Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Como podes ver a velocidade do link não é a mesma que depois tens no teste...

lol e então?
disseste que 400 teoricos dava no maximo 120 praticos, e afinal com 300 teoricos tenho 200 praticos...
então, como ficamos com tudo o que disseste a volta?

Sim, no escritório e quarto tem tomadas Ethernet, mas os equipamentos têm de estar por wi-if, porque as tomadas estão mal localizadas.
Mas se tens pontos de rede nessas duas divicoes metes ai os AP mesh, onde queria chegar é que nao precisas de ter triband se podes por os APs por cabo de rede.
 
lol e então?
disseste que 400 teoricos dava no maximo 120 praticos, e afinal com 300 teoricos tenho 200 praticos...
então, como ficamos com tudo o que disseste a volta?
Disse e tu não provaste que não... Disse que dava 120/130 práticos, em mesh usando 5ghz como backhaul, que era a situação que apresentaste e com teste para um servidor na net, não na lan, é isso que prático significa...

Tendo em conta que começaste por dizer que tinhas 400mbps com backhaul wireless nesse sistema dual band, onde é que isso já vai!!
 
Disse e tu não provaste que não... Disse que dava 120/130 práticos, em mesh usando 5ghz como backhaul, que era a situação que apresentasse e com teste para um servidor na net, não na lan, é isso que prático significa...

Estas a bricar certo?
Eu disse claramente, blackhaul a 2.4 e clientes a 5, ou vise versa... e seja com for, disseste mesmo que o 2.4 não passava dos 120, afinal o meu print é falso ou nao é "pratico" ou o que?

Quanto ao teste de servidor ser net ou lan diria que é irrelevante não?
usar um de lan exclui qualquer limitação da propria net, eu não tenho 200Mbps para demonstrar o upload, um servidor interno é muito melhor para estes testes do que testar a net...
Se eu quero testar os equipamentos de rede, faz muito mais sentido testar com algo local...
 
Estas a bricar certo?
Eu disse claramente, blackhaul a 2.4 e clientes a 5, ou vise versa... e seja com for, disseste mesmo que o 2.4 não passava dos 120, afinal o meu print é falso ou nao é "pratico" ou o que?
Eu é que estou a brincar?? Disseste tu mesmo que tinhas a rede 5ghz desligada e o print mostra o computador ligado aos 2.4ghz, pelo que é seguro assumir que não usaste backhaul a 2.4ghz.


Quanto ao teste de servidor ser net ou lan diria que é irrelevante não?
usar um de lan exclui qualquer limitação da propria net, eu não tenho 200Mbps para demonstrar o upload, um servidor interno é muito melhor para estes testes do que testar a net...
O ponto é precisamente que há sempre perda quando passas para a net. Mais uma vez, tal como as velocidades teóricas anunciadas são boas para comparar diferentes sistemas e as suas capacidades, fornecem um baseline, o mesmo é verdade para testes lan. Agora, o que interessa às pessoas é as velocidades que conseguem obter ligadas à internet, que foram as velocidades que referi. Mais uma vez, pela eliminação de variáveis que tu mesmo referiste, os testes lan são bons para comparar as capacidades de diferentes equipamentos, não para dizer a alguém que velocidades pode esperar de internet.

O que eu disse foi que em 2.4ghz o máximo que se consegue é 120/130 de velocidade de internet, com backhaul de 5ghz ou vice versa. Dizeres que em lan tens mais é tão relevante como dizeres que tem um máximo teórico de 400mbps. Os próprios equipamentos vão portar-se pior quando ligados à net pois há mais carga no CPU, como é óbvio. Por isso mesmo é que não é irrelevante mesmo num teste lan se estás a testar os 2.4ghz com backhaul por cabo ou por 5ghz, que consome mais cpu e introduz mais latência.
 
lol e então?
disseste que 400 teoricos dava no maximo 120 praticos, e afinal com 300 teoricos tenho 200 praticos...
então, como ficamos com tudo o que disseste a volta?


