que software usam para fazer isto?

Julgo que para isso foi utilizado um programa 3D e um de motion design. Portanto algo como 3d studio max e after effects resolvem na perfeição a questão. Agora, criar algo com essa qualidade sem conhecimentos prévios...é praticamente impossivel.

Cumps,
michael c
 
Julgo que para isso foi utilizado um programa 3D e um de motion design. Portanto algo como 3d studio max e after effects resolvem na perfeição a questão. Agora, criar algo com essa qualidade sem conhecimentos prévios...é praticamente impossivel.

Cumps,
michael c

Yep, é um misto de software 3D e algo do género do After effects. Não é de todo simples chegar a um nível daqueles em meia dúzia de passos :)
 
quando esse genérico foi feito, deu tipo uma pequena reportagem num dos programas que dava da rtp....
deu para ver pelo ambiente do software que era 3D....depois deve ter after effects...como ja mencionaram...é o misto...
mas como ja referiram...nao se faz assim do nada...ja para nao dizer que ate é capaz de ter sido uma equipa a fazer aquilo.
 
E respondendo à questão do tomás, é obvio que uma coisa assim demora algum tempo a fazer...mesmo para uma equipa experiente. Desde o momento que se parte do conceito, até que se chega ao pretendido, vai algum tempo.

Cumps,
michael c
 
cs.oyen: mete essa duvida no cgartdomain, talvez tenhas mais informação. O Malanjo é gajo para fazer isso apenas com os pés e de olhos fexados.

No entanto não foge muito do que foi aqui dito, penso eu.


Mas mais uma vez, a ideia que para fazer qualquer coisa em 3D é so ler meia duzia de linhas de um tutorial e carregar em 3 botões e temos um "senhor dos aneis" feito está um bocado presente. É um pouco como: "preciso de fazer aterrar um boeing 747 urgentemente, mas não percebo nada de aviões, existe algum tutorial simples?"

Tou a brincar, mas não disse mentira nenhuma. É uma ideia bem generalizada de que o "é feito em computador", é o computador que faz sosinho.

Já trabalho com 3D a algum tempo, e para fazer uma coisa dessas ia ter mesmo assim de estudar e coçar algumas vezes a cabeça. No entanto acho que dá para ser um projecto one man show. Tirando a parte em que o planeta é preenchido, que deve ser apartir de um sistema de particulas (coisa que nunca me debrocei) penso que é tudo acessivel. As formas e animação é quase de certesa feito numa app 3D e são apenas umas formas com reflexo e uma bola laranja, a animação em termos de complexidade não é muito complicada e os efeitos devem ser feitos num programa do genero do after effects. Há muitos outros programas deste genero.

Agora...sem conhecimento previo da area, fazer algo desta qualidade...é como ja aqui foi dito, impossivel, mesmo não sendo nada muito complicado. E mesmo com pouca qualidade, leva bastante tempo a fazer, porque também leva tempo a aprender. Mesmo alguem com experiencia em 3D e que nunca tenha feito nada do genero, concertesa ia levar algum tempo, pois surgem sempre problemas que por vezes levam tempo a corrigir.

Mais uma vez, tenta o CGartdomain, ou o Dimensão3, que tem de certesa pessoal mais especializado. Não que aqui não haja, mas lá ha de certesa e aqui, eu não conheço ninguem.
 
se fosse feito na bloomberg (sub departamento da SIC) eu garantia-te que isso era feito com 3D Studio Max+Adobe After Effects

sendo da RTP os programas podem variar mas a filosofia é a mesma.
Os objectos sao modelados e animados no software 3D
dps é feito os renders (objectos, texturas, brilhos, sombras e matte tudo em separado) e dps e tudo montado em after effects com acertos de cores, brilhos e por ai alem e todo e qq outro toque que seja rapido como acrescentar pequenas texturas.

embora estas coisas demorem tempo, o que mais dura e o processo de ideia+storyboard, a parte feita nos computadores é rapida (wanna keep your job? work faster!)
mas realço somente que é rapida porque quem faz isso já é experiente e nao anda a perder tempo com tentativas.

edit:
ao contrario do que disseram ai em cima, nao acredito que tenha havido trabalho de particulas. é algo caotico, e resources consuming
eu teria desenhado o mapa por inteiro num programa vectorial, corta-lo, e exportar as linhas para o software 3d. ai teria transformado em objectos (face extrude+poly/mesh+extrude [no 3dsmax]) e com um constraint to path teria animado juntamente com um parametric deformer, desta forma e so copiar as linhas (adaptar a curva do planeta) e mudar o objecto associado)
claro que uma coisa é imaginar o processa outra e po-lo em pratica, e a forma como foi feito, pode ate nao ter nada haver com o que eu disse.
 
Última edição:
Back
Topo