Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Boas,

Eu vejo custos para equipamentos com certas finalidades que jesus, dá-me vontade de perguntar porque não a Entry-Level da Cisco.

Sabem que existem a Meraki e Meraki-Go, ambas da Cisco? Diferenças entre as duas aqui.
Não é nada de novo na Cisco criar uma linha mais económica, à uns anos comprou a Linksys e usou-a para colocar produtos bons a baixo preço. (Bons tempos :D)

É que eu olho para as características e preços da marca da moda e para a Meraki, entre as duas preferiria mil vezes Meraki (Cisco e basta).
Desconfio que para alguns casos até AP's Meraki-Go bastaria (125€/150€), dispensando switches gerenciados e outra traquitana.
Para mais velocidade, Linha Meraki MR "ao sabor/Velocidade" pretendida, também dispensando switches gerenciados.
E sim, tanto Meraki Go como Meraki "Mesham-se", até Meraki Go com Meraki. Não dá é para integrar Cisco com MEraki ou Mereki Go.
Caso queiram utilizar os Serviços avançados, podem até subscrever ao dia por 50/80 cêntimos (MyFav).

O que eu gostaria de saber é se a marca da moda percebe de matemática, é que se o AP "Burro" UAP‑AC‑HD só tem 2 Portas de 1Gbit, como é que pode debitar 2533Mbps combinados.
Uma antena com aquele preço e nao vir com portas 2,5Gbps...

Cumps.
 
Eu pude testar dois APs da Ubiquiti e o alcance não era o que esperava. É verdade que não os coloquei no teto mas esperava melhor porque andei a muda-los de posição. É que os da TP-Link estão no mesmo sítio onde tive os da Ubiquiti...
Como já referi a questão é que mesmo para estar agora a comprar WiFi6 eu pessoalmente prefiro estar com Wifi5 e depois comprar Wifi 6E.
O software é uma cópia descarada em muitos pontos do lado da TP-Link.
 
@ipel77 os TP-Link M4 com 3 satélites dão para o que pedes. A 2.4GHz ficas perto dos 300 Mbps pelo que mesmo que não fiques a 5GHz será essa a velocidade.

Obrigado pelas dicas, em principio irei avançar por essa Mesh da TP-Link.

- Reparei que os Deco M4 têm 2 portas Ethernet que imagino servir para os ligar por cabo entre si, em vez de ligar todos ao router por cabo, correto?
- É possível ligar uns satélites por cabo e outros por wifi?
- Dentro da gama da TP-Link valerá a pena ir para os P9 (que também tem powerline) ou a nível de velocidade/cobertura só faria diferença a gama X20/60?

Neste momento a ideia será comprar o pack de 2 ou 3, ligá-los por cabo e avaliar a cobertura e velocidade, que imagino que seja suficiente para a finalidade. Caso não seja, mais tarde acrescentar mais satélites.
 
- Reparei que os Deco M4 têm 2 portas Ethernet que imagino servir para os ligar por cabo entre si, em vez de ligar todos ao router por cabo, correto?

é para ligares o que quiseres, ou entre si ou outros aparelhos, tipo numa divisao que tenhas uma porta na parede, ligas ao deco e do deco a um desktop por exemplo

- É possível ligar uns satélites por cabo e outros por wifi?
sim
 
Boas,

Como já referi a questão é que mesmo para estar agora a comprar WiFi6 eu pessoalmente prefiro estar com Wifi5 e depois comprar Wifi 6E.

Eu nem sei se me vou chatear com o Wifi 6 e 6E, tudo que é mais exigente vai por cabo, mas estou á espera de ver o que o 5G vai permitir em termos de velocidade e latências daqui a 1 anito.

Cumps.
 
@MinisterOfSound
Falando apenas em termos teóricos, e assumindo que a fiabilidade do cabo é sempre superior repara que se tiveres uma rede por cabo Gigabit a rede sem fios Wigi6E será mais rápida que por cabo se os dispositivos forem compatíveis.
Nós não tínhamos essa opção antes. Eu não estou muito preocupado porque ainda vai demorar até ter equipamentos WiFi6 ou 6E e tenho um espaço pequeno onde tenho que resolver os problemas mas quem tem uma vivenda e quer aproveitar ao máximo tem muito que pensar.

Eu não conheço as soluções da Meraki que colocaste acima pelo que não me pronuncio mas vão na mesma linha da Omada e da Ubiquiti. São soluções que escalam melhor e foi por isso que optei pela solução melhor para mim no momento.
 
Boas,

@Metro O Wifi 6E para mim não vai ser nada por aí além, aumenta para uns teóricos 1200Mbps no máximo, mas ficas sempre dependente da capacidade dos AP's, em especial o Throughput que costuma ser maior nos switchs de qualidade.
Eu preocupei-me mais com infra-estrutura e como já tenho alguns equipamentos 2,5Gbps, assim que vir um switch 2,5Gbps de 8 portas bom e abaixo dos 200€, troco logo.
Depois vou metendo maiores e já fica tudo pronto para o Wifi 6E e futuros.

A Tp-Link e outras marcas tem produtos de qualidade nas suas diversas gamas, bendita diversidade que nos traz produtos melhores e a bom preço.

A mim o que me anda a irritar com certas marcas é o estarem a utilizar os eco-sistemas para limitar as funcionalidades dos equipamentos, limitando a escolha e empurrando para os seus próprios equipamentos mais caros.
É ridiculo para mim ver um AP de 30€/40€ numa grande superfície e trazer todas as configurações disponíveis, depois vejo uns de 90/100€ e tem as configurações limitadas, a não ser que gastes mais 150/200€ num aparelho da mesma marca.

