Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Até que ponto é que vale a pena esses sistemas mesh com velocidade superiores a 1gb se não é comercializado para os home users velocidades superiores a 1gb?

Uma rede interna não tem nada que ver com a ligação externa (à internet).
Claramente que para ti não interessa, se não já estarias desperto para o facto, mas existem muitas aplicações em que a velocidade da intranet é muito importante. Pessoas/empresas em que se manipulam ficheiros de grandes dimensões de um lado para o outro, ou em que se partilham acessos para dados centralizados, etc...

Se tivesse uma empresa tentaria usar aparelhos mais especializados e fazer tudo via cabo, mas há muita gente que trabalham por conta própria, pouco interessados em andar a configurar redes e o que querem é um produto chave na mão.
 
Boas,

Preciso da vossa ajuda, uma vez que sou um nabo em relação a redes e afins.A minha situação é a seguinte:

Tenho uma casa com cerca de 100m2, tenho o router na sala (Fibergatewa), serviço contratado é de 500 Mb. Mesmo na sala tenho problemas de wifi, não tanto de velocidade, consigo cerca de 200 e poucos megas, mas especialmente de pings (muito regularmente, para não dizer sempre, estão acima dos 30 ms) e isso tem um impacto muito grande, por exemplo a nivel de IPTV. Na sala neste momento tenho ligado por Wifi, uma Tv, um portátil e telemoveis.

Acrescido a isso a rede de Wifi tem um alcance curtissmo, pois nos quartos o sinal cai frequentemente, quando existe e é fraquissimo.

Para tentar ultrapassar esta situação, estou a usar um tp link av200 como Wifi extender, apesar de alguma instabilidade, consigo ter cerca de 30 a 40 mb de velocidade no quartos, mas o problema do ping mantem-se e como tenho uma smart box ligada à tv no quarto o problema mantem-se.

Devido a estas situações, pensei na opção mesh, mas como tenho muito pouco conhecimento, queria saber a vossa opinião, a opção mesh pode resolver a situação da melhoria da extensão e qualidade do sinal?

E especialmente pode trazer melhorias ao nivel do ping da rede wifi?

Se sim, qual a opção que me sugeriam, tenho um orçamento máximo de 150€ / 180€?



Muito obrigado pela vossa ajuda.

Abraço
 
Se tens pouco conhecimento como dizes, de onde surgiu a ideia que 30ms de latência tem um "impacto muito grande" em IPTV? E que impacto é esse que falas neste caso especifico?
 
@tWoBrO foi mesmo uma resposta "oficiosa" de um técnico da Meo.

Falando na questão da IPTV, o impacto é a quebra constante do serviço. Ao inicio pensei que fosse culpa do serviço de IPTV em si, mas o meu irmão tem o mesmo serviço, tanto de IPTV como de VPN, e não tem as quebras que eu tenho.

E estou a focar mais o caso da IPTV, pois é a única forma de ter TV, no quarto dos miúdos.
 
30ms constantes não tem qualquer impacto num serviço de IPTV, nem qualquer quebra de serviço. Nem 30, nem 100. Se tiveres perda de pacotes, sim. Se tiveres 5mbps de download, sim. As quebras que tens não são por causa dos 30ms. Isso é garantido. Numa transmissão IPTV tens um atraso de 5/10/20/30 segundos, 30ms não tem qualquer relevância e não tens quebra de serviço.

Nesse dispositivo onde tens esse serviço IPTV que valores tens de download/upload?

Estou só a dizer isto para não gastares dinheiro em vão. Com certeza que é possível chegar ao fundo do problema antes de gastares "150/180€".
 
@tWoBrO e eu agradeço muito essa ajuda.

O dispositivo é uma Mibox e tenho neste momento 38.75 de Download e 28.90 de Upload, isto na Mibox que está no quarto dos miúdos, mas também tenho uma na sala (ao lado do router) que está ligada por cabo e tem 284 de download e 123 de upload, e mesmo com vpn activa (ai a velocidade baixa para cerca de metade) também tenho os mesmo problemas de quebra de serviço de IPTV, daí eu ter dado crédito à questão da latência, uma vez que é o ponto comum entre as duas Mibox´s
 
Uma rede interna não tem nada que ver com a ligação externa (à internet).
Claramente que para ti não interessa, se não já estarias desperto para o facto, mas existem muitas aplicações em que a velocidade da intranet é muito importante. Pessoas/empresas em que se manipulam ficheiros de grandes dimensões de um lado para o outro, ou em que se partilham acessos para dados centralizados, etc...

Se tivesse uma empresa tentaria usar aparelhos mais especializados e fazer tudo via cabo, mas há muita gente que trabalham por conta própria, pouco interessados em andar a configurar redes e o que querem é um produto chave na mão.

Podes dar um exemplo prático que se aplique para um home user?

Sinceramente não percebo nada disto, apenas estava com dúvidas do porque de investir em mesh com velocidades superiores a 1gb quando actualmente não existem pacotes de isp superiores.
 
@tWoBrO e eu agradeço muito essa ajuda.

