Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Tenho um sistema TP-Link M4 ligados o fibergateway da MEO. Estava a pensar substituir o fibergateway por um router TP-Link compativel com o sistema Mesh dos M4 mas estive à procura deles e não encontrei nenhum, penso que assumem que o M4 fará de router.
Alguém tem algum que funcione bem, e tenha um bom alcance?

Obrigado.
 
Boas malta, será que alguém me podia ajudar a esclarecer isto...tenho Deco m4 e queria usar o controlo parental com a minha filha, por causa dos conteúdos proibido e etc, mas no modo criança, mas dizendo lá que está bloqueado, dá para abrir na mesma!! Alguém aqui usa!? Funciona bem!? Ou há outros metedos melhores!? Desde já obrigado se me poderem ajudar...
 
Uma pequena ajuda a me decidir, estão neste momento os Deco M4 (3pack) a 103€ na Amazon e penso ser um bom negócio mas nos favoritos também tinha o ASUS Zenwifi CD6 (2 pack) que estão agora por 127€.

Sei que o ASUS é melhor e também estava a seguir o preço devido a ter um router ASUS e assim não perdia qualquer serviço (DDNS, OpenVPN), estava claramente mais inclinado para estes mas agora com este preço dos M4 estou claramente indeciso.
 
Obrigado pela resposta, dentro desses valores existe melhor?

O M4 segui dado serem muito falados, os da ASUS por já ter um router ASUS e saber +/- os serviços e UI que usa.
 
Nestes valores é difícil apostar noutro equipamento. Há no tópico imenso feedback e em caso de problema tens ajuda.
Como já tens ASUS imagino que consigas colocar o que já tens no sistema mesh. Ficas na mesma com 3 equipamentos.
 
Dá para adicionar outros modelos mas tens que ver isso muito bem. Não é qualquer modelo que vai dar.

@Atomsk, vê no site da TP link as compatibilidades, e no caso de comprares outro modelo, se esse novo não terá de ser o router.

Eu tive uma experiência desagradável quando tentei adicionar um E4 à minha rede de x20, ficou tudo com muito mais falhas, e velocidade bem pior. Acabei por desistir, e devolver o E4.
 
O router liga ao router da Vodafone.
O router da TP-Link liga ao switch da TP-Link. Lihas a uma porta não PoE.
O controlador liga a uma porta PoE do switch. Fica a ser alimentado pelo switch e só tens um cabo.
Os APs se tens cabo e queres alimentar por PoE ligas às restantes portas PoE e não há mais cabos de alimentação.

Também podes ter APs sem ser por cabo. Eu não tenho mas também dá.
A vantagem desta solução é na minha opinião e pode ser que haja outras pessoas que vejam falhas que eu não vi:
1- Teres até 8 redes wifi. Uma delas parece-me importante cada vez mais que é a domótica estar separada do resto.
2- Queres ter Wifi6 ou no futuro Wifi 6E a única coisa que tens que fazer é comprar o AP. Tudo o resto pode ser mantido. Nos kits que compraste não é assim. Foi o que me fez repensar o que tinha.

Mas tu com o teu investimento e com tudo a funcionar, concordo com o @MalaMen, vê se vale a pena estar a alterar algo. Nesta fase provavelmente não.

Boas,

Vou voltar aqui a fazer algumas mudanças, por várias razões, por isso queria pedir ajuda/opinião.

Estou a estudar a viabilidade de conseguir ter pontos de rede em locais estratégicos que me permitam seguir para uma solução que sugeriste, @Metro .

Pelo que de momento, assumindo que consigo avançar, estou meio indeciso entre a TP Link e a Ubiquiti.
De momento, a Ubiquiti parece-me mais vantajosa, por outros dispositivos que eles oferecem, que são a Doorbell e o Access Hub. Como também pretendo mudar a solução de video-porteiro, estas opções enquadravam-se perfeitamente. No entanto, no cômputo geral, parece-me que ficará mais cara.

No entanto, perguntava a vossa opinião. Têm feedback das soluções Ubiquiti ? Estava a pensar em:
- Dream Machine Pro
- Switch 8 ou 16 Lite, PoE
- 2 Access Point FlexHD (Sala + 1º Andar)
- 2 Access Point In Wall HD (Escritório + Cave : alguns devices precisam de portas)
- Access Hub + Doorbell G4

Obrigado
 
@Atomsk, vê no site da TP link as compatibilidades, e no caso de comprares outro modelo, se esse novo não terá de ser o router.