As da Meraki tem todas as configurações "normais "de um AP disponíveis, as mais avançadas tipo métricas e afins é que carecem de licença, que pode ou não vir incluída conforme o dispositivo.

Cumps.
 
Boas pessoal,

Vou mudar recentemente para uma nova casa, e o router terá de ficar na sala.
Queria a vossa ajuda para conseguir ter net no pc que ficará no escritório conforme a imagem, terei tmb uma smart tv no quarto.
A solução pode não ser mesh, apenas preciso que o computador apanhe uma velocidade estável e ~60mb, vou contratar o pacote de 200mb.

Tinha pensado nisto TPLINK, será que safa? ou mesh seria melhor? Não queria gastar mais de 80euros.

Obrigado pela ajuda

 
Boas pessoal,

Vou mudar recentemente para uma nova casa, e o router terá de ficar na sala.
Queria a vossa ajuda para conseguir ter net no pc que ficará no escritório conforme a imagem, terei tmb uma smart tv no quarto.
A solução pode não ser mesh, apenas preciso que o computador apanhe uma velocidade estável e ~60mb, vou contratar o pacote de 200mb.

Tinha pensado nisto TPLINK, será que safa? ou mesh seria melhor? Não queria gastar mais de 80euros.

Obrigado pela ajuda

Eu tenho esse modelo e sinceramente deixa muito a desejar. Tenho 500/100 e por cabo apanho 30mb/50mb, mudei de casa e os valores são muito idênticos e nesta tenho uma instalação elétrica bem melhor.

Cheguei a ter uns devolvo por empréstimo e conseguia cerca de 200/250mbps.

Sei que o preço também é mais 40€ que esse modelo da TP Link.

Devo ir para um deco M4 3 unidades, na Amazon muitas vezes anda pelos 99€, aqui em PT nunca vi mais baixo que 140€
 
Boas,

Depois de ler este tópico inteiro, em agosto passado comprei um pack de 3 Deco M4. O Deco principal está ligado a um zon hub 2.0 no modo Access Point. Depois tenho um segundo Deco ligado com ethernet backhaul e o terceiro por wireless. Desliguei o Wi-Fi do router da NOS e fiquei super satisfeito, com velocidades e cobertura top em toda a casa.

No entanto, desde há 2 dias que a rede está a cair constantemente ao longo do dia, sendo o Deco principal que perde a ligação à internet.
Já fiz reset a todos os satélites e ao router, desinstalei e voltei a configurar a rede do zero (em AP) e o problema persiste. Também suspeitei que fosse um problema do Deco principal, então troquei-o por um dos secundários, mas não resolveu…
Alguém tem alguma dica?
Obrigado.
 
Eu tenho esse modelo e sinceramente deixa muito a desejar. Tenho 500/100 e por cabo apanho 30mb/50mb, mudei de casa e os valores são muito idênticos e nesta tenho uma instalação elétrica bem melhor.

Cheguei a ter uns devolvo por empréstimo e conseguia cerca de 200/250mbps.

Sei que o preço também é mais 40€ que esse modelo da TP Link.

Devo ir para um deco M4 3 unidades, na Amazon muitas vezes anda pelos 99€, aqui em PT nunca vi mais baixo que 140€
O problema é que esses deco não passam pela corrente elétrica, só Wifi, por isso não sei se será melhor opção...

Estava a olhar para o TL-WPA7517.. já tem porta gigabit e custa cerca de 65€.

Esse devolo que tiveste emprestado, qual era o modelo?
 
Já experimentaste outra porta do zon hub 2.0?
Tens mais equipamentos ligados por cabo ao zon hub 2.0 que também percam a ligação?
Sim, já tinha experimentado trocar a porta. Tenho… e também já tirei o cabo do Deco principal e liguei ao computador quando o Deco ficava sem net, e o computador ligava-se normalmente à net.

Entretanto, ontem à noite, troquei o modo de funcionamento de AP para Router e até agora nunca mais falhou (estava a ir abaixo a cada 1h +/-).
 
Pessoal com M4 e router da Vodafone. Se ligarem um M4 junto ao Router e desligarem o wifi do router da vodafone o alcance apenas desse satélite (principal), é o mesmo do router da Vodafone?
 
@tfouto essa é uma pergunta complicada. Para já depende do router e o M4 vais ter sempre mais do que um equipamento, é essa a vantagem. Para trocar o wifi só para teres um satélite não faz sentido.
 
Não é essa questão. Tenho 4 pisos. O meu router dá do R/C andar para o sótão com grande sinal. Queria saber se ao trocar o router pelo M4 também teria bom sinal ou teria que por um satélite no 1 piso. Queria espalhar por outras zonas da casa. E não queria pôr satélites em quartos.
 
Não é essa questão. Tenho 4 pisos. O meu router dá do R/C andar para o sótão com grande sinal. Queria saber se ao trocar o router pelo M4 também teria bom sinal ou teria que por um satélite no 1 piso. Queria espalhar por outras zonas da casa. E não queria pôr satélites em quartos.
Pores sempre começar com o kit de 3. Depois podes ir adicionando mais unidades caso seja necessário.
 
Eu tenho o router da Vodafone no sótão. Tenho dois cabos cat6 para dois satélites M4: um no R/C e outro no 1.º andar. Depois disso tenho mais um par E4 ligados por powerline nos anexos da casa. Com isto deixei de ter zonas sem cobertura Wi-Fi.
 
Back
Topo