Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Bom dia,

Tenho 2 x Decos X20 e o novo Router da Vodafone. As velocidades são baixas com cerca de 250 Mbs com tarifário de 500 Mbs, não consigo ter IPV6. Ligado ao router tenho a velocidade e o IPV6. Alguma ideia? Sugestão? Obrigado
Li algures que o smartrouter 3 da Vodafone não se dá lá muito bem com o mesh da TP-Link
 
Numa casa com dois pisos, com aproximadamente 100m2 em cada piso, qual o melhor sistema mesh?

Estava a pensar comprar dois routers da Xiaomi, o AX3600, mas depois vi os sistemas da TP Link, como o Deco M4. Serão suficientes? Também gostava de ter rede WiFi no exterior, na zona do jardim, mas não é tão importante. Dentro de casa é que não queria ter zonas "mortas", neste momento tenho o router da meo no piso de baixo, numa extremidade da casa, e uma powerline TP Link no piso de cima, na outra extremidade, mas a cobertura de rede WiFi é fraca e existem zonas em que quase não tenho internet.
 
Numa casa com dois pisos, com aproximadamente 100m2 em cada piso, qual o melhor sistema mesh?

Estava a pensar comprar dois routers da Xiaomi, o AX3600, mas depois vi os sistemas da TP Link, como o Deco M4. Serão suficientes? Também gostava de ter rede WiFi no exterior, na zona do jardim, mas não é tão importante. Dentro de casa é que não queria ter zonas "mortas", neste momento tenho o router da meo no piso de baixo, numa extremidade da casa, e uma powerline TP Link no piso de cima, na outra extremidade, mas a cobertura de rede WiFi é fraca e existem zonas em que quase não tenho internet.
Tive os Deco M4 de 3un e não gostei do resultado. Troquei por 2 kits Asus CD6 de 2un e fiquei muito mais satisfeito, com a velocidade, gestor do router e estética mais apelativa, de menor volume e design limpo.
No teu caso, aproveitar a powerline para ter backhaul pelo menos em duas unidades, se não conseguires em todas, seria o ideal.
 
Tive os Deco M4 de 3un e não gostei do resultado. Troquei por 2 kits Asus CD6 de 2un e fiquei muito mais satisfeito, com a velocidade, gestor do router e estética mais apelativa, de menor volume e design limpo.
No teu caso, aproveitar a powerline para ter backhaul pelo menos em duas unidades, se não conseguires em todas, seria o ideal.

A ideia seria depois passar a powerline para um anexo da casa (exterior) onde também quero ter wifi, por isso deixaria de fazer parte do sistema no interior da casa.
 
Tive os Deco M4 de 3un e não gostei do resultado. Troquei por 2 kits Asus CD6 de 2un e fiquei muito mais satisfeito, com a velocidade, gestor do router e estética mais apelativa, de menor volume e design limpo.
No teu caso, aproveitar a powerline para ter backhaul pelo menos em duas unidades, se não conseguires em todas, seria o ideal.

Quanto é que custou a primeira solução e depois a segunda? :D
Sem ir ver cheira-me que custou mais dinheiro e ganhas-te mais um satélite o que aumentou a cobertura. As soluções melhoram à medida que o preço sobe ou aumentam o número de satélites em princípio. Os Deco não são os melhores sistemas do mundo, a recomendação sistemática tem a haver com o orçamento baixo.
 
Quanto é que custou a primeira solução e depois a segunda? :D
Sem ir ver cheira-me que custou mais dinheiro e ganhas-te mais um satélite o que aumentou a cobertura. As soluções melhoram à medida que o preço sobe ou aumentam o número de satélites em princípio. Os Deco não são os melhores sistemas do mundo, a recomendação sistemática tem a haver com o orçamento baixo.
119€ Deco M4 1 kit 3un
152€ ASUS CD6 2 kit 2 un

Convém referir que antes de optar pelos kits de 2un (CD6), testei o kit de 3un (CD6), que me surpreendeu pelo ganho e estabilidade, mas por ter um custo de ~170€ e surgir a promoção do kit de 2un, troquei na hora.
A vantagem prende-se principalmente por cada kit ter um router com 4 portas, 1 x WAN e 3 x LAN, e ajudar tanto no backhaul, como na distribuição (switch) no 2o router, além da unidade extra.
Actualmente só opero com 3un, estando 1un desabilitada por não sentir necessidade.

Devo no entanto, agradecer a tua ajuda, mais uma vez, por ter conseguido este resultado.
 
119€ Deco M4 1 kit 3un
152€ ASUS CD6 2 kit 2 un

Convém referir que antes de optar pelos kits de 2un (CD6), testei o kit de 3un (CD6), que me surpreendeu pelo ganho e estabilidade, mas por ter um custo de ~170€ e surgir a promoção do kit de 2un, troquei na hora.
A vantagem prende-se principalmente por cada kit ter um router com 4 portas, 1 x WAN e 3 x LAN, e ajudar tanto no backhaul, como na distribuição (switch) no 2o router, além da unidade extra.
Actualmente só opero com 3un, estando 1un desabilitada por não sentir necessidade.

