Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Alguém com problemas com Deco e MacBook?

Tenho o MacBook a perder a ligação com o Wi-Fi por um segundo e depois volta a conectar! [emoji2359]
Provavelmente será do MacBook!

Quando tive o kit x20 cá por casa não tive problemas (MacBook Pro 15 de 2017).

Estarás nalguma zona de overlap de 2 satélites, e por algum motivo já uma troca que te faz perder a ligação ? Ou acontece em qualquer lado da casa ?
 
Boas, moradia com 3 pisos, instalação ITED nova, que equipamentos aconselham marca e modelo?
A melhor tipologia será rede MESH com os AP´s ligados por cabo de rede a irem ao router/switch no ATI? POE?
Obrigado.
 
@andrelock,

Tens inúmeras possibilidades, muitas delas já apresentadas aqui neste tópico.
Sem mais dados, parece que poderias solucionar (ou mitigar) o teu problema com uma solução mesh.

No entanto, antes de investires, não consegues experimentar afinar essas redes? Por exemplo, assumindo que ambas têm o mesmo nome (SSID), estão em bandas diferentes? O problema que tens é em todo o lado da casa, ou nalguma zona em particular? É com todos os equipamentos?
Eles têm SSID diferentes. Se estiver no lado esquerdo da casa, não apanho sinal da NOS, ou quase nenhum. E é com todos os equipamentos, neste caso telemóveis e portáteis. Durante uns tempos o router funciona bem, depois passado uns dias deve acontecer alguma coisa, as luzes do router começam a piscar muito e estou sempre a perder o sinal. Normalmente desligo o router durante um dia ou outro e volto a ligar e fica bom. E repetir sempre isto
 
Boas, moradia com 3 pisos, instalação ITED nova, que equipamentos aconselham marca e modelo?
A melhor tipologia será rede MESH com os AP´s ligados por cabo de rede a irem ao router/switch no ATI? POE?
Obrigado.
Havendo orçamento e dependendo da utilização, Ubiquiti seria a minha escolha.
 
O problema será ficarem as bolachas no teto, microtik também é bom, TP-Link tem algum modelo bom?

Já agora qual kit Ubiquiti aconselhas?

Não posso comentar Ubiquiti ou Microtik, mas acabei por "arriscar" na solução Omada, da TP Link.
Também tenho moradia de 3 andares, embora tenha tido que andar a passar cabo na tubagem de alarme. De qualquer forma, tenho 1 router, 2 switches e 4 AP's (o segundo switch não era estritamente necessário, mas foi por conveniência).

Estou satisfeito, embora tenha algumas lacunas/falhas. Acho que vai depender um bocado do uso que pretendes dar (mais ou menos avançado), e também da disposição da casa/pontos de rede. Os meus AP's estão todos nas paredes.
 
Eles têm SSID diferentes. Se estiver no lado esquerdo da casa, não apanho sinal da NOS, ou quase nenhum. E é com todos os equipamentos, neste caso telemóveis e portáteis. Durante uns tempos o router funciona bem, depois passado uns dias deve acontecer alguma coisa, as luzes do router começam a piscar muito e estou sempre a perder o sinal. Normalmente desligo o router durante um dia ou outro e volto a ligar e fica bom. E repetir sempre isto

Parece um problema do router (as luzes, não o sinal não chegar a todo o sítio). Não consegues falar com a operadora ?
 
Não posso comentar Ubiquiti ou Microtik, mas acabei por "arriscar" na solução Omada, da TP Link.
Também tenho moradia de 3 andares, embora tenha tido que andar a passar cabo na tubagem de alarme. De qualquer forma, tenho 1 router, 2 switches e 4 AP's (o segundo switch não era estritamente necessário, mas foi por conveniência).

Estou satisfeito, embora tenha algumas lacunas/falhas. Acho que vai depender um bocado do uso que pretendes dar (mais ou menos avançado), e também da disposição da casa/pontos de rede. Os meus AP's estão todos nas paredes.
Que equipamentos tens TP-Link Omada?
É um kit?
 
Última edição:
Que equipamentos tens TP-Link Omada?
É um kit?
Não é um kit, comprei cada um mais ou menos a conselho/sugestão do @Metro.

