Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Tens que ter sempre um dos DECO ligado ao router por cabo. Os restantes satélites podem ser interligados por cabo ou por wifi.
Atenção que os M4 e M5 são sistemas Dual Band, se os satélites vão comunicar entre si por wifi então o ideal será investir num sistema tri-band, ou seja, tem uma banda dedicada para a comunicação entre os satélites deixando as bandas de 2,4GHz e 5GHz em exclusivo para os clientes.
Obrigado pela resposta ! O que acontece é que temos o router no 2º piso então no rés-do-chão o sinal é muito fraco e as vezes perde-se (no 1º apanha-se bem). A ideia era colocar um DECO no 1º piso para reforçar o sinal até ao rés-do-chão. Neste caso, qual seria a melhor solução na tua opinião ?
 
Obrigado pela resposta ! O que acontece é que temos o router no 2º piso então no rés-do-chão o sinal é muito fraco e as vezes perde-se (no 1º apanha-se bem). A ideia era colocar um DECO no 1º piso para reforçar o sinal até ao rés-do-chão. Neste caso, qual seria a melhor solução na tua opinião ?
Sim, deverá funcionar mas atenção que o sinal Wi-Fi dos tplink deco não chega muito longe.
Se o budget for curto e não se importar com o aspecto eu provavelmente avançava para dois Asus rt-ax55 ou rt-ax53u. Até pode ser um de cada. Fazem mesh e têm um sinal Wi-Fi que irá cobrir uma área muito maior.
Instalar o primeiro Asus na porta ethernet 4 do router do ISP e colocar em modo bridge. Depois ligar o segundo router, aceder ao interface do principal e adicionar nó Mesh e já está.
A app da Asus também é muito boa.
Para esses modelos é capaz de ser necessário actualizar o firmware antes de configurar o mesh.
 
Infelizmente não
Ok.
Nessas condições/budget eu começaria por dois Asus rt-ax55. Um ao pé do router do operador e outro no piso de baixo num lugar central. Provavelmente é suficiente e deve conseguir os dois por cerca de 130€ mais coisa menos coisa, posteriormente caso verificasse que era necessário expandir comprava um terceiro, mesmo modelo ou outro.
Ficava já com um sistema mesh com norma Wi-Fi6 para durar uns bons anos.

Review do router: https://www.techadvisor.com/article/722088/asus-rt-ax55-review.html
 
Um vez que os satélites não vão estar ligados por cabo de rede reforço o que disse anteriormente, invista num sistema triband. Caso contrário a banda dos 5GHz ou 2.4GHz irá ser utilizada para comunicação entre os Decos, reduzindo a velocidade de transmissão.

Não sei aconselhar nenhum modelo pois já faz algum tempo que não acompanho a evolução dos sistemas mesh, eu tenho tp-link M4 espalhados pela casa mas estão ligados por cabo de rede.
 
Sim, deverá funcionar mas atenção que o sinal Wi-Fi dos tplink deco não chega muito longe.
Se o budget for curto e não se importar com o aspecto eu provavelmente avançava para dois Asus rt-ax55 ou rt-ax53u. Até pode ser um de cada. Fazem mesh e têm um sinal Wi-Fi que irá cobrir uma área muito maior.
Instalar o primeiro Asus na porta ethernet 4 do router do ISP e colocar em modo bridge. Depois ligar o segundo router, aceder ao interface do principal e adicionar nó Mesh e já está.
A app da Asus também é muito boa.
Para esses modelos é capaz de ser necessário actualizar o firmware antes de configurar o mesh.
Obrigado Valter ! Sou noob nisto e na verdade os DECO têm essa vantagem de serem fáceis de instalar. Fico sempre de pé atrás com a instalação/configuração de routers. Talvez não deveria... não sei. Vou dar uma vista de olhos nestes equipamentos que recomendas.

Obrigado uma vez mais.
 
Ok.
Nessas condições/budget eu começaria por dois Asus rt-ax55. Um ao pé do router do operador e outro no piso de baixo num lugar central. Provavelmente é suficiente e deve conseguir os dois por cerca de 130€ mais coisa menos coisa, posteriormente caso verificasse que era necessário expandir comprava um terceiro, mesmo modelo ou outro.
Ficava já com um sistema mesh com norma Wi-Fi6 para durar uns bons anos.

Review do router: https://www.techadvisor.com/article/722088/asus-rt-ax55-review.html
Muito obrigado @Valter84 pela ajuda e recomendação, vou avançar para a compra e depois fazer os testes.
 
Boas
Não tendo grande experiência em redes e principalmente em imesh, mas tenho um problema em casa que gostava de ouvir sugestões.

