Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

A disposição dos decos foi primeiramente um por cabo ligado ao router na sala, na divisão ao lado que é um quarto deixei outro ligado mas sem cabo por último o terceiro liguei no meu quarto e com cabo ether mas não me serviu de nada.
A minha ideia é ter algum aparelho que me permita jogar sem problemas e com uma net consistente tipo o meu tp link antigo que se ligava à corrente e ficava resolvido mas passadl 3 anos deu o berro e acabou a garantia daí ter comprado este por sugestão do técnico da nos que até foi a minha casa.
se tens o 2º deco ligado por cabo de rede e se tens problemas estando ao lado dele, algo de muito errado se passa nessa instalação. deverias ter os 500mb no teu quarto.

confirma na app do deco se efectivamente esse deco no teu quarto está ligado por cabo de rede ou wifi.

com esse setup tens tb de ter os decos em modo AP, e convem desligar o wifi do router da nos.
 
Sugiro que ele faça também um teste às tomadas de rede das divisões, fiz o mesmo quando tentei usar o sistema do ATI e encontrei várias que foram mal cravadas.
 
se tens o 2º deco ligado por cabo de rede e se tens problemas estando ao lado dele, algo de muito errado se passa nessa instalação. deverias ter os 500mb no teu quarto.

confirma na app do deco se efectivamente esse deco no teu quarto está ligado por cabo de rede ou wifi.

com esse setup tens tb de ter os decos em modo AP, e convem desligar o wifi do router da nos.
Ele primeiro disse que o PC é que estava ligado por cabo de rede ao Deco, e não que o Deco estava ligado por rede ao Deco principal. É uma questão a esclarecer, porque se estiver ligado por rede ao Deco principal então alguma coisa se passa.
 
Pessoal, sendo que para mim seria apenas necessário um ponto de wifi, pois consigo lá chegar com cabo utp, há alguma solução mais económica do que o deco m4, pelo que me apercebi só vendem em packs de dois (?). Acho que vou para o TP-LINK RE200.
 
Última edição:
Ele primeiro disse que o PC é que estava ligado por cabo de rede ao Deco, e não que o Deco estava ligado por rede ao Deco principal. É uma questão a esclarecer, porque se estiver ligado por rede ao Deco principal então alguma coisa se passa.
percebi mal então, pensei que ele tinha o deco principal e um outro satelite ligados por rede.

se são 2 decos satelite por wifi, o m5 não será a melhor opção, de qq forma faz mais que essa velocidade desde que não estejam demasiado distantes entre eles. e.g. é necessário garantir que os decos apanham bom sinal de rede entre si
 
Boas, de momento tenho o router da NOS (consigo 400+ mbs por wireless) + 1 router já +- antigo (70mbs) num quarto ligado por cabo para extender a cobertura na casa toda. O que aconselham, um router melhor para conseguir dar cobertura a casa toda ou um sistema wifi mesh? meio que estou satisfeito com o sistema actual, mas gostava de nao ter de mudar de ligação a medida que vou andado pela casa
 
Não estava a dizer em modo AP, mas sim ter outro ponto de acesso.
Com esse equipamento está garantido que os clientes alternam automaticamente entre ele e o router da operadora?
 
@sil3nc3r sãos os dois basicamente iguais, mas julgo que o segundo, o ac, tem porta de rede gigabit e o 1200 não tem, por outro lado o 1200 é mais atual pelo que provavelmente poderá ter alguns pormenores corrigidos a nível de hardware.

Eu se tivesse de escolher entre os dois ia depender se precisava mesmo ou não, de se tiver velocidade perto de Gigabit na minha rede interna precisasse de passar essa velocidade para qq dispositivo que tivesse de ligar à porta de rede.

