• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Periférico Que UPS comprar para Corsair VS650?

Os aparelhos que usam fontes AC-DC e ligam directo na tomada, que parece ser o caso do Microtik, recomendava logo uma "régua":

59d6148a2f5ba9114cee4816-900Wx900H-820Wx820H


Ou algo mais profissional, rackmountable mas... deve ser bem mais caro e pendurar 10 devices numa só tomada é pedir problemas... Por um lado, se não ligares nada potente, não precisa de comprar cabos. Eu até avançava para 2 réguas assim, uma para battery backup, outra para surge only e um rack "pequeno" bakana para por a UPS, o teu NAS, o microtik, etc.

C14-9xSchuko.jpg


Pessoalmente, PCs/fontes e monitores que usa o encaixe C13/C14 ligava directo na UPS, que é normalmente o que mais consome.

O resto era uma régua como estas
 
Última edição:
Por aqui acabei de reformar a antiga APC SmartUps BX700ui por uma APC SmartUps X 750.

O próximo passo é adicionar a placa de gestão remota.

ACtC-3f8dV9BqaS6drlg0FLxrWjqQu4foP-wIQ136qfSzN4VBUsu1fDJ2gxNq0Fkq1wPs8JSSNvrNR7kuzWItrKsXIrz9jDi8FNUdiRBFZRn0mJy0ehL_P6mWdt1seVWInqpnRmT-8sSnt8Saxs_sWV2xEZaJA=w1197-h2527-no


Edit:

Relativamente às tomadas C13/C14, tenho uma régua da marca Equip ligada na UPS para monitor, switch e pouco mