Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Supostamente os DECO configuram-se de maneira a estarem em canais diferente e haver o minimo de colisões possiveis.
Que eu saiba não se consegue configurar o canal pela app.
 
é que sem overlap e interferencia, pelo menos em 2.4ghz, só temos 3 canais .. por isso 5 ap's já dao cabo da coisa
se for só em 5ghz e o sinal nao sair das divisões, espetaculo
 
Viva, nunca media a colisão dos pacotes, alguma sugestão de ferramente (agora fiquei curioso).

O canal não pode ser definido.

Na minha casa o sinal perde-se mt entre divisões, por isso recorri a este método.

thks
 
Bom se funciona tudo bem, tudo bem 😂
A mudança entre eles funciona bem? Em 2.4 e 5?
As soluções da unifi permitem dar te nível de interferência entre canais. Pelo tlm TB podes ver. Se tiveres opção, por a potência de transmissão no mínimo
 
A opção por montar os deco M5 em casa prende-se pela falta de infraestrutura, nomeadamente um quadro ITED.

Retirei toda a cablagem coaxial e substitui por cabos utp.

Dessa forma consegui ligar os M5 por cabo, algo do género:

Router MEO -> bridge -> M5 -> Switch Tp-Link -> Deco M5 -> Deco M5 (depois tenho um segundo tramo a sair do switch para Deco M5 -> Deco M5)
 
Eu fiz o mesmo. Mas só tenho 1 ap. Moradia 3 pisos , 75m por piso e cobre me a casa toda e jardim. Tinha 2 e despachei um. Mas só me interessa cobertura 2.4ghz , 5ghz tenho no RC e jardim e chega
 
A opção por montar os deco M5 em casa prende-se pela falta de infraestrutura, nomeadamente um quadro ITED.

Retirei toda a cablagem coaxial e substitui por cabos utp.

Dessa forma consegui ligar os M5 por cabo, algo do género:

Router MEO -> bridge -> M5 -> Switch Tp-Link -> Deco M5 -> Deco M5 (depois tenho um segundo tramo a sair do switch para Deco M5 -> Deco M5)
o que farias de diferente se tivesses um quadro ITED?
 
o que farias de diferente se tivesses um quadro ITED?
Montava um sistema da Ubiquiti, tal como fez o meu vizinho e amigo.

É uma solução muito mais robusta e escalável.

Consequentemente é mais cara mas no final compensa.

Poder criar redes separadas para funções diferente, pe, um rede para PCs, outra para IoT e outra para convidados, redes isoladas umas das outras, etc.
 
podes ter rede guest com o tp link.

eu quero é que os meus periféricos consigam comunicar entre eles... vou isolar os IoT e depois deixo de os conseguir falar com eles? não estou a ver vantagem... rede guest para convidados (porque os queres isolares dos teus dispositivos) isso compreendo.
 
Montava um sistema da Ubiquiti, tal como fez o meu vizinho e amigo.

É uma solução muito mais robusta e escalável.

Consequentemente é mais cara mas no final compensa.

Poder criar redes separadas para funções diferente, pe, um rede para PCs, outra para IoT e outra para convidados, redes isoladas umas das outras, etc.

Compras um router da TP-Link barato com mesh e compatível com DD-WRT que já faz isso e muito mais.

Cumps.
 
podes ter rede guest com o tp link.

eu quero é que os meus periféricos consigam comunicar entre eles... vou isolar os IoT e depois deixo de os conseguir falar com eles? não estou a ver vantagem... rede guest para convidados (porque os queres isolares dos teus dispositivos) isso compreendo.
Com unifi consegues ter acesso a eles. Eles é que deixam de ter acesso a ti.
 
ja pode ser mais interessante, mas por exemplo se tiveres dispositivos mqtt de nada serve pois deixam de conseguir enviar dados para ti...
 
Boas malta,

Aproveitando o post do @dteixeira com algumas modificações :


Neste momento tenho o Vodafone Smart Router com Wi-Fi 6 como router principal alojado num quadro de ited à entrada do apartamento (WiFi desligado) e um Xiaomi AX3600 na outra ponta da casa ligado por cabo de rede, configurado como ap e a difundir wireless.

No quadro de ited consigo enviar Ethernet para algumas tomadas que tenho distribuídas pelo apartamento.

