Que Tipo de manutençao é necessária no WaterColling?

Continuo na minha, tinha o WC pelo silêncio e para algum bench... Nunca juntei nem anti-algas ou qualquer anti-fungos ou colorante... Só água destilidade comprada no jumbo...

Certo que o PC não apanhava sol, nesse ponto já não meto as minhas mãos no fogo, mas só só com água destilada, funcionou impecávelmente...
 
Edit:
@mordor:
Sim, realmente recordo-me que qualquer coisa :)
Com esse stress dos radiadores, realmente só mesmo tu deves saber melhor o que te anda ai a acontecer. Ainda bem que arranjaste uma maneira de o resolver. No entanto, e não me leves a mal, :) é preferível aconselhar os novatos com as coisas pelas regras correctas. Usar só agua destilada porque:

Se a agua não vai chegar a temperaturas sub zero, porque usar anticongelante? Se um sistema bem vedado não é passível de criar algas, porque não usar agua destilada em bombas que foram desenhadas para tal? Se o sweet point em performance de transferência de calor é novamente a agua destilada, porque insistir no REDEX?

As minhas ventoinhas são todas SX2. Uso-as a 12V apenas para bench, de resto andam sempre a 5V e são inaudíveis. Obrigado pelos comentários favoraveis ao meu sistema. Eu esforcei-me. :D

Uso o Redex ( ou outro qq ) pq no meu caso é o melhor.

Daqui a 6 meses, experimento outra coisa. Tento comprar somente o que tiver menos anti-congelante. É algo que já vem incluido, embora nã desejado...

Sim para quem está a começar, penso que estámos de acordo, agua destilada, per si, não é suficiente.

Aconselho por exemplo o produto da Inovatek, ou AC Fluid, a fim de misturar com a destilada.

Atenção!

Produtos para dor "corzinhas" ao liquido, tipo reação UV, normalmente lixa o liquido...

Resumindo:

Agua destilada + Anti-Corrosão + Anti - algas.

Aqui fica uma foto, do meu PC novo, montado este fds...( ok.ok..mais desorganizado:wow:)




Bons coolings...
 
ok fixe ;) acho k finalmente o pessoal chegou todo a um consenso ;) brigadao pessoal ;)

Consenso? Pelo que percebi, cada um continuou a defender a sua politica...

E para quem está mesmo a começar, água destilada SÓ... Se mais tarde notares que necessitas de mais algo, ai sim, compras aquilo que precisas...
 
Consenso? Pelo que percebi, cada um continuou a defender a sua politica...

E para quem está mesmo a começar, água destilada SÓ... Se mais tarde notares que necessitas de mais algo, ai sim, compras aquilo que precisas...

NUNCA, mas NUNCA se deve usar SÓ agua destilada!!8|

Se lesses com atenção, o link sobre fluidos em WC, saberias a saber que tb tal solução não é a melhor.

Juntamente, deve-se usar o AC Fluid, que se vende por exemplo na casa das aguas...

Agora não posso, mas depois explico pq...

Cumps,

UpDate:
Too Pure?​

Can water be too pure for use in PC water-coolant systems? It may sound counter-intuitive, but yes, water can be too pure. As we discussed in Part 1, both distilled and de-ionized (DI) water have a very low dissolved solids content. This means there is a very low concentration of ions in solution, as indicated by high conductivity. It takes a lot of effort and energy (various purification processes) to remove the majority of ions from water. Water desires these ions back to maintain equilibrium and will aggressively take them from any available source.
Using 100% distilled water or DI water in a PC water-cooling system is not recommended, as it may slowly attack metallic surfaces, especially aluminum!
Several of the coolant additives specifically designed for race cars and water-cooled motorcycles have warnings stating not to use distilled or DI water with their products unless automotive antifreeze is also used in the mix. The reason for this is that the thin walls of lightweight aluminum radiators used on racing cars and motorcycles may form pinhole leaks as the aluminum is attacked by the hot, pure water. Adding a little antifreeze (or other additives) to the mix puts enough ions back into the water to re-establish equilibrium and help neutralize pure water's corrosive properties. It is worth noting that this affect is greatly accelerated by the higher temperatures found in racing coolant systems.
So why use distilled water at all? Another good question! The two main reasons I recommend using distilled water as the primary component of the coolant are:
  • Distilled water is naturally low in dissolved minerals and other contaminants
  • Steam distilled water (especially if it has been treated with ozone or uV light prior to bottling) will be virtually free of microorganisms
  • And, because the corrosive nature of distilled (or DI) water can be effectively neutralized by adding small amounts of various additives
Using water that is low in mineral and other contaminants is important for two reasons: First, having a low mineral content will help prevent any mineral deposits from forming on heat transfer surfaces. This is the same scaly buildup commonly associated with hard water. The second reason for using water with minimal contaminants is that this removes one of the main food sources that microorganisms need to live on. Without a food source they can not grow and multiply.
As in Part I, I still recommend using distilled water as the primary coolant. The key is to use a proper mix of additives to minimize corrosion, keep microorganisms from growing and decrease surface tension. We will discuss various coolant additives in more detail later.

