Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Eu nem metia em hipótese o da meo, no site está lá que só funciona com o fibergateway, um dia que queira mudar de operadora fica com 50€ parados
Realmente é uma situação a ponderar antes da compra!

O da Meo por 40€ é imbatível. Até me esqueço que ele sem pontos custa 80€, e aí sim já não compensa.
Ainda que quisesse por 40€ não tenho os pontos necessários para a compra!
 
Uma duvida que tenho, posso só comprar um TP-link M4, uma vez que apenas quero expandir o sinal no escritório ou tenho que comprar duas unidades como minimo?
Bem se fores de perto de Viseu não me importo de dividir contigo, por acaso dava me jeito colocar um na garagem alem dos 3 que já mandei vir 😂
 
Tenho uma casa com 2 pisos, o meu quarto é no piso de cima e o router está lá em baixo na sala. No router antigo que tinha, a minha placa de rede do PC fixo nem apanhava esse sinal. Pesquisei por alto e deparei-me com a Powerline, que usa os cabos elétricos da casa com um cabo ethernet. "maravilha", pensei eu. Até podia ter velocidades fraquinhas que era melhor que 0. Sendo que moro numa moradia bi-familiar, até pensei que haveria grande problema por possivelmente estar na mesma rede elétrica do meu vizinho, mas disso não fiz caso e deixei seguir.

Após 1 ano com Powerline, hoje numa reunião online foi a gota de água que fez o copo transbordar. Do nada vou abaixo a meio da minha apresentação, porque a minha Maria decidiu secar o cabelo na casa de banho. Ligou o secador e lixou tudo.

Se ligava o ar condicionado do meu quarto também estava lixado. AC ligado significa que powerline deixava imediatamente de funcionar. Desligar o AC resolvia o problema, mas no Verão foi impossível usar os 2 ao mesmo tempo a menos que desligasse mais coisas das tomadas.

Ontem veio a Vodafone instalar um router novo e fiquei surpreendido quando o PC apanhou esse sinal. Fraco, mas está lá. Com o router vieram os 500/100Mbps. No telemóvel, no meu e no do técnico, deu velocidade garantida.

Fui ao speedtest aqui no PC e deu 1Mbps de download e 7Mbps de upload. Desgraça. De 5 em 5 mins faço o teste novamente e é o mesmo resultado.
Ou é do sinal fraco ou é da placa de rede, que honestamente já viu melhores dias dado que tem 10 anos (e um máximo de 200/100Mbps).

Pensei logo: "Pronto, é desta, hora de tentar isto com Mesh já que está aqui um tarifário e um router fresquinhos, porque powerline está péssimo. Se vou mudar, é para mudar tudo de vez."

Está encomendado um TP-Link Deco M4 Mesh de 3 unidades, 2 cabos RJ45 Cat6 e uma nova placa de rede para o PC, bem mais moderna que a que tinha já está num estado lastimável.

Quando o M4 chegar e tiver tudo preparado, deixo aqui o meu feedback. Como é que vai estar tudo ligado é que ainda não faço ideia, mas queria ter o menor de bloqueios possível e até evitar o router da vodafone de todo, mas cheira-me que vai ser o clássico de ligar um Deco ao router, um deco no meio-ponto (a meio das escadas ao subir) e um Deco no meu quarto onde tenho o PC.

Se isto não tiver melhorias, desisto. Estou a poucos anos de mudar de casa e é garantido que na próxima é cabo de rede a percorrer a casa toda, do router ao PC. :joker:

Até que por muito pouco não compro largos e largos metros de Cat6 e meto calhas e furos da sala até o quarto...
Feedback extremamente positivo.
Um deco ligado ao router vodafone, outro a meio do caminho e o último ligado por ethernet ao PC. Estou com velocidades várias vezes superior ao wireless e até superior à Powerline.

Tive é de criar uma rede nova quando pensei que iria ser igual à rede do router vodafone. Sem problemas porém pois como o primeiro deco está ao lado do router, é só o caso de passar a ligar apenas á rede nova que criei e ignorar o router da vodafone.

A configuração foi rápida onde liguei os decos 1 a 1. Para ter o output de ethernet no último deco, é só ligar o cabo á porta numero 2.
 
Tive é de criar uma rede nova quando pensei que iria ser igual à rede do router vodafone. Sem problemas porém pois como o primeiro deco está ao lado do router, é só o caso de passar a ligar apenas á rede nova que criei e ignorar o router da vodafone.
Selecionas no DECO como AP e já fica na mesma rede. Depois desliga a rede wireless do router vodafone que não faz sentido teres duas redes wifi.
 
@dmanuel, esta pergunta vai para ti, que pelo que percebi tens o dito equipamento.