Moradia com três andares com paredes e betão, em que o sinal do router ISP (Vodafone) não consegue chegar a todo o lado sem repetidor. Tenho rede estruturada na casa com pontos por cabo em todos os pisos.

Comprei agora o Google Wifi com três pontos, para espalhar a rede por toda a casa, mas estou com dois problemas:
1 - o sinal wifi não é suficiente forte e não consegue criar a rede "malha", no local onde estão agora colocados consigo ter sinal forte em todos os locais, mas não consegue criar a rede - como tenho rede de cabo pretendia ligar os pontos do google wifi por cabo, mas não estou a conseguir a configuração dos pontos por cabo
2 - o sinal wifi no piso 0, que é onde está o router ISP, é muito bom, mas se utilizar a rede criada no google wifi, a velocidade dos dados é muito lenta

A principal razão da rede wifi imesh é para poder configurar numa rede "separada" todos os equipamentos de domótica que tenho em casa - shelly(mais de 35 pontos), vídeo porteiro, aspiradores xiaomi, impressora wifi, pcs, tablets e telefones. Como tenho rede estruturada para que o sinal dos repetidores google wifi possa ser o melhor queria configurar estes pontos por por cabo Ethernet, e a partir dos repetidores por ter a mesma rede wifi sempre em casa

Em termos de esquema de rede estou a pensar fazer:
Router ISP Vodafone 4xPortas - 1# Box Vodafone; 2# Box Vodafone; 3# Google Wifi Sala; 4# Switch Sala 4xPortas (Tv, Apple TV e Playstation)
Google Wifi Sala - liga ao Switch Central 8xPortas
Switch Central 8xPortas - 1# Alarme; 2# CCTV; 3# Google Wifi Piso 1; 4# Google Wifi Piso -1; 5# PC Escritório
Google Wifi Piso -1 - liga ao Switch Piso -1 4xPortas (PC, Impressora, Projetor)
 
@BaldrickLegend já experimentaste ligar unicamente o Google wifi principal ao router Vodafone e criares a rede a partir daí?
Ligado por cabo ao módulo principal tens a velocidade contratada?

Do que vi online:
- configurar o primeiro equipamento estando unicamente ligado ao router/modem da operadora, sem mais nenhuma ligação
- configurar os outros módulos também sem nada ligado, só por Wi-Fi, junto ao módulo principal. Depois de configurados colocá-los no lugar final com o cabo de rede.
 
@josp, quando instalei não tive preocupação com outros equipamentos ligados, mas também já li que devia ter instalado tudo sem mais equipamentos na rede... vou exprimentar a fazer o reset a todos os equipamentos google wifi, e instalar tudo de novo

Obrigado pela sugestão

 
atualização!!!

Depois de fazer reset aos equipamentos (o mais difícil) consegui instalar tudo... mas teve mesmo que ser um de cada vez, sem ter mais nenhum equipamento ligado e por cabo de rede...

agora falta testar... m dos equipamentos ainda não estará OK, mas o problema deve ser da tomada de rede...

a testar no feriado...
 
Como não estou dentro do assunto, e antes de comprar seja o que for, vou colocar o meu problema:

Na minha casa tenho Meo fibra com o router fibergateway, no entanto, o alcance do wifi não é o suficiente para o que desejo (câmaras no exterior).

Aqui segue um esquema:
Circulo verde - Zona de alcance do wifi do router;
Circulos azuis - Zonas de wifi extra desejado;
Ponto laranja - Tomada com cabo de rede (ligada ao PC)

A minha ideia, seria ligar um dos satélites por cabo de rede no ponto laranja, sendo que esse satélite teria de ter uma saída de cabo de rede para ligar ao PC. O outro satélite ficaria ligado por Wifi na outra extremidade da casa.

As velocidades de Wifi e possíveis opções de configuração avançada não são relevantes para o meu caso. O que importa mesmo neste momento é o preço.

Um sistema destes cumpriria os requisitos?
https://www.amazon.es/dp/B0BD8DZ2D4/ref=nosim?tag=zwame00-21

Obrigado!

Edit: Pretendo manter a zona verde com Wifi (aproveitando o router existente)
 
Última edição:
@volcom64 queres que as zonas de wi-fi se sobreponham, para poderes andar pela casa sem quebra de rede, ou queres ter 3 bolhas separadas?

Se for a segunda hipótese, basta comprar 2 Access point/extenders.
Se for a primeira, ou compras o Extensor da MEO, que funciona com o teu router, ou tens de abdicar do wi-fi do router e arranjar uma solução que forneça em exclusivo o wi-fi.

