Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Uma questão para a malta que tem Deco M4.
É possível utilizar este sistema com um router wireless? Ou seja, sem um cabo LAN ligado a qualquer M4?

A pergunta é porque vou de férias, e levo o meu router 4G, para um sítio onde só se tem sinal em boas condições num local específico. Pensei levar um ou dois dos meus Deco M4 para estender esse sinal para onde normalmente estamos e deixar o router 4G sossegado no mesmo sítio.

Alguém sabe se isso é possível?

Penso que não, um dos Deco tem de estar sempre ligado por cabo de rede!!
 
Para quem tiver a mesma dúvida que eu:

Q2: Can I connect Deco wirelessly to an existing router to extend my existing Wi-Fi network?

Deco doesn't support Repeater mode, only Router and Access Point modes are available.

In the Deco network, the main Deco must be wired to a modem, router, or an internet cable to get internet access. In other words, Deco cannot be set up to connect to an existing router wirelessly. However, the satellite Deco can connect to the existing Deco network wirelessly.

Fonte: https://www.tp-link.com/us/support/faq/1432/
 
@PsicoPete
O que precisas penso que seja disto: https://comparador.zwame.pt/produto/63363529/tp-link-archer-mr600
Assim podes ligar o Deco M4 a este router e resolver o teu problema. O problema no teu caso está no router 4G que estás a usar. É o meu palpite pelo menos com os dados que estás a dar.
Sim, tens razão, o problema é mesmo o router ser daqueles hotspots de uso móvel (embora seja mesmo router wireless) e não um router dedicado com portas de rede e afins.
A ideia era não ter de gastar mais dinheiro para 15 dias de férias e aproveitar o que tenho. Mas também, lá está, férias são férias e pode-se passar bem com uma net mais lenta. ;)
 
Viva!
Estou neste momento a morar numa moradia cujas paredes são aparentemente bastante grossas.
Entre TP-Link Deco M4 3 unidades , TP-Link Deco M9 Plus 3 unidades e os Netgear Orbi RBK13 3 unidades quais recomendariam?
Vale a diferença de preço dos M9?

Obrigado.
@eunito,

A minha opinião é de quem nunca usou nenhum dos 3, portanto, vale o que vale.
Sobre o M9 : é o unico kit que é tri-band, que te trará vantagens caso não consigas fazer a ligação por cabo entre as unidades
Sobre o M4 : conforme já referido neste fórum, o maior tamanho deles indica que à partida terão melhores antenas
Sobre o RBK : não usei este kit em particular, mas normalmente têm mais configurações avançadas; por outro lado, uma das unidades é obrigatoriamente o router e as outras satélites (nos Deco, não há unidades com comportamentos específicos).
 
Boas a todos,
estou a pensar adquirir um sistema mesh wifi para a minha casa e gostava de ter a opinião de quem percebe disto.

eu tenho meo fibra e o router está no piso 1 e quero ter cobertura no piso 2.

Por exemplo os deco m4 2 unidades chegava ou precisava de mais unidades?

obrigado
 
@r_morgado tens que dar mais ados. Qual é a área dos andares, se com o sistema atual tens algum sinal no segundo andar ou não tens de todo. Se não tens nada a placa deve ser uma enorme barreira.
Não há uma solução simples. Tens algum orçamento?
Qual é a ligação que tens de internet e planeias melhorar?
Este ano wifi 6E deve começar a ser a norma. Podes equacionar uma solução definitiva ou não.
Pela diferença de preço eu concordo com o @cajovcm dificilmente não é preferível ter 3 satélites.
 
Desde já obrigado aos dois @Metro @cajovcm

Sim pelo preço talvez compense os 3 satélites.
Tenho serviço 1GB da meo o sinal no piso de sinal em certas zonas e fraco.
A ideia é não ter cabos ligados aos satélites tirando o que vai ficar ao lado do router.

Em relação ao Wifi 6 no meu caso acho que não compensa (€)
 
Se tens 1GB para teres WiFi a aproveitar isso precisavas mesmo de dar o salto para WiFi6. Com WiFi 5 o máximo teórico anda pouco acima de 850 Mbps no máximo teórico.
Sabendo isso e se o teu budget é limitado o Deco M4 é uma opção. Se a placa entre os andares for uma barreira muito grande a outra opção seria o TP-Link Deco P9 porque tem Powerline entre os satélites. Mas continua a ter a limitação na velocidade.
 
Se tens 1GB para teres WiFi a aproveitar isso precisavas mesmo de dar o salto para WiFi6. Com WiFi 5 o máximo teórico anda pouco acima de 850 Mbps no máximo teórico.
Sabendo isso e se o teu budget é limitado o Deco M4 é uma opção. Se a placa entre os andares for uma barreira muito grande a outra opção seria o TP-Link Deco P9 porque tem Powerline entre os satélites. Mas continua a ter a limitação na velocidade.
Obrigado pelas dicas!
Vou ver estas duas opções e ver qual deva comprar.
 
Boa noite,

Ia pedir a vossa ajuda para poder adquirir um sistema mesh, tenho um serviço da nos 1G, claro que sabemos que nunca chega a essa velocidade.

A minha casa tem ai 120 mº, com dois filhos com computador e ps4 em cada quarto, 2 smart tv, 2 box android, e 2 pc.

Ainda tenho os plumes mas eles estão sempre a falhar, um deles então está sempre a reiniciar, por isso é que comecei a pensar num sistema mesh melhor e que não me falhe tanto.

Poderia gastar até 200 ou 250€

Já vi falaram muito bem do Deco M4 e também do Deco M5
 
Última edição:
@Hugo Prates esses 120 m2 são um andar ou divididos por 2 andares?
O ideal era um sistema tri-band por causa dos jogos mas com esse budget não estou a ver. Os Deco M4 e Deco M5 são wifi5 pelo que não vais aproveitar a tua ligação. Vais perder 20-25% da velocidade mas com o feedback do tópico o Deco M4 3 unidades parece-me que melhora a solução.
 
E vais conseguir ter um cabo por Deco?
Ou fica tudo por wireless?

É que por cabo ainda fica decente, se a ligação ficar por wireless entre os decos, como vai retirar do máximo que eles permitem, é capaz de sobrar pouco.
 
@Hugo Prates esses 120 m2 são um andar ou divididos por 2 andares?
O ideal era um sistema tri-band por causa dos jogos mas com esse budget não estou a ver. Os Deco M4 e Deco M5 são wifi5 pelo que não vais aproveitar a tua ligação. Vais perder 20-25% da velocidade mas com o feedback do tópico o Deco M4 3 unidades parece-me que melhora a solução.
E para um sistema tri-band qual seria?
 
Back
Topo