Que Tipo de manutençao é necessária no WaterColling?

machadex

Power Member
Boas Futuramente irei colocar um kit Coldzero na minha maquina e gostava de saber que tipo de manutençao eh utilizada no watercolling... neste momento desfruto de um sistema air colling ao qual eh limpo de 3 em 3 meses e gostava de saber o k se passa com o WC (WaterColling) é igual...?

Crumps
 
só isso ? :S a mim uma vez disseram.m k akilo ganhava algas e assim :S ??? é verdade ?

depende do liquido de refrigeraçao!
eu uso um da alphacool (ALPHACOOL TEC PROTECT UV BLUE 1L), mas ao fim de 8 meses começou a formar algas:S
entao tive que mudar de tubos!
dizem que o da feser one e muito bom.e esse que vou comprar para ver se realmente e melhor que o da alphacool!
de resto, manutençao e como te foi dito, po do radiador e acrescentar liquido se necessario.
cumps
 
entao é a confiança... já agora eu vi uma vez um turtorial da exame informatica sobre watercolling e mostrava como montar .. mas ha algum aki na techzone visto que nunca montei nhum tenho um certo medo de k o meu cpu fique molhado :p ....
 
entao é a confiança... já agora eu vi uma vez um turtorial da exame informatica sobre watercolling e mostrava como montar .. mas ha algum aki na techzone visto que nunca montei nhum tenho um certo medo de k o meu cpu fique molhado :p ....

Tens de mudar o liquido de 6 em 6 meses.

Eu uso há mais de 3 anos, Redex mais um pouco de agua destilada.

Deixa um pouco de gordura, mas para mim é o melhor.

Já tentei destilada + AC Fluid ( Anti corrosão ) mas aparecia uma porcaria castanha qq...

Cumps,
 
Vou tentar ser breve e conciso na medida do possível:

Manutenção de water cooling é limpeza de pó aos radiadores e deitar o olho ao depósito de agua de 2 em 2 meses. Pode ser necessário meter uns mls de agua embora seja muito raramente se o sistema estiver bem vedado. Só isso, e rigorosamente mais nada.

A eterna questão das algas, e que eu vou explicar *mais uma vez* é a seguinte:
Algas são vida. Para algas no WC tem de existir duas coisas básicas: Ar e luz do sol. Se o WC não estiver a levar luz directa do sol e se estiver bem vedado (como deve sempre estar), nunca vão aparecer algas. É assim tão simples.

O líquido a usar deve ser SOMENTE agua destilada, atenção que não é agua mineral isso é precisamente o que não queremos, sensivelmente 4 ou 5 gotas de anticorrosivo e se quiseres, um corante. Eu não uso esses cocktails prefabricados. Não há problema com eles, mas o que acima indiquei é o melhor que existe.

Nunca, mas nunca usar coisas como anticongelante, REDEX's ou afins porque primeiro a agua nunca pode ficar com temperatura sub zero e congelar, logo é completamente inútil e o mais importante, estes produtos atacam, alem dos blocos, os O-rings. Com os O-rings destruídos agua vai começar a verter.
Alem do mais, qualquer coisa que não seja agua destilada pura e simplesmente piora a performance do water cooling. Estão feitos inúmeros testes onde já se experimentou tudo de exótico incluindo óleos, whisky e afins e está provado que a única coisa melhor que agua destilada na transferência de calor é água pura. Água pura só pode ser encomendada a laboratórios e custa coisa de €40 o litro. Mesmo assim o nível de transferência de calor de água pura para agua destilada é apenas centésimos de graus Celsius, logo irrisório.

