Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Oferece um kip Deco com 3 à namorada, instala-os e desactiva a rede wireless da NOS.
Finalmente rifa o powerline. :)
Neste momento, é a solução que está a ser pensada.
Como eles são NOS, andamos a ver a questão de ir para os deco e se pagar na fatura.
Acho que só falta mesmo o "SIM" ao tlm com o comercial


o powerline não devia estar numa rede diferente do router... devia ser uma extensão desse mesmo router. Aqui em casa é assim que tinha
Eu penso que esteja assim, porque em conjunto, as velocidades eram muito fracas no local do powerline. Acho que eram tipo 2mb...

Tive a testar isso até ficar assim
 
Tirem-me uma dúvida sff: tenho um deco ligado ao router e a TV ligada ao Wi-Fi do deco. Como posso fazer para atribuir um IP estático a TV?

Edit: já descobri.
 
Última edição:
Bom dia,
Estou com problemas na minha rede (não é mesh, é um Vodafone Smart router 2.0 + Router Asus AC1900U a fazer de AP). Estou constantemente com perdas de internet na 5GHz e muitas vezes a 2.4GHz vai à vida mesmo.

Como ainda nao consegui resolver isto, estou a ponderar um sistema mesh e gostaria de saber se existe (ou recomendam) algum sistema onde os satelites/nós tenham portas ethernet onde se pode injectar sinal (acho que se chamam portas WAN) e depois o satelite/nó distribui via wireless (e via ethernet tb).
O sistema apenas via wireless não irá funcionar, ou pelo menos às velocidades que eu quero, pois a minha casa tem forma de U e, na zona onde tenho o AP a rede wireless simplesmente não chega (ou chega a velocidades inferiores a 10/20 tendo 500/100 contratado), e não tenho sitio onde colocar o nó entre o router e essa zona (basicamente é um corredor não muito grande em forma de L onde não há tomadas). A zona onde tenho o AP é também o sitio onde está a TV, PS4 e computador (que estão ligados por cabo).

Alguma dica/opinião?
 
Bom dia,
Estou com problemas na minha rede (não é mesh, é um Vodafone Smart router 2.0 + Router Asus AC1900U a fazer de AP). Estou constantemente com perdas de internet na 5GHz e muitas vezes a 2.4GHz vai à vida mesmo.

Eu também ando com quebras instantâneas de net da Vodafone. Tenho esse router. Suponho que a rede esteja instável. Se isso continuar a acontecer, suponho que o deco não vá resolver. Caso o router Vodafone fique sem net, os deco (ou outro sistema) também ficam sem net.
 
Depende do problema. Os sistema Mesh estão ligados por cabo ao router da operadora. Se o problema for só no Wi-Fi os deco ou outro sistema Mesh vão continuar a funcionar normalmente.

@hypertensao a resposta também dá para a tua pergunta. Faz aí um desenho da tua casa com a localização do router do ISP e onde tens tomadas perto desse corredor.
 
Já está com um nome diferente, só as passes do router NOS e do Powerline é que são iguais.
Quando aos deco, fui um bocado egoista e só eu estou a usar neste momento ahaha que é um aparelho que vou levar para minha casa, quando sair da minha quarentena de trabalho.


Relativamente aos Deco, já agora, o 2º aparelho irá ficar ligado no meu quarto. Há algum problema em ligar um switch ao deco M4?

Boa tarde, eu tenho um Deco M5 e tenho um switch ligado à unidade principal, funciona bem.
 
Depende do problema. Os sistema Mesh estão ligados por cabo ao router da operadora. Se o problema for só no Wi-Fi os deco ou outro sistema Mesh vão continuar a funcionar normalmente.

@hypertensao a resposta também dá para a tua pergunta. Faz aí um desenho da tua casa com a localização do router do ISP e onde tens tomadas perto desse corredor.
Obrigado pela resposta. Tinha a ideia que os nós mesh (ou grande parte deles) só ligvam via wireless e nao tinham portas ethernet(wan)

Aqui está a planta da casa.
x8zJJoq

https://imgur.com/x8zJJoq

Explicando um pouco:
O router da vodafone (smartrouter 2.0) está na zone verde. A Amarelo tenho ligacoes RJ45 por dentro das paredes. A vermelho as tomadas na casa.
O AP está na tomada do lado esquerdo (onde está o RJ45)
 
O teu router suporta AiMesh. Podes optar por outro equipamento Asus já que já tens algum investimento feito. Um fica ligado por cabo junto ao router da Vodafone (desativas o Wi-Fi da Vodafone) e usas a ligação por cabo na parede até onde tens o 1900U. O lado esquerdo da casa fica resolvido. Para o lado direito podes tentar arranjar algo Wi-Fi que fique na divisão no canto inferior direito.
Não conheço os preços da Asus. Na TP-Link (Deco) costumas arranjar o M4 (3 nós) por 130 €, na worten por exemplo. O funcionamento seria semelhante mas deves ter muito mais controlo/opções com o Asus.
Info sobre a Asus
https://www.asus.com/Microsite/AiMesh/pt/index.html
Se tiveres a box ligada ao AP não sei se o Deco funcionará bem.
 
