Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Boas.
Tenho uma pequena dúvida que talvez consigam ajudar.

Moradia com 3 pisos (3 e 2 piso moram os meus pais, eu moro no piso 0), onde tenho o router da MEO TG789vac v2 no piso 3 ligado por cabo a um switch no piso 0. Desse switch sai 2 cabos para os quartos e 1 para a sala. Na sala tenho outro switch que ligo por cabo, box da MEO, PS4, TV, Mini PC e um router Asus RT-AC51U que apenas serve para wifi(não tenho mais nada ligado a ele).

O meu problema é o fraco sinal wifi que apanho em todo piso 0(excepto sala onde tenho o router asus).
Não sem bem o que optar no meu caso. Se devo apenas comprar um router com alcance superior e ficar com rede wifi independente dos pisos superiores ou se devo comprar um sistema mesh e colocar na casa toda, o que seria um pouco overkill, porque os meus pais não dão uso ao wifi. O meu piso tem cerca de 120m2.

Agradecia se alguém pudesse dar sugestões de como resolver este problema. :)
Obrigado
 
Os meus deco M4 chegaram hoje. Pensei que ia precisar dos 3, mas afinal 2 chegaram perfeitamente. Em termos de velocidade bem melhor que o próprio router meo. Sinal na casa toda. Velocidade Impecável na casa toda!

https://www.speedtest.net/pt/result/a/6071188011
Olá @WilsonRubio como é que se comporta o M4? consegues atingir a velocidade contratada?
Teste acabado de fazer:
Download 206mb
Upload 3,87mb

Contrato 200mb / 20mb da NOS

Mas durante o dia testei várias vezes e foram muitas as vezes em que as duas partes atingiram o máximo de velocidade contratada.
O upload agora não está muito bom, mas isso a NET da nos já me habituou.


Estou curiso para quando voltar para casa e os instalar na minha residência "oficial", onde é mesmo para usufruir disto à séria e sem outros mecanismos de extensão de rede a serem usados ao mesmo tempo (onde estou agora há uma Powerline a ser usada também) .
Sem dúvida que estou satisfeito. Um óptimo investimento. Ainda para mais um dia que quiser estender o kit, basta comprar uma unidade e emparelhar.


By the way, a instalação é super fácil . Pela app (que para mim até é mais fácil) e está feito :)
 
Em termos de futuro ficava bem servido, o problema é mesmo o preço ainda por cima preciso de três!
Tenho visto o pack do RT-AC67U, os Lyra AC2200 e também os novos ZenWiFi mas estes últimos já tem um preço mais elevado.
Pretendia gastar no máximo uns 300€
Pois realmente o preço é um pouco caro mas também estamos a falar de Wi-Fi AX. Mas percebo o teu ponto de vista.
 
Após uns tempos apenas com um router Asus RT-AC68U e o pc ligado por wireless decidi experimentar powerline para ver se isto dava mais.
Adquiri um devolo magic 2 e foi uma bela desilusão. Andei às voltas com as configurações de powerline e testei as outras opções mimo/vdls, etc e nunca deu nada de jeito.

No speedtest por powerline dá-me cerca de metade da velocidade de download por wireless (180mbps vs 400mbps).
No software cockpit da devolo dá-me uns míseros 315mbps.

Enfim, vou é devolver isto e olhar para outras opções.
Alguém já experimentou o ASUS ZenWifi CT8 ?
 
Após uns tempos apenas com um router Asus RT-AC68U e o pc ligado por wireless decidi experimentar powerline para ver se isto dava mais.
Adquiri um devolo magic 2 e foi uma bela desilusão. Andei às voltas com as configurações de powerline e testei as outras opções mimo/vdls, etc e nunca deu nada de jeito.

No speedtest por powerline dá-me cerca de metade da velocidade de download por wireless (180mbps vs 400mbps).
No software cockpit da devolo dá-me uns míseros 315mbps.

Enfim, vou é devolver isto e olhar para outras opções.
Alguém já experimentou o ASUS ZenWifi CT8 ?
Existe muitas variáveis para a powerline funcionar em condições como a capacidade da linha eletrica, se é antiga ou recente, a distância entre os dispositivos powerline...
 
Existe muitas variáveis para a powerline funcionar em condições como a capacidade da linha eletrica, se é antiga ou recente, a distância entre os dispositivos powerline...

