Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

continua a ser apenas "AC2200" mas como é triband já aproveitas melhor o wifi se for tudo ligado via... wifi.

e se tens interesse em domotica, o mesh da para BT e zigbee tambem.
 
Tenho um apartamento t2 com cerca de 90 m2 e gostava de ter um sistema mais estável por toda a casa e pretendo investir numa rede mesh. Tenho alguns dispositivos de domótica por wifi (shelly) e tenho contratado 500/100 da vodafone. Do que tenho acompanhado neste topico o M4 (2unidades) possivelmente seria uma boa solução, mas se eu pretender já em wifi 6 o que recomendam?
 
@hellpirate neste momento a encruzilhada a que o @farinha82 referiu. Eu acrescentaria mais, o wifi6 hoje não te vai dar nadapq tens 500/100 e o que de facto acrescenta algo é o wifi6E. Portanto o que comprares agora vai ter os dias contados.
Com domótica pelo meio eu diria que por questões de segurança valia a pena depois pensares em algo que separa-se as redes mesmo.

Eu comprava os M4 já a pensar em depois dar o salto mas mesmo em 90 m2 e se é apartamento a apanhares provavelmente muitas redes dos vizinhos optava pelo kit de 3 unidades pela diferença de preço. Ganhas tempo para mudar e deves conseguir estar sempre ligado a 5GHz que deve chegar sempre ao limite do download que tens. Para teres 2 unidades e depois ficares a 2,4GHz a velocidade cai logo para 300 Mbps máximo teórico.
 
Eu pessoalmente optei por 1 kit de 3 x M4 para a minha casa. Razões:
  1. Tenho internet 500/100, e os M4 dão conta do recado;
  2. Preço. Os M4 são relativamente baratos e servem para a utilização que damos cá em casa, navegar em sites e streaming. Não fazemos grandes downloads da internet, e quando os fazemos não existe grande pressa;
  3. Apenas os iphones suportam o Wifi6, os restantes equipamentos que temos em casa não suportam;
  4. Todos os satélites estão ligados por cabo e por isso não fiquei tão limitado na localização dos satélites.
Uma das grandes vantagens do Wifi 6E é que utiliza a banda dos 6Ghz e o canais dessa banda não se sobrepõem, o que é uma grande vantagem para quem vive em apartamentos com muitas redes Wifi à volta.

A minha sugestão é comprar os M4 para já e mais tarde quando achares que precisas de maior débito e quando tiveres equipamentos que tirem partido do Wifi 6E fazes o upgrade.
 
Se calhar vão-me atirar pedras, mas atenção que apesar das melhorias do W6E, é suposto que a banda de 6Ghz vos dar ainda menor alcance do que os 5Ghz.

E cobrir um AP com sistemas W6E não vai ficar propriamente barato num futuro imediato (sem contar com a necessidade de o consumidor também ter de suportar)
 
Mas @Karski vais fazer um investimento o mais reduzido possível agora em wifi5 ou gastar mais quando sabes já que vais ter que mudar para wifi6E? É que wifi6 vai ser um penso rápido, é terra de ninguém.
 
@Metro

O meu post serve apenas para chamar a atenção que o Wifi 6E não vai resolver muitos dos problemas dos pedidos que vemos aqui. A maior parte das pessoas queixam-se de problemas de alcance e o Wifi 6E não vai resolver esse problema no imediato.
Para complicar as contas os sistemas iniciais terão de ser compatíveis com tudo: 2,4Ghz, 5Ghz e 6Ghz - Para passarmos a ter sistemas backhaul vão começar a ser lançados sistemas Quad Band? É que os triband vão deixar de ter um backhaul de ligação de certeza
A acrescentar a isso, de certeza que os sistemas a serem lançados no espaço de 1 a 2 anos serão bastante caros.

O Wifi 6 estará condenado à partida (existindo o 6E) e o Wifi 5 na minha opinião vai andar por ai muitos anos até 6E ser mainstream.
 
Sim, concordo.
Eu pessoalmente investi nos M4 por isso mesmo, não podia esperar nem queria gastar uma pipa de massa nem equipamentos.
E sejamos honestos, o Wifi5 chega para a maioria dos casos.
 
Uma ajudinha, apartamento (um piso) com pouco mais de 100m num prédio com mt vizinhos.

A partida ficaria com o router na sala, os 200mb que tenho agora são suficientes, mas gostava que fossem estáveis no PC fixo (gaming/streaming/downloads/etc).

Qual seria a melhor solução, sem andar a espalhar cabo pela casa para levar rede para o PC fixo no escritório (não tem Wi-Fi) e espalhar Wi-Fi pela casa para dispositivos móveis e laptops?

Já andei a olhar para o delovo magic 2 wifi (powerline) e agora vi o M4 que aqui falaram nas últimas páginas.

Outra questão, imaginando que no futuro quero uma segunda box de TV num quarto, daria para ligar a estes dispositivos?
 
Última edição:
Sim podes usar o m4.

Um m4 ligas por cabo ao router, o outro m4 fica no quarto ligado por cabo a box e pc.

Ps, sei que o m5 da com a box, o m4 não garanto pois nunca testei pessoalmente mas penso que não tens problemas.
 
@Warlord o M4 é dual band. Ligas a segunda box nem que seja a um switch com igmp como o @rjSampaio referiu. É esse o cuidado que tens que ter.
Claro que ficas mais bem servido com soluções tri-band mas é o que temos referido, mais vale esperar e gastar dinheiro quando as soluções wifi6E forem comuns. A gastar o mínimo possível apontava para o M4 mas 3 unidades se tens imensas redes. É que se ficam muito afastados ficas a 2.4 GHz que funciona a um máximo de 300 Mbps.
 
Estou agora tb a olhar para o P9, parece me que ficava com mesh wifi de 2 aparelhos suportada por powerline... O preço não é muito diferente dos 3 M4...
 
Back
Topo