Agua destilada + AC Fluid:x2:
 
Última edição:
"Feser é um dos corantes que pode ser adicionado á agua destilada como indiquei no quarto paragrafo. Vais adicionando até ficares satisfeito com a opacidade da cor."

Errado e uma mistura ja feita com a proporção correcta e indicada para watercooling..... e para alem disso não e conductor de electricidade..nem "agressivo" aos blocos e tubagens.....tambem não cria algas nem deixa " gordura por dentro do sistema.....

precisamente

com agua destilada os tubos começavam a ficar baços

desde que uso o fezer o circuito está limpo e transparente

até parece um daqueles anuncios a detergentes....branco mais branco não há...rotfl


eu vou continuar a usar fezer.....
 
:x2:

Um pouco oFF:

Aconselho a meterem um daqueles reservatórios externos transparentes.

Pq?
2 razões:
- Ficam com mais liquido no circuito, logo melhor dissipação.
- Permite monitorizar o estado do liquido, e se houver alguma alteração na coloração, mudam-na.

Cumps
 
Continuo a achar desperdicio de bom dinheiro nesses frasquinhos de colorantes, anti algas e mais não sei bem o quê...

Tive WC montado durante N tempo com apenas água destilada e tudo funcionava 5 estrelas, não tive nem algas, nem corrosão nem mil e um problemas que se ouve falar...

Mas pronto, isto sou só eu...
 
esclareçam.me só uma duvida eu tou a para comprar o kit da coldzero kit coldsilence 360 rev 3 de 149€... bem o kit parece estar bem fixe a nivel de preço qualidade (para mim k sou um noob nestas andanças ;) ) mas ouvi dizer que akele reservatorio rachou no caso de algum pessoal... agora gostava de saber eu reservatorio aconselham este ou um outro? e qual outro? abraços techzianos
 
O kit é mais que bom e traz feser one que é o melhor liquido feito em fabrica que podes encontrar no wc. Eu tenho o mesmo reservatorio e ainda não lhe aconteceu nada ;)
 
O kit é mais que bom e traz feser one que é o melhor liquido feito em fabrica que podes encontrar no wc. Eu tenho o mesmo reservatorio e ainda não lhe aconteceu nada ;)

ora ai esta alguem que sabe do que esta a falar..... fala la com o Patuga (que e o dono da loja ) e não vais enganado.....
 
bem depoix desta discussao toda eu acho k isto eh tal qual como kem gosta mais dos AMD e outros gostam mais da Intel... eu penso que isto tambem tem de partir de cada um de nós escolher o k mais nos agrada e quanto a mim acho k o melhor é o Feser... bem agora eu queria saber outras coisas como por exemplo... por aquilo que eu estou a ver ha aqui muito bom pessoal que ja comprou peças de watercoolling na coldzero... o que eu queria saber é... caso em encomende um kit Coldsilence 360 Rev3 ha possibilidade de eles me trocarem o bloco do cpu pois o k vem referido n dá para socket 754... :s outra questao que eu tambem ponho é o arrefecimento nos discos... será que um bloco Aquadriver Singles baixa a temperatura do disco, visto que a agua só anda de lado e n passa pelo nucleo do disco :S eu recordo.me que a cooler master tinha um bloco para o disco muito bom... esclareçam.m estas duvidas.... abraços para todos os techzianos
 
ora ai esta alguem que sabe do que esta a falar..... fala la com o Patuga (que e o dono da loja ) e não vais enganado.....

Eu conheço muita gente a quem o reservatorio partiu ou rachou mas a MIM "infelizmente" não aconteceu!

Machadex, envias-lhe uma pm a pedir um orçamento :)
 
ora ai esta alguem que sabe do que esta a falar..... fala la com o Patuga (que e o dono da loja ) e não vais enganado.....



Baseias essa afirmação em..?

Não conheço o kit, mas se € não for problema, aconselho comprar cada elemento separado ;-)


Dá uma vista de olhos aqui: Kits Watercooling

Cumps,
 
Última edição:
Baseias essa afirmação em..?

Não conheço o kit, mas se € não for problema, aconselho comprar cada elemento separado ;-)


Dá uma vista de olhos aqui: Kits Watercooling

Cumps,

Na minha experiencia pessoal ...... ja la vão uns 4 anos a agua e a frequentar
a loja com alguma regularidade e a fazer serviço muitas vezes fora de horas (ja chegei a sair de la as 4 da matina e não conheço lojas que se deem ao trabalho de o fazer)...... a ultima vez foi na semana passada para substituir o storm pelo gtx (comprei o Q6600 Go) .... mas ate concordo com o k dizes de comprar em separado se o problema não forem €€€€€€ agora relação preço /qualidade/€€€€€ esta muito bom......
 
Back
Topo