Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

É difícil ir contra a física aqui. Os routers têm aquelas antes por alguma coisa. Os outros desenhos não conseguem ser tão eficazes.



Fazer recomendações é muito complicado porque muita da informação é apenas de reviews. A recomendação da TP-Link não é por serem os melhores. É muito difícil afirmar isso. A questão é que são os que conhecemos e têm funcionado bem não vale a pena mexer. Nós não temos aqui nenhum favoritismo ou patrocinio da marca A ou B para a recomendar. É mesmo para que não haja surpresas e como há mais pessoas que têm já muitas vezes se tiraram dúvidas mais facilmente.
Mas não queria mesmo que pelo menos quando eu sugiro o modelo X que seja considerado como o melhor. Até porque muitas vezes estamos a recomendar produtos budget.
O @MalaMen ontem referiu que estava satisfeito com os orbi 753. Eu ia saltando da cadeira. Pudera, aquilo é uma bomba. Ainda há melhor que o kit dele mas aquilo já é um Porsche 911 Turbo. :D
Mas o preço dá para comprar 3 kits TP-Link Deco M4. É só um exemplo.
Pois o meu budget é até 120.... A única vantagem do covr é o tamanho. Mas tendo em conta que há mais comentários do deco m4 talvez opte por esse
 
Já tenho os meus decos m4 desde domingo, já posso dar um feedback, nunca tive Internet como tenho neste momento, desliguei tudo o que tinha por cabos, repetidores, power lines e está tudo por Wi-Fi, 5 estrelas é o que posso dizer, nada arrependido por ter comprado os decos, ainda bem que inventaram um sistema tão simples e bom.

Tanto que a falar com um amigo, falei tão bem dos decos e ele também foi comprar e também ficou com uma bom sinal de Internet e ficou surpreendido como ficou no wireless com uma Internet tão rápida.

Quem está a pensar em comprar eu recomendo os que tenho deco m4 a qualidade de sinal é excelente.
 
@jorgemota diz a verdade e confirma que te pagamos para dizer isso :D
Agora a sério. Concordo que os sistemas mesh quando funcionam :D são qualquer coisa de mágico. Porque atualmente acabamos por usar n dispositivos em casa e nenhum router por melhor que seja vence o problema de à medida que aumenta a distância e os obstáculos (paredes) não perder sinal.
Pelo preço e pelo feedback que já aqui há são bons. Provavelmente estaremos a não considerar algum equipamento tão bom ou melhor do que os TP-Link Deco M4 mas sinceramente em caso de problemas seria mais difícil obter ajuda. A netgear está uns furos à frente em alcance mas também custa mais uns tostões.
 
@jorgemota diz a verdade e confirma que te pagamos para dizer isso :D
Agora a sério. Concordo que os sistemas mesh quando funcionam :D são qualquer coisa de mágico. Porque atualmente acabamos por usar n dispositivos em casa e nenhum router por melhor que seja vence o problema de à medida que aumenta a distância e os obstáculos (paredes) não perder sinal.
Pelo preço e pelo feedback que já aqui há são bons. Provavelmente estaremos a não considerar algum equipamento tão bom ou melhor do que os TP-Link Deco M4 mas sinceramente em caso de problemas seria mais difícil obter ajuda. A netgear está uns furos à frente em alcance mas também custa mais uns tostões.
Não ninguém me paga antes me pagassem por dizer bem dos decos, eu estou realmente muito satisfeito com os decos, antes de os ter era uma dor de cabeça ter Internet por wireless aqui em casa agora não, está mesmo 5 estrelas, quanto aos outros que existem no mercado não sei responder porque não os tenho, agora estes para mim e para o meu caso resolveram todos os problemas que tinha de wireless em casa
 
Alguem aqui que tenha experimentado o sistema da Meo, easy mesh e nao tenha ficado satisfeito com os resultados, experimentou um outro sistema mesh com melhoria significatica em relacao ao sistema mesh da Meo? Eu falo numa solução com 2 ou 3 extensores espalhados por uma moradia de 2 andares, com possibilidades de o sinal atingir um vizinho.

Obrigado
 
@jorgemota
Estava a brincar como o smile indicava.

@NewBreed
Esse kit é interessante mas mais caro. Para quem não está tão dentro do assunto. A comunicação entre os dois satélites é feito por uma banda exclusiva que até é mais rápida do que as outras. É a 2400 Mbps. A 2.4GHz é 600 Mbps e a 5GHz 1200 Mbps. Para quem tem 500/100 tem sempre velocidade máxima porque mesmo a 2.4 GHz fica acima.
O "defeito" é que não dá para uma área gigante. São apenas dois satélites. E o "problema" que vejo é que muitas vezes querem esticar um kit por n andares ou apartamentos enormes.

