Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Só shellys na rede tenho 30, toda a iluminação e outros.
Já agora perguntava se tem os mesh como router a gerir a rede ou usam como aps e nesse caso que routers usam o da operadora ou um vosso.

Pois, percebo-te. Diria no entanto que, em teoria, não são devices que estejam constantemente a transmitir e a ocupar rede. De qualquer forma, alguma carga representam.

Eu pus o router da operadora (Vodafone) o mais básico possível, e tenho o sistema mesh a gerir-se. Obrigou-me a ter outra gama de IP's (na realidade, provavelmente até podiam partilhar, definindo ranges mais pequenos para cada um), mas para já está assim.
 
@KiKo_200
Eu não vi essa informação esclarecida na pesquisa que fiz mas eu apontava para o sistema e não por satélite para não ter surpresas no fim.

@Eagle07
Tens aqui um dos muitos exemplos que a TP-Link mostra: https://static.tp-link.com/2020/202005/20200507/TP-Link_CS_SMB__Epic Hotel Group Greece_2004.pdf É obviamente um caso muito mais complexo. A minha única reserva é tu não teres fios. Eu tenho dois APs mas ligados por fios. Mas tenho quase a certeza que não necessitava. Mas isto só experimentando mas ia estar a estragar o meu setup.
A outra vantagem e que te pode ser útil é que podes ter até 8 redes wifi. Tendo duas casas podem ter redes wifi separadas. Mas isto não vai ser simples de configurar e eu não vou conseguir ajudar. Não consigo andar a mexer na minha rede para alterar e depois estar a mudar.

Dito isto:
Router: TP-Link TL-ER7206 https://tropicalprice.com/product/B08W4RMZ8T
Controlador: TP-Link OC200 https://tropicalprice.com/product/B07GVRJTXP
O controlador não é 100% necessário. Pode ser feito com qualquer computador ligado à rede mas eu prefiro ter o controlador.
Switch: Aqui depende de quantas portas precisas. O controlador por PoE liga ao switch. O TP-Link TL-SG2008P https://tropicalprice.com/product/B08GDBVJXH tem 4 portas PoE. Na casa onde ficam os equipamentos podes ter mais facilidade em ligar por cabo alguns dispositivos e pelo menos o controlador ligas. A vantagem de ter o switch da TP-Link é ficar tudo no dashboard.

A seguir passamos aos APs.
Tens APs de Teto que eu tenho em cima de móveis não sendo o ideal é o possível: https://www.tp-link.com/pt/business-networking/omada-eap/#ceiling-mount-ap
APs que podem estar no exterior: https://www.tp-link.com/pt/business-networking/omada-eap/#outdoor-ap e nestes limitava a escolha ao EAP225-Outdoor. O EAP110-Outdoor é muito fraco, não tem 5GHz.
E por fim para montar na parede: https://www.tp-link.com/pt/business-networking/omada-eap/#wall-plate-ap

O que é que pensei que pode ser aí um problema/limitações.

Ainda pensei, que se tens dificuldade em fazer configurações disto recomendar TP-Link Deco P9 + TP-Link Deco M4. O primeiro como é Powerline ligava as duas casas, mas depois pensei que o quadro deve ser diferente e por isso é provável que não funcione. E não sei quantos dispositivos vão funcionar. Não é preciso haver muitos cabos de rede. Basta haver um cabo de rede entre uma casa e a outra para resolver muitos problemas. Ligar dois switches e fica logo muitos problemas resolvidos.
Mas é sempre preciso que do teu lado haja algum conhecimento depois para configurar tudo. Tudo o que é wireless é maravilhoso quando funciona mas horrível quando não funciona.
 
@Metro,

Preciso da tua ajudinha outra vez, se faz favor.