@mordorr:
Se a usar agua destilada (logo translúcida) vias "uma porcaria castanha qq" isto só quer dizer uma das duas coisas:
-Se foi logo quando montaste o WC novo, podem ser resíduos nos radiadores. É perfeitamente "normal" em alguns radiadores.
-Se já foi após isto então já sabes o que o REDEX anda a fazer ai dentro. A corroer simplesmente.
E "Deixa um pouco de gordura, mas para mim é o melhor" ... :lol: Não é mesmo o melhor para nada, nem para transferir calor nem para conservar a integridade dos metais e principalmente borrachas.
Aceita um concelho, pode ser que ainda vás a tempo, desmonta isso tudo e lava bem todo o material principalmente o interior dos radiadores. Volta a meter água destilada. No entanto já não acredito que alguma vez voltes a ter agua completamente translúcida se andaste a usar REDEX durante três anos como afirmas. O que está corroído agora vai sempre largando detritos.

Deixo só umas pics de um WC que eu acho bonito (o meu) para o machadex ou quem quiser apreciar:

IMG_1493_1.jpg



IMG_1501_1.jpg



IMG_1511_1.jpg


____________________________________________________________________________

Boa sorte machadex. Diverte-te a montar o WC e se tiveres alguma questão para mim faz o post aqui. Se eu demorar a responder (posso nao ter visto) manda-me uma MP.
 
Eu só usava agua destilada... Nunca vi algas nem nunca tive qualquer tipo de manutenção no WC...

Quando vendi o bloco do cpu, até me perguntaram se não me tinha enganado e tinha vendido um bloco novo de tão imaculado que estava...
 
entao por akilo k eu estou a ver como bom noob k sou quando comprar um kit mesmo k traga liquido n o uso e uso sim a aguinha destilada que a minha tem num garrafao do continente xD para o ferro de engumar, no watercolling... :lol: agora de uma forma mais seria eu percebi os conselhos... para dar cor ao pc basta comprar uns tubinhos azuis reagintes a UV k fazem o mesmo efeito que outros liquidos ;) brigadao pessoal... Já agora as ventoinhas k tens ai em cim n fazem um barulho exagerado oh tens controlador ? abraços
 
amigos e afins ca em casa ja ando com agua a uns bons 4 anos e ja vou no meu 3 sistema .......
e NUNCA repito NUNCa tive de fazer manutenção de qualquer especie...... tambem e verdade que fui sempre mudando de componenetes mas da vez que estive mais tempo com o mesmo material (foi logo no inicio) durou me masi de 1 ano sem lhe mexer e não tive problemas de temperaturas ou algas..... de frisar que foi comprado/montado na coldzero .... por isso mesmo e para mim o unico problema de se montar agua na maquina e que depois nunca mais queres outra coisa..... e no meu caso podes ver os resultados no forum da loja ...... e eu tenho em tudo (cpu chipset grafica e discos).....escolhe bem os componentes e vais ver que nunca mais vais ter problemas..... fica um pouco caro mas se não puderes gastar faz uma coisa de cada vez ate teres tudo com agua.....por mim e para sempre....... palavras para que vai ao forum da coldzero e ve por ti mesmo.....
 
entao por akilo k eu estou a ver como bom noob k sou quando comprar um kit mesmo k traga liquido n o uso e uso sim a aguinha destilada que a minha tem num garrafao do continente xD para o ferro de engumar, no watercolling... :lol: agora de uma forma mais seria eu percebi os conselhos... para dar cor ao pc basta comprar uns tubinhos azuis reagintes a UV k fazem o mesmo efeito que outros liquidos ;) brigadao pessoal... Já agora as ventoinhas k tens ai em cim n fazem um barulho exagerado oh tens controlador ? abraços


e pa não faças isso ..... compra mas e liquido ja preparado para isso senão so vais ter problemas com os tubos e blocos cheios de porcaria o da feser e de muito boa qualidade e tem montes de cores disponiveis.....
 
Ola Malcom115

Talvez não te lembres, mas já tivémos algumas discussões, no forum da *****, já lá vão uns anitos....

De facto, um dos radiadores que uso, era de automovel, o qual talvez não tenha sido limpo no inicio da melhor maneira....

Mas mesmo assim, e no meu caso em particular, Agua destilada + Ac Fluid, não funcionava lá muito bem, talvez devido a algum processo de ionização entre os 2 radiadores...

Quanto ao Redex, de facto, é mais "espesso", teoricamente, do que pura agua, obvio.