De uma maneira ou de outra, esse sistema não serve para ti. Na primeira hipótese poderá funcionar mas precisas de mais um módulo.
 
Não é wifi 6 mas está a um excelente preço, especialmente tendo em conta que é tri band, tem melhor desempenho para quem não tem ethernet para ethernet backhaul.
https://www.amazon.de/dp/B07RVFXCPL/ref=nosim?tag=zwame03-21
Está em promoção o kit de 3 unidades por 150€, é um preço bomba.
Consegue-se cerca de 350Mbps em wifi com este equipamento.
Subescrevo. Na altura quando troquei o meu sistema tplink por causa dos problemas, comprei os velop e passado este tempo todo, posso dizer que são simplesmente geniais!
 
@volcom64 queres que as zonas de wi-fi se sobreponham, para poderes andar pela casa sem quebra de rede, ou queres ter 3 bolhas separadas?

Se for a segunda hipótese, basta comprar 2 Access point/extenders.
Se for a primeira, ou compras o Extensor da MEO, que funciona com o teu router, ou tens de abdicar do wi-fi do router e arranjar uma solução que forneça em exclusivo o wi-fi.

De uma maneira ou de outra, esse sistema não serve para ti. Na primeira hipótese poderá funcionar mas precisas de mais um módulo.

Obrigado pela ajuda, bem me parecia que estava a fazer isto demasiado fácil.

A opção com 3 módulos permite que 2 deles estejam conectados por cabo? Pergunto isto porque o módulo que ficará no ponto laranja dificilmente apanhará rede wifi do módulo seguinte, e vice-versa (tem de ficar no ponto laranja para que tenha cobertura na zona exterior que quero).

Tendo em conta a "qualidade esperada" do wifi do router fibergateway, conseguem-me apresentar uma solução de 3 módulos com qualidade semelhante? Utilizo shelly's em casa e google chromecast android tv ligado por wifi, e quero garantir que continuarão a funcionar sem problemas.

Apesar de resolver a necessidade, não me agrada ficar com 3 redes diferentes em casa utilizando os extensores/repetidores.
 
Obrigado pela ajuda, bem me parecia que estava a fazer isto demasiado fácil.

A opção com 3 módulos permite que 2 deles estejam conectados por cabo? Pergunto isto porque o módulo que ficará no ponto laranja dificilmente apanhará rede wifi do módulo seguinte, e vice-versa (tem de ficar no ponto laranja para que tenha cobertura na zona exterior que quero).

Tendo em conta a "qualidade esperada" do wifi do router fibergateway, conseguem-me apresentar uma solução de 3 módulos com qualidade semelhante? Utilizo shelly's em casa e google chromecast android tv ligado por wifi, e quero garantir que continuarão a funcionar sem problemas.

Apesar de resolver a necessidade, não me agrada ficar com 3 redes diferentes em casa utilizando os extensores/repetidores.
O Router da MEO está no centro da zona verde?
Tem cabos ethernet espalhados pelo resto da casa ou só no ponto assinalado a laranja?
Hoje em dia o melhor é comprar um sistema mesh para se ter uma experiência única em casa. Com um sistema Mesh a rede wifi é a mesma na casa toda e pode circular pela casa a ver um vídeo no telemóvel/tablet (por ex.) sem nunca parar porque automaticamente é transferido para o router mais próximo do dispositivo sem quebras. Também é melhor para aceder a chromecast e outros dispositivos uma vez que estão todos na mesma rede, se tiver em redes distintas não consegue aceder.
 
@volcom64 se o budget é limitado talvez fosse para esta solução.
https://www.amazon.es/dp/B07YZDGS7M/ref=nosim?tag=zwame00-21
Provavelmente terá o Router MEO num ponto central da casa pelo desenho que passou. O que fazer:
- Ir às definições do router da MEO e activar o modo bridge na porta 4, e desactivar o wifi. (Como activar o modo bridge aqui https://www.kbase.pt/fibergateway-meo-configurar-em-modo-bridge/)
- Ligar um router tenda através de ethernet à porta 4 do router meo à porta wan to tenda;
- Da segunda porta ethernet (Lan) do router tenda, lligar à tomada ethernet para distribuir pela casa;
- Ligar um segundo router tenda no ponto laranja através de cabo ethernet à porta Wan. Usar a segunda porta ethernet (Lan) para ligar o computador;
- Na outra extremidade da casa ligar o terceiro router tenda (se tiver um ponto ethernet usá-lo e ligar à porta ethernet se não este ficar ligado por wifi.
Espero ter ajudado. Depois deixe feedback.
 
Última edição:
Back
Topo