Aqui no meu projecto de mudança de rede, e ainda enquanto duram os 30 dias da compra do Netgear RBK754, estou a ver se compensa ir então para a solução de TP Link Omada.
Mas sou capaz de precisar de mais uns quantos switches, devido a particularidades da minha rede de casa, e para evitar ter de andar a fazer furos ou a passar muitos cabos por calhas.
Assim, queria confirmar contigo se o seguinte setup é viável, e se poderia haver alguma simplificação a nível de switches, nomeadamente mais pequenos/baratos :

Router Vodafone -> Router TP Link TL-ER7206
Router TL-ER7206 -> Switch #1 (TL SG2008P)
Switch #1 (TL SG2008P) -> OC200 ou OC300
Switch #1 (TL SG2008P) -> Switch#2 (TL SG2008P)
Switch #1 (TL SG2008P) -> Switch#3 (TL SG2008P)

Switch#2 (TL SG2008P) -> PoE -> AP #1 (EAP265 HD ou EAP620 HD)
Switch#2 (TL SG2008P) -> NAS

Switch#3 (TL SG2008P) -> PoE -> AP #2 (EAP265 HD ou EAP620 HD)
Switch#3 (TL SG2008P) -> PoE -> AP #3 (EAP265 HD ou EAP620 HD)
Switch#3 (TL SG2008P) -> PoE -> Botoneira VideoPorteiro
Switch#3 (TL SG2008P) -> PoE -> VideoPorteiro Interior

A minha grande questão é se os Switches #1 e #2 podem ser versões mais básicas, de 5 portas por exemplo.
Não consegui perceber pelo site da TP Link se os switches de 5 portas são suportadas pelo Omada.
Ou, por exemplo, se poderia evitar o Switch #1 e ligar o #2 e o #3 directamente ao router, passando o OC200/OC300 para o #2 ou #3.

Obrigado desde já!
 
Última edição:
Acabei por comprar ontem os Deco P9 na Amazon.de aproveitando a promo e também os portes de outra compra que fiz na amazon.de. Para a semana quando chegar e instalar dou feedback.

Já recebi os Deco P9, já os instalei e configurei, até ver bastante satisfeito para o que pretendia.
É um sistema simples, sem grandes possibilidades de costumizações/configurações, mas para o efeito que é, chega perfeitamente.

Estou em teletrabalho e a ligação 5*, sem stress nenhum até agora.
Antes tinha o router da NOS com o wifi desligado, e com um AP da Ubiquiti (AC Lite), mas com este AP, e muito pior com o wifi do router da NOS, tinha problemas de cobertura na cozinha, basicamente só tinha cobertura (e má) à porta da cozinha e a pequenada já se queixava.
Instalei um Deco junto ao router da NOS, configurado como AP, e depois tenho outro Deco no hall que se liga ao Deco principal por wifi/plc, o terceiro Deco ficou num dos quartos, este não era obrigatório, mas assim fico com melhor cobertura na zona dos quartos, neste Deco a ligação ao Deco principal é por ethernet porque tenho essa possibilidade.

Em termos de débito, a velocidade contratada do meu serviço são 200/20Mb/s, e tenho este débito praticamente na casa toda, com exceção da cozinha, onde dificilmente passo dos 80-100Mb/s, mas chega perfeitamente, podia desviar o terceiro Deco para a cozinha, mas assim ficava com menos cobertura na zona dos quartos, acho que prefiro assim.
O que noto quando passo de umas divisões para as outras, é que alguns devices, o meu telemovel por exemplo, por vezes demora um pouco a transitar de um Deco para o Deco que passa a ser o mais próximo.

No meu caso, e como tenho a possibilidade, tenho vários devices ligados por cabo com um switch ligado ao router da NOS, e dai ter optado por agora deixar os Deco configurados como AP em vez de router, também podia ligar o switch diretamente ao Deco e usar a porta 4 do router da NOS como bridge, mas por agora, fica assim.

Alguma dúvida que alguém tenha sobre os Deco P9 que diga.
 
Última edição:
@sdomingues
Em relação ao OC200 ou OC300 resolvemos já a questão. Não precisas do OC300 para nada. Aquilo é para instalações gigantes. Não é para uma casa. Não estejas a gastar dinheiro desnecessário. Não ligues ao OC200 ser 100 Mbps. Isso não interessa nada. Aquilo é só para fazer uma coisa e 100 Mbps chega e sobra.

Não vais ter nenhum AP ligado ao primeiro switch? Se não vais ter nenhum AP lá ligado, quantas coisas lá vais ligar mesmo? É que tens portas no router....

