1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Que tipo de trabalho é este? (sobre discos rígidos)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Xarick, 3 de Outubro de 2012. (Respostas: 15; Visualizações: 589)

  1. Xarick

    Xarick Banido

    Tentei ler algumas reviews sobre disco rígidos, mas continuo ainda com dúvidas sobre o seguinte. Quer dizer, eu tenho algumas ideias de como funciona, mas ainda não consigo pôr todos os pontos nos ís.

    No seguinte cenário que vou descrever, o que é que eu devo ter em conta numa acquisição de um disco rígido, ou que parte retirar das reviews sobre discos rígidos que mais se identifica com este tipo de trabalho?

    - Arrancar um jogo grande, estilo um jogo de 10 GB
    - Estar a jogar e capturar vídeo ao mesmo tempo, ou seja, escrever no disco rígido a cerca de 80 MB/s
    - Partes do jogo precisam de load adicional enquanto está a escrever à mesma a 80 MB/s


    Agradeço qualquer informação sobre este assunto. Isto é algo que eu faço com bastante frequência, mas torna-se quase impossível ter boas capturas em jogos que fazem bastante loading.
     
    Última edição: 3 de Outubro de 2012
  2. Shota tiger

    Shota tiger Power Member

    Compra um SSD --> profit
     
  3. seed.helper

    seed.helper Power Member

    Com um disco rigido nunca vais conseguir porque tas a fazer random acess
     
  4. jcmsalves

    jcmsalves Power Member

    isto
     
  5. Stormgiant

    Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

    O teu problema como o seed.helper referiu é o random acess. Estás a aceder a diversas áreas do disco constantemente e as agulhas perdem imenso rendimento nisso. Estão sempre a saltar.
    É o grande salto de performance nos SSD, é que esse tempo de salto é quase instantâneo e vais ver um bom boost indo de HDD para SSD. Preferencia 250/256GB se houver orçamento.

    Outra coisa que podia ajudar a aliviar na situação actual, é o jogo estar colocado num HDD e as gravações serem feitas para outro HDD.
    Ia aumentar a velocidade da coisa, mas depois a board tinha que aguentar o ritmo dos dados. Isso era o que acontecia antigamente com os IDE, que era encher rapidamente o canal de dados. Hoje em dia com SATA já não acontece com tanta frequência.
     
  6. Xarick

    Xarick Banido

    Obrigado, expliquem-me um pouco melhor a parte do SATA vs IDE, o ritmo dos dados. E também se a cache em discos ajuda em alguma coisa.
     
  7. touromelga

    touromelga Banido

    esquece as explicações(pois já te foi explicado atras o problema) e compra um SSD e ficas com isso resolvido, com discos convencionais, faças o que fizeres esse problema não vai deixar de existir...

    se não conseguiste interpretar a simples explicação que já te deram simplesmente, não vale apena andar aqui a perder tempo, pois não vais continuar a perceber...

    queres bom tempo de resposta para estar a jogar e fazer printscreens em condições e mais outras tretas ao mesmo tempo a funcionar, tens de passar para um disco SSD, com os HDD's vulgares não dá derivado a terem de ir buscar informação dispersa a varios pontos do disco...

    se estás a tentar obter uma explicação de modo a que surja uma alternativa sem gastar dinheiro com o que tens, nem vale apena pensar nisso...
     
  8. Xarick

    Xarick Banido

    SSD é muito limitado e oiço falar em degradação. Que tipo de degradação? Estragam-se? Ou é a performance apenas?

    Eu prefiro saber como as coisas funcionem. Não é só dizer "ah, SSD é melhor para o que tu queres", já sei que SSD consegue aquilo que eu quero, mas isso era no caso de o ter como única unidade. Se comprar uma segunda unidade é preferível saber o que procurar aquando da compra, e pelo preço de um SSD 240 GB, compro um HDD 3 TB.
     
  9. Stormgiant

    Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

    Xarick, tens 2 tópicos enormes aqui no fórum que te retiram essas duvidas. Um nas novidades e outro na zona de OC.
    Lê e depois se tiveres duvidas, coloca no tópico na zona de OC.
     