Devo no entanto, agradecer a tua ajuda, mais uma vez, por ter conseguido este resultado.
Ligação por cabo ou wifi?
 
Ligação por cabo ou wifi?
2 por cabo.

---

Edição:
Convém referir que o kit CD6 me satisfaz. porque tenho a velocidade 500/100 e não necessito de maior velocidade na transferência de ficheiros por Wi-Fi, pelos próximos 2 anos. Provavelmente para quem tem 1Gb/200 e/ou utiliza Wi-Fi para grandes transferências, como NAS, talvez interesse espreitar as normas superiores AX/Wi-Fi 6 ou ainda a dispendiosa mas desejada Wi-Fi 6E. Pelo conselho do @Metro, entre outros, segurei-me nesta norma inferior, por questões de gasto "desnecessário".
 
Última edição:
Boas malta
Precisava de uma ajuda PF: tenho um ont ligado a um router Asus (rt-ac 86u). No piso-1 e no piso 1, (o piso 0 está coberto pelo router Asus), precisava de ter melho net, tanto no piso -1 como no piso 1 tenho entradas de rede, e no quadro ITED tenho um Switch a alimentar cada uma dessas entradas de rede, Switch esse ligado a uma porta do router Asus. A minha questão é a seguinte, mediante o que escrevi atrás, qual o melhor sistema para ter melhor net no piso -1 e piso 1? Dado que posso ter os aparelhos ligados por cabo de rede.
Obrigado pela ajuda
Cumps
 
Boas
Uma ajudinha please!

Que router económico, ou seja que cumpra o que lhe é pedido e dure alguns anos, aconselham para funcionar como secundário num primeiro andar para uma rede de 500/100 onde o router meo é o Technicolor V2?
Tenho visto por aqui vários users com o TP Link Archer 10. Alguma sugestão mais barata? Ou vale a pena ir para este?

Obrigado
 
Boa tarde.
Tenho 4 aparelhos Devolo cá em casa, já há uns anos, mas a rede não funciona devidamente.
Sou cliente MEO, com 500 Mb contratados. O router está na sala e nessa divisão tenho os 500 Mb. Coloquei um Devolo dLAN 1200+ na sala (emissor), um Devolo dLAN 1200+ WIFI ac no escritório, um Devolo dLAN 500 Wifi no quarto 1 e um Devolo dLAN 550+ Wifi no quarto 2.
Acontece que no escritório e no quarto 1 a net é má, com velocidades que por vezes descem aos 15 *****/s.
O router é o FiberGateway (Altice Labs GR241AG).
Alguma sugestão para o que poderá estar a acontecer? Deveria investir num Deco M4 ou P9, em alternativa?
Obrigado.
 
Boas.
Criei um tópico no ano passado para ver como melhorar a net aqui em casa: https://forum.zwame.pt/threads/melhorar-velocidade-cabo-wireless.1065346/ , no qual falei em comprar uma powerline para solucionar o meu problema.
No entanto, a fazer pesquisa, tudo o que leio é que as velocidades iriam ser muito inferiores ao pretendido (no melhor dos casos 100mbps, geralmente -), portanto estou agora a olhar para sistemas mesh.
O router encontra-se no piso 0 frente da casa, o meu quarto piso 1 traseira da casa. Um sistema mesh com 3 unidades poderiam resolver o problema? Não me importo por agora de não ter a velocidade contratada (500/100), mas queria algo+ k 100 no desktop situado no meu quarto. Estava a pensar numa unidade ligada ao router( piso 0), outra no corredor entre quartos ( piso 1), o outro ligado ao desktop. Por agora não há possibilidade de passar cabo pela parede, portanto os 3 teriam de estar ligados por wifi.
Estou a ver reviews do deco m4, mas s existir algo melhor por volta desse preço... Sistemas mesh é algo novo para mim, não faço a mínima do que é bom ou se são de evitar.
 
Última edição:
Pessoal, toda a gente tem acesso ao designer da unifi. Podem carregar as vossas plantas da casa, desenhar as paredes e ter uma ideia boa de como fica o sinal. Claro que tem que simular com os aps deles mas é prático e rápido
 
No entanto, a fazer pesquisa, tudo o que leio é que as velocidades iriam ser muito inferiores ao pretendido (no melhor dos casos 100mbps, geralmente -), portanto estou agora a olhar para sistemas mesh.
Eu tenho powerline (TP-Link 4010p) para os anexos da casa e consigo a velocidade máxima do equipamento (~~90 Mbps). E nesse powerline tenho ligado um TP Link E4 (com porta 100 Mbps) e por Wi-Fi e consigo velocidades na casa dos 88-89 Mbps.
 
Back
Topo