Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Adquiri o pack deco M4 mas entretanto substitui pelo Deco P9, mais uns trocos mas valeu bem a pena por causa do powerline imbutido nele. Estou bastante satisfeita, tenho a mesma rede pela casa toda e estou rendida ao sistema Mesh. O Devolo magic 2 já seguiu de volta para Amazon, nunca pensei que a experiência com este equipamento fosse muito má. Com o Deco p9 da tp-link a configuração foi extremamente fácil, em menos de 5 minutos tudo ligado. Entretanto, tive problemas com o router cá de casa e hoje substituiram por um melhor, o fibergetaway. O deco assumiu logo a nova rede e nem precisei de configurar nada! Melhor era impossivel!
Sistema mesh foi das melhores invenções que fizeram :-D
 
Eu estou a pensar em comprar um sistema mesh wifi, o mais barato que encontrar. E as opções que estou a ponderar são ou o Deco M4, ou o Tenda Nova MW3. Dois nodes para mim são suficientes.

Mas tenho uma dúvida: Atualmente uso aquele router normal da NOS (o azul e preto) com cabo RJ45 (ethernet) para o meu PC principal e quero continuar a usar dessa forma, por cabo. Quando estiver a instalar os nodes do mesh wifi, o que irá acontecer ao meu router da NOS?

Seria possível continuar a usar o meu router NOS para alimentar o PC principal via RJ45 - como quero - e usar os nodes só para o wifi?
É que assim até os tenda nova mw3 serviam... é pela questão das portas serem limitadas a 100mbps e eu ter velocidade contratada (e real via ethernet) de 200mbps.
Eu estou á espera do Tenda MW5S, podes continuar a usar o Router da NOS a unica coisa que tens que fazer é ligar por cabo um dos nodes ao router e já está. Convem é desligares o wifi do router para não teres interferência com a rede mesh.
 
Eu estou á espera do Tenda MW5S, podes continuar a usar o Router da NOS a unica coisa que tens que fazer é ligar por cabo um dos nodes ao router e já está. Convem é desligares o wifi do router para não teres interferência com a rede mesh.
Boas,

Então, para confirmar que entendi, posso continuar a usar o meu router NOS para continuar a ter os 200mbps que tenho via ethernet?
Quando chegarem os teus tenda deixa aqui opinião sff.
Obrigado!
 
acho que so correrias o risco de ser demais se fosse um open space, e se calhar nem assim.
O meu sistema esta dimensionado para 525m2 mas moro num apartamento com 170m2 e posso-te dizer que tenho velocidades excelentes em toda a casa. No entanto há uma zona ou em outra que não tenho o máximo.
As paredes são lixadas :P
 
Boas,

Então, para confirmar que entendi, posso continuar a usar o meu router NOS para continuar a ter os 200mbps que tenho via ethernet?
Quando chegarem os teus tenda deixa aqui opinião sff.
Obrigado!
Já tenho os meus tenda e só foi preciso ligar um node ao router e já está. No router da Vodafone tenho as 4 entradas todas ligadas a diversas coisas, a velocidade atraves de cabo é sempre o maximo da velocidade contratada. A nivel de sinal wifi melhorou bastante mesmo numa parte da casa onde praticamente nao tinha sinal se bem que esperava melhor velocidade, mas vou posicionar melhor um dos nodes para ver se consigo melhor resultados
 
Boas,
Estou tb a pensar em investir nos DECO M4.
Duvidas:
1 - todos os nós tem rede ethernet? posso ligar um nó ao router da vodafone e depois ligar outro tb por cabo?
2- Alguem encontrou comparativos entre o M4 e o P9?
Obrigado.
 
@infravermelho
1. Sim, todos os nós têm duas portas gigabit. Um dos nós tem de estar ligado por cabo ao router. Se quiseres ligar outro por cabo essa ligação tem de ser a outro nó. É o que eles chamam de backhaul.
2. Esta parte não sei
- - - - - - - - - - -

Para melhorar a cobertura cá em casa comprei um M3W para juntar aos dois nós M4 que cá tinha.
A configuração apesar de ser o mesmo processo demorou um pouco mais. Configurei-o perto do nó principal e quando o levei para o local final não detetava a rede. Teve de levar com um reset e fazer de novo a configuração inicial, desta vez no local final. Para além disso, o M3W não permite ver o mesmo tipo de informação que os outros nós (intensidade de sinal, equipamentos ligados).
Tem a vantagem de ocupar muito menos espaço. Coloquei-o numa tomada destinada para a TV, aí a 1,8 m de altura, nem se dá por ele.
 
