que tipos de salvaguarda de informaçao existem?

skyts

Power Member
gostava de saber que tipos de salvaguarda existem...
sei k existe a salvaguarda activa(por exemplo o RAID)
e a passiva(backups)
que mais tipos de salvaguarda ou técnicas existem?
 
Eu não sou grande entendido na matéria, mas o que sei é:
- o raid, para backup, tem de ser em "mirror", por exemplo raid 1 (um disco é espelho do outro),
- para backup "passivo" há que ter um local para onde, regularmente se copiam os dados (DVD, outro HDD, etc). Eu por exemplo tenho um segundo PC para onde copio os meus ficheiros importantes. Para isso uso o "rsync" que é um pequeno software que me mantém duas pastas iguais, em locais diferentes.
- há ainda quem use SO's próprios para criar um servidor de ficheiros: exemplo FreeNas (opensource), ou Windows Media Center (este ainda não tive oportunidade de testar). Nos dois acho que podes associar o Rsync.

Espero ter ajudado alguma coisa.
 
ya ja ajuda..:)
existem mais algumas formas de salvaguarda e proteçao da integridade da informação?

Há quem diga que o sistema de ficheiros tb conta. Ou seja: nós em windows temos NTFS ou FAT32 (NTFS melhor que FAT32), Linux - ext3 (acho eu), e por exemplo o FreeNas dá a possibilidade de usar UDF, que dizem ser o mais seguro.

Mais protecções: por exemplo eu quando gravo algo num dvd, nunca apago do disco antes de copiar do dvd para o disco, para ver se não ficou com erros de leitura.

E o melhor melhor: é teres um backup do teu backup :)
 
Back
Topo