Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Chegou hoje o kit e já ando a testar, por enquanto só com dois
É normal apenas criar uma rede? Tenho o fibergateway e estava habituado a duas, uma 2.4 e outra 5.
Tive alguns problemas enquanto fazia vários testes de velocidade, as vezes parecia que ia buscar o sinal dos 2ghz e outras vezes o 5, já tinha desativado o wifi do router da meo.
Não sei se foi coincidência ou não, mas depois de ativar as duas seguranças WPA2-PSK [AES] e WPA-PSK [TKIP] ficou tudo resolvido por enquanto! ( se alguém mais entendido quiser explicar.. 😁

Não sei se é normal mas faz me confusão estar a olhar para o sinal de Wi-Fi no telemóvel e notar várias vezes oscilações 😅

Faz diferença ligar o segundo deco também ao router da meo? Ou é preferível ligar ao outro deco?

Lembro me também de alguém com os Deco M4 ter uma opção de optimização de rede, eu não tenho embora já tenho os deco atualizados, alguma coisa que me esteja a escapar?

Peço desculpa pelo testamento 😂
 
Chegou hoje o kit e já ando a testar, por enquanto só com dois
É normal apenas criar uma rede? Tenho o fibergateway e estava habituado a duas, uma 2.4 e outra 5.
Tive alguns problemas enquanto fazia vários testes de velocidade, as vezes parecia que ia buscar o sinal dos 2ghz e outras vezes o 5, já tinha desativado o wifi do router da meo.
Não sei se foi coincidência ou não, mas depois de ativar as duas seguranças WPA2-PSK [AES] e WPA-PSK [TKIP] ficou tudo resolvido por enquanto! ( se alguém mais entendido quiser explicar.. 😁

Não sei se é normal mas faz me confusão estar a olhar para o sinal de Wi-Fi no telemóvel e notar várias vezes oscilações 😅

Faz diferença ligar o segundo deco também ao router da meo? Ou é preferível ligar ao outro deco?

Lembro me também de alguém com os Deco M4 ter uma opção de optimização de rede, eu não tenho embora já tenho os deco atualizados, alguma coisa que me esteja a escapar?

Peço desculpa pelo testamento 😂

@GoldLioN, nos sistemas Mesh "típicos", ambas as redes partilham o mesmo SSID (nome). Não sei se a versão do M4 te permite alterar, penso que no limite te permitirá ligar ou desligar cada uma delas.
Quanto à segurança, é estranho, e deverias desabilitar a WPA-PSK, por já não ser fiável (segura). Se o telemóvel (ou outro equipamento) está com problemas sem essa opção, das duas uma: ou não suporta WPA2-PSK (o que é muito estranho, já é também bastante antiga), ou então tens que fazer com que o equipamento esqueça a rede e tornas a registar-te.

Quanto à ligação, penso que eles têm de estar ligados entre si, e não a um router central, mas se estás no modo AP sinceramente não te sei dizer (sempre usei em modo Router).
 
É normal apenas criar uma rede?
Decos é assim pelo menos

Tive alguns problemas enquanto fazia vários testes de velocidade, as vezes parecia que ia buscar o sinal dos 2ghz e outras vezes o 5, já tinha desativado o wifi do router da meo

Vai ser normal, por vezes estará na menos ideal.

Faz diferença ligar o segundo deco também ao router da meo? Ou é preferível ligar ao outro deco?

Não
 
Boas,
Tenho o router v5.0 da Nos na sala e não tenho rede nos quartos. Para combater esse problema na altura comprei outro router (tp link AC1200 Wireless Dual Band Gigabit Router), que está no quarto ligado por um cabo de rede. Deste modo tenho duas redes e de x em x tempo, as duas redes começam a lutar uma com a outra e estou constantemente a perder o sinal.
Qual seria a melhor coisa a fazer/comprar? Muito obrigado
 
@andrelock,

Tens inúmeras possibilidades, muitas delas já apresentadas aqui neste tópico.
Sem mais dados, parece que poderias solucionar (ou mitigar) o teu problema com uma solução mesh.

