Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Eu prefiro utilizar as réguas no ATI, porque no liga e desliga cabo podes inutilizar a ficha e fazer uma nova, e "comendo" o cabo passado

Quanto ao funcionamento dos DECO os dois modos de funcionamento funcionam da seguinte forma:
  • Modo Router: Tens um Deco principal que funciona como router e ligas ao router da operadora. Todos os restantes Decos têm que se a ligar ao Deco principal. As ligações a fazer serão: Router Operadora -> Deco Principal -> Switch -> Restantes Deco
  • Modo AP: Toda a rede é gerida pelo router da operadora, não existindo um Deco principal. As ligações a fazer serão: Router Operadora -> Switch -> Decos

Removi as réguas porque também tinham fichas mal feitas, fiquei sem paciência para corrigir aquilo. Os cabos no ATI são “longos”, tenho margem de manobra se quiser voltar a inserir as réguas.

Tenho de testar os DECOS em modo AP, da forma como está o principal neste momento (ligado por cabo de rede como principal, router, no piso superior, já não lhe consigo ligar um cabo de rede para ir até ao secundário).
 
Após 3-4 dias de dores de cabeça cheguei a conclusão que usar saídas diferentes do router da Vodafone, cada uma com o seu acess point mesh dá asneira (Loopback etc.).
A solução passou por usar um switch junto do router, esse só está ligado a uma saída do router Vodafone, e cada saída injeta numa tomada (estamos a falar de um ATI onde está o router). Nas tomadas das divisões, ligo os Mercusys (=deco) e funciona tudo bem em AP. Em algumas tomadas tenho outros switch pelo meio sem problemas…

Portanto resumindo. Acess point e LAN diferente no router operadora = poop

Esquema de ligação em modo AP funcional com os Mercusys H80X:
esquema.png
 
Última edição:
Não sei se é aqui o tópico certo mas cá vai:
Tenho internet da Vodafone 500/100,tenho uma noz Formuler Z8 ligada por cabo ao router.
No teste de velocidade e lag do Fast.com dá-me à volta de 130 Mbp e lag 152 ms com carga (vou tentar anexar imagem).
No teste que faço igual,mas no iPad Wi-Fi em frente ao router dá-me 500Mbp ou mais e lag 29 ms com carga.
O que é que estará mal aqui,ou o que é que poderei fazer para melhorar a velocidade e especialmente o lag na Formuler Z8?
Edit: Tenho as 4 saídas do router ocupadas: box vodafone,powerline,box Formuler,TV e já experimentei trocar a saída do box formuler pela da Vodafone e continua igual.

Obrigado
 
Última edição:
Não sei se é aqui o tópico certo mas cá vai:
Tenho internet da Vodafone 500/100,tenho uma noz Formuler Z8 ligada por cabo ao router.
No teste de velocidade e lag do Fast.com dá-me à volta de 130 Mbp e lag 152 ms com carga (vou tentar anexar imagem).
No teste que faço igual,mas no iPad Wi-Fi em frente ao router dá-me 500Mbp ou mais e lag 29 ms com carga.
O que é que estará mal aqui,ou o que é que poderei fazer para melhorar a velocidade e especialmente o lag na Formuler Z8?
Edit: Tenho as 4 saídas do router ocupadas: box vodafone,powerline,box Formuler,TV e já experimentei trocar a saída do box formuler pela da Vodafone e continua igual.

Obrigado
Muito provavelmente o hardware da box Formuler não dá para mais.
 
A primeira pergunta será, tens rede estruturada na casa ou os satélites Mesh vão comunicar entre si através de wireless?

Desculpa a ignorância, mas com rede estruturada queres dizer se tenho capacidade para ligar diferentes os diferentes satélites por cabo de rede em diferentes zonas? Se for isso, sim.
 
Desculpa a ignorância, mas com rede estruturada queres dizer se tenho capacidade para ligar diferentes os diferentes satélites por cabo de rede em diferentes zonas? Se for isso, sim.
Sim, se tens pontos de rede para interligares os satélites. Assim sendo facilita-te bastante a vida.
Quanto a recomendações, depende do teu orçamento, mas eu diria que com 3 pisos convém teres pelo menos 3 satélites.
 
Sim, se tens pontos de rede para interligares os satélites. Assim sendo facilita-te bastante a vida.
Quanto a recomendações, depende do teu orçamento, mas eu diria que com 3 pisos convém teres pelo menos 3 satélites.

Obrigado pela resposta.

Estava a ver a solução da Amazon eero 6 mas à volta dos 200€ apenas existe a opção com 1 router + 2 extensores.

Podem-me elucidar sobre as melhores opções por volta dos 200/300€?
 
Eu tenho 5 tp-links M4 espalhados por cerca de 200m2, 2 andares e paredes de pedra. Funciona muito bem.

No início tinha conflitos entre o wifi do deco e o wifi do router da vodafone, desactivei o wifi do router e ficou a funcionar
 
Boas maltinha, tenho pacote NOS 500MB e comprei ontem o sistema deco mesh m5.
Fiz instalação pela app como diz no manual, liguei os 3 decos um onde tenho o router da NOS outro no quarto da minha irmã e outro no meu quarto com um cabo ether ligado ao pc. Deste modo fui fazer uns games e o meu ping estava a 200 para cima e a velocidade da net ronda 10mb a 30mb, isto é possível? Alguém me sabe dizer se foi a instalação ou como é que pelo menos tenho uma ligação BOA para estar a jogar?
 