Se quiser manter essa velocidade tem de ser o ac, se não for preciso, pode ser o 1200.
Acabei por comprar os três repetidores (usados em muito bom estado) na Amazon, para fazer os testes necessários e devolver os que não me interessariam. Mas por mais voltas que dê, não consigo ligar nenhum deles (Devolo wifi 5 repeater 1200; Devolo wifi repeater ac; e Devolo wifi repeater + ac) à rede mesh que criei com a powerline Devolo Magic 2 wifi next.
Explicando melhor a situação, tenho o wifi do router desligado para que todos os equipamentos se liguem exclusivamente à rede mesh que criei. No entanto, os 3 repeaters não se ligam à rede mesh (que tem o mesmo nome e password do wifi do router), apenas se ligam ao router. Quando ligo o wifi do router, eles detetam a rede e executam a sua função, mas quando volto a desligar o router, eles colocam-se em modo off-line e deixam de funcionar. Com a rede mesh apenas (wifi do router desligado), não a detetam.
Não pretendo de todo voltar a ligar o wifi do router apenas para que simples repeaters possam funcionar, pois tenho uma rede mesh bem configurada e estável sem necessitar do router.
Todos os aparelhos são da Devolo, que estarei eu a fazer de errado???
Obrigado pela ajuda e conselhos.
 
Acabei por comprar os três repetidores (usados em muito bom estado) na Amazon, para fazer os testes necessários e devolver os que não me interessariam. Mas por mais voltas que dê, não consigo ligar nenhum deles (Devolo wifi 5 repeater 1200; Devolo wifi repeater ac; e Devolo wifi repeater + ac) à rede mesh que criei com a powerline Devolo Magic 2 wifi next.
Explicando melhor a situação, tenho o wifi do router desligado para que todos os equipamentos se liguem exclusivamente à rede mesh que criei. No entanto, os 3 repeaters não se ligam à rede mesh (que tem o mesmo nome e password do wifi do router), apenas se ligam ao router. Quando ligo o wifi do router, eles detetam a rede e executam a sua função, mas quando volto a desligar o router, eles colocam-se em modo off-line e deixam de funcionar. Com a rede mesh apenas (wifi do router desligado), não a detetam.
Não pretendo de todo voltar a ligar o wifi do router apenas para que simples repeaters possam funcionar, pois tenho uma rede mesh bem configurada e estável sem necessitar do router.
Todos os aparelhos são da Devolo, que estarei eu a fazer de errado???
Obrigado pela ajuda e conselhos.
Desses 3 já usei um WiFi Repeater+ ac e não tive problema nenhum em o usar como Repeater ou Access Point na minha rede mesh Devolo Magic 2 Wifi.

Não sei se descarregaste o manual em https://www.devolo.pt/fileadmin/Web...nts/pt/devolo_Repeater__ac_0820_pt_online.pdf mas se o fizeste e seguiste os passos lá descritos na página 21 para o instalar usando a interface web, qd na página 22 fazes, com a rede do router desligada:
"Clique em Instalar como Repeater. O WiFi Repeater+ ac procura automaticamente por redes Wi-Fi próximas. Selecione da lista a sua rede Wi-Fi e clique em Continuar."
ele não te apanha a tua rede mesh da Devolo?

Na página 37 vê tb se tens assinalada a opção "Ligar Mesh Wifi"
 
Chegou hoje o meu pack Netgear Orbi Pro Wifi 6 Dual Band AX1800 (SXK30) - consegui um preço bastante bom na Amazon alemã por 200 euros o pack, mas na Amazon US ainda está em stock com um preço interessante, quiçá mais barato com o Global Shipping deles, etc.

Para juntar ao Netgear GS116E 16-Port Gigabit Switch que está no ATI, ou seja, vai ser com backhaul wired gigabit neste caso. Que as reviews dizem que é o melhor para este modelo em específico, que é mais budget que o SXK50 ou SXK80, que o backhaul wireless deste não é grande espingarda. Como a casa está toda cablada em condições, é no-brainer. Estou muito expectante em relação à solução.

Esta gama parece ser muito boa, e vai-me permitir fazer uma network segmentation interessante (para rede de IOT, neste caso) com VLANs. Aliás, foi precisamente por esse facto que fui para a gama Pro da Orbi, porque permitem até 4 redes wifi/4 SSIDs diferentes com tie-in a uma VLAN. 👌

Ao início estava a ponderar usar o router do operador (que acabou por ser um Gigarouter Wifi 6 FTTH da NOS) para a rede doméstica e apenas estender com um AP, e mantendo o switch acima. Mas depois de olhar para estas ofertas 'mesh' que já trazem um router, acabei por decidir isolar melhor a rede doméstica e meter o router do operador em 'bridge', e assim fico com uma rede mais isolada. (Ainda sou do tempo em que os operadores não forneciam um router, apenas modem, e sempre me fez muita confusão por um lado (1) o cliente não poder ter a liberdade de escolher o seu router/modem e (2) o operador acabar por ter acesso a um router que faz parte da rede doméstica do cliente. Eu percebo as vantagens, e para 99% dos casos/clientes é o que faz mais sentido/conveniente, isto ignorando os riscos de segurança, mas não me deixa de fazer confusão. 😄)

Talvez partilhe depois mais detalhes sobre a rede neste ou noutros tópicos.
 
