Que SO punham?

nazG

Power Member
Boas pessoal,

Tenho um celeron 1Ghz com 128mb Ram, e está a rodar o win98se. O PC servia antes para aquelas coisas básicas: joguinhos leves, word, etc. Agora queria usá-lo como webserver e para e-Mule e mais nada mesmo.
Que SO me aconselham? Estive a pensar no win2k ou no win2003 (versão mais leve).

Não ponho linux porque não consigo pôr a minha placa wireless a funcionar...

Thanks.
 
Eu tenho 1 p3 600mhz com 128mb a correr a mula e a servir de server/gateway para outros pc's acederem à net!

O SO é o Xp sp2 lol!

Só para veres que funca! Mas aconselho o 2000server, embora tenha instalado e do alto da minha n00bisse não consegui configurar bem a rede então meti xp e foi sempre a andar!

Cumps.
 
O meu P3 a 500Mhz e 256Mb de RAM tá com o Win 2k SP4...e tá todo contente (ou seja, tá tudo a funcionar a 100% ) :P

num 1Ghz...o que te lixa é a RAM, só 128mb...mesmo assim dava para meter o Windows XP... :)

Mas como é para Mula e webserver, Win 2k SP4 chega e é mais levezinho e tudo. :003:
 
Última edição:
Só tens rede por Wi-fi???

Ia aconselhar um Linux pq gasta poucos recursos, no Mldonkey tens Mula e Bittorrent ligado a 3 servidores ao mesmo tempo e além disso o Linux é optimo como sistema de router/firewall e até podias ter vários discos montados em samba para o resto da rede em soft raid e tudo isso nessa máquina.

Mas se tens apenas wi-fi o linux não é boa opçao a menos que tenhas placas compativeis com ele...
 
tens é de ter em atenção em manteres o estritamente necessário... existe mto serviço que vêm a mais e que podes desligar para obteres mais memoria livre...por exemplo...
 
Tenho um PIII 450 com 128MB e correu muito bem XP/Emule/Apache/MySQL/Norton 2004/etc, etc ...
Como o XP acabou por começar a portar-se muito mal, instalei agora o Win2003 na mesma máquina, com Apache/MySQL/MSSQL 2000 SP3/AVG/ e irá ter o Emule (ainda não tive paciência para o fazer), e até agora está a funcionar como era de esperar, só demora a carregar as coisas, depois disso (e como não serve para mais nada) se demorar uma milésima de segundo a mais, pouca diferença faz.

PS: É claro que esta é uma solução caseira ...
 
true... wireless em linux é uma desgraça :| mas por acaso tive sorte a minha placa tem muito bom suporte para linux :) anyway acho que devias mesmo seguir a sujestão do Fohz e ires experimentando :) aconselhava debian pelo facto do apt mas nunca experimentei FreeBSD por isso é uma questão de tentares
 
eu pessoal/ aconselho winxp sp2 sem efeitos (win2k like) e serviçoes desnecessarios removidos... tou a usar 1 pc com config semelhante e pra emule e servir net, tem rulado na boa. usava win2k mas apos conselhos vi que windows xp era melhor alternativa a nivel de eficiencia.
cumps
 
nem mais, winxp pra frente, se o tweakares como deve ser aguenta-se bem, e capaz de demorar um pouco a arrancar, mais nada
 
o windows server 2003, é bom para o que tu pretendes, especialmente se quizeres partilha de internet avançada, (tipo o pc a servir de router). se recorreres a este, instala o SP1, é quase indispensavel.

se quizeres alguma coisa mais basica, o windows 2000 SP3 serve às mil maravilhas, e é mais leve para a tua maquina.
 
Windows Server 2003, com Service Pack 1 (equivale mais ou menos ao SP2 para XP Professional).
Muito estável e, como disse o Konc, com ferramentas mais adequadas a esse tipo de utilização.
 
nazG disse:
Usaste o Enterprise ? É que o web edition parece-me bastante leve...

Como assim o "web edition" é bastante leve?! Toda a edição é feita noutro computador pessoal. O que necessita ser instalado, é... Não percebi o que quiseste dizer com web edition.
 
AndreAPL disse:
... usava win2k mas apos conselhos vi que windows xp era melhor alternativa a nivel de eficiencia ...

??????? Olha que não é. O XP é um sistema bastante bom, mas para workstations. Para servir outros postos de trabalho fica um pouco aquem, pois não foi para isso que foi desenhado.
Conheço um caso de um gabinete de contabilidade que tinha win2k advanced server a partilhar uma aplicação do ramo para cerca de 10 postos de trabalho, e um dia decidiram experimentar o XP (pois era mais recente), e em termos de rede, ele não se arrastava. Apos bastantes queixas e dores de cabeça o antigo sistema operativo teve de ser reposto.
 
nazG disse:
... Não ponho linux porque não consigo pôr a minha placa wireless a funcionar...

Se não sabes trabalhar melhor com linux do que sabes em ambientes windows, então será bastante dificil para ti configurar seja o que for e perdes muito tempo. Mais vale teres um windows menos bom mas que consigas mais resultados com ele, do que um linux mega do qual não tiras partido da sua eficiencia.
 
Back
Topo