Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Até pq quem decide desligar-se são os clientes!
Eu continuo sem perceber o pessoal que tem pontos de rede e investe em sistemas mesh vs APs normais a emitir o mesmo ssid.
A maior vantagem dos sistemas mesh é a possibilidade de alargar a cobertura onde não existe rede cablada pois os nodes falam entre eles por wireless.
 
Última edição:
sistemas mesh vs APs normais a emitir o mesmo ssid.
Se os APs normais não suportarem Mesh ficas bem melhor servido com um sistema Mesh.
Já tive aqui um AP ligado por cabo com o mesmo ssid e nunca comutava automaticamente, tinha de desligar/ligar para mudar.
Com o sistema Mesh que tenho atualmente muda automaticamente entre os diferentes modos.
 
Um AP ou repeater não se pode comparar a um sistema mesh, pois quando há a transição entre os vários AP/repeaters há uma quebra momentânea na ligação, pois apesar de terem o mesmo ssid não deixam de ser redes diferentes, o que não se passa com uma rede mesh.
 
Acresce ainda que muitos repetidores funcionam gastando metade da largura de banda na intercomunicação, o que diminui o desempenho da rede em 50%.

diria que todos os repetidores, nao conheço nenhum que nao seja assim, ou estas a dizer têm dois radios?
Mas os mesh tambem sofrem disso, diria que menos de metade usa backhaul dedicado.
 
Boa tarde a todos.

Não sei se este é o tópico indicado porém estou com um problema na rede aqui de casa.
Então é o seguinte. Eu possuo um router MEO no R/C no quadro ATI e no 1º andar tenho um router Huawei B310 ligado por cabo de rede a distribuir WiFi no 1º andar., visto que lá o sinal do router MEO é péssimo. Meti ambos os routers com mesmo SSID e password.
O problema é que muitas vezes quando desço/subo as escadas, os meus equipamentos não fazem a transição para a melhor rede e ficam à que estavam ligados e muitas vezes perde conexão e tenho de ligar novamente.
Outro problema é que quando estou no quarto com o portátil, literalmente a 2 metros do router Huawei, o computador perde a ligação e liga-se ao MEO e fico sem internet temporariamente. Poucos segundos depois volta a ligar-se ao Huawei.

Qual seria a melhor solução para ter internet em toda a casa e com transição automática entre o sinal mais forte?
De salientar que tenho tomadas RJ45 em praticamente todas as divisões.

Cumprimentos
 
Outro problema é que quando estou no quarto com o portátil, literalmente a 2 metros do router Huawei, o computador perde a ligação e liga-se ao MEO e fico sem internet temporariamente. Poucos segundos depois volta a ligar-se ao Huawei.

isto é completamente separado dos problemas de transição, se resolveres isso se calhar a transição é mais facil.

Tendo tomadas em todas as divições e se a transição for importante para ti, então uns mesh é a solução.
Dependente da velocidade que queres ter, tens modelos variados.
 
Boas,

Tenho acompanhado este fórum e foi graças a ele, entre algumas dúvidas e excelentes respostas vossas, que comprei um sistema mesh de 3 unidades (M4) e configurei (liguei o primeiro módulo ao router da vodafone por cabo e todas as outras unidades por wifi umas às outras, desliguei o wifi do router da vodafone para ter apenas 1 sinal). A rede em casa mudou completamente, tenho wifi em todo o lado e a alta velocidade, muito obrigado pelas dicas!

Agora deparo-me com um problema, a minha impressora é uma HP Officejet 8012, liguei ao sinal wifi do mesh sem problemas. O meu computador é um Desktop, não tenho placa nem pen wifi, na aplicação da HP Smart ele encontra e impressora e diz que está online, quando faço para ligar-me à impressora diz que a mesma está offline e não permite. A minha namorada também tem o portátil ligado por cabo e tem de passar para wifi quando quer imprimir.
Alguém me consegue ajudar com alguma solução para ligar a impressora ao Desktop? (Se ajudar, não é possível ligar a impressora por cabo à rede nem ao pc, pois não consigo com que os cabos cheguem à impressora, não é prático pois ficariam a atravessar o escritório).

Cumprimentos.
 
@futguy os computadores estão ligados por cabo ao router da Vodafone?

Tens os Deco em modo router ou AP?

Verifica se está tudo na mesma gama de IPs.