Router : TL-ER7206 v1.0 (Há apenas 2 routers que suportam a gama Omada, este é o mais recente)
Switches : TL-SG2210MP v1.0 (Tens muita escolha nos switches, mas estes têm 10 portas, sendo que 8 delas suportam PoE+)
Controlador : OC-200 (Há também o OC-300, que é demasiado poderoso para as minhas necessidades, ou a possibilidade de sacar o software e o pôr a correr num PC qualquer)
AP's : EAP620 HD(EU) v1.0 (Era para ter comprado os EAP265HD que bastavam, mas estes estavam em promo, e suportando já WiFi6, aproveitei)

Não ficou barato, aviso já. Praticamente qualquer outra solução mais focada ao consumo te fica mais em conta, e não ficarás pior servido - dependendo das tuas necessidades mais ou menos avançadas.
Estou a indicar as versões do hardware porque entretanto podem ter saído outras.

Se ponderares mais a sério e quiseres poupar alguns cobres, provavelmente podes escolher outro switch (há algumas opções de 8 portas) e outros AP's.

Sem entrar em muitos detalhes, estou satisfeito, embora em termos de cobertura de sinal o kit Netgear Orbi 754 estivesse melhor; em termos de configurações, ainda há coisas a melhorar, mas em grosso modo está bastante bom e completo.

Novamente, não sei comparar face ao Ubiquiti e ao Microtik. Ponderei na altura Ubiquiti, mas o facto da maioria dos AP's serem especificamente para o tecto não era viável para mim.
 
Parece um problema do router (as luzes, não o sinal não chegar a todo o sítio). Não consegues falar com a operadora ?
Quando falei do router é o da TP link. Há uns tempos comprei um extender da TP link e é a mesma coisa. Durante uns tempos funciona bem, passado uns dias começa a trocar a rede entre o extender e o router da Nos
 
Precisava de expandir a rede wifi na casa de um familiar, é uma moradia com 3 pisos sendo que o Router da Vodafone está no 3º piso e cobre facilmente esse piso e até parte do 2º piso.

A minha ideia, e uma vez que consigo passar cabos de rede para os outros pisos, seria ter um access point no piso 1 e outro no piso 2, caso visse que era necessário. Todos com o mesmo SSID para ter uma rede única em toda a casa sem necessidade de andar a mudar de rede conforme a zona da casa.

Acham que é a melhor opção?
Que equipamentos/marca aconselham? Já tive há uns anos um access point da Ubiquiti (Unifi AP) e gostei do desempenho, embora não seja muito económico principalmente se precisar de dois.
 
@varejo
Se tens uma moradia e se tens cabos de rede em todas as divisões - espero que tenhas cabos e CAT6 - em vez de KITs uma solução da Ubiquiti ou TP-Link Omada (mais barato do que Ubiquiti) é capaz de ser melhor. Os Kits normalmente são mais limitados e tens que trocar, o sistema Omada pode evoluir os satélites. Neste momento tens WiFi5 e 6 e é esperar que saia wifi 6E.
Eu não tenho os meus satélites no teto. Tenho em cima de móveis e funciona. Investi o mínimo possível porque estou à espera que lancem satélites wifi 6E. Podes ter satélites misturados sem problema depois. A velocidade que vais ter é onde estás ligado mas para já estou à espera.

@andrelock
Tens algum problema aí porque não é normal esse comportamento.

@ipel77
Não dás dados elementares. Qual é o orçamento, que velocidade tens e que precisas. O TP-Link M4 é a opção mais barata e tem 3 módulos. Fica um por andar e deve funcionar mas depende do tamanho dos andares e da placa. Não faz milagres. Pode ser necessário mais satélites e se ficar a 2.4GHz a velocidade fica abaixo dos 300 Mbps.
 
@ipel77
Não dás dados elementares. Qual é o orçamento, que velocidade tens e que precisas. O TP-Link M4 é a opção mais barata e tem 3 módulos. Fica um por andar e deve funcionar mas depende do tamanho dos andares e da placa. Não faz milagres. Pode ser necessário mais satélites e se ficar a 2.4GHz a velocidade fica abaixo dos 300 Mbps.
Falha minha :facepalm:
É uma instalação recente da Vodafone com 500/100Mb.
A nível de velocidades wifi não é preciso ter os 400/500Mb que tenho na zona do router da Vodafone, se tiver algo na ordem dos 100Mb já é bem bom.
No que toca ao orçamento não queria gastar mais de 150€, embora possa alargar caso compense.
 
TP-Link Deco P9 - Feedback Inicial

Contexto:
Vou mudar de casa nas proximas semanas, a nova casa tem 3 pisos e pela informacao do vendedor, o ultimo piso é o que tem pior cobertura de sinal Wifi. Como estou a pensar montar o escritorio no ultimo piso, decidi pesquisar sobre o assunto e pedir opinioes/feedback a malta aqui no forum sobre o mesmo. Como nao tenho UTP nas devisoes e nem forma de passar cabo, a solucao que me saltou a vista foram os Deco P9 pelo facto de usar PLC como forma de dar boost ao sinal.

Neste momento estou ainda numa casa de 2 pisos, onde o router da operadora sempre serviu, mas como ja tenho os Deco P9 e o Switch de 5 portas (TP-Link SG105S) decidi por maos a obra e instalar os equipamentos e testar antes de mudar de casa.

Internet: 250Mb Down, 25Mb Up


Instalacao:
Comecei por meter o meu router em bridge mode, liguei o router ao P9, ao P9 liguei o switch, para assim continuar a ter cabo ligado a Box Android e tambem a Xbox. Toda esta troca levou cerca de 10-15min. A instalacao foi muito facil, tudo usando a applicacao do mobile.
Com a instalacao do primeiro P9 concluida (Piso 0), decidi meter um P9 no Piso 1, instalacao em 2 minutos, sem problemas. Ainda tenho o outro P9 fechado na caixa, so vou precisar dele na nova casa, por isso para ja estou a testar apenas com 2 P9.

Como mantive o mesmo SSID e PW, todos os dispositivos ligaram automaticamente e comecaram a aparecer logo na aplicacao. Ponto menos positivo, a App regista alguns dispositivos com nomes nao muito claros, mas temos a opcao de alterar o nome de cada dispositivo que se conecta para facil identificacao. Em 5 minutos meti os nomes que queria em todos os dispositivos.


Testes (Feedback inicial):
Passei entao a parte de testes, Piso 0, sem problemas equipamentos por cabo e wifi tudo aparentemente estavel ate ao momento.
Piso 1, nos primeiros testes feitos (speed test) notei que os resultados dos varios testes eram sempre diferentes, ou seja, tinha velocidades diferentes. Alguns testes entre 150 e 170Mb outros nos 200Mb. O speedtest no mobile, pareceu mais estavel e estava a ter velocidades mais rapidas no mobile.

Reparei tambem que quando meti o primeiro P9, quando comparado com o Wifi do router antigo, o alcance de sinal do meu Router era melhor.

Nao sei se é efeito placebo ou se estes equipamentos tem um sistema AI qualquer (Auto Remediation, Auto Tunning), mas esta manha voltei a fazer testes no meu laptop e mobile no PISO 1 e os valores estao melhores. Tenho estado a trabalhar normalmente, e ate ao momento, nada a apontar.

UPDATE

ja mudei de casa e tenho agora os 3 P9 instalados, 1 por piso. Para ja parece estar tudo a funcionar (ainda tenho que perceber porque é que tenho o Disney+ no tablet sempre a fazer buffer).

No ultimo piso tenho velocidades de 100/120Mbps Download e maximo de upload (25Mbps), toda a manha a trabalhar e em chamadas, nenhum problema a reportar.

Ainda tenho que perceber como este sistema PLC realmente funciona, na App ou no browser o ultimo piso aparece ligado por PLC ao segundo piso, onde na minha cabeca, devia estar a ligar ao primeiro piso pois é o Main P9, nao percebo esta parte. Ja estou a falar com a TP link para ver o que dizem.

Update da TP Link: "After checking with the senior engineer, it turns out the signal source here only displays the wireless signal source when wireless backhaul and PLC backhaul are both active.
But for the P9, the signal source of PLC backhaul is the main Deco P9."
 
Última edição:
Não é um kit, comprei cada um mais ou menos a conselho/sugestão do @Metro.

Router : TL-ER7206 v1.0 (Há apenas 2 routers que suportam a gama Omada, este é o mais recente)
Switches : TL-SG2210MP v1.0 (Tens muita escolha nos switches, mas estes têm 10 portas, sendo que 8 delas suportam PoE+)
Controlador : OC-200 (Há também o OC-300, que é demasiado poderoso para as minhas necessidades, ou a possibilidade de sacar o software e o pôr a correr num PC qualquer)
AP's : EAP620 HD(EU) v1.0 (Era para ter comprado os EAP265HD que bastavam, mas estes estavam em promo, e suportando já WiFi6, aproveitei)

Não ficou barato, aviso já. Praticamente qualquer outra solução mais focada ao consumo te fica mais em conta, e não ficarás pior servido - dependendo das tuas necessidades mais ou menos avançadas.
Estou a indicar as versões do hardware porque entretanto podem ter saído outras.