Estou a pensar comprar o Extensor MEO Smart WiFi, a intenção é colocar na ponta oposta da casa onde se encontra o router (é nesta zona onde tenho uma pequena falha de sinal).
Nessa divisão é o que podemos chamar de escritório improvisado.
A ideia passa por colocar o Extensor MEO Smart WiFi, ligado ao ponto de rede (tenho pontos de rede na casa toda com CAT 6), ligando o equipamento a esse ponto de rede, e ligando o PC por cabo de rede a esse mesmo equipamento.
A minha pergunta é... Neste momento o meu PC está ligado por cabo ao ponto de rede que se encontra na parede (estando assim ligado direto ao router), e tenho speedtest constantes de 520Mbs/120Mbs, se ligar o MESH ao ponto de rede da parede, e depois ligar o PC por cabo ao MESH, a qualidade do sinal será a mesma, ou seja a gestão da rede vai ser a mesma do que estar ligado diretamente ao router ?

A nível de WIFI, tens opinião na prestação do equipamento ?

Sabes se já alguém utilizou este equipamento fora da MEO ?

Obrigado.
 
@dmanuel, esta pergunta vai para ti, que pelo que percebi tens o dito equipamento.

Estou a pensar comprar o Extensor MEO Smart WiFi, a intenção é colocar na ponta oposta da casa onde se encontra o router (é nesta zona onde tenho uma pequena falha de sinal).
Nessa divisão é o que podemos chamar de escritório improvisado.
A ideia passa por colocar o Extensor MEO Smart WiFi, ligado ao ponto de rede (tenho pontos de rede na casa toda com CAT 6), ligando o equipamento a esse ponto de rede, e ligando o PC por cabo de rede a esse mesmo equipamento.
A minha pergunta é... Neste momento o meu PC está ligado por cabo ao ponto de rede que se encontra na parede (estando assim ligado direto ao router), e tenho speedtest constantes de 520Mbs/120Mbs, se ligar o MESH ao ponto de rede da parede, e depois ligar o PC por cabo ao MESH, a qualidade do sinal será a mesma, ou seja a gestão da rede vai ser a mesma do que estar ligado diretamente ao router ?

A nível de WIFI, tens opinião na prestação do equipamento ?

Sabes se já alguém utilizou este equipamento fora da MEO ?

Obrigado.

Boas
Não tenho em minha casa mas já o instalei noutras casas.
Tenho ideia de ter visto algures alguém falar em ligar o estensor por cabo, mas oficialmente nunca vi que isso fosse possível. A ser possível não vejo motivos para teres limitações na velocidade da ligação.
Não sendo possível tens de colocar o extensor num ponto intermédio. A nível de prestação Wi-Fi do extensor eu diria que é como ter um segundo router.
Este equipamento só funciona com o Fibergateway. Nem funciona com outros routers/AIO Meo.
 
Boas
Não tenho em minha casa mas já o instalei noutras casas.
Tenho ideia de ter visto algures alguém falar em ligar o estensor por cabo, mas oficialmente nunca vi que isso fosse possível. A ser possível não vejo motivos para teres limitações na velocidade da ligação.
Não sendo possível tens de colocar o extensor num ponto intermédio. A nível de prestação Wi-Fi do extensor eu diria que é como ter um segundo router.
Este equipamento só funciona com o Fibergateway. Nem funciona com outros routers/AIO Meo.
Lá mais pó final do ano vou ver essa situação (o meu contrato está a terminar).
Mas pelo que li, fiquei na ideia que ele também funciona ligado por cabo de rede.
Obrigado pelo feedback.
 
Tenho 3 Decos M5 ligado ao giga router NOS V1 por Bridge.
Estão em modo router todos em Wi-Fi.
Velocidade contratada 500/100.
Velocidade no iPhone 12 pro max 140/90.
Rede muitas vezes congestionada.
Na app faço a correcção várias vezes.
Acabo de fazer a correcção e já está novamente congestionada.
Já estou a ficar frustrada.
 
Tenho 3 Decos M5 ligado ao giga router NOS V1 por Bridge.
Estão em modo router todos em Wi-Fi.
Velocidade contratada 500/100.
Velocidade no iPhone 12 pro max 140/90.
Rede muitas vezes congestionada.
Na app faço a correcção várias vezes.
Acabo de fazer a correcção e já está novamente congestionada.
Já estou a ficar frustrada.
Viva,

Tinha um problema semelhante.

Resolvi desta forma


viva,

eu tinha um problema semelhante, e então decidir fazer o seguinte:
- retirar toda a cablagem coaxial, cujas caixas replicam de umas para outras (para a tvs todas se ligam por WIFI, com boxes)
- instalar cabo upt nas tubagens do cabo coaxial
- instalar Decos M5 conforme a fotografia:

20210912-181625.jpg


- desta forma consegui colocar WIFI em toda a casa e com velocidades maximas próximas do contratado
 
@Barbaraps,

O que é rede muito congestionada? Consegues distinguir se está ligada por 2.4 ou 5 GHz ?
Será que maior parte dos equipamentos se está a ligar ao mesmo AP? Consegues testar movendo o AP ou alguns equipamentos para outros sítios?

Se houver possibilidade de seguir a sugestão do @bbaixo, que é ligar os AP's todos por cabo, seria ideal. Mesmo só ligando um, já deveria haver melhorias.

Não sendo possível, acho que só mesmo ir testando até ver se se descobre o problema.
 
Back
Topo