúdos e corta-lhes a net quando "abusam da sorte")

Obrigado
 
Boas
Antes de mais quero pedir desculpa se a pergunta que irei fazer já foi de alguma forma respondidas, mas são tantas paginas que mesmo assim ainda tenho algumas duvidas.

Estou constantemente a ter problemas de wi-fi, e repetidores etc...
Tenho uma moradia de 2 pisos, o router da MEO está á entrada da casa, tenho um repetidor na sala, no primeiro piso tenho outro repetidor mas ligado por cabo (cabo que vem do router pela ATI da casa até ao quarto do 1º piso).
No quarto onde está o repetidor quando fecho a porta, nos outros quartos o sinal é muito fraco.
Estou cansado e já não tenho muita paciência então vim tentar encontrar soluções para o meu problema aqui.

Para quem tem experiencia qual a melhor solução para mim (quantidade de unidades e marcas modelos)?

Será que entre os 200 e os 250€ consegue-se algum pack porreiro? Pelo que percebi pela APP do mesh é possível saber qual o dispositivo que está ligado e até é possível desligar o acesso á internet (muito porreiro controlar os miúdos e corta-lhes a net quando "abusam da sorte")

Obrigado
Depende muito da velocidade de internet que tens e dos dispositivos a ligar. Mas eu diria que com os M4 que tão bem falam por aqui resolverias o que pretendes e com valores abaixo dos que indicaste. Sugiro que compres 2 ou 3 e vas testando o alcance e a velocidade que pretendes em varias localizações da casa. Se não te interessar e forem comprados em alguns sitos tens sempre a possibilidade de devolver. Se tens ideia de comprar uma coisa mais para o futuro escolhe uns decos com norma ax, mas sempre na mesma logica.
 
Boas
Antes de mais quero pedir desculpa se a pergunta que irei fazer já foi de alguma forma respondidas, mas são tantas paginas que mesmo assim ainda tenho algumas duvidas.

Estou constantemente a ter problemas de wi-fi, e repetidores etc...
Tenho uma moradia de 2 pisos, o router da MEO está á entrada da casa, tenho um repetidor na sala, no primeiro piso tenho outro repetidor mas ligado por cabo (cabo que vem do router pela ATI da casa até ao quarto do 1º piso).
No quarto onde está o repetidor quando fecho a porta, nos outros quartos o sinal é muito fraco.
Estou cansado e já não tenho muita paciência então vim tentar encontrar soluções para o meu problema aqui.

Para quem tem experiencia qual a melhor solução para mim (quantidade de unidades e marcas modelos)?

Será que entre os 200 e os 250€ consegue-se algum pack porreiro? Pelo que percebi pela APP do mesh é possível saber qual o dispositivo que está ligado e até é possível desligar o acesso á internet (muito porreiro controlar os miúdos e corta-lhes a net quando "abusam da sorte")

Obrigado
DECO M4 pack de 3, todos ligados por cabo, visto teres cabo de rede em todas as divisões, e tens o problema resolvido
Convém desligar o Wi-Fi do router da MEO
 
Como não necessito de mesh mas sim mais estabilidade para IOT, comprei apenas um Asus Ax mini (XD4R). Conectei diretamente ao ONT mas não gostei de as ligações por lan não terem IP local e o router atribuir o IP da Meo diretamente. Em Wi-Fi tinha rede local nos diversos dispositivos.

Como cumpre com a função a que se destinava, emparelhei com o TN789Vac2 em modo bridge. Neste momento esta tudo funcional.

Em termos de sinal está ao nível do router da Meo, da para 1andar+dúplex em 5Ghz.
 
DECO M4 pack de 3, todos ligados por cabo, visto teres cabo de rede em todas as divisões, e tens o problema resolvido
Convém desligar o Wi-Fi do router da MEO

Eu tenho o router á entrada de casa, tenho 3 cabos que vão ao ATI, um deles vai para a box (na sala) outro vai para o PC (torre na sala que ligo á TV) e outro que vai para o quarto do piso de cima (onde tenho o repetidor ligado por cabo). Eu ainda tenho uma saída no router, mas já não consigo passar nenhum cabo pelo tubo que vai ao ATI. Por um switch na ATI também não é possível, pois o espaço é reduzido, está cheio de cabos de rede e coaxiais e quase que a porta do ATI nao fecha com tanta "esparguete" lá dentro

No PC da sala ligado por cabo normalmente tenho 90/100mbps não é nada de extraordinário mas serve.
Depois tenho 2 portateis, 2 tablets e 3 smartphones tudo por wi-fi

É assim que tenho hoje em dia, mas o sinal continua uma #$$%%#%&#$

Tenho algumas duvidas:

Os dispositivos mesh, tem saida para ligar por cabo certo?