Eu tive uma experiência desagradável quando tentei adicionar um E4 à minha rede de x20, ficou tudo com muito mais falhas, e velocidade bem pior. Acabei por desistir, e devolver o E4.
Aproveitando o teu feedback, tenho 3 x20 numa moradia de 3 pisos, mas, por coincidência, o meu salão, a minha sala e o meu escritório estão todos em pisos diferentes mas voltados para as traseiras da casa, sendo que, na parte frontal, não tenho quase nenhum sinal em nenhum dos pisos. Cada piso tem cerca de 110 m2.

Qual seria o pack que recomendariam, sendo que penso que teria de comprar mais um pack de 3, um por piso?

Obrigado.
 
Aproveitando o teu feedback, tenho 3 x20 numa moradia de 3 pisos, mas, por coincidência, o meu salão, a minha sala e o meu escritório estão todos em pisos diferentes mas voltados para as traseiras da casa, sendo que, na parte frontal, não tenho quase nenhum sinal em nenhum dos pisos. Cada piso tem cerca de 110 m2.

Qual seria o pack que recomendariam, sendo que penso que teria de comprar mais um pack de 3, um por piso?

Obrigado.

Não te consigo ajudar precisamente nisso, mas fiquei um bocado desapontado com os x20 em termos de sinal.
No entanto, no meu R/C, que tem cerca de 70 m2, tenho 2 nós, porque o que está na sala, que fica num dos lados da casa, não tem capacidade de cobrir o piso todo. Diria que quando passamos as 2 ou 3 paredes de alvenaria, é para esquecer. 5 GHz vai-se claramente, 2.4 Ghz talvez com alguma sorte.

Embora com a solução actual do kit Netgear Orbi RBK53 estar com boa cobertura, estou a ponderar avançar para o proposto pelo @Metro , ir para TP Link Omada ou Ubiquiti's.
 
@djm

No teu caso parece-me que estás a esticar demasiado o que o kit pode dar. Estás a pedir que comuniquem bem entre si com uma placa (é pior do que uma parede) pelo meio e a área é muito grande no andar. É que não se pode olhar para os metros quadrados que são referidos porque um andar tem imensas paredes e portas.

Eu mudei para o TP-Link Omada porque chegou à parte de equacionar comprar um kit novo e comecei a olhar para o kit que tenho e pensei que não podia andar a deitar kits para o lixo. A solução Omada ou Ubiquiti permite ir adicionando APs. Mas eu tenho cabos por todo o lado. Tenho a vida facilitada e a área é muito pequena. Eu também gostava de ter 2 andares:)

Dito isto e respondendo ao @sdomingues a TP-Link copiou a Ubiquiti. Se tens espaço para o Dream Machine Pro força. É uma excelente opção. Os APs e tudo no geral na TP-Link é mais acessível. Quando comprei a TP-Link tinha um AP melhor do que os da Ubiquiti. Mas eu ainda não comprei Wifi 6. Vou esperar pelos Wifi 6E para dar o salto.
 
@djm

No teu caso parece-me que estás a esticar demasiado o que o kit pode dar. Estás a pedir que comuniquem bem entre si com uma placa (é pior do que uma parede) pelo meio e a área é muito grande no andar. É que não se pode olhar para os metros quadrados que são referidos porque um andar tem imensas paredes e portas.

Eu mudei para o TP-Link Omada porque chegou à parte de equacionar comprar um kit novo e comecei a olhar para o kit que tenho e pensei que não podia andar a deitar kits para o lixo. A solução Omada ou Ubiquiti permite ir adicionando APs. Mas eu tenho cabos por todo o lado. Tenho a vida facilitada e a área é muito pequena. Eu também gostava de ter 2 andares:)

Dito isto e respondendo ao @sdomingues a TP-Link copiou a Ubiquiti. Se tens espaço para o Dream Machine Pro força. É uma excelente opção. Os APs e tudo no geral na TP-Link é mais acessível. Quando comprei a TP-Link tinha um AP melhor do que os da Ubiquiti. Mas eu ainda não comprei Wifi 6. Vou esperar pelos Wifi 6E para dar o salto.