Certo, mas o prédio tem 15 anos e nunca tive problemas eléctricos.

Nos testes para despiste de problemas até testei novamente com ambos os powerlines na mesma divisão e apesar de a velocidade ter melhorado (de 180 para uns 240mbps), na prática continua a dar metade do wireless (viso que este pela proximidade também aumentou).
 
Após uns tempos apenas com um router Asus RT-AC68U e o pc ligado por wireless decidi experimentar powerline para ver se isto dava mais.
Adquiri um devolo magic 2 e foi uma bela desilusão. Andei às voltas com as configurações de powerline e testei as outras opções mimo/vdls, etc e nunca deu nada de jeito.

No speedtest por powerline dá-me cerca de metade da velocidade de download por wireless (180mbps vs 400mbps).
No software cockpit da devolo dá-me uns míseros 315mbps.

Enfim, vou é devolver isto e olhar para outras opções.
Alguém já experimentou o ASUS ZenWifi CT8 ?

Ia adquiri um powerline da tp link com porta gigabit para substituir o que tinha visto estar limitado aos 100. Pela Amazon houve um problema qualquer com o envio e acabaram por não me enviar o powerline da TP-LINK. Para não esperar mais acabei por adquiri o devolo magic 2 starter kit. Bem levei 2 dias a configurar aquilo, acho que a app não é muito intuitiva. Fiz o Wi-Fi clone para assumir as configurações do router. No quarto onde tinha sinal fraco coloquei o devolo Wi-Fi e de facto consigo receber por wireless exatamente o valor contratado, cerca de 220 megas.
O problema é que não percebo porque, volta e meia ele não se liga imediatamente à rede quando ligo o computador. Tenho de retirar da tomada na parede e voltar a colocar. Desactivei e tudo o modo de stand by e poupança de energia. Têm falado maravilhas deste devolo mas há qualquer coisa que ainda não me convence e começo a achar se não teria sido melhor optar por outro sistema mesh. Mas também não sei se outro equipamento me vai dar a velocidade de 200megas como o devolo dá.
 
vou optar por fazer a devolução do devolo...
em relação ao kit mesh acham que o pack M4 seria suficiente ou será que o P9 transmite mais velocidade por ter o powerline integrado?
O que pretendo é manter a TV ligada ao router da MEO por cabo ethernet e tudo o resto funciona por wifi, será que o P9 não valerá a pena o investimento?
 
Algum sistema mesh que permita por uma pen usb, e ter "ficheiros na rede"? (se calhar estou a pedir muito, mas é só para perceber se avanço com mesh, ou so substituição do router)
 
Boas,
Mais um com um Deco M4 a funcionar. Agradeço as dicas partilhadas neste tópico que sem dúvida me ajudaram no processo.
Só tenho uma pequena dúvida:
Ao instalar os mesmos, segui as informações da APP e tudo ficou a funcionar, tendo posteriormente desligado o WiFi do router da MEO.
Depois, ao percorrer as opções do Deco M4, verifiquei que o mesmo se encontrava no modo router.
Deverei mudar para o modo AP ou posso manter assim? Quais as implicações de alterar ou não esse modo?
As dúvidas surgiram pois no setup não houve nenhuma indicação nesse sentido e tudo está "aparentemente" a funcionar corretamente.
Obrigado.
 
Boas.
Tenho uma pequena dúvida que talvez consigam ajudar.

Moradia com 3 pisos (3 e 2 piso moram os meus pais, eu moro no piso 0), onde tenho o router da MEO TG789vac v2 no piso 3 ligado por cabo a um switch no piso 0. Desse switch sai 2 cabos para os quartos e 1 para a sala. Na sala tenho outro switch que ligo por cabo, box da MEO, PS4, TV, Mini PC e um router Asus RT-AC51U que apenas serve para wifi(não tenho mais nada ligado a ele).

O meu problema é o fraco sinal wifi que apanho em todo piso 0(excepto sala onde tenho o router asus).
Não sem bem o que optar no meu caso. Se devo apenas comprar um router com alcance superior e ficar com rede wifi independente dos pisos superiores ou se devo comprar um sistema mesh e colocar na casa toda, o que seria um pouco overkill, porque os meus pais não dão uso ao wifi. O meu piso tem cerca de 120m2.