Onde posso desligar o wi fi do router da MEO (MediaAccess TG789vac v2)? (é dentro do menu do router/ rede domestica/ escolher o WLAN/configarações/ e é desabilitar o interface ativa )?

Onde fará mais sentido colocar os dispositivos? Estava pensando colocar 1 na sala (usando o cabo que vai para o pc e depois do dispositivo por cabo ligar ao pc (não sei se é possível e se há algum beneficio ou prejuízo com isso)

Depois outro no quarto(do filho mais velho) ligado por cabo e se o sinal não for suficiente, colocar outro dispositivo no outro quarto que fica na outra ponta, mas esse só por mesh

Não sei se estou a dizer alguma asneira. O que será melhor? Desculpem a ignorância

Não me importo de gastar mais algum dinheiro e deitar fora estes repetidores que não vale nada e ter algo que funcione decentemente.



Obrigado pela ajuda
 
Última edição:
Eu tenho o router á entrada de casa, tenho 3 cabos que vão ao ATI, um deles vai para a box (na sala) outro vai para o PC (torre na sala que ligo á TV) e outro que vai para o quarto do piso de cima (onde tenho o repetidor ligado por cabo). Eu ainda tenho uma saída no router, mas já não consigo passar nenhum cabo pelo tubo que vai ao ATI. Por um switch na ATI também não é possível, pois o espaço é reduzido, está cheio de cabos de rede e coaxiais e quase que a porta do ATI nao fecha com tanta "esparguete" lá dentro

No PC da sala ligado por cabo normalmente tenho 90/100mbps não é nada de extraordinário mas serve.
Depois tenho 2 portateis, 2 tablets e 3 smartphones tudo por wi-fi

É assim que tenho hoje em dia, mas o sinal continua uma #$$%%#%&#$

Tenho algumas duvidas:

Os dispositivos mesh, tem saida para ligar por cabo certo?

Onde posso desligar o wi fi do router da MEO (MediaAccess TG789vac v2)? (é dentro do menu do router/ rede domestica/ escolher o WLAN/configarações/ e é desabilitar o interface ativa )?

Onde fará mais sentido colocar os dispositivos? Estava pensando colocar 1 na sala (usando o cabo que vai para o pc e depois do dispositivo por cabo ligar ao pc (não sei se é possível e se há algum beneficio ou prejuízo com isso)

Depois outro no quarto(do filho mais velho) ligado por cabo e se o sinal não for suficiente, colocar outro dispositivo no outro quarto que fica na outra ponta, mas esse só por mesh

Não sei se estou a dizer alguma asneira. O que será melhor? Desculpem a ignorância

Não me importo de gastar mais algum dinheiro e deitar fora estes repetidores que não vale nada e ter algo que funcione decentemente.



Obrigado pela ajuda
Não stress, ligas um deco ao router da operadora e podes colocar este em modo AP depois vais colocar os decos onde pretendes e testas o sinal se não der bem mudas de sitio. Só testando o sinal é que vais ter ideia do que precisas.
 
Não stress, ligas um deco ao router da operadora e podes colocar este em modo AP depois vais colocar os decos onde pretendes e testas o sinal se não der bem mudas de sitio. Só testando o sinal é que vais ter ideia do que precisas.
Modo AP? desculpa a ignorância.
Vou então adquirir o Deco m4. espero que resolva o stress do wi fi.
E as minhas duvidas? tem algum fundamento?
Obrigado pela ajuda
 
@xfab
- 1 deco no lugar do repetidor, ligado por cabo
- 1 deco ligado ao cabo que vai atualmente para o PC, o PC liga por cabo à outra porta do DECO
- 1 deco ligado por wifi, não muito longe de um dos outros, para ajudar a chegar o sinal onde agora é mais fraco
- configurados em modo AP
 
A Amazon.es tem hoje em promoção 3 modelos da Netgear, todos Wifi 6.