Os deco estão ligados entre si por cabo ethernet ou por wifi?

Se por Wifi os Deco M5 não são a melhor escolha uma vez que são sistemas Dual Band e não Tri Band, ou seja, utilizam uma das frequências do cliente para comunicarem entre si. Se conseguires tenta trocar por um sistema tri band.

Quanto ao ping elevado e baixa velocidade deve ter a ver com a posição onde deixaste os Decos, considerando que não estão ligados por cabo. Se no teu quarto a cobertura já era má, então não deves colocar o Deco no quarto mas sim a meio caminho, onde apanhe boa rede para depois "repetir" a rede em condições.
Fazendo uma analogia, estão duas pessoas num corredor muito comprido, cada um na sua ponta, a tentarem falar entre si mas para isso têm que gritar e repetir várias vezes para o outro conseguir perceber. Se pedirem ajuda a uma pessoa para ajudar na comunicação qual o melhor local para ela se posicionar? No meio certo? Assim consegue ouvir bem ambas as partes e as mesmas conseguem-na ouvir o que ela está a repetir.
O raciocinio é o mesmo para colocar os DECO, quando eles comunicam entre si por wifi. Por cabo esta limitação já não se aplica.
 
Estive a estudar um pouco mais sobre este assunto e cheguei à conclusão que vou precisar de um sistema que permita conectar por cabo ethernet ou Wi-Fi, que tenha Wifi 6 e seja tri-band. Assim, acho que vou ter que esticar o orçamento para perto dos 400€.

Tenho só algumas rápidas questões (tendo em conta que irei para uma habitação com 3 pisos com +/-250 m2):

1. Olhando para as soluções da TP-Link, fico indeciso entre 2 com preços bastante semelhantes: Deco M9 Plus (3 aparelhos) ou Deco XE75 (2 unidades). Embora a segunda opção tenha só duas unidades, "promete" um range bem maior de cobertura. Quais as diferenças entre os 2 e qual seria a melhor opção para ter rede nos 3 pisos?

2. O TP-Link Deco XE75 e o Asus XT8 parecem-me bastante semelhantes, certo?

3. Existe alguma opção neste range de preços que eu deveria também ter em consideração?

Obrigado
 
Se vais interligar os satélites por cabo não vejo necessidade de comprares sistema Tri-band, nem de powerline.
Em relação aos modelos que mencionas penso que a diferença é que o XE75 é Wifi 6E e o M9 Plus e o Asus são Wifi 6.
 
Se vais interligar os satélites por cabo não vejo necessidade de comprares sistema Tri-band, nem de powerline.
Em relação aos modelos que mencionas penso que a diferença é que o XE75 é Wifi 6E e o M9 Plus e o Asus são Wifi 6.

O meu único receio é que para a casa em que vou tem uma entrada ethernet por piso, mas receio que possa não ser a zona ideal para colocar o aparelho, logo sempre teria a liberdade de colocar os extensores noutra área. Mas creio que tens razão, acho que estou a fazer "overthinking" e um Deco M5 poderá ser mais que suficiente.
 
Os deco estão ligados entre si por cabo ethernet ou por wifi?

Se por Wifi os Deco M5 não são a melhor escolha uma vez que são sistemas Dual Band e não Tri Band, ou seja, utilizam uma das frequências do cliente para comunicarem entre si. Se conseguires tenta trocar por um sistema tri band.

Quanto ao ping elevado e baixa velocidade deve ter a ver com a posição onde deixaste os Decos, considerando que não estão ligados por cabo. Se no teu quarto a cobertura já era má, então não deves colocar o Deco no quarto mas sim a meio caminho, onde apanhe boa rede para depois "repetir" a rede em condições.
Fazendo uma analogia, estão duas pessoas num corredor muito comprido, cada um na sua ponta, a tentarem falar entre si mas para isso têm que gritar e repetir várias vezes para o outro conseguir perceber. Se pedirem ajuda a uma pessoa para ajudar na comunicação qual o melhor local para ela se posicionar? No meio certo? Assim consegue ouvir bem ambas as partes e as mesmas conseguem-na ouvir o que ela está a repetir.
O raciocinio é o mesmo para colocar os DECO, quando eles comunicam entre si por wifi. Por cabo esta limitação já não se aplica.
A disposição dos decos foi primeiramente um por cabo ligado ao router na sala, na divisão ao lado que é um quarto deixei outro ligado mas sem cabo por último o terceiro liguei no meu quarto e com cabo ether mas não me serviu de nada.
A minha ideia é ter algum aparelho que me permita jogar sem problemas e com uma net consistente tipo o meu tp link antigo que se ligava à corrente e ficava resolvido mas passadl 3 anos deu o berro e acabou a garantia daí ter comprado este por sugestão do técnico da nos que até foi a minha casa.
 
O meu único receio é que para a casa em que vou tem uma entrada ethernet por piso, mas receio que possa não ser a zona ideal para colocar o aparelho, logo sempre teria a liberdade de colocar os extensores noutra área. Mas creio que tens razão, acho que estou a fazer "overthinking" e um Deco M5 poderá ser mais que suficiente.
Os pontos de rede estão no centro de cada piso? Ou das zonas onde tens maior prioridade em cobrir?
Se tens dúvidas se a localização onde tens os pontos de rede é a ideal também tens os Deco P9 que têm powerline incorporada.
 
Se calhar uma powerline seja mais eficaz no teu caso. Os M5 claramente não servem para o que pretentes, para funcionar minimamente deves comprar um sistema triband.
 
Back
Topo