Eu adoro os Orbi e tu tens um sistema fabuloso a pergunta que te faço é. O que vais fazer para migrar para wifi 6E? Eu respondo no Omada. Compras APs e não mexes no resto. Eu neste momento comprava só WiFi5 até. Foi o que fiz. O EAP620 HD tem bom aspeto mas sabes como eu que vai ficar "desatualizado" quando sair um wifi 6E. É o que estou á espera mas também posso esperar sentado porque não tenho dispositivos ainda.

Edit:
Completando a resposta. Parece-me que podes evitar a compra do primeiro switch sim.
Podes ligar o OC200 a qualquer switch também.
Os switchs compras da linha Omada. Não podes comprar dos outros. Serem PoE ou não tens que ver o que precisas e a parte da gestão. O OC200 pode ser alimentado por um carregador USB. Eu é que prefiro tê-lo numa porta PoE e não ter mais cabos.
O mesmo para os APs mas os APs trazem o injetor. Por isso não estás propriamente preso ao PoE. É conveniente? Sim.
 
Última edição:
@sdomingues
Em relação ao OC200 ou OC300 resolvemos já a questão. Não precisas do OC300 para nada. Aquilo é para instalações gigantes. Não é para uma casa. Não estejas a gastar dinheiro desnecessário. Não ligues ao OC200 ser 100 Mbps. Isso não interessa nada. Aquilo é só para fazer uma coisa e 100 Mbps chega e sobra.

Não vais ter nenhum AP ligado ao primeiro switch? Se não vais ter nenhum AP lá ligado, quantas coisas lá vais ligar mesmo? É que tens portas no router....

Eu adoro os Orbi e tu tens um sistema fabuloso a pergunta que te faço é. O que vais fazer para migrar para wifi 6E? Eu respondo no Omada. Compras APs e não mexes no resto. Eu neste momento comprava só WiFi5 até. Foi o que fiz. O EAP620 HD tem bom aspeto mas sabes como eu que vai ficar "desatualizado" quando sair um wifi 6E. É o que estou á espera mas também posso esperar sentado porque não tenho dispositivos ainda.

Edit:
Completando a resposta. Parece-me que podes evitar a compra do primeiro switch sim.
Podes ligar o OC200 a qualquer switch também.
Os switchs compras da linha Omada. Não podes comprar dos outros. Serem PoE ou não tens que ver o que precisas e a parte da gestão. O OC200 pode ser alimentado por um carregador USB. Eu é que prefiro tê-lo numa porta PoE e não ter mais cabos.
O mesmo para os APs mas os APs trazem o injetor. Por isso não estás propriamente preso ao PoE. É conveniente? Sim.

Obrigado pelo feedback, @Metro.

O Netgear RBK754 foi um upgrade do RBK53 que cá tinha, porque precisava de mais um satélite, e acabei por aproveitar o Amazon Prime Day. Para já, está em modo experiência (até dia 25 de Julho). Tirando a cobertura adicional do satélite extra, e ser um nadinha mais rápido, na realidade não noto grandes diferenças entre os 2.

Sendo assim, e uma vez que me apercebi que me tinha esquecido de um AP, diria que :

Router Vodafone -> Router TP Link TL-ER7206
Router TL-ER7206 -> Switch#1 (TL SG2008P)
Router TL-ER7206 -> Switch#2 (TL SG2008P)

Switch#1 (TL SG2008P) -> PoE -> AP #1 - EAP265 HD
Switch#1 (TL SG2008P) -> NAS
Switch#1 (TL SG2008P) -> PoE -> OC200

Switch#2 (TL SG2210P) -> PoE -> AP #2 - EAP265 HD
Switch#2 (TL SG2210P) -> PoE -> AP #3 - EAP265 HD
Switch#2 (TL SG2210P) -> PoE -> AP #4 - EAP265 HD
Switch#2 (TL SG2210P) -> PoE -> Botoneira VideoPorteiro
Switch#2 (TL SG2210P) -> PoE -> VideoPorteiro Interior

Parece uma simplificação exequível, certo ?
O OC200/Router depois permite as configurações todas, certo ? SSID's diversos, DHCP estáticos, Port Forwarding, etc.
 