Mas se tens pontos de rede nessas duas divicoes metes ai os AP mesh, onde queria chegar é que nao precisas de ter triband se podes por os APs por cabo de rede.
Que Aps aconselhas?
 
Nesse nivel de preço, e podendo ter todos os APs alimentados por cabo, o facto de ser tri hand perde relevancia. Dito isto, duvido que arranjes um melhor negócio que o pack 3 Huawei q2 pro na ***** por 130€.

Edit: aparentemente o zwame não gosta do nome da loja, pesquisa no Google, é o kit com 3 estações base e não o com 1 principal e dois satélites.
 
Última edição:
Eu é que estou a brincar?? Disseste tu mesmo que tinhas a rede 5ghz desligada e o print mostra o computador ligado aos 2.4ghz, pelo que é seguro assumir que não usaste backhaul a 2.4ghz.
OK, isso confere, porque para mim o limite que tu disseste era para o 2.4ghz no geral, eu diria que nao importa se é backhaul ou um ligacao peer, é o mesmo, abaixo meto a tua maneira.



Mais uma vez, pela eliminação de variáveis que tu mesmo referiste, os testes lan são bons para comparar as capacidades de diferentes equipamentos, não para dizer a alguém que velocidades pode esperar de internet.

Mas então não estamos a testar equipamentos de rede?


O que eu disse foi que em 2.4ghz o máximo que se consegue é 120/130 de velocidade de internet,

a ok porque velocidades de lan são coisas diferentes...


não para dizer a alguém que velocidades pode esperar de internet.
ora pois, eu quando mostrei o deco a debitar 200mbps no upload, espero que ninguem que veja o teste pense que se tiver 30/10 pense que va ter 200Mbps...

Os próprios equipamentos vão portar-se pior quando ligados à net pois há mais carga no CPU, como é óbvio.

é obvio?
qual a diferença de usar o speedtest.net, o fast.net ou o openspeedtest, seja lan ou net? a carga não é a mesma? uma ligacao externa ao deco a ser encaminhada por ele?


Ora entao os testes
Ligacao do portatil em questao, esta ligado a 5GHz, o backhaul nao posso escolher a frequencia mas é irrelevante dado os resultados, tens um em X e outro em Y.

Tens aqui os prints, foram tirados no momento dos testes com o openspeedtest, como podes ver o backhoul esta por wifi, o unico disponsitivo que se ve é mesmo o portatil.


RSGwvxj.jpg

2QVpVoH.jpg



speed teste local, que por algum motivo achas que deve ser desconsiderado, não comprendo porque mas ok...
openspeed-teste2.png


e por fim, um teste no speedtest, que claro esta limitado a minha velocidade contratada 200/100 (menos uns pozinhos porque o portatil tem uma proxy inviolavel a um server espanhol.)

não meto o print todo ou o id porque em vez do meu isp vodafone aparece o provedor do proxy e eu não quero problemas...
speedtest.png



Mais do que isto não sei o que fazer.
 
a ok porque velocidades de lan são coisas diferentes...
Sim, efetivamente são...


é obvio?
qual a diferença de usar o speedtest.net, o fast.net ou o openspeedtest, seja lan ou net? a carga não é a mesma? uma ligacao externa ao deco a ser encaminhada por ele?
Obviamente que não. Num teste lan o router principal não não tem de comunicar com a rede externa, o que efetivamente usa CPU.


Mais do que isto não sei o que fazer.
Não tenho elementos suficientes para chegar a conclusão nenhuma, mas já afirmaste tudo e o seu contrário. Então não devia dar 400mbps por lan?? Lol.

https://www.cnet.com/reviews/tp-link-deco-m5-whole-home-wi-fi-system-review/2/

https://www.mbreviews.com/tp-link-deco-m5-review/2/

Esses resultados serão provavelmente a usar a rede 5ghz para toda a comunicação. Ou isso ou cabo. E então, o quê que provas com isso? Qual o rssi do AP? Mete isso a mais de -60 e vê quanto dá. É o que a maior parte das pessoas vai ter, senão mesmo -70 com 2 ou 3 paredes, que foi o cenário apresentado pelo user a quem estava a responder.