Se ponderares mais a sério e quiseres poupar alguns cobres, provavelmente podes escolher outro switch (há algumas opções de 8 portas) e outros AP's.

Sem entrar em muitos detalhes, estou satisfeito, embora em termos de cobertura de sinal o kit Netgear Orbi 754 estivesse melhor; em termos de configurações, ainda há coisas a melhorar, mas em grosso modo está bastante bom e completo.

Novamente, não sei comparar face ao Ubiquiti e ao Microtik. Ponderei na altura Ubiquiti, mas o facto da maioria dos AP's serem especificamente para o tecto não era viável para mim.
Porque não optaste pelos APs da ubiquiti e colocá-los na parede em vez de ser no teto?
Já vi em vários hoteis, os AP's colocados na parede até mesmo atras de algum móvel ou debaixo de uma secretária.

Eu preciso de ter cobertura numa casa com 3 pisos e devo optar pela Ubiquiti, apesar de esteticamente não gostar muito de colocar os AP no teto mas permite configurar a rede com vlans e criar varias redes wifi conforme as vlans que tenho, o que não dá para fazer com os APs DECO da TP-Link (solução mais económica)
 
@ipel77 os TP-Link M4 com 3 satélites dão para o que pedes. A 2.4GHz ficas perto dos 300 Mbps pelo que mesmo que não fiques a 5GHz será essa a velocidade.

@vp-flash o problema de colocar os AP no teto é ter a instalação feita. Eu não tenho. O sistema do @sdomingues faz tudo o que o Ubiquiti faz e fica mais barato.
 
@vp-flash,

Já não me recordo de todas as condicionantes, mas lembro-me de andar a ler sobre os AP da Ubiquiti, e ficar com a noção de que na parede funcionariam muito pior. Isto até baseado em documentação deles sobre a propagação do sinal que era feita pelo AP, que estava especificamente desenhada para instalações no tecto.
Actualmente, para o que preciso, os Omada têm funcionado bem, embora haja uma ou outra coisa em falta, ou que eu não acho muita piada.

Mais uma vez, não posso comparar, porque não sei o desempenho dos ubiquiti.

Em termos de custo, o setup que tenho actualmente ficou a rondar os 1000€ (controlador, 1 router, 2 switches e 4 APs Wi-Fi6).
O mais em conta da ubiquiti, que seria um UDM, 1 switch lite 16, e 3 APs WiFi6 ficariam perto disso.
O mais aproximado (penso eu) ao que tenho, que seria um UDM Pro, 1 switch lite 16 e 4 APs, já seriam quase 1400€ (preços do site da ubiquiti).
 
Última edição:
@vp-flash,

Já não me recordo de todas as condicionantes, mas lembro-me de andar a ler sobre os AP da Ubiquiti, e ficar com a noção de que na parede funcionariam muito pior. Isto até baseado em documentação deles sobre a propagação do sinal que era feita pelo AP, que estava especificamente desenhada para instalações no tecto.
Actualmente, para o que preciso, os Omada têm funcionado bem, embora haja uma ou outra coisa em falta, ou que eu não acho muita piada.

Mais uma vez, não posso comparar, porque não sei o desempenho dos ubiquiti.

Em termos de custo, o setup que tenho actualmente ficou a rondar os 1000€ (controlador, 1 router, 2 switches e 4 APs Wi-Fi6).
O mais em conta da ubiquiti, que seria um UDM, 1 switch lite 16, e 3 APs WiFi6 ficariam perto disso.
O mais aproximado (penso eu) ao que tenho, que seria um UDM Pro, 1 switch lite 16 e 4 APs, já seriam quase 1400€ (preços do site da ubiquiti).
Bem, eu ja tenho o router usg da ubiquiti que custou à volta de 100€. Falta switch POE 24 (320€) + 5 AP's (415€) (preços sem iva)
Isto tudo nem chega a 1000€.

Quanto ao posicionamento dos APs nao fazia ideia que isto tava na documentação deles mas até no youtube existem montes de videos com AP's posicionados nas paredes.
 
Back
Topo