Dúvida Que tipo de trabalho é este? (sobre discos rígidos)

Xarick

Banido
Tentei ler algumas reviews sobre disco rígidos, mas continuo ainda com dúvidas sobre o seguinte. Quer dizer, eu tenho algumas ideias de como funciona, mas ainda não consigo pôr todos os pontos nos ís.

No seguinte cenário que vou descrever, o que é que eu devo ter em conta numa acquisição de um disco rígido, ou que parte retirar das reviews sobre discos rígidos que mais se identifica com este tipo de trabalho?

- Arrancar um jogo grande, estilo um jogo de 10 GB
- Estar a jogar e capturar vídeo ao mesmo tempo, ou seja, escrever no disco rígido a cerca de 80 MB/s
- Partes do jogo precisam de load adicional enquanto está a escrever à mesma a 80 MB/s


Agradeço qualquer informação sobre este assunto. Isto é algo que eu faço com bastante frequência, mas torna-se quase impossível ter boas capturas em jogos que fazem bastante loading.
 
Última edição:
O teu problema como o seed.helper referiu é o random acess. Estás a aceder a diversas áreas do disco constantemente e as agulhas perdem imenso rendimento nisso. Estão sempre a saltar.
É o grande salto de performance nos SSD, é que esse tempo de salto é quase instantâneo e vais ver um bom boost indo de HDD para SSD. Preferencia 250/256GB se houver orçamento.

Outra coisa que podia ajudar a aliviar na situação actual, é o jogo estar colocado num HDD e as gravações serem feitas para outro HDD.
Ia aumentar a velocidade da coisa, mas depois a board tinha que aguentar o ritmo dos dados. Isso era o que acontecia antigamente com os IDE, que era encher rapidamente o canal de dados. Hoje em dia com SATA já não acontece com tanta frequência.
 
Obrigado, expliquem-me um pouco melhor a parte do SATA vs IDE, o ritmo dos dados. E também se a cache em discos ajuda em alguma coisa.
 
esquece as explicações(pois já te foi explicado atras o problema) e compra um SSD e ficas com isso resolvido, com discos convencionais, faças o que fizeres esse problema não vai deixar de existir...

se não conseguiste interpretar a simples explicação que já te deram simplesmente, não vale apena andar aqui a perder tempo, pois não vais continuar a perceber...

queres bom tempo de resposta para estar a jogar e fazer printscreens em condições e mais outras tretas ao mesmo tempo a funcionar, tens de passar para um disco SSD, com os HDD's vulgares não dá derivado a terem de ir buscar informação dispersa a varios pontos do disco...

se estás a tentar obter uma explicação de modo a que surja uma alternativa sem gastar dinheiro com o que tens, nem vale apena pensar nisso...
 
SSD é muito limitado e oiço falar em degradação. Que tipo de degradação? Estragam-se? Ou é a performance apenas?

Eu prefiro saber como as coisas funcionem. Não é só dizer "ah, SSD é melhor para o que tu queres", já sei que SSD consegue aquilo que eu quero, mas isso era no caso de o ter como única unidade. Se comprar uma segunda unidade é preferível saber o que procurar aquando da compra, e pelo preço de um SSD 240 GB, compro um HDD 3 TB.
 
Xarick, tens 2 tópicos enormes aqui no fórum que te retiram essas duvidas. Um nas novidades e outro na zona de OC.
Lê e depois se tiveres duvidas, coloca no tópico na zona de OC.
 
Para o que explicas-te um SSD é o que precisas.. mas para muitos jogos tens de comprar um com 120 GB ou 256GB, um de 40 ou 60GB pode ate servir mas fica apertado para o que queres.
 
Preciso das duas coisas.

Eu até colocava as dúvidas lá no tópico dos SSD, mas não estou convencido pelo que li. Se a degradação acontece mais com a escrita, e escrita é coisa que vou fazer bem intensamente, não vale a pela o investimento. Associado a isto, custam um balúrdio. 240 GB nem sequer deve dar para 1 hora de vídeo capturado.

Volto à questão inicial deste tópico. Deixo aqui alguns números...

1280x720@30 = 79,3 MB/s ou 4,8 GB/min
1600x900@30 = 123,8 MB/s ou 7,5 GB/min
1920x1080@30 = 178,2 MB/s ou 10,5 GB/min

Outra solução é capturar e comprimir enquanto se joga, mas não conheço nenhum programa de captura com compressão lossless gratuito sem watermark e sem o peso que implica no processador.

Ainda pode haver outra solução que é fazer o preload, prefetch ou superfetch de toda uma pasta (a pasta do jogo), para a memória RAM, mas não sei como é que se faz no Windows sem usar RAMdrives ou semelhantes. O disco ficava menos sobrecarregado em load. Virtual RAMdrives limitam-me sempre a 4 GB e tem a grande desvantagem de atrasar o arranque e encerramento do Windows.

PS: Parece que o Touromelga já ía adivinhar que eu ía falar disto, lol. Eu já tinha feito um tópico sobre isto há uns tempos atrás, mas morreu.
 
Pá, isso é um disparate. 10,5GB por min é para quem tem 10 discos de 2TB.
Reduz logo os videos com compressão.

Senão, tens que ir para o melhor dos dois mundos, RAID de HDD ou um hibrido.

Quanto á degradação, esquece isso. Um SSD deverá viver o tempo de garantia dele.
 
Se conseguir 1280x720 já me dou por satisfeito. O disco que tenho, consegue isso na boa, desde que não faça loads ao mesmo tempo. Comprimir os vídeos não é assim tão simples. Podem haver codecs foleiros que até fazem um bom trabalho na compressão, mas depois para editar, é a carga de trabalhos...

O MotionJPG é lossy. Comprime, mas perde qualidade. Depois ainda vou fazer mais uma edição após isto e o formato final é um vídeo .mp4 com x264 que também vai comprimir. É perda de qualidade em cima de perda qualidade, coisa que queria evitar.
 
jovem, já devias saber que não se fazem omoletes sem ovos. Escolhe e segue um caminho.
Existem diversos codecs onde a perde de qualidade é baixa.
Senão não andavam ai rips de samples BR com meia duzia de megas com uma qualidade fullHD.

O teu disco conseguir fazer quase 80MB por segundo, é não fazer mais nada a não ser gravar directo a gravação.
Mais vale comprimir ligeiramente na primeira passagem.
Acho que queres fazer trabalho de profissional com um PC de 400€ :)
 
Conheces algum programa jeitoso? Tenho usado o MSI Afterburner que foi o melhor que encontrei até agora. O Bandicam também é bom em compressão, dá uma qualidade de imagem boa, mas usa o mp2 para o som e tem watermark. Não posso usar quase nenhum editor devido ao mp2.
 
Última edição:
Back
Topo