@Eagle07
Eu preferia comprar um kit externo. As operadoras não inventaram nada. Podes perfeitamente ter o que precisas e dar ao vizinho. Depende do kit. Há soluções que podem ficar até no exterior.
 
@Metro eu sei que é mais caro, mas compensou pelo preço do prime day. O meu apartamento tem pouco mais de 100m2, chega bem. O router da Vodafone é que estando na sala tinha de atravessar várias paredes, inclusive as que apanham os elevadores do prédio.
 
@NewBreed onde eu quis chegar foi explicar a diferença para os TP-Link Deco M4. O teu é melhor em tudo. E a Netgear tem a vantagem de ser tri-band. Que foi o que referi.
Para terminar, eles fazem magia negra com o alcance das antenas nos dispositivos. Foi isso que os fez ganhar a reputação com os Orbi.
 
Eu apostei novamente nos Netgear também, comprei o Netgear RBK754 no Prime Day, para substituir o RBK53 que tinha.
Ainda estou a avaliar, e a ver se não migro para a solução de TP Link proposta pela @Metro, mas até ver, funcionam impecavelmente.

Aqui em casa já experimentei o Deco x20, e não me conseguiu satisfazer, mas posso ter tido azar. Desde que andei a experimentar soluções tri-band, as coisas têm sido melhores.
 
@sdomingues
A minha única reserva com essa alteração é não suportarem wifi 6E. Porque o kit é fenomenal.

@Nowak11
Devia ter dito. Há APs de exterior. sistemas mesh não são mais do que um conjunto de satélites que funcionam em conjunto. Há kits que são modulares. Os melhores exemplos são a Ubiquiti e a Omada da TP-Link. Os kits mais acessíveis normalmente são todos de interior mas há muitos equipamentos que vês em telhados que são da Ubiquiti.
 
@Nowak11
Devia ter dito. Há APs de exterior. sistemas mesh não são mais do que um conjunto de satélites que funcionam em conjunto. Há kits que são modulares. Os melhores exemplos são a Ubiquiti e a Omada da TP-Link. Os kits mais acessíveis normalmente são todos de interior mas há muitos equipamentos que vês em telhados que são da Ubiquiti.
Também equacionei ter algo no exterior. Mas é mais caro e a instalação é mais complicada. Como a distância da janela de casa para o anexo exterior onde preciso são apenas 5m... Estou confiante nos deco
 
Também equacionei ter algo no exterior. Mas é mais caro e a instalação é mais complicada. Como a distância da janela de casa para o anexo exterior onde preciso são apenas 5m... Estou confiante nos deco

Pois, exterior também não me lembro de ver nada, sem ser já na Ubiquiti ou na linha empresarial da TP Link (Omada).
Também me dava jeito, mas depois obriga a outro investimento logo de início.

Há algumas soluções interessantes na Netgear, como nós com suporte para cartões SIM ou para substituirem o modem de cabo, mas não vi nada específico para exterior na gama Orbi.
 
Tenho visto por aqui muitas referencias á cobertura dos equipamentos mesh, o que não encontro nas características dos fabricantes é o numero de clientes que suportam. Atualmente com a implementação de Iots atingir numeros de Ips altos na rede é muito facil.
Quais os equipamentos que suportam muitos clientes tirando os Ubiquiti?
 
Tenho visto por aqui muitas referencias á cobertura dos equipamentos mesh, o que não encontro nas características dos fabricantes é o numero de clientes que suportam. Atualmente com a implementação de Iots atingir numeros de Ips altos na rede é muito facil.
Quais os equipamentos que suportam muitos clientes tirando os Ubiquiti?

@as13, um ou outro anunciam.
Por exemplo, o kit Netgear 75x indica 40+, o kit 85x indica 100+, o TP Link Deco x20 também indica 100+.

Cá por casa, tenho cerca de 30 aparelhos, e nunca tive problemas com a quantidade, ou pelo menos, que me tenha apercebido que fosse pela quantidade. Testei com o Deco x20, Asus XT8, Netgear RBK53 e mais recentemente com o RBK754.

A única particularidade é, por vezes, os devices não se ligarem ao melhor nó. Como é ligação esporádica, acabam por não fazer o "roaming" para o melhor nó no momento, ficam ligados aquele que se ligaram primeiro. Noto isso nos Ares Condicionados, nalguns Smart Plugs e câmaras IP. Já os telemóveis, portáteis, tablete, commumente ligam-se ao melhor a cada momento.