O dispositivo é uma Mibox e tenho neste momento 38.75 de Download e 28.90 de Upload, isto na Mibox que está no quarto dos miúdos, mas também tenho uma na sala (ao lado do router) que está ligada por cabo e tem 284 de download e 123 de upload, e mesmo com vpn activa (ai a velocidade baixa para cerca de metade) também tenho os mesmo problemas de quebra de serviço de IPTV, daí eu ter dado crédito à questão da latência, uma vez que é o ponto comum entre as duas Mibox´s

A latência, o ping, o que lhe quiserem chamar, não é nada mais nada menos que o tempo que leva um pacote a ir do teu dispositivo ao servidor e voltar. Se não houver perda de pacotes entre A -> B -> A, o ping pode ser 10ms ou 1000ms, que não vai causar problema nenhum. Os pacotes vão chegar, mais lentos, mas vão chegar.

No caso do IPTV se tiveres uma latência constante de 10000ms vais ter um atraso na transmissão de 10s. Vais notar estes 10s quando mudas de canal, depois o buffering entra em acção e não tens paragens nenhumas daí para a frente. A latência é importante, não me entendas mal, mas para outro tipo de utilização de internet.

Pela tua descrição, tu tens esse problema nas duas boxs tanto a que está por WI-FI como a por cabo? Portanto só por aí já dá para perceber que o problema não é a latência já que o cabo tem menor que o WI-FI.

Um sistema mesh não te vai resolver esse problema, mas vai-te dar mais cobertura na casa e essa MI box que tens no quarto vai ter mais largura de banda para usar. Mas dependendo do uso que lhe dás não precisará de mais do que já tem. Com essas velocidades, a serem constantes, por exemplo, consegues ver Netflix a 4K. Mas dobrar isso não fazia mal nenhum.

Dependendo do teu operador de internet podes ver se eles tem algum sistema mesh que fique mais em conta. A NOS tem e costuma oferecer com alguma facilidade, o MEO também tem. Imagino que a Vodafone e NOWO também mas não estou por dentro.
 
Eu não sei se falares com a MEO vai ajudar tanto assim.
A MEO vai-te sugerir um wifi extender mas tu já começas com um problema de rede na origem - dizes que na mesma sala onde tens o router tens uma velocidade fraca em WIFI

Deverias fazer os seguintes testes antes de partires para um Wifi Mesh
1. Se ligares um PC por cabo ao router da MEO consegues a velocidade máxima?
2. Devias tentar garantir que mesmo ligado por cabo consegues uma velocidade estavel. Validar se tens perda de pacotes ou não
3. Fazer uma analise ao teu espectro de Wifi em casa (podes usar por exemplo o Wifi Info View) - vai-te indicar quais os canais menos saturados
 
Podes dar um exemplo prático que se aplique para um home user?

Sinceramente não percebo nada disto, apenas estava com dúvidas do porque de investir em mesh com velocidades superiores a 1gb quando actualmente não existem pacotes de isp superiores.


Vou tentar.
De vez em quando será eventualmente necessário usar a rede interna para transferir um ficheiro enorme entre computadores ou fazer backup de um disco para um NAS transferindo terabytes de dados, por exemplo. Quanto mais rápida for a rede interna (via cabo ou wireless, é indiferente) mais rápida será a transferência, isto se os aparelhos envolvidos suportarem as altas velocidades de transferência.

Agora, para quem faça isto de tanto a tanto, é indiferente se espera 5 min ou 15 min. É uma vez, não me parece que faça sentido gastar muito dinheiro a pensar nisso.

Para quem necessita de fazer isto diariamente várias vezes por motivos profissionais, eventualmente fará todo o sentido investir numa rede interna mais capaz. Tempo é dinheiro, nesse sentido investir trás ganhos palpáveis.
 
Eu não sei se falares com a MEO vai ajudar tanto assim.
A MEO vai-te sugerir um wifi extender mas tu já começas com um problema de rede na origem - dizes que na mesma sala onde tens o router tens uma velocidade fraca em WIFI

Deverias fazer os seguintes testes antes de partires para um Wifi Mesh
1. Se ligares um PC por cabo ao router da MEO consegues a velocidade máxima?
2. Devias tentar garantir que mesmo ligado por cabo consegues uma velocidade estavel. Validar se tens perda de pacotes ou não
3. Fazer uma analise ao teu espectro de Wifi em casa (podes usar por exemplo o Wifi Info View) - vai-te indicar quais os canais menos saturados
@Karski ,

Com o PC ligado por cabo ao router, tenho velocidade máxima e com pings de 3 ms, a meu ver, perfeito. Os problemas surgem todos com o Wifi, dai ter começado a pensar na situação do Mesh, numa tentativa de me melhorar a rede Wifi, não só na extensão mas na qualidade da mesma.
 
OK isso elimina alguns dos pontos.

Faz uma analise ao teu espectro de canais Wifi em casa.