Não estou a conseguir ter bom sinal de Internet na cozinha e tenho lá uma tomada para poder ligar um router e fazer rede mesh.


Para dar algum contexto sobre os requisitos:
  • A minha ligação à Internet é 500/100 com upgrade para 1000/200 brevemente.
  • Apartamento com cerca de 120m².
  • Backhaul por cabo, idealmente equipamentos que suportem mesh WIFI em modo AP (não necessito de funcionalidades de router, basta o SR 3.0). Basicamente queria deixar o router da operadora no quadro de ited e colocar os outros 2 ligados por cabo em modo ap em cada ponta do apartamento, não sei se é possível?!!
  • Se possível um preço total inferior a €200.
Não consigo colocar o router da xiaomi num ponto mais central uma vez que só tenho as tomadas em quartos, sala e cozinha (não tenho no corredor onde seria mais central).


Alguém tem alguma sugestão?

Muito obrigado.
 
Última edição:
esse Xiaomi AX3600 funciona em mesh com mais algum equipamento? se sim, basta completares com esse equipamento.

ou então trocar o Xiaomi por 2 aparelhos mesh à tua escolha (por exemplo DECO X20 ou algo mais barato caso não precises de tanta largura de banda), cada um ligado ao router da VDF por cabo de rede.
 
esse Xiaomi AX3600 funciona em mesh com mais algum equipamento? se sim, basta completares com esse equipamento.

ou então trocar o Xiaomi por 2 aparelhos mesh à tua escolha (por exemplo DECO X20 ou algo mais barato caso não precises de tanta largura de banda), cada um ligado ao router da VDF por cabo de rede.
Sim, supostamente funciona com o ecossistema de routers da xiaomi com mesh mas tenho receio que depois não seja estável.
Sabes se é preciso usar algum switch para poder ligar esses dois routers em ap e mesh?
Obrigado
 
Para quem equaciona soluções Ubiquiti também tem a Omada da TP-Link. Não estou a dizer que é melhor, é mais acessível e em termos de router são capazes de o colocar em alguns quadros ITED em que a solução rack da Ubiquiti não dá.
Permitem ter até 4 redes wireless (8 se a memória não me falha se separarem 2.4 e 5GHz). Em termos de APs tem um com especificações bastante superiores ao da Ubiquiti. A última vez que vi ainda não tinha nada Wifi 6E mas a Ubiquiti também ainda não tinha.
 
Tenho 2 Deco M4 ligados ao router Technicolor 789 vAC V2 da Meo. O router está com com wifi desligado e liga por cabo à box, a uma PS4, a um Hub Zigbee do Lidl e ao Deco Principal. Os Decos estão configurados numa rede wifi à parte, onde só está ligado por cabo um powerline para a garagem ao Deco principal e todos os equipamentos de casa por Wi-fi.

Acontece que depois de uma falha elétrica o sistema deixou de funcionar corretamente. Apenas consigo ter o sistema da Meo a funcionar sem os Decos.

Assim que ligo os Decos, ou não à televisão, ou não à rede Wi-fi dos Decos ou não há nenhuma das duas.

Já desliguei tudo varias vezes, fiz reset, coloquei as definições de fábrica e continuam a não ligar como deveriam.

Ontem após muitas tentativas falhadas, fui ligando tudo gradualmente e lá ficou tudo a funcionar. Acontece que após cerca de meia hora voltou tudo a não funcionar.

Alguém tem alguma ideia?
 
Como é que estão feitas as ligações? Tens os Deco em modo Router ou AP? Se estiverem em modo Router vê como é que estão configurados os servidores DHCP no router da MEO e no Deco principal, se não existem conflitos de IP.
 
Boas,
O Deco principal está ligado por cabo ao router MEO. Já desativei o DHCP no router MEO, já experimentei mudar para modo AP no Deco e nada funciona com deveria.
Entretanto depois de muitas configurações e várias tentativas está a funcionar com inicialmente.
Eu penso que será conflito de IP's, mas não sei como resolver. Não consegui mudar a gama de Ip's no Deco (não me deixa mudar).
Já é o segundo episodio que surge do nada, desta vez foi pior e descobri que os Deco não gravam definições anteriores. Pelo menos é o que me parece.
Provavelmente irei mudar para Asus não tarda.
Se alguém tiver alguma ideia, sou todo ouvidos.
 
Back
Topo