Última edição:
Bom dia,
Estou com problemas na minha rede (não é mesh, é um Vodafone Smart router 2.0 + Router Asus AC1900U a fazer de AP). Estou constantemente com perdas de internet na 5GHz e muitas vezes a 2.4GHz vai à vida mesmo.

Como ainda nao consegui resolver isto, estou a ponderar um sistema mesh e gostaria de saber se existe (ou recomendam) algum sistema onde os satelites/nós tenham portas ethernet onde se pode injectar sinal (acho que se chamam portas WAN) e depois o satelite/nó distribui via wireless (e via ethernet tb).
O sistema apenas via wireless não irá funcionar, ou pelo menos às velocidades que eu quero, pois a minha casa tem forma de U e, na zona onde tenho o AP a rede wireless simplesmente não chega (ou chega a velocidades inferiores a 10/20 tendo 500/100 contratado), e não tenho sitio onde colocar o nó entre o router e essa zona (basicamente é um corredor não muito grande em forma de L onde não há tomadas). A zona onde tenho o AP é também o sitio onde está a TV, PS4 e computador (que estão ligados por cabo).

Alguma dica/opinião?

Eu também ando com quebras instantâneas de net da Vodafone. Tenho esse router. Suponho que a rede esteja instável. Se isso continuar a acontecer, suponho que o deco não vá resolver. Caso o router Vodafone fique sem net, os deco (ou outro sistema) também ficam sem net.

Pois eu também estou com o mesmo problema. O router com as mesmas configurações a muito tempo nos últimos 2 meses também tem tido falhas nas redes com router externo ( ja tentei so o wifi do sr 2.0 e também parece que acontece). Este fim de semana instalei o Asus merlin o que parece que melhorou as quebras mas ainda assim tem acontecido.
 
O teu router suporta AiMesh. Podes optar por outro equipamento Asus já que já tens algum investimento feito. Um fica ligado por cabo junto ao router da Vodafone (desativas o Wi-Fi da Vodafone) e usas a ligação por cabo na parede até onde tens o 1900U. O lado esquerdo da casa fica resolvido. Para o lado direito podes tentar arranjar algo Wi-Fi que fique na divisão no canto inferior direito.
Não conheço os preços da Asus. Na TP-Link (Deco) costumas arranjar o M4 (3 nós) por 130 €, na worten por exemplo. O funcionamento seria semelhante mas deves ter muito mais controlo/opções com o Asus.
Info sobre a Asus
https://www.asus.com/Microsite/AiMesh/pt/index.html
Se tiveres a box ligada ao AP não sei se o Deco funcionará bem.

Obrigado josp!
Referes-te a este procedimento? http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-vodafone.html
Li algures que depois poderia perder o telefone se assim fizesse. Sabes?
Eu na realidade tenho dois AC1900U, pelo que já considerei fazer isso. No entanto ontem tive a mexer nas definicoes outra vez e parece que atinou. Vou ver se assim fica, senão será a minha ultima tentativa. Eu acho que é um excelente router, e que o problema vem mesmo da Vodafone e do seu router. Infelizmente renovei recentemente a fidelização, senão acho que teria ido para a meo ou nos por causa do modo bridge. As coisas que uma pessoa vai aprendendo quando tenta fazer as coisas por si próprio..
Já agora, em modo AP o router da Asus dá ligação perfeitinha à box (HD é HD) e, através de qualquer porta ethernet tenho velocidades 550/100.

Pois eu também estou com o mesmo problema. O router com as mesmas configurações a muito tempo nos últimos 2 meses também tem tido falhas nas redes com router externo ( ja tentei so o wifi do sr 2.0 e também parece que acontece). Este fim de semana instalei o Asus merlin o que parece que melhorou as quebras mas ainda assim tem acontecido.
Também meti o merlin no router e também noto algumas melhorias
O que fiz para melhorar (talvez temporariamente) foi o seguinte:
Separar SSID (têm as mesmas passwords)
Meter tipo de password, no smart router como ChavePrePartilhadaWPA2 e seguranca AES. No Asus meti WPA2-Personal e AES
Fiz disable de airtime fairness no smart router e no ASUS
Fiz disable de universal beamforming no asus
Fiz varios soft (via UI) e hard (botao power) resets a ambos os routers.
Fiz reset network no meu portátil e voltei a conectar

Se quiseres, posso-te enviar prints da configuracao.
BTW, também liguei para a vodafone (16913) a queixar-me que o Wireless 2.4GHz do smartrouter nao estava bom (e não estava, pois o pc da minha maria que so tem 2.4 não se ligava). Fiz um hard reset e o apoio tecnico disse que fez umas alteracoes quaisquer). Parece-me que agora a wireless, tanto 2.4 e 5 GHZ estão bem.
 