Agradecia se alguém pudesse dar sugestões de como resolver este problema. :)
Obrigado

120m2 para um único piso é grande, e provavelmente vais precisar de mais do que um access point.

Idealmente o melhor seria teres o router no meio do piso e dares um SSID diferente do router da MEO visto que, pelo que percebi, não queres saber da internet dos andares de cima. Se quiseres usar na mesma o meu conselho é colocares o router da meo e o Asus em pontas opostas da casa e depois ires afinando.

O que eu faço é exactamente isso: router da vodafone no piso 1 numa ponta da casa, access point TP Link no piso 2 noutra ponta, ligados por ethernet, e tenho rede na casa toda. No meu caso uso apenas a rede 5GHz, por isso optei por separá-la da rede 2.4GHz. Dos meus testes foi uma solução melhor visto que tenho 5GHz na casa toda com velocidades acima de 100mbps, mas isso depende muito da configuração da tua casa.

Posto isto, ter um cabo de rede é sempre preferível e se tiveres 2 access points no mesmo piso fazes a festa facilmente. Se não tiveres a hipotese de os ligar por ethernet só tens 2 hipoteses:
- ou tentas reposicionar o Asus no meio do piso 0
- Ou então de facto compras um sistema mesh wifi com vários pontos de acesso.
 
uma pergunta rapida,
tenho um Asus ac86u + Lyra Mini AC1300, e por vezes o lyra não me permite aceder á net no tlm/tablet, liga, mas diz que o acesso á internet não está disponível. faço reset e tenho reconectar a lyra e não dá. passado umas horas/dias lá funciona...
a casa é pequena, e a lyra está a uns 4 metros do router e a Lyra serve para ter melhor net nos quartos, onde vejo netflix 4k na televisão.

-> existem outros routers Imesh que posso ligar ao Router AC86U sem serem estes lyra?
simplesmente não percebo o que se passa e gostaria saber que opções tenho.

Muito obrigado
 
Eu estou a pensar em comprar um sistema mesh wifi, o mais barato que encontrar. E as opções que estou a ponderar são ou o Deco M4, ou o Tenda Nova MW3. Dois nodes para mim são suficientes.

Mas tenho uma dúvida: Atualmente uso aquele router normal da NOS (o azul e preto) com cabo RJ45 (ethernet) para o meu PC principal e quero continuar a usar dessa forma, por cabo. Quando estiver a instalar os nodes do mesh wifi, o que irá acontecer ao meu router da NOS?

Seria possível continuar a usar o meu router NOS para alimentar o PC principal via RJ45 - como quero - e usar os nodes só para o wifi?
É que assim até os tenda nova mw3 serviam... é pela questão das portas serem limitadas a 100mbps e eu ter velocidade contratada (e real via ethernet) de 200mbps.
 
Última edição:
No router da meo alteraste alguma coisa? Para além do Wi-Fi.
Os equipamentos ligados ao M4 conseguem "ver" os ligados no router da meo?

@josp No router da MEO só alterei mesmo o Wi-Fi.
Eu não tenho nada ligado ao router da MEO para além da BOX. Não sei se ajuda mas ligado á rede Wi-Fi do Deco M4 consigo aceder á configuração do router da MEO, pelo que ao que parece, a comunicação existe.
 
vou optar por fazer a devolução do devolo...
em relação ao kit mesh acham que o pack M4 seria suficiente ou será que o P9 transmite mais velocidade por ter o powerline integrado?
O que pretendo é manter a TV ligada ao router da MEO por cabo ethernet e tudo o resto funciona por wifi, será que o P9 não valerá a pena o investimento?

Adquiri o pack deco M4 mas entretanto substitui pelo Deco P9, mais uns trocos mas valeu bem a pena por causa do powerline imbutido nele. Estou bastante satisfeita, tenho a mesma rede pela casa toda e estou rendida ao sistema Mesh. O Devolo magic 2 já seguiu de volta para Amazon, nunca pensei que a experiência com este equipamento fosse muito má. Com o Deco p9 da tp-link a configuração foi extremamente fácil, em menos de 5 minutos tudo ligado. Entretanto, tive problemas com o router cá de casa e hoje substituiram por um melhor, o fibergetaway. O deco assumiu logo a nova rede e nem precisei de configurar nada! Melhor era impossivel!
 
Back
Topo