Para servir de referência:
- 4 aparelhos de AC, estáticos, em divisões diferentes (com e sem nós)
- 10 smart plugs, estáticos, em divisões diferentes (com e sem nós)
- 3 laptops "vagueantes"
- 2 telemóveis "vagueantes"
- 2 tablets "vagueantes"
- 5 câmeras WiFi, estáticas, em divisões diferentes (com e sem nós), incluindo no exterior
- 1 NAS, 1 impressora, 2 TV's, estáticos
- 3 Home Automation Hubs, estáticos
 
Última edição:
@as13, um ou outro anunciam.
Por exemplo, o kit Netgear 75x indica 40+, o kit 85x indica 100+, o TP Link Deco x20 também indica 100+.

Cá por casa, tenho cerca de 30 aparelhos, e nunca tive problemas com a quantidade, ou pelo menos, que me tenha apercebido que fosse pela quantidade. Testei com o Deco x20, Asus XT8, Netgear RBK53 e mais recentemente com o RBK754.

A única particularidade é, por vezes, os devices não se ligarem ao melhor nó. Como é ligação esporádica, acabam por não fazer o "roaming" para o melhor nó no momento, ficam ligados aquele que se ligaram primeiro. Noto isso nos Ares Condicionados, nalguns Smart Plugs e câmaras IP. Já os telemóveis, portáteis, tablete, commumente ligam-se ao melhor a cada momento.

Para servir de referência:
- 4 aparelhos de AC, estáticos, em divisões diferentes (com e sem nós)
- 10 smart plugs, estáticos, em divisões diferentes (com e sem nós)
- 3 laptops "vagueantes"
- 2 telemóveis "vagueantes"
- 2 tablets "vagueantes"
- 5 câmeras WiFi, estáticas, em divisões diferentes (com e sem nós), incluindo no exterior
- 1 NAS, 1 impressora, 2 TV's, estáticos
- 3 Home Automation Hubs, estáticos
Só shellys na rede tenho 30, toda a iluminação e outros.
Já agora perguntava se tem os mesh como router a gerir a rede ou usam como aps e nesse caso que routers usam o da operadora ou um vosso.
 
@Eagle07
Eu preferia comprar um kit externo. As operadoras não inventaram nada. Podes perfeitamente ter o que precisas e dar ao vizinho. Depende do kit. Há soluções que podem ficar até no exterior.

@Metro

E que kit externo aconselhas? A solucao Meo era mais pela economia, na compra dos routers, menos consumo de electricidade (menos uma unidade) e o preço com desconto que a Meo vende através do pograma Meos. Obrigado pela resposta.
 
@Eagle07
Para te poder recomendar algo começa logo pelo teu orçamento. Isso resolve logo 50% dos problemas. Eliminamos logo n produtos.
Mas mais importante do que isso, para podermos todos recomendar algo tens que partilhar mais alguma informação. Metros quadrados, número de pisos, quantos dispositivos precisas de ligar. Velocidade de internet que tens ou vais ter. Etc.

Um erro comum é o seguinte. Contratam o pacote fibra 1000/200. Depois têm um sistema wifi5 que não passa dos 800 Mbps.
Outro é comprar um número de satélites reduzido continuando a ter problemas de cobertura.
Eu compreendo que a solução da Meo possa ser boa por ser mais barata etc mas é ter em atenção todos os pontos.
 
@Metro

Orcamento, por enquanto nao e problema. Aind nao tenho linha instalada mas devera ser 500/100 ou na pior das hipoteses 200/100.

A casa tem 25 anos e e uma moradia tipo bifamiliar com 2 pisos mais sotao. Cada um dos lados da moradia tem r/c e 1 andar com cerca 100m brutos cada um mais sotao 50m. O r/c e o 1 andar estao ligados por escada exterior

E para 2 utilizadores , 2 telemoveis, 2 computadores fixos, 2 portateis ou tablets e 2 smart tvs. Mas nem sempre estara tudo ligado ao mesmo tempo.

Que aconselhas?

Obrigado

@Eagle07
Para te poder recomendar algo começa logo pelo teu orçamento. Isso resolve logo 50% dos problemas. Eliminamos logo n produtos.
Mas mais importante do que isso, para podermos todos recomendar algo tens que partilhar mais alguma informação. Metros quadrados, número de pisos, quantos dispositivos precisas de ligar. Velocidade de internet que tens ou vais ter. Etc.

Um erro comum é o seguinte. Contratam o pacote fibra 1000/200. Depois têm um sistema wifi5 que não passa dos 800 Mbps.
Outro é comprar um número de satélites reduzido continuando a ter problemas de cobertura.
Eu compreendo que a solução da Meo possa ser boa por ser mais barata etc mas é ter em atenção todos os pontos.
 
Back
Topo