@hypertensao não, a ideia era manteres o router da Vodafone, para continuares com o telefone. Só desligavas o wi-fi. O router da Asus ficava como Access point, com o router da Vodafone a fazer o DHCP.

Se já tens dois routers ASUS e tendo a hipótese de ligar por cabo não perdes nada em experimentar. Ficas com o mesmo SSID na casa toda e a troca entre redes é transparente para o utilizador. Também tinha um AP instalado em caso e agora com o sistema mesh não tem nada a ver em termos de conforto.
 
@hypertensao não, a ideia era manteres o router da Vodafone, para continuares com o telefone. Só desligavas o wi-fi. O router da Asus ficava como Access point, com o router da Vodafone a fazer o DHCP.

Se já tens dois routers ASUS e tendo a hipótese de ligar por cabo não perdes nada em experimentar. Ficas com o mesmo SSID na casa toda e a troca entre redes é transparente para o utilizador. Também tinha um AP instalado em caso e agora com o sistema mesh não tem nada a ver em termos de conforto.

@josp, obrigado mais uma vez. De facto é chato sempre que mudo de divisão ter que carregar no botão de ligar/desligar wifi, mas não me chateia muito. A minha Maria passa-se e já tá farta das voltas que ando a tentar dar para arranjar o wireless. Nas ultimas horas tem-se aguentado bem, pelo que continuando assim não vou arriscar ir para uma mesh, mas é possível que daqui a 2 dias isto vá à vida outra vez.

A ver se percebi o teu plano:
Desligo wifi do smart router
Ligo o Asus 1 (ao pé do router vodafone) por cabo e faço dele AP -> Ligo Wifi (1 ou 2 SSID?)
Asus 2, na sala (onde tenho o meu agora), ligado por cabo ao Asus e faco dele nó aimesh 1. Portas ethernet para a box, PS4, etc.
Possível Asus 3, na sala do lado superior direito, ligado por cabo ao Asus e faço dele nó aimesh 2.
Rezar
Profit :-D
 
Desligo wifi do smart router
Ligo o Asus 1 (ao pé do router vodafone) por cabo e faço dele AP -> Ligo Wifi (1 ou 2 SSID?)
Asus 2, na sala (onde tenho o meu agora), ligado por cabo ao Asus e faco dele nó aimesh 1. Portas ethernet para a box, PS4, etc.
Possível Asus 3, na sala do lado superior direito, ligado por cabo ao Asus e faço dele nó aimesh 2.
2 SSID devido às redes 2,4 e 5 GHz? Acho que podes fazer como te der mais jeito.
O Asus 3 tem de ficar por wi-fi e assim convém ficar no canto inferior direito. Ou consegues passar dois cabos até ao ponto onde ficaria o Asus 1? Um para cada nó aimesh.
O resto é isso sim.
 
2 SSID devido às redes 2,4 e 5 GHz? Acho que podes fazer como te der mais jeito.
O Asus 3 tem de ficar por wi-fi e assim convém ficar no canto inferior direito. Ou consegues passar dois cabos até ao ponto onde ficaria o Asus 1? Um para cada nó aimesh.
O resto é isso sim.
Mais uma vez obrigado!

Onde ficaria o Asus 1 e o smartrouter, tenho uma ligacao por cabo para cada quarto (cabos individuais). Infelizmente nao consigo passar mais cabos para lado nenhum.
No canto inferior direito pode ficar o router por wireless porque aí tem muito boa recepcao e o quarto que necessita cobrir é o quarto das visitas que pode ter pior velocidade.
Mas por enquanto fico contente por ter uma boa opção para experimentar num futuro próximo :)
 
Boas.
Mais um com o sitema M4 montado. Tinha comprado o Pack de 3, mas nem preciso do 3º... tenho rede por toda a casa com apenas 2 aparelhos.

tenho é um problema. tenho o seguinte esquema de ligação: router zon hub 2 como bridge para um Tp-Link archer C6 a fazer de router principal. Aqui tenho tudo ligado (M4 e um disco WD Mycloud),

o problema é que não consigo aceder ao disco do meu PC ... Alguem tem alguma ideia? (consigo atraves do site mycloud, mas não dentro da minha rede.)
 
Back
Topo