Sem saber as divisões não sei bem como ajudar.
Mas vamos por partes.

Para que fique claro. Uma coisa é a rede interna e outra é a internet. Vamos ver quem tem 500/100. Essas pessoas não saturam wifi5 porque com wifi5 a 5GHz vão ter em teoria 867 Mbps.
Mas imaginem que têm um NAS e há 3 pessoas a trabalhar ao mesmo tempo a copiar e a fazer download de ficheiros? Aí não chegam a ter Gigabit e aí sim é um caso de benefício de terem wifi6. O mesmo se tivessem internet a 1000/200. É fácil perceber porquê.
Não me admira que não consigas ver no dia a dia grande diferença.

Voltando ao possível setup.

Router Vodafone -> Router TP Link TL-ER7206
Router TL-ER7206 -> AP #1 - EAP265 HD - usaria o injetor que trás. Isto porque se evitava ter o switch só por causa do AP.
Router TL-ER7206 -> NAS*
Router TL-ER7206 -> Switch#1 (TL SG2210P)

Switch#1 (TL SG2210P) -> PoE -> AP #2 - EAP265 HD
Switch#1 (TL SG2210P) -> PoE -> AP #3 - EAP265 HD
Switch#1 (TL SG2210P) -> PoE -> AP #4 - EAP265 HD
Switch#1 (TL SG2210P) -> PoE -> Botoneira VideoPorteiro
Switch#1 (TL SG2210P) -> PoE -> VideoPorteiro Interior
Switch#1 (TL SG2210P) -> PoE -> OC200

*Passava para o Switch eventualmente. A menos que o barulho te incomode. Colocava onde o barulho incomoda-se menos.

Como viste retirei um switch. Eu não o comprava e tentava fazer o setup. Vais andar a partir pedra até perceberes como isso funciona mas não me parece que seja necessário estar a usar o switch. Se estiver enganado podes sempre comprar depois.
Com o OC200 depois vês os dispositivos todos.
 
Não sentiste diferença quando mudaste para os Netgear RBK754 e se mudares para o sistema TP-Link também não sentirás, estou disposto a apostar.

Onde se notará é na versatilidade da rede, configuração e customização. No futuro, quando chegar o WIFI 7, 8, etc é uma questão de substituir apenas os AP (teoricamente, porque as coisas estão sempre a mudar), algo que com estes kits all in one não é possível.

Eu já estive para investir num sistema ubiquiti, mas na realidade para a quantidade de aparelhos ligados na rede e para o que necessito seria gastar dinheiro e perder tempo para não usar um décimo das capacidades.

Aconselho a ponderar bem as necessidades e as complicações associadas de todas as soluções, porque a não ser que seja por gosto e/ou hobbie parece-me muito difícil justificar o investimento num sistema modular para uma realidade caseira.
 
@erdnagama eu concodo em absoluto com o que dizes. A questão é que ele comprou o Netgear RBK754 e vai voltar a gastar o mesmo quando quiser mudar. O que não acontece com a solução da Ubiquiti ou da Omada.
Se estivesse satisfeito com a solução dele e fosse comprar só por comprar não recomendava gastar dinheiro nesta altura.
 
Boas malta.
Comecei a ler este tópico mas são 70 páginas... :)
Peço desde já a um moderador que apague o meu outro tópico. Acho que uma resposta a este tópico se enquadra melhor e evito assuntos duplicados. Sorry :)

Procuro o seguinte:
  • Um sistema MESH (se for o mais indicado), para conseguir expandir a rede por toda a casa com velocidades aceitáveis.
  • Budget até 150€ se possível
  • Possibilidade de escolher ligar o dispositivo à rede 2.4Ghz ou 5Ghz
  • Rede Guest para quando tiver visitas

Info:
  • O meu apartamento tem aproximadamente 120m2 (é um quadrado), se possível gostava de ter sinal na garagem, senão uso um router qualquer que tenha.
  • Atualmente tenho um TP-Link Archer C6 a gerir a rede, e um TL-WA801nd no escritório para expandir a rede para o escritório/exterior, mas tenho tido imensas quebras de sinal.
  • Tenho MEO 500/100
  • O meu uso diário passa por trabalho e gaming ocasional (PS4 - pode ser por cabo de rede)
  • Tenho cerca de 10 dispositivos Shelly na rede


Até agora vi algumas soluções sendo que algumas são mesmo caras.
O TP-Link Deco M4 pareceu-me uma boa solução mas queria ver a vossa opinião.