Última edição:
Desses 3 já usei um WiFi Repeater+ ac e não tive problema nenhum em o usar como Repeater ou Access Point na minha rede mesh Devolo Magic 2 Wifi.

Não sei se descarregaste o manual em https://www.devolo.pt/fileadmin/Web...nts/pt/devolo_Repeater__ac_0820_pt_online.pdf mas se o fizeste e seguiste os passos lá descritos na página 21 para o instalar usando a interface web, qd na página 22 fazes, com a rede do router desligada:
"Clique em Instalar como Repeater. O WiFi Repeater+ ac procura automaticamente por redes Wi-Fi próximas. Selecione da lista a sua rede Wi-Fi e clique em Continuar."
ele não te apanha a tua rede mesh da Devolo?

Na página 37 vê tb se tens assinalada a opção "Ligar Mesh Wifi"
Obrigado @jmpnm.
Não descarreguei o manual, fui seguindo a instalação através da aplicação da Devolo apenas.
Também não cheguei a utilizar a interface web, como disse, realizei tudo através da aplicação. Todos os repeaters detetam a rede mesh mas não se conseguem ligar a ela.
Vou ler com atenção o manual e utilizar a interface web a ver se resolve.
Obrigado mais uma vez.
Depois deixo feedback.
 
@sil3nc3r ok,no outro post tinhas dito que os repeaters não detetavam a rede mesh e isso é que era estranho.

Depois dos repeaters detetarem a tua rede mesh, que tipo de mensagem é que recebes qd eles não se conseguem ligar?

Na app da Devolo não te aparece uma página nova mais abaixo onde passa a estar o ou os repeaters que estás a tentar adicionar à rede? deve ficar uma página inicial com a rede dos teus dispositivos Magic 2 e depois em baixo outra página com o ou os repeaters adicionais que estão na mesma rede, qd clicas em dispositivos aparecem-te todos, os magic e os repeaters com todos os equipamentos que estão ligados a cada um deles e respetiva velocidade de ligação:

thumbnail-IMG-0863.jpg
 
Desculpa pela confusão que criei, não domino os termos técnicos.
Na aplicação, apenas me aparece essa página adicional quando os repeaters ficam ligados à rede original do router.
Quando desligo o wifi do router, os repeaters ficam logo offline. Ou seja, só detetam o wifi do router.
Quando o wifi do router está desligado eles não se conectam à rede mesh, quer seja no início (quando os tento instalar de raíz), quer seja após a instalação pelo wifi do router (e eu desligar logo a seguir o wifi do router).
Espero ter-me feito entender agora.
 
Faz reset de origem no botão Reset (junto às portas de rede)
"Para retirar um adaptador WiFi Repeater+ ac da sua rede e repor, com êxito, toda a sua configuração para o estado de entrega (no estado de entrega do WiFi Repeater+ ac, Mesh está ativado por defeito), prima o botão Reset durante mais de 10 segundos. Ao fazê-lo, tenha em consideração de que serão perdidas todas as definições ajustadas! Aguarde até que o LED pisque a branco e, em seguida, desligue o adaptador WiFi Repeater+ ac da rede elétrica. O adaptador foi retirado com sucesso da sua atual rede"

pelo sim pelo não, se ele ainda te aparecer na app da Devolo, apaga-o dos teus dispositivos.

Com a rede do router principal desligada, ou seja, só com a tua rede devolo mesh magic 2 ligada e com o repeater colocado numa tomada perto de um dos teus magic 2 wifi....em vez de fazeres a instalação pela app tenta fazer conforme indicado na opção de instalação pela interface web no manual a partir da pag 21....fiz dessa maneira e não tive problemas.

Depois, qd abrires a app, tem de aparecer os dispositivos todos ligados e com o mesmo nome de rede em cima de cada uma das janelas
 
Back
Topo