Ui, não percebo assim tanto da coisa eheh

Os computadores estão ligados por cabo ao router da vodafone, tenho um cabo ligado do router ao escritório e depois tenho um switch para os computadores.
Na app diz que o "operating mode" é em Router.

O IP é que já não sei, diz que o IPV4 é dynamic IP e o IPV6 está disable.

Se fizer ipconfig no pc diz que o IP acaba em 1.68 e no mesh diz que acaba em 68.1 (os números iniciais são iguais).

Ajudou? Desculpa mas não percebo assim tanto disto.

Obrigado já agora!
 
@futguy, ajudou :)

Os IPs tanto nos PCs como no mesh deveriam ser do género 192.168.1.XXX, ou seja, só muda o último grupo.

Se não estás a usar nenhuma funcionalidade avançada dos Deco, define-os como AP. Assim vai ser o router da Vodafone a atribuir IPs a todos os equipamentos e já deve ficar tudo na mesma gama.

Para fazeres essa alteração é melhor removeres todos os Decos da rede e fazes a configuração inicial novamente. No meu caso funcionou melhor quando fiz assim.

Se o switch tiver página de configuração confirma também se o IP está na mesma gama.
 
@futguy, ajudou :)

Os IPs tanto nos PCs como no mesh deveriam ser do género 192.168.1.XXX, ou seja, só muda o último grupo.

Se não estás a usar nenhuma funcionalidade avançada dos Deco, define-os como AP. Assim vai ser o router da Vodafone a atribuir IPs a todos os equipamentos e já deve ficar tudo na mesma gama.

Para fazeres essa alteração é melhor removeres todos os Decos da rede e fazes a configuração inicial novamente. No meu caso funcionou melhor quando fiz assim.

Se o switch tiver página de configuração confirma também se o IP está na mesma gama.

Resolveu!! Mudei para AP e já está! Muito obrigado!
 
Bom dia, após leitura deste tread, resolvi comprar o deco x20 ( 3 unidades ) aproveitando a promoção da *****, moro numa vivenda com +- 200m3 constituida por o piso 0 / piso 1 e um anexo e quintal.

No piso 0 (sala) tenho o router da meo, vou ligar lá o deco por cabo de rede, no piso 1 tenho também um cabo de rede que vem do router da meo, devo ligar o deco no piso 1 por cabo também ? Se sim, ligo na porta 1 ou 2 ? Aqui no piso 1 tem 4 quartos e o deco fica no meio deles, será que é suficiente?

O meu problema se calhar vai ser para o anexo e quintal ,nao sei se o deco lá apanha muito sinal porque tem que passar 2 portas e uma casa de banho.

Devo desligar o wifi da meo por o q estive a ler.

Alguma sugestão/conselho para um leigo na matéria ?
 
Bom dia, após leitura deste tread, resolvi comprar o deco x20 ( 3 unidades ) aproveitando a promoção da *****, moro numa vivenda com +- 200m3 constituida por o piso 0 / piso 1 e um anexo e quintal.

No piso 0 (sala) tenho o router da meo, vou ligar lá o deco por cabo de rede, no piso 1 tenho também um cabo de rede que vem do router da meo, devo ligar o deco no piso 1 por cabo também ? Se sim, ligo na porta 1 ou 2 ? Aqui no piso 1 tem 4 quartos e o deco fica no meio deles, será que é suficiente?

O meu problema se calhar vai ser para o anexo e quintal ,nao sei se o deco lá apanha muito sinal porque tem que passar 2 portas e uma casa de banho.

Devo desligar o wifi da meo por o q estive a ler.

Alguma sugestão/conselho para um leigo na matéria ?
Questão 1 deves ligar por cabo de rede e colocar o deco em modo AP, a porta é indeferente mas tenho na porta 2 e deves desligar o wi-fi da meo.
Questão 2, só experimentando.
Questão 3, o ideal era tentar passar um cabo de rede ou então deixar o deco o mais perto possível do deco da sala.
 
Questão 1 deves ligar por cabo de rede e colocar o deco em modo AP, a porta é indeferente mas tenho na porta 2 e deves desligar o wi-fi da meo.
Questão 2, só experimentando.
Questão 3, o ideal era tentar passar um cabo de rede ou então deixar o deco o mais perto possível do deco da sala.

Boas! e desculpa a pergunta! mas gostaria de saber o porquê de por em modo AP? Obrigado
 
Back
Topo