Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Verifiquei que o problema de não ter mais de 100mbps deve-se aos cabos da minha casa (fiz o teste ligando o portatil ao lado do router com um cabo cat6 e atinge os 500mbps) Vou ter que substituir a cabelagem toda.
Verifica primeira se não serão cabos mal cravados.
O router está em bridge (fui induzido em erro ou não por alguem(PIII)... fiz essa alteração e desativei o wifi do router meo) mas agora não consigo entrar no router para alterar isso.
Ligando o PC por cabo, diretamente ao router, consegues aceder à página de configuração.
Está errado? o que é certo é que funcionou, só tenho é o stress da velocidade da net (problema nos cabos)

Como configuro o deco como AP? na altura do "emparelhamento" dos decos aparece essa opção?
Está certíssimo, no teu caso tens de ter mesmo em AP.
Na App deco -> avançado -> modo de operação. Podes alterar isto em qualquer altura mas, pela minha experiência aqui em casa, convém alterar tendo apenas um Deco configurado, adicionando os outros de seguida.
 
Verifica primeira se não serão cabos mal cravados.

Ligando o PC por cabo, diretamente ao router, consegues aceder à página de configuração.

Está certíssimo, no teu caso tens de ter mesmo em AP.
Na App deco -> avançado -> modo de operação. Podes alterar isto em qualquer altura mas, pela minha experiência aqui em casa, convém alterar tendo apenas um Deco configurado, adicionando os outros de seguida.
Já fiz a alteração para bridge (off) no router
E AP no deco ativada.

Quero agradecer pela paciência e ajuda.

So me falta verificar as fichas/cabos... mas também não é por 20m de cabo que não resolvo o problema de vez.

Mais uma vez obrigado
 
josp em modo AP ligas os M4 cada um à sua porta do router MEO?
Ou ligas o M4 principal ao router MEO e os restantes à porta do M4 principal utilizando um switch.

Tentei da primeira forma e a coisa não funciona muito bem...
 
@farinha82

Ligas o primeiro ao router do ISP e os outros não têm que estar ligados por cabo de rede. É essa a magia :)
Só têm que estar a uma distância que consigam comunicar. O alcance não é gigante.
 
Eu tenho um par M4 em modo AP e cada um liga a uma porta do router. Quer dizer, o deco principal está ligado diretamente ao router e o segundo está ligado através de powerline.
 
josp em modo AP ligas os M4 cada um à sua porta do router MEO?
Ou ligas o M4 principal ao router MEO e os restantes à porta do M4 principal utilizando um switch.
Eu tenho os dois ligados ao router da MEO.

Tenta configurar desta forma
- ligas o deco principal a uma porta qualquer do router MEO, configuras em modo AP
- ligas o 2º deco, apenas à tomada de eletricidade, perto do primeiro Deco, e adiciona-lo à rede dos Deco. Só depois o levas para o lugar definitivo e ligas o cabo de rede

Mas como disse o @Metro, não é necessário estarem ligados por cabo. Agora, havendo essa possibilidade, sem chatear muito com passagens de cabos, etc., é de aproveitar 🙂
 
A casa é nova e tenho pontos de rede em todas as divisórias da casa e quero tirar proveito das mesmas.

Vou tentar reconfigurar de novo.

Já agora, nos M4 utilizam a porta 1 ou a porta 2?
 
Tendo essa hipótese é sem dúvida de aproveitar, ficas com uma rede muito mais robusta 🙂
Quantos às portas é indiferente, mas acho que tenho usado a que fica mais perto da base por ser mais fácil organizar os cabos 😅
 
Estou comprador de um M4 com 2 unidades.
A casa em questão tem 2 andares e tenho o router da MEO a ligar a um switch com cabos cat6 para todas as divisões da casa.
Estou a pensar ligar o router MEO ao Deco (1 piso)e depois o deco ao switch. E ligar o 2.º Deco (2 piso) a uma das saídas do switch.
Esta solução é possível? Vai funcionar melhor do que estarem ligados entre eles por Wi-Fi entre pisos, certo?

obrigado
 
Sim, porque com uma placa pelo meio é melhor ficar ligado por cabo. Mas se os andares forem grandes e dependendo da necessidade pela diferença de preço entre o kit de 2 e de 3 não sei se não comprava o de 3 sempre. O investimento é sempre maior ter que comprar depois o satélite à parte.
 