Última edição:
Só para informar que a ***** on-line está novamente com desconto nos Deco, para quem esteja interessado. 128 euros pelo pack de 3 vale muito a pena.
 
Pequeno update passadas 2 semanas:
Para um noob de redes como eu, comprar o DECO M4 foi a melhor coisinha que já fiz.
Andava a ter muitas dificuldades em ter uma rede estável pela casa e principalmente no quarto onde tenho a PS4.
Nunca mais tive problemas de internet


Agora, pequena dúvida:
Estou em casa da minha namorada e por aqui já havia um powerline ligado a fornecer WIFI também. A casa é muito grande e esse powerline está no RC da casa para safar net na zona da sala.
A questão é que neste momento existem 3 redes cá em casa. A dos deco (que só eu é que uso para me safar na PS4), a do router NOS e a do powerline.
Meti as redes do router e do powerline com a mesma password e às vezes o pessoal cá de casa fica sem wifi do nada, os telemoveis dão erro na password e saltam fora da rede.
Há alguma forma de eu optimizar todas estas redes em conjunto, de maneira a que esses problemas não aconteçam? Sei que está aqui uma mixórdia de ligações e precisava de perceber como posso melhorar isso
 
Pequeno update passadas 2 semanas:
Para um noob de redes como eu, comprar o DECO M4 foi a melhor coisinha que já fiz.
Andava a ter muitas dificuldades em ter uma rede estável pela casa e principalmente no quarto onde tenho a PS4.
Nunca mais tive problemas de internet


Agora, pequena dúvida:
Estou em casa da minha namorada e por aqui já havia um powerline ligado a fornecer WIFI também. A casa é muito grande e esse powerline está no RC da casa para safar net na zona da sala.
A questão é que neste momento existem 3 redes cá em casa. A dos deco (que só eu é que uso para me safar na PS4), a do router NOS e a do powerline.
Meti as redes do router e do powerline com a mesma password e às vezes o pessoal cá de casa fica sem wifi do nada, os telemoveis dão erro na password e saltam fora da rede.
Há alguma forma de eu optimizar todas estas redes em conjunto, de maneira a que esses problemas não aconteçam? Sei que está aqui uma mixórdia de ligações e precisava de perceber como posso melhorar isso
Desativar a rede do router da NOS e meteres tudo a partir da rede dos deco. Relativamente ao powerline, podes definir um nome diferente das redes e utilizam só quando estão nessa divisão.
 
Desativar a rede do router da NOS e meteres tudo a partir da rede dos deco. Relativamente ao powerline, podes definir um nome diferente das redes e utilizam só quando estão nessa divisão.
Já está com um nome diferente, só as passes do router NOS e do Powerline é que são iguais.
Quando aos deco, fui um bocado egoista e só eu estou a usar neste momento ahaha que é um aparelho que vou levar para minha casa, quando sair da minha quarentena de trabalho.


Relativamente aos Deco, já agora, o 2º aparelho irá ficar ligado no meu quarto. Há algum problema em ligar um switch ao deco M4?
 
Já está com um nome diferente, só as passes do router NOS e do Powerline é que são iguais.
Quando aos deco, fui um bocado egoista e só eu estou a usar neste momento ahaha que é um aparelho que vou levar para minha casa, quando sair da minha quarentena de trabalho.


Relativamente aos Deco, já agora, o 2º aparelho irá ficar ligado no meu quarto. Há algum problema em ligar um switch ao deco M4?
Se têm nome diferente não devia haver conflito entre as redes. Só é chato porque têm de andar sempre a trocar de rede nos dispositivos.

Não há problema nenhum em ligar o switch.
 
o powerline não devia estar numa rede diferente do router... devia ser uma extensão desse mesmo router. Aqui em casa é assim que tinha
 
Back
Topo