Continuas a focar-te em condições perfeitas e até mesmo impossíveis (teóricas), enquanto devias estar a focar-te em condições práticas e nas situações que são efetivamente colocadas.

OK, isso confere, porque para mim o limite que tu disseste era para o 2.4ghz no geral, eu diria que nao importa se é backhaul ou um ligacao peer, é o mesmo, abaixo meto a tua maneira.
E, claro, alguem que diz isto mostra que não percebe patavina do que está a falar. ;) Não que fosse preciso está afirmação para perceber isso, citar velocidades teóricas como prova de alguma coisa é ainda mais grave

É basicamente isto.

A carga fiscal continua a subir, a novidade este ano é que nem sequer existiu um alivio encapotado a semanas da autárquicas para enganar alguns nas intenções de voto. Nos combustíveis é ver os preços sempre a subir, mediante os impostos escandalosos que estamos a ser forçados a pagar.

Acreditam que a generalidade dos insatisfeitos vão punir os atuais responsáveis por ISP's, taxas e tainhas adicionais?Eu não, muitos nem sequer vão votar e outros vão continuar a depositar o voto em quem constantemente os prejudica...!
mas eu vi os senhores na sic e na tvi a dizerem que o nosso primeiro-ministro prometeu que vai baixar para o ano e que vai dar tau-tau na Galp e que os combustíveis vao baixar pq os malvados capitalistas do retalho vão levar com uma medida da URSS e que a eletricidade só vai subir um poucochinho pois claro, este ano fez pouco sol coitados, também nao podem fazer tudo não é? e eu nem sou PS claro

eu acredito, o problema é que pode não ser da forma mais correta, e vês os partidos de extremos a crescer...


Aqui o Costa caiu na sua propria armadilha. Elogiou bem o fecho no contexto das alterações climáticas.

O problema é que a Galp garantiu que não se iriam perder empregos e afinal não é bem assim. Daí a critica negativa à empresa.
Portanto, a Galp fez uma jogada politica e o Costa não gostou.
os extremos já nos governam há algum tempo, seja indiretamente com a Geringonça, seja diretamente com ministros bastante à esquerda do que o PS nos habituou. parece que esses até agora não meteram medo.

parecem os outros paspalhos que fazem "jornalismo de investigação a sério", o Setenta e Quatro. Andaram a investigar meia-dúzia de putos com pouco que fazer e fizeram a maior investigação de sempre à extrema-direita perigosíssima que cresce, os Proud Boys e os Qanon. Entretanto já devemos ter chegado a 10 mortos e imensos feridos na noite de Lisboa com lutas de gangues mas coisas que realmente afetam a população não tem interesse, assobia-se para o lado.

as conversas do extremos já parece "conversa para boi dormir"
 
Última edição pelo moderador:
Obviamente que não. Num teste lan o router principal não não tem de comunicar com a rede externa, o que efetivamente usa CPU.

continuo a nao perceber a diferença, devo ter de ir atualizar as certificacoes de rede

Não tenho elementos suficientes para chegar a conclusão nenhuma, mas já afirmaste tudo e o seu contrário. Então não devia dar 400mbps por lan?? Lol.

Desculpa nao poder replicar as condicoes, sabes são 11 da noite, não moro no mesmo apartamento, e perdi demasiado tempo a cablar toda a casa apropriadamente para andar a fazer as vontades... e tu?
estas a rir-te por 350 < 400 mas ignoras que disseste que nao devia ser mais de 120???

Esses resultados serão provavelmente a usar a rede 5ghz para toda a comunicação. Ou isso ou cabo. E então, o quê que provas com isso? Qual o rssi do AP? Mete isso a mais de -60 e vê quanto dá. É o que a maior parte das pessoas vai ter, senão mesmo -70 com 2 ou 3 paredes, que foi o cenário apresentado pelo user a quem estava a responder.
Cabo, mas nao vez na app dizer que esta por wifi?