Mas é um factor minimo, e praticamente irrelevante.Por isso, adiciono uma percentagem de agua destilada....

Quanto a questão da corrosão, do Redex, não concordo.

Uma das propriedades do produto, além do Anti-congelante ( variavél de produto para produto ) é ser anticorrosivo.

Como já disse, acho que usámos WC ja a uns anos, e da parte que me toca, nunca tive fugas, nem O-Rings degradados....

Noto tb que o Redex, aguenta-se muito mais tempo do que a agua destilada, e algas, coitadas, nem ve-las...

O ideal mesmo, seria agua des-ionizada, mas isso são outros voos....

Tenho um novo WB da Apogee, e o velho Inovatek Rev 3 ( deves conhecer perfeitamente ) e apesar de não ter acesso ao seu interior, pelo que espreitei, está muito bom ( embore ache que desde o Socket A, já não fazem WB verdadeiramente inovadores como o meu. px.. ).

Mas posso estar enganado. Com mais tempo vou Googlar e ver o feedback dos users.

Parabéns, tens um sistema limpinho e bem organizado;)

machadex

Acima de tudo, vais-te divertir a montar tudo, e teres o prazer de entrares no Clube do pessoal do WC:-D

Com o tempo e a vontade, irás por ti, tirar as tua própias conclusões.

Bons coolings!:004:
 
Feser é um dos corantes que pode ser adicionado á agua destilada como indiquei no quarto paragrafo. Vais adicionando até ficares satisfeito com a opacidade da cor.

Edit:
@mordor:
Sim, realmente recordo-me que qualquer coisa :)
Com esse stress dos radiadores, realmente só mesmo tu deves saber melhor o que te anda ai a acontecer. Ainda bem que arranjaste uma maneira de o resolver. No entanto, e não me leves a mal, :) é preferível aconselhar os novatos com as coisas pelas regras correctas. Usar só agua destilada porque:

Se a agua não vai chegar a temperaturas sub zero, porque usar anticongelante? Se um sistema bem vedado não é passível de criar algas, porque não usar agua destilada em bombas que foram desenhadas para tal? Se o sweet point em performance de transferência de calor é novamente a agua destilada, porque insistir no REDEX?

As minhas ventoinhas são todas SX2. Uso-as a 12V apenas para bench, de resto andam sempre a 5V e são inaudíveis. Obrigado pelos comentários favoraveis ao meu sistema. Eu esforcei-me.
biggrin.gif
 
Última edição:
tb montei o meu sistema de wc sozinho, vais ver k n e mt dificil, ms tive 2h para instalar o bloco da grafica:zzz:, paracia k o bloco n era de la xD ms dps de mt esforço la consegui:joker:

kuanto ao liquido eu usi feser one i estou mt contente com ele ate agora nada de algas nem sujidade nos tubos, o k me espamtou foi o po k o radiador acumula, ja tinha o wc montado a 2meses fui ver o radiador i n vi po nenhum, por acaso suprei o rad i vosses nem imaginam o po k ele tinha 8|

divert.t com o wc vais ver k dps n keres outra coisa

cumpz,
 
"Feser é um dos corantes que pode ser adicionado á agua destilada como indiquei no quarto paragrafo. Vais adicionando até ficares satisfeito com a opacidade da cor."

Errado e uma mistura ja feita com a proporção correcta e indicada para watercooling..... e para alem disso não e conductor de electricidade..nem "agressivo" aos blocos e tubagens.....tambem não cria algas nem deixa " gordura por dentro do sistema....comprovado por mim na realidade e mais umas dezenas largas de utilizadores...... não sei se posso por aqui links mas o google e nosso amigo portanto não e dificil arranjar informação......

link do projecto http://www.coldzero-forum.com/showthread.php?t=308

pagina dos liquidos uns são aditivos e não aconcelho nada os outros são para
aplicar diretamente e ja esta http://www.coldzero.pt/coldzero/ListaProdutos.asp?Familia=Water&Grupo=Aditivos@Water

para mim ou lics ou feser e acabam se logo os problemas......
 
Última edição:
Back
Topo