Eu tenho um U6-Long range da ubiquiti. Existe semelhante na série omada que chegue perto sequer do preço da ubiquiti? E que não pareça uma caixa de sapatos?
 
Boas malta, estou a pensar adquirir um mesh deco m4 mas não sei se me vai ser útil, e. Ao queria estar a comprar para depois não ser útil. Então é o seguinte a ideia é ligar um deco ao router, e o outro ficar num anexo que fica a 7-10m do router e neste caso do deco que liga ao router. Esse anexo tem 43m2 e preciso que consiga sopurtar 2 smartphones, 1 pc, e 1 Smart tv, será que consigo boa estabilidade @ puxar tudo desse deco? O pacote que tenho são de 200mb, mas se apanhasse 50+ já ficava satisfeito para as minhas necessidades... Obg pela ajuda...
 
Boas malta, estou a pensar adquirir um mesh deco m4 mas não sei se me vai ser útil, e. Ao queria estar a comprar para depois não ser útil. Então é o seguinte a ideia é ligar um deco ao router, e o outro ficar num anexo que fica a 7-10m do router e neste caso do deco que liga ao router. Esse anexo tem 43m2 e preciso que consiga sopurtar 2 smartphones, 1 pc, e 1 Smart tv, será que consigo boa estabilidade @ puxar tudo desse deco? O pacote que tenho são de 200mb, mas se apanhasse 50+ já ficava satisfeito para as minhas necessidades... Obg pela ajuda...
Também ando de olho nesses decos, pelo que tenho pesquisado parece que vai cobrir a área que queres, e senão estou em erro até vais apanhar os 200 megas visto a área ser relativamente pequena.

No meu caso que é um apartamento T2 eu não tenho net em condições nos quartos, além de ter 2 repetidores de sinal não apanho sinal com força suficiente, porque se estiver num dos quartos a jogar nem consigo estar em party com os amigos por causa dos cortes que dá, pelo que andei a ver esses decos além de melhorar a força de sinal também ficas apenas com uma única rede de wireless e não tens de andar sempre a mudar de rede nos dispositivos.
 
Também ando de olho nesses decos, pelo que tenho pesquisado parece que vai cobrir a área que queres, e senão estou em erro até vais apanhar os 200 megas visto a área ser relativamente pequena.

No meu caso que é um apartamento T2 eu não tenho net em condições nos quartos, além de ter 2 repetidores de sinal não apanho sinal com força suficiente, porque se estiver num dos quartos a jogar nem consigo estar em party com os amigos por causa dos cortes que dá, pelo que andei a ver esses decos além de melhorar a força de sinal também ficas apenas com uma única rede de wireless e não tens de andar sempre a mudar de rede nos dispositivos.
Sim, penso que tanto da para manter a mesma rede, ou criar outra.Duvido é que o deco que vou puxar apanhe os 200. Se apanhasse 50% já não me importava. Tenho é receio que não dê, pq Netflix a puxar 4k de lá e dps caso queria tar a jogar... Não sei se irá resultar. Tu se quiseres só para uma tarefa e ainda para mais em apartamento creio que irá resultar
 
Sim, penso que tanto da para manter a mesma rede, ou criar outra.Duvido é que o deco que vou puxar apanhe os 200. Se apanhasse 50% já não me importava. Tenho é receio que não dê, pq Netflix a puxar 4k de lá e dps caso queria tar a jogar... Não sei se irá resultar. Tu se quiseres só para uma tarefa e ainda para mais em apartamento creio que irá resultar
Não é só para 1 tarefa é para tudo, falei em jogar porque ainda não me tinha apercebido disto, porque até onde jogo é na sala e lá não tenho problemas, mas com a minha filha a quer ver o disney + e é na sala, lembrei me de ligar a consola no quarto e lá em impossível tanto estar em party como jogar online, mas nos telemóveis tenho problemas, tenho que me ligar aos repetidores para ter uma net mais ou menos, se estiver eu e a minha esposa ligados ao mesmo repetidor, o sinal fica bastante fraco, a ver um vídeo ele para constantemente, estou mesmo a pensar em comprar um conjunto, mas senão der conta do recado vou devolver.
 
Back
Topo