Continuas a focar-te em condições perfeitas e até mesmo impossíveis (teóricas), enquanto devias estar a focar-te em condições práticas e nas situações que são efetivamente colocadas.

pois lamento que penses assim, realmente não vou pagar mais ao meu ISP para fazer um teste a teu gosto.

Eu vou continuar a testar equipamentos de rede com testes de rede, e testarei ligacoes de internet com testes de internet, pensei que isso seria claro, mas parece que te faz comichão, tambem te faz comição quando dizem para testar a internet do ISP por cabo em vez de wifi?
 
Desculpa nao poder replicar as condicoes, sabes são 11 da noite, não moro no mesmo apartamento, e perdi demasiado tempo a cablar toda a casa apropriadamente para andar a fazer as vontades... e tu?
estas a rir-te por 350 < 400 mas ignoras que disseste que nao devia ser mais de 120???
Em 2.4ghz... tu testaste agora em 5ghz. Irónico falares de ignorância.

continuo a nao perceber a diferença, devo ter de ir atualizar as certificacoes de rede
Obviamente que a capacidade de processamento dos aparelhos envolvidos é uma limitação e quanto mais processamento houver para fazer piores os resultados obtidos. Acho que não é difícil de perceber.

Cabo, mas nao vez na app dizer que esta por wifi?
A ligação ao AP principal.

pois lamento que penses assim, realmente não vou pagar mais ao meu ISP para fazer um teste a teu gosto.
Não te pedi para fazer teste nenhum, tu é que achas que eu e toda a literatura sobre o assunto está errada. Efetivamente não se pode acreditar em ti se não o conseguires demonstrar. Se há alguém com comichão pareces ser tu, pois é bastante evidente que não fazes grande ideia do que estás a falar e no entanto teimas que sabes, com supostas provas disso que são um bocado ridículas pois não provam nada.

A tua comichão com o que eu disse originalmente foi que no cenário apresentado por outro user, com (imagino) duas ou três paredes pelo meio, só com muita sorte apanhava 150mbps com um sistema dual band. O quê que nisto tudo disseste que prove o contrário disso?? Também depois referi que num AP dual band, fazendo uso da banda de 2.4ghz seria ainda pior pois os 2.4ghz iam ser uma limitação, 120/130mbps máximo. Ora se nem consegues testar isso pois o teu sistema não te deixa usar os 2.4ghz, não será isso prova suficiente que é má ideia? Ou os engenheiros da tp link que configuraram esse comportamento também não sabem nada e só tu é que sabes?
 
Última edição:
Em 2.4ghz... tu testaste agora em 5ghz. Irónico falares de ignorância.

OK, amanha faço outro teste, simplesmente nao vejo o problema se no primeiro ja tinha sido em 2.4 e perto dos 200, o problema é forçar os 2.4, o portatil nao mo permite, mas la me arranjo.


Obviamente que a capacidade de processamento dos aparelhos envolvidos é uma limitação e quanto mais processamento houver para fazer piores os resultados obtidos. Acho que não é difícil de perceber.

Dizme uma coisa, se eu meter os decos em modo router, e o servidor do teste estiver na wan do deco master, já o consumo de CPU é igual?

A ligação ao AP principal.

O dispositivo que aparece em baixo é o portatil, e so aparece ai por wifi, mas ok eu meto outro print/video a mostrar o portatil em wifi...

Não te pedi para fazer teste nenhum, tu é que achas que eu e toda a literatura sobre o assunto está errada. Efetivamente não se pode acreditar em ti se não o conseguires demonstrar. Se há alguém com comichão pareces ser tu, pois é bastante evidente que não fazes grande ideia do que estás a falar e no entanto teimas que sabes, com supostas provas disso que são um bocado ridículas pois não provam nada.
Epa das tres uma, ou tenho algum equipamento especial, ou estou a forjar resultados, ou tenho razão... eu sou assim, gosto de desmentir coisas, é com um hobbie.
 
Dizme uma coisa, se eu meter os decos em modo router, e o servidor do teste estiver na wan do deco master, já o consumo de CPU é igual?
Em princípio sim, deverás pelo menos ver o ping aumentar ligeiramente. Não demonstra na mesma é a perda inevitável quando se liga a um servidor externo. Faz um speedtest.