  10. maxperformance

    maxperformance Power Member

    Mas um HDD de 3TB, não tem a mesma velocidade de um SSD.

    Se precisas de espaço compras um HDD, se precisas de velocidade SSD.
     
  11. tiago_gamer

    tiago_gamer Power Member

    Para o que explicas-te um SSD é o que precisas.. mas para muitos jogos tens de comprar um com 120 GB ou 256GB, um de 40 ou 60GB pode ate servir mas fica apertado para o que queres.
     
  12. Xarick

    Xarick Banido

    Preciso das duas coisas.

    Eu até colocava as dúvidas lá no tópico dos SSD, mas não estou convencido pelo que li. Se a degradação acontece mais com a escrita, e escrita é coisa que vou fazer bem intensamente, não vale a pela o investimento. Associado a isto, custam um balúrdio. 240 GB nem sequer deve dar para 1 hora de vídeo capturado.

    Volto à questão inicial deste tópico. Deixo aqui alguns números...

    [email protected] = 79,3 MB/s ou 4,8 GB/min
    [email protected] = 123,8 MB/s ou 7,5 GB/min
    [email protected] = 178,2 MB/s ou 10,5 GB/min

    Outra solução é capturar e comprimir enquanto se joga, mas não conheço nenhum programa de captura com compressão lossless gratuito sem watermark e sem o peso que implica no processador.

    Ainda pode haver outra solução que é fazer o preload, prefetch ou superfetch de toda uma pasta (a pasta do jogo), para a memória RAM, mas não sei como é que se faz no Windows sem usar RAMdrives ou semelhantes. O disco ficava menos sobrecarregado em load. Virtual RAMdrives limitam-me sempre a 4 GB e tem a grande desvantagem de atrasar o arranque e encerramento do Windows.

    PS: Parece que o Touromelga já ía adivinhar que eu ía falar disto, lol. Eu já tinha feito um tópico sobre isto há uns tempos atrás, mas morreu.
     
  13. Stormgiant

    Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

    Pá, isso é um disparate. 10,5GB por min é para quem tem 10 discos de 2TB.
    Reduz logo os videos com compressão.

    Senão, tens que ir para o melhor dos dois mundos, RAID de HDD ou um hibrido.

    Quanto á degradação, esquece isso. Um SSD deverá viver o tempo de garantia dele.
     
  14. Xarick

    Xarick Banido

    Se conseguir 1280x720 já me dou por satisfeito. O disco que tenho, consegue isso na boa, desde que não faça loads ao mesmo tempo. Comprimir os vídeos não é assim tão simples. Podem haver codecs foleiros que até fazem um bom trabalho na compressão, mas depois para editar, é a carga de trabalhos...

    O MotionJPG é lossy. Comprime, mas perde qualidade. Depois ainda vou fazer mais uma edição após isto e o formato final é um vídeo .mp4 com x264 que também vai comprimir. É perda de qualidade em cima de perda qualidade, coisa que queria evitar.
     
  15. Stormgiant

    Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

    jovem, já devias saber que não se fazem omoletes sem ovos. Escolhe e segue um caminho.
    Existem diversos codecs onde a perde de qualidade é baixa.
    Senão não andavam ai rips de samples BR com meia duzia de megas com uma qualidade fullHD.

    O teu disco conseguir fazer quase 80MB por segundo, é não fazer mais nada a não ser gravar directo a gravação.
    Mais vale comprimir ligeiramente na primeira passagem.
    Acho que queres fazer trabalho de profissional com um PC de 400€ :)
     
  16. Xarick

    Xarick Banido

    Conheces algum programa jeitoso? Tenho usado o MSI Afterburner que foi o melhor que encontrei até agora. O Bandicam também é bom em compressão, dá uma qualidade de imagem boa, mas usa o mp2 para o som e tem watermark. Não posso usar quase nenhum editor devido ao mp2.
     
    Última edição: 3 de Outubro de 2012

Partilhar esta Página