A questão principal é que possivelmente a MEO te vai sugerir um extender e isso não te vai resolver grande coisa.
Possivelmente ficarias melhor servido com a substituição total do teu WIFI por um sistema Mesh (dai ter perguntado se tinhas a velocidade maxima por cabo)
 
mesh-wifi-house-illustration_thumb800.jpg



Boas, tenho um sistema semelhante a esta disposição montado em casa, mas com o router principal da meo (fibergateway) em baixo à direita, um repeater tplink em baixo à esquerda e uma powerline em cima (principal ligado na sala onde está o da Meo). O sinal em cima é para 3 quartos e um escritório, é razoável nos quartos, fraco no escritório.
Como alternativa estava a pensar num sistema mesh com o deco M4, com uma unidade onde fica o principal da Meo e as outras duas com a mesma disposição como a da imagem, acham que seria uma opção viavél? Tudo por wifi.
 
mesh-wifi-house-illustration_thumb800.jpg



Boas, tenho um sistema semelhante a esta disposição montado em casa, mas com o router principal da meo (fibergateway) em baixo à direita, um repeater tplink em baixo à esquerda e uma powerline em cima (principal ligado na sala onde está o da Meo). O sinal em cima é para 3 quartos e um escritório, é razoável nos quartos, fraco no escritório.
Como alternativa estava a pensar num sistema mesh com o deco M4, com uma unidade onde fica o principal da Meo e as outras duas com a mesma disposição como a da imagem, acham que seria uma opção viavél? Tudo por wifi.
@spiny7,

viável é possível que sim, mas irá haver de certeza factores que sem experimentares ninguém te vai conseguir confirmar.
Quais são as distâncias "exactas", que tipo de material está entre os satélites, etc. O ideal, é mesmo experimentares, comprando numa loja que aceite devoluções.
 
Vou tentar.
De vez em quando será eventualmente necessário usar a rede interna para transferir um ficheiro enorme entre computadores ou fazer backup de um disco para um NAS transferindo terabytes de dados, por exemplo. Quanto mais rápida for a rede interna (via cabo ou wireless, é indiferente) mais rápida será a transferência, isto se os aparelhos envolvidos suportarem as altas velocidades de transferência.

Agora, para quem faça isto de tanto a tanto, é indiferente se espera 5 min ou 15 min. É uma vez, não me parece que faça sentido gastar muito dinheiro a pensar nisso.

Para quem necessita de fazer isto diariamente várias vezes por motivos profissionais, eventualmente fará todo o sentido investir numa rede interna mais capaz. Tempo é dinheiro, nesse sentido investir trás ganhos palpáveis.

Então imaginemos a transferência de um ficheiro de 20gb para um NAS.

Teoricamente um home user com o melhor pacote isp não empresarial (1gbps/200mbps), irá conseguir escrever nesse mesmo NAS a 100/110 megabytes per second. Na verdade a transferência desse mesmo ficheiro iria demorar perto de 4 minutos.

Seria necessário utilizar cabo de rede na transmissão ou então garantir um bom sistema mesh, de preferência Wi-Fi 6 que permitisse ter recorrentemente 800/900 mbps.

Neste exemplo,novos sistemas de mesh que permitem velocidade de gbps superiores irão ajudar como?

Se calhar sou eu que estou a fazer uma grande confusão [emoji1787]
 
Então imaginemos a transferência de um ficheiro de 20gb para um NAS.

Teoricamente um home user com o melhor pacote isp não empresarial (1gbps/200mbps), irá conseguir escrever nesse mesmo NAS a 100/110 megabytes per second. Na verdade a transferência desse mesmo ficheiro iria demorar perto de 4 minutos.

Seria necessário utilizar cabo de rede na transmissão ou então garantir um bom sistema mesh, de preferência Wi-Fi 6 que permitisse ter recorrentemente 800/900 mbps.

Neste exemplo,novos sistemas de mesh que permitem velocidade de gbps superiores irão ajudar como?

Se calhar sou eu que estou a fazer uma grande confusão [emoji1787]

Se tiveres em casa uma rede a 2.5 Gbps já consegues tirar proveito das maiores velocidades do wifi, ao transferires ficheiros do teu computador para o teu NAS dentro da tua rede interna...
 
Se tiveres em casa uma rede a 2.5 Gbps já consegues tirar proveito das maiores velocidades do wifi, ao transferires ficheiros do teu computador para o teu NAS dentro da tua rede interna...

Se tiveres em casa uma rede a 2.5 Gbps já consegues tirar proveito das maiores velocidades do wifi, ao transferires ficheiros do teu computador para o teu NAS dentro da tua rede interna...

Sim sim isso eu sei. O problema é que essa redes não existem para home users apenas para business.

Ou seja por 1gbps em home service actualmente pagas 40 euros, velocidades superiores em business são muito mais caras.

O que eu estava a tentar perceber é como é que um sistema mesh de 2,5/5/10 gbps, pode ser necessário e útil se estivermos limitados ao tarifário de 1gbps do isp.
 
Não sei porque é que falas em velocidades que o ISP te fornece...
Posso ter em casa um NAS com placa Wifi6 e um computador com Wifi 6, só ai já tiro partido das velocidades do Wifi 6 superiores a 1Gbps. Para quem faz edição de video por exemplo e faz backups regulares para o NAS é uma mais valia.
 
Back
Topo