O dispositivo que aparece em baixo é o portatil, e so aparece ai por wifi, mas ok eu meto outro print/video a mostrar o portatil em wifi...
Pois, não conheço a app da tp link, pelo que não sei como as coisas costumam aparecer.

Epa das tres uma, ou tenho algum equipamento especial, ou estou a forjar resultados, ou tenho razão... eu sou assim, gosto de desmentir coisas, é com um hobbie.
Não digas então é que eu é que tenho uma comichão ;)
 
Acrescento só uma ressalva, mal reportei o caso à Vodafone disseram-me logo que por norma nem dariam seguimento à anomalia porque tratam-se de aparelhos que não foram instalados pela Vodafone. Pelo que percebi só tentaram solucionar o problema porque com o router antigo tudo funcionava na perfeição e também por ainda não terem qualquer report a nível nacional do novo router.

Eu fazia o forcing para instalarem logo o SR 2.0, se quiseres posso-te dar o número do meu ticket com o suporte técnico para tentar colocar alguma pressão.

Futuro, confirma-se o teu cenário, embora já não me restavam dúvidas, contudo foi compelido a experimentar, uma vez que o ténico deixou-me aqui o novo router da Vodafone.

Só consigo pô-los a funcionar com o esquema router -» AP principal -» Switch -» cabos de rede para quarto e sala que depois ligam-se aos restantes AP.

Sinto que com isto o WiFi fica bem mais lento do que na minha configuração antiga (cada AP ligado a uma porta de router diferente). Inclusive faço testes de velocidade e o jitter é absurdo (27ms) por exemplo.

Devo avançar para o pedido de colocação do SR 2.0.

Na tua opinião, porque razão não é uma boa solução passar todas as ligações pelo AP principal e depois switch?
 
Estou a pensar comprar um sistema Mesh, mas estou na duvida se so preciso dos AP's ou tambem preciso do router? A questao vem porque eu estou a usar 3 portas Ethernet no router actualmente, se alterar para modo bridge perco as portas Ethernet todas (so uma passa a funcionar) e queria continuar a ter estes equipamentos ligados por cabo. Se fizer disable do WIFI no router apenas, será que chega/funciona?
 
Estou a pensar comprar um sistema Mesh, mas estou na duvida se so preciso dos AP's ou tambem preciso do router? A questao vem porque eu estou a usar 3 portas Ethernet no router actualmente, se alterar para modo bridge perco as portas Ethernet todas (so uma passa a funcionar) e queria continuar a ter estes equipamentos ligados por cabo. Se fizer disable do WIFI no router apenas, será que chega/funciona?

Se o objetivo é usar o sistema mesh para substituir o wifi do router, usas o mesh em modo AP e desligas o wifi do router. Assim podes usar todas as portas Ethernet do teu router
 
Estou a pensar comprar um sistema Mesh, mas estou na duvida se so preciso dos AP's ou tambem preciso do router? A questao vem porque eu estou a usar 3 portas Ethernet no router actualmente, se alterar para modo bridge perco as portas Ethernet todas (so uma passa a funcionar) e queria continuar a ter estes equipamentos ligados por cabo. Se fizer disable do WIFI no router apenas, será que chega/funciona?

Podes meter o bridge e depois metes mais um switch a frente do mesh principal
 
Malta preciso da vossa opinião/recomendação, preciso de extender a minha cobertura wireless e também a fiabilidade da mesma pois de momento o router só desenrasca. A casa tem 3 pisos, o segundo piso não é problema, o último é pois o sinal já chega fraco. Dado que não tenho cabos utp passados pela casa, e não queria estar a passar, de uma pesquisa que fiz encontrei os Deco P9 (kit 3 porque vem com powerline) que parece ser a solução ideal para mim, mas a verdade é que não encontrei coisa parecida (talvez o devolo magic 2 - 2400) e não sei se o que estou a olhar/pensar é o ideal/correcto
 
Back
Topo