NETGEAR Orbi RBK352 2 unidades Dual Band (2.4 GHz 600 Mbps e 5GHz 1200 Mbps) 199,99€
https://tropicalprice.com/product/B08FT6NWZ8

NETGEAR Orbi RBK353 3 unidades Dual-Band (2.4 GHz 600 Mbps e 5GHz 1200 Mbps) 279,99€
https://tropicalprice.com/product/B08FT9BLQX

NETGEAR Orbi RBK752 2 unidades Tri-Band (2.4 GHz 1200 Mbps e 5GHz 1200 Mbps e 5GHz 1200 Mbps) 399,99€
https://tropicalprice.com/product/B089NMH2WX

Para quem tem internet a 500 Mbps mesmo que bastante distante dos satélites e possam ficar com sinal 2.4GHz reparem que os modelos mais baratos são melhores do que o habitual. O RBK752 é Tri-Band e é melhor em tudo mas são só 2 unidades. Depende do espaço. A promoção termina às 23H portuguesas.
 
A Amazon.es tem hoje em promoção 3 modelos da Netgear, todos Wifi 6.

NETGEAR Orbi RBK352 2 unidades Dual Band (2.4 GHz 600 Mbps e 5GHz 1200 Mbps) 199,99€
https://tropicalprice.com/product/B08FT6NWZ8

NETGEAR Orbi RBK353 3 unidades Dual-Band (2.4 GHz 600 Mbps e 5GHz 1200 Mbps) 279,99€
https://tropicalprice.com/product/B08FT9BLQX

NETGEAR Orbi RBK752 2 unidades Tri-Band (2.4 GHz 1200 Mbps e 5GHz 1200 Mbps e 5GHz 1200 Mbps) 399,99€
https://tropicalprice.com/product/B089NMH2WX

Para quem tem internet a 500 Mbps mesmo que bastante distante dos satélites e possam ficar com sinal 2.4GHz reparem que os modelos mais baratos são melhores do que o habitual. O RBK752 é Tri-Band e é melhor em tudo mas são só 2 unidades. Depende do espaço. A promoção termina às 23H portuguesas.

Boas,

Eu tenho internet de 500mb e comprei o TP Link M9 plus... sendo um duplex, em baixo consigo os 500 mb mas em cima só da 250/300mb...

Como comprei à pouco tempo ainda os posso devolver... Esse que recomendas-te achas que são muito melhores? Compensa o trabalho de trocar?

Obrigado,
Abraço
 
Pelo balúrdio que cobram pelos RBK352 RBK752 não conseguiam disponibilizar mais do que duas portas ethernet no satélite... É um downgrade nesse aspecto quando comparando com os antigos RBK50.

Estas promoções devem estar a acontecer porque para breve devem sair as versões Wifi 6E.
 
Última edição:
@joaosimoes
O M9 Plus são triple channel 400 + 867 + 867. Na banda 2.4 são 400 em vez de 600. No teu caso é quase seguro que no andar superior estás a 2.4 por causa da barreira que é a placa entre os andares. É muito difícil estar a dizer se no teu caso vai funcionar melhor. Só mesmo experimentando.

@erdnagama
O RBK50 é triple channel e é bem mais caro ainda hoje do que o RBK352... Não sei se estás a ser muito justo na tua análise. O RBK50 é ainda mais caro do que o RBK353 ficando com mais um satélite e a questão das portas resolve-se com um switch que é algo muito acessível e eu não faria depender a decisão da compra de um equipamento por ter mais duas portas de rede, desde que tivesse pelo menos uma porta gigabit.
A Netgear tem sempre sido mais cara do que a TP-Link do que tenho visto e não me parece que vão mudar nos próximos tempos.
 
@erdnagama
O RBK50 é triple channel e é bem mais caro ainda hoje do que o RBK352... Não sei se estás a ser muito justo na tua análise. O RBK50 é ainda mais caro do que o RBK353 ficando com mais um satélite e a questão das portas resolve-se com um switch que é algo muito acessível e eu não faria depender a decisão da compra de um equipamento por ter mais duas portas de rede, desde que tivesse pelo menos uma porta gigabit.
A Netgear tem sempre sido mais cara do que a TP-Link do que tenho visto e não me parece que vão mudar nos próximos tempos.
Enganei-me, queria ter escrito RBK752. Não ligues...
Não faria depender a decisão por isso também, mas não é algo caro de implementar.
 