Sim, porque com uma placa pelo meio é melhor ficar ligado por cabo. Mas se os andares forem grandes e dependendo da necessidade pela diferença de preço entre o kit de 2 e de 3 não sei se não comprava o de 3 sempre. O investimento é sempre maior ter que comprar depois o satélite à parte.
Obrigado. Neste caso os andares são pequenos 45m2 em cada andar, penso que basta ter 1 por piso. Vou ver se consigo configurar tudo 😁
 
@Jocker_Boy vais ter boxes ligadas aos Deco?
Se conseguisses seria melhor teres o deco principal e o switch ligados ao router e depois ligavas o outro deco so switch então. Isto porque assim evitas ter todo o tráfego wired aí de casa a passar pelo deco principal.
 
@Jocker_Boy vais ter boxes ligadas aos Deco?
Se conseguisses seria melhor teres o deco principal e o switch ligados ao router e depois ligavas o outro deco so switch então. Isto porque assim evitas ter todo o tráfego wired aí de casa a passar pelo deco principal.
Não estava a pensar fazer dessa maneira, porque pensava que o 2.º Deco devia estar ligado ao 1.º. Mas essa solução para mim será a melhor.
 
@Jocker_Boy tem de estar ligado ao principal se estiver em modo router. Em modo AP não é necessário.
Agora fiquei confuso. Desculpa a minha ignorância. Vou explicar o setup que tenho e o que tinha pensado:

Setup inicial:

Router MEO:
  1. box MEO
  2. Apple TV
  3. televisão
  4. Switch:
    1. Quarto 1
    2. Quarto 2
    3. Quarto 3


Setup 1: (desligar Wi-Fi da MEO)

Router MEO:
  1. televisao
  2. box MEO
  3. Apple TV
  4. Deco 1
    1. - switch
      1. quarto 1
      2. quarto 2
      3. quarto 3
        1. Deco 2


Setup 2: (desligar Wi-Fi da MEO)

Router MEO:
  1. box MEO
  2. Apple TV
  3. Deco 1
  4. switch
    1. quarto 1
    2. quarto 2
    3. quarto 3
      1. Deco 2

Ambos os Setups funcionam?
Pensava que só o Setup1 funcionava, porque o Deco 2 estaria ligado ao Deco 1 com um switch no meio.

obrigado pela ajuda.
 
Última edição:
Agora fiquei confuso. Desculpa a minha ignorância. Vou explicar o setup que tenho e o que tinha pensado:

Setup inicial:

Router MEO:
  1. box MEO
  2. Apple TV
  3. televisão
  4. Switch:
    1. Quarto 1
    2. Quarto 2
    3. Quarto 3


Setup 1: (desligar Wi-Fi da MEO)

Router MEO:
  1. televisao
  2. box MEO
  3. Apple TV
  4. Deco 1
    1. - switch
      1. quarto 1
      2. quarto 2
      3. quarto 3
        1. Deco 2


Setup 2: (desligar Wi-Fi da MEO)

Router MEO:
  1. box MEO
  2. Apple TV
  3. Deco 1
  4. switch
    1. quarto 1
    2. quarto 2
    3. quarto 3
      1. Deco 2

Ambos os Setups funcionam?
Pensava que só o Setup1 funcionava, porque o Deco 2 estaria ligado ao Deco 1 com um switch no meio.

obrigado pela ajuda.

A não ser que os decos estejam em modo router, (que não é o caso), o que importa é terem acesso a mesma rede, neste caso a do router meo.

Logo estarem ligados todos ao router meo ou entre eles é o mesmo.
 
A não ser que os decos estejam em modo router, (que não é o caso), o que importa é terem acesso a mesma rede, neste caso a do router meo.

Logo estarem ligados todos ao router meo ou entre eles é o mesmo.
Mas do que li, aconselham a desligar o wifi do router meo e configurar o Deco 1 como router e o Deco 2 como AP.
É uma boa solução? ou é melhor usar o router da MEO e os 2 Decos como AP?
 
Tudo depende de quem queres que faça a gestão da rede (quando digo rede é tudo, não é só Wi-Fi) , se o router da meo ou o Deco.

Se for os deco, metes o da meo em bridge e os deco em router, é claro tens de ter todos os aparelhos de rede ligados aos decos ou ao principal.

Atenção que se tiveres os decos como router, por exemplo é dificil/impossível teres comunicação entre a box e os aparelhos nos decos.

TV, apple etc devia ficar tu a frente do Deco principal, ou ligado a ele, ou a um switch, ou a outros decos.


Se preferires manter o controlo do lado do router da meo, tanto faz como ligas as coisas.
 
@Jocker_Boy eu apostava no setup 2. Como o @rjSampaio disse convém teres em modo AP para os aparelhos estarem todos na mesma rede e comunicarem entre si.

Qualquer que seja o setup escolhido vais sempre desligar o Wi-Fi da meo 🙂
 
Back
Topo