O que me dizem?
 
Última edição:
@erdnagama eu concodo em absoluto com o que dizes. A questão é que ele comprou o Netgear RBK754 e vai voltar a gastar o mesmo quando quiser mudar. O que não acontece com a solução da Ubiquiti ou da Omada.
Se estivesse satisfeito com a solução dele e fosse comprar só por comprar não recomendava gastar dinheiro nesta altura.

@erdnagama, ok, percebo o que queres dizer.
Neste momento, provavelmente a diferença entre o RBK754 e montar tudo em TP Link Omada ou até Ubiquiti se calhar não me traz realmente nada de melhor.
No entanto, ando a tentar re-pensar a infra-estrutura que tenho cá em casa, e queria aproveitar para seguir para soluções PoE (tenho tubagem para um sistema de alarme que nunca foi usado, e estou a passar cabo de rede pelo mesmo para alguns divisões chave).
Outra questão que me está a fazer seguir para esta solução é a necessidade de substituir o meu velhinho, obsoleto e já pouco funcional sistema de videoporteiro, e tenho vistos algumas soluções engraçadas via PoE.
Por outras palavras, estava a tentar matar vários coelhos de uma só cajadada.

Ponderando custo, parece-me claramente que vou ficar com algo mais caro do que o RBK754, que me ficou em cerca de 680€.
Seguindo para os EAPs 245 ou 265, perderei também o Wifi6, mas não tenho actualmente nenhum device que possa tirar partido disso.

Se conseguir ter algo mais modular e facilmente actualizável, não me importo de investir já e deixar de me preocupar. Custa-me mais agora assumir o custo dos 680€ e daqui a 3 ou 4 anos "ter" de investir novamente.

Obrigado a todos pela ajuda, e todas as opiniões (construtivas) são bem-vindas, claro.
 
@TiagoNetoPT,

Por 150€, acho que é capaz de ser uma boa aposta.
Não sei se, no entanto, vais poder segregar a rede 2.4Ghz da rede 5Ghz (SSID diferente). Por isso o teu ponto de "Possibilidade de escolher ligar o dispositivo à rede 2.4Ghz ou 5Ghz" não sei se será exequível.

Na prática, o que vai acontecer, nos aparelhos que suportem ambas, será que estão ligadas no 5 GHz quando podem, revertendo para o 2.4 GHz quando o sinal foi melhor, dado que tipicamente o alcance do 5 GHz é mais curto.
 
@TiagoNetoPT,

Por 150€, acho que é capaz de ser uma boa aposta.
Não sei se, no entanto, vais poder segregar a rede 2.4Ghz da rede 5Ghz (SSID diferente). Por isso o teu ponto de "Possibilidade de escolher ligar o dispositivo à rede 2.4Ghz ou 5Ghz" não sei se será exequível.

Na prática, o que vai acontecer, nos aparelhos que suportem ambas, será que estão ligadas no 5 GHz quando podem, revertendo para o 2.4 GHz quando o sinal foi melhor, dado que tipicamente o alcance do 5 GHz é mais curto.
E isso não vai provocar quebras de velocidade?
O layout do meu apartamento é o seguinte:

kpMFXp.png


Os pontos vermelhos são onde tenho o meu router e AP.

Outra pergunta:
No futuro pretendo negociar para ter os 1000/200. Este sistema é adequado? Pergunto porque tem no máximo 867 Mbps. Diria que para cumprir isto teria de ir para valores muito mais elevados :)
 
Última edição:
E isso não vai provocar quebras de velocidade?
O layout do meu apartamento é o seguinte:

kpMFXp.png


Os pontos vermelhos são onde tenho o meu router e AP.