No entanto, antes de investires, não consegues experimentar afinar essas redes? Por exemplo, assumindo que ambas têm o mesmo nome (SSID), estão em bandas diferentes? O problema que tens é em todo o lado da casa, ou nalguma zona em particular? É com todos os equipamentos?
 
@GoldLioN, nos sistemas Mesh "típicos", ambas as redes partilham o mesmo SSID (nome). Não sei se a versão do M4 te permite alterar, penso que no limite te permitirá ligar ou desligar cada uma delas.
Quanto à segurança, é estranho, e deverias desabilitar a WPA-PSK, por já não ser fiável (segura). Se o telemóvel (ou outro equipamento) está com problemas sem essa opção, das duas uma: ou não suporta WPA2-PSK (o que é muito estranho, já é também bastante antiga), ou então tens que fazer com que o equipamento esqueça a rede e tornas a registar-te.

Quanto à ligação, penso que eles têm de estar ligados entre si, e não a um router central, mas se estás no modo AP sinceramente não te sei dizer (sempre usei em modo Router).
Já voltei a desativar o wpa, deve ter sido coincidência então, hoje de manhã fiz o teste e parece que está resolvido.

Obrigado a ambos 👌
 
Boas,
Tenho o router v5.0 da Nos na sala e não tenho rede nos quartos. Para combater esse problema na altura comprei outro router (tp link AC1200 Wireless Dual Band Gigabit Router), que está no quarto ligado por um cabo de rede. Deste modo tenho duas redes e de x em x tempo, as duas redes começam a lutar uma com a outra e estou constantemente a perder o sinal.
Qual seria a melhor coisa a fazer/comprar? Muito obrigado

parece-me um problema das redes Wifi partilharem o mesmo canal de rádio ou canais mt próximos.

sugiro que verifique esse tema
 
Feedback extremamente positivo.
Um deco ligado ao router vodafone, outro a meio do caminho e o último ligado por ethernet ao PC. Estou com velocidades várias vezes superior ao wireless e até superior à Powerline.

Tive é de criar uma rede nova quando pensei que iria ser igual à rede do router vodafone. Sem problemas porém pois como o primeiro deco está ao lado do router, é só o caso de passar a ligar apenas á rede nova que criei e ignorar o router da vodafone.

A configuração foi rápida onde liguei os decos 1 a 1. Para ter o output de ethernet no último deco, é só ligar o cabo á porta numero 2.
Ainda estou a tentar perceber as diferenças... Esse último deco que ligaste por ethernet, foi deco->PC e estavas a receber o sinal nesse deco por WiFi dos outros ou ligaste esse último deco na porta 1 por cabo (tomada) e da porta 2 ligaste ao PC?
 
Alguém com problemas com Deco e MacBook?

Tenho o MacBook a perder a ligação com o Wi-Fi por um segundo e depois volta a conectar! [emoji2359]
Provavelmente será do MacBook!
 
Boas.

Estou a ponderar comprar o Extensor MEO.
A ideia passa por ligar o mesmo por cabo de rede, e como estava com duvidas liguei para o 16209 e fiz as seguintes perguntas.

1 - O extensor se for ligado por cabo de rede ao FGW, consegue emitir o WIFI no máximo da ligação (neste caso 500Mbs), em semelhança ao router ?

Resposta - SIM.

2 - O extensor tem duas portas LAN, posso alimentar o mesmo por uma das portas e utilizar a segunda porta para alimentar o PC por cabo de rede, garantindo assim o máximo da ligação no PC ?

Reposta - SIM.

3 - O extensor ao ser ligado ao FGW, vai obrigatoriamente juntar as redes de WIFI criando assim a SMART WIFI, ou posso continuar a ter as duas redes em separado ?

Resposta - NÃO, o extensor ao ser ligado ao FGW em MESH, o WIFI passa em automático para modo SMART WIFI, ficando assim somente uma rede visível.

Alguém tem criticas á rede SMART WIFI ?
 
Back
Topo