@joaosimoes
O M9 Plus são triple channel 400 + 867 + 867. Na banda 2.4 são 400 em vez de 600. No teu caso é quase seguro que no andar superior estás a 2.4 por causa da barreira que é a placa entre os andares. É muito difícil estar a dizer se no teu caso vai funcionar melhor. Só mesmo experimentando.

@erdnagama
O RBK50 é triple channel e é bem mais caro ainda hoje do que o RBK352... Não sei se estás a ser muito justo na tua análise. O RBK50 é ainda mais caro do que o RBK353 ficando com mais um satélite e a questão das portas resolve-se com um switch que é algo muito acessível e eu não faria depender a decisão da compra de um equipamento por ter mais duas portas de rede, desde que tivesse pelo menos uma porta gigabit.
A Netgear tem sempre sido mais cara do que a TP-Link do que tenho visto e não me parece que vão mudar nos próximos tempos.
O RBK50 às vezes aparece na amazon.fr a 239. Quem não se importa é ir dando uma olhadela.
 
@xfab
- 1 deco no lugar do repetidor, ligado por cabo
- 1 deco ligado ao cabo que vai atualmente para o PC, o PC liga por cabo à outra porta do DECO
- 1 deco ligado por wifi, não muito longe de um dos outros, para ajudar a chegar o sinal onde agora é mais fraco
- configurados em modo AP
Era essa a minha ideia,
Muito obrigado a todos.
 
@joaosimoes
O M9 Plus são triple channel 400 + 867 + 867. Na banda 2.4 são 400 em vez de 600. No teu caso é quase seguro que no andar superior estás a 2.4 por causa da barreira que é a placa entre os andares. É muito difícil estar a dizer se no teu caso vai funcionar melhor. Só mesmo experimentando.

@erdnagama
O RBK50 é triple channel e é bem mais caro ainda hoje do que o RBK352... Não sei se estás a ser muito justo na tua análise. O RBK50 é ainda mais caro do que o RBK353 ficando com mais um satélite e a questão das portas resolve-se com um switch que é algo muito acessível e eu não faria depender a decisão da compra de um equipamento por ter mais duas portas de rede, desde que tivesse pelo menos uma porta gigabit.
A Netgear tem sempre sido mais cara do que a TP-Link do que tenho visto e não me parece que vão mudar nos próximos tempos.

Eu pensei nisso de estar conectado por 2.4!
Mas experimentei desligar o 2.4 na App do TP Link e dá o mesmo...

Já agora, qual é a vantagem do ser triple channel? Fica um reservado a conectividade entre Decos?

Já agora, a nível de qualidade e estabilidade do sinal quais os melhores?
 
Última edição:
O RBK50 às vezes aparece na amazon.fr a 239. Quem não se importa é ir dando uma olhadela.

Eu tenho esse kit num espaço inferior a 100 M2 e a questão é que não é a solução perfeita. É boa mas não é perfeita. Por isso é que recomendar aqui é sempre difícil e mais agora com a transição para wifi 6E que é um salto grande.

Eu pensei nisso de estar conectado por 2.4!
Mas experimentei desligar o 2.4 na App do TP Link e dá o mesmo...

Já agora, qual é a vantagem do ser triple channel? Fica um reservado a conectividade entre Decos?

Sim. Não retira largura de banda da banda 2.4 e 5 que são usadas pelos equipamentos.
Um ponto que é importante que penso que é pouco tido em consideração. Se apenas é para usar os equipamentos individualmente com a internet a velocidade da rede interna é igual ao litro mas se tiverem um NAS ou compiarem dados de um lado para o outro na rede interna vão notar diferença dependendo da solução que têm.
 
Bom dia malta,

Estou com um problema nos Deco M4 que tenho.
Há uns meses alterei de acess point para modo router. Funcionou tudo bem. Ontem fui para alterar novamente para acess point porque quero começar a usar o meo remote e quando altero fico sempre sem internet. Já fiz reset a todas as unidades. Será necessário fazer reset ao FGW?
 
Back
Topo