Outra pergunta:
No futuro pretendo negociar para ter os 1000/200. Este sistema é adequado? Pergunto porque tem no máximo 867 Mbps. Diria que para cumprir isto teria de ir para valores muito mais elevados :)
Boas,

A planta ajuda, mas acho que cada caso é um caso. Há sempre factores que influenciam, como a grossura das paredes, material eléctrico à volta, ou outro material que possa causar interferência.
Grosso modo, diria que com o AP da Sala, tanto a Sala como o quarto adjacente terão cobertura máxima. Provavelmente a cozinha também terá boa cobertura.
Quanto ao AP do escritório, se possível eu deslocá-lo-ia mais para perto da Sala, ou então, tentaria mover o AP da Sala mais para o centro do apartamento.
Há kits Deco M4 de 3 unidades, possivelmente podem ajudar a colmatar alguma zona mais fraca.

Quanto a velocidades, sinceramente não te sei responder. Eu tenho contratado 500/200, e tenho tido boas velocidades das soluções que experimentei. Mas, quando a ligação entre nós é feita puramente por WiFi, dificilmente consigo a velocidade máxima. Tens que considerar que a banda 5 GHz vai ser dividida entre a comunicação com o equipamento, e comunicação com o nó principal - isto se não conseguires ligar por cabo os nós.

Diria que alguém com experiência nos M4 te devem conseguir ajudar melhor.
 
Boas,

A planta ajuda, mas acho que cada caso é um caso. Há sempre factores que influenciam, como a grossura das paredes, material eléctrico à volta, ou outro material que possa causar interferência.
Grosso modo, diria que com o AP da Sala, tanto a Sala como o quarto adjacente terão cobertura máxima. Provavelmente a cozinha também terá boa cobertura.
Quanto ao AP do escritório, se possível eu deslocá-lo-ia mais para perto da Sala, ou então, tentaria mover o AP da Sala mais para o centro do apartamento.
Há kits Deco M4 de 3 unidades, possivelmente podem ajudar a colmatar alguma zona mais fraca.

Quanto a velocidades, sinceramente não te sei responder. Eu tenho contratado 500/200, e tenho tido boas velocidades das soluções que experimentei. Mas, quando a ligação entre nós é feita puramente por WiFi, dificilmente consigo a velocidade máxima. Tens que considerar que a banda 5 GHz vai ser dividida entre a comunicação com o equipamento, e comunicação com o nó principal - isto se não conseguires ligar por cabo os nós.

Diria que alguém com experiência nos M4 te devem conseguir ajudar melhor.

Eu estava a considerar o Pack 3 Unidades para garantir cobertura total e estava a pensar da seguinte maneira:

KnJclr.png


No entanto o escritório, se correr bem, no futuro poderá ser outro quarto. Assim o escritório passa para a sala e o M4 nesse quarto (escritório) pode ficar mal.
Por isso estava a pensar em DECO M4 Pack 2 + M3W. No entanto já li aqui que poderá ficar sinal fraco para o exterior e tudo...

2gl9ix.png



Existe um promoção até amanhã e não sei mesmo o que escolher...
 
@TiagoNetoPT o nó do escritório vai estar ligado aos restantes nós por cabo ou wi-fi?
Os 2 nós na sala parecem overkill e o sinal ao escritório vai continuar a chegar fraco e assim não há milagres.
Se for tudo por wifi, eu punha um nó na sala, um no quarto adjacente e outro no escritório.
 
@TiagoNetoPT o nó do escritório vai estar ligado aos restantes nós por cabo ou wi-fi?
Os 2 nós na sala parecem overkill e o sinal ao escritório vai continuar a chegar fraco e assim não há milagres.
Se for tudo por wifi, eu punha um nó na sala, um no quarto adjacente e outro no escritório.
Escritório e Sala (perto da Janela) ligados por cabo com um switch entre eles.

O outro só tenho cabo nos quartos ou cozinha..

Se eu vir que os dois ligados por cabo era suficiente, até levava o terceiro para a garagem se funcionasse. Tenho de ver.
 
Back
Topo