Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Recebi o deco M4 mas em principio já estou a pensar devolver, não estou muito satisfeito.
Sim veio a versão 2, Ok.
Super facil a instalação, sem problema a instalação , coloquei como AP.
Está a 6 metros do router principal, liguei por cabo no Hall e depois o outro coloquei a 6M do primeiro.
A ligação tanto liga ao 5G onde tenho no mínimo 200 Megas, por vezes vai aos 500M contratados, quando liga ao principal, como liga ao 2.4g e aí tenho 15M até 100M, varia bastante e a testar no mesmo sítio.
Depois e mais caricato é um equipamento Smart que tenho a 3M do deco secundário e vai se ligar às vezes ao principal que está a 9M, portanto a ligação aparece me Fraca, recebo o aviso da apk.
Como é possivel estes 2 problemas, tanto liga ao 5g como 2.4g e a testar no mesmo sítio.
Como é possível o equipamento Smart ligar ao mais longe onde a ligação é mais fraca.
 
@sergiomvp o 2º problema é fácil de resolver. Desativas o roaming para esse equipamento e ele vai ficar sempre preso ao deco em que está nesse momento.

Quanto ao 1º problema pode ser um comportamento do próprio Wi-Fi. Ao afastares-te passa para os 2,4 GHz e quando te aproximas não muda logo para os 5 GHz. Ou já verificaste que mesmo sem te mexeres ele muda?
 
Quando dizes desativar o roaming, faço isso em: tecnologia mesh desativo, é isso?

Sobre o 1° problema, é muito incerto...no mesmo sítio tanto apanho 500 megas, liga ao deco principal em 5G, como 200 megas, quando liga ao segundo deco em 5g ou 15 megas até 70 megas é aleatório quando liga ao 2.4g. Isto tudo exatamente no mesmo sítio.

Nas definições não tem grande coisa para mexer, mas tenho assim:
Navegação rápida- Ativado e
Beamforming - ativado

Então se eu quiser que o meu telemóvel se ligue sempre ao principal, é só desativar tecnologia mesh, quando ele se emcontrar ligado ao principal?


@sergiomvp o 2º problema é fácil de resolver. Desativas o roaming para esse equipamento e ele vai ficar sempre preso ao deco em que está nesse momento.

Quanto ao 1º problema pode ser um comportamento do próprio Wi-Fi. Ao afastares-te passa para os 2,4 GHz e quando te aproximas não muda logo para os 5 GHz. Ou já verificaste que mesmo sem te mexeres ele muda?
 
Última edição:
Boa Tarde.

Solicito a vossa ajuda para o seguinte.
Em casa tenho TV+Net+Voz da Vodafone cuja rede dá os 500GB na sala mas quando vou para os quartos (3) apanho muito pouca rede, num deles nem apanha. Comprei há muito tempo um powerline tplink e o máximo que apanho são 20 megas, muito mau. Estou a pensar comprar comprar um sistema mesh 2 unidades (chegam 2?), 1 para ligar por cabo ao router vodafone na sala e o outro para colocar no hall que dá para os quartos. Acham que fico com o problema resolvido conseguindo rede no quartos com velocidade perto dos 500MB? Se sim qual dos sistemas /marcas me recomendam e qual a melhor forma de configuração (não percebo muito). É que neste momento tenho duas redes, 1 do wifi do router vodafone e outra do tplink o que não é nada prático.


Obrigado.
 
Após algumas semanas sem tentar mexer no meu sistema mesh (D-Link COVR-1103) por falta de tempo e paciência, lá me dispus ontem a experimentar instalar tudo de novo na tentativa de resolver as perdas de ligação em zonas em que os clientes alternam entre satélites (ao percorrer a casa com o telemóvel ou outro equipamento, o sinal perde-se durante alguns segundos antes de ligar ao novo satélite).
Configurei tudo novamente, mas o problema mantém-se. Li alguns relatos na web que parecem apontar para que o problema seja no switch (o equipamento principal está logo a seguir ao router, mas os outros dois satélites, ligados por ethernet backhaul, passam primeiro por um switch TL-SF1008D).
Estou tentado a comprar um switch novo, na esperança de que o problema tenha a ver com o switch atual, até porque assim atualizava para um switch gigabit.
Esta situação está a aborrecer-me um bocado, e o apoio da D-Link não conseguiu solucionar-me o problema. Vamos ver.
 
Boa Tarde.

Solicito a vossa ajuda para o seguinte.
Em casa tenho TV+Net+Voz da Vodafone cuja rede dá os 500GB na sala, onde está o router vodafone, mas quando vou para os quartos (3) apanho muito pouca rede, num deles nem apanha. Comprei há muito tempo um powerline tplink e o máximo que apanho são 20 megas, muito mau. Estou a pensar comprar comprar um sistema mesh 2 unidades (chegam 2?), 1 para ligar por cabo ao router vodafone na sala e o outro para colocar no hall que dá para os quartos. Acham que fico com o problema resolvido conseguindo rede nos quartos com velocidade perto dos 500MB? Se sim qual dos sistemas /marcas me recomendam, quantos equipamentos (2 ou 3) e qual a melhor forma de configuração (não percebo muito), rede independente ou com o mesmo nome da do router? É que neste momento tenho duas redes, 1 do wifi do router vodafone e outra do tplink o que não é nada prático e hoje ainda por cima com os miudos a ter aulas a rede caiu.
Acrescento que do mesh ligado ao router ao mesh que colocaria no hall que dá para os quartos dista 9 metros


Obrigado.
 
@spsantos

O Deco resolve o teu problema:

Desligas o wifi do router e ficas apenas com o router dos Deco. Pela diferença de preço eu comprava o de 3. É que o de 2 pode ser curto e o de 3 mesmo que não uses um deles em qualquer altura podes usar e já o tens. Ou imagina que no futuro acabas por precisar de ter necessidade de ligar um dispositivo por cabo de rede. Tens o satélite extra para isso.
 
Boas pessoal,

Tenho NOS com 500/100mb e um powerline que me limita o sinal a 90mb e preciso de melhorar o sinal para jogar PS5 no quarto.

Recomendaram-me hoje os Deco M5, mas aqui o mais consensual são os M4.

Alguma razão em especial?

Os M4 ficam a 119€ e os M5 a 150€, compensa a diferença de preço?

Obrigado.
 
Tens aqui a explicação:

Normalmente o que se pede é sempre o mais barato. O ganho não justifica o preço.
Há kits muito melhores, mas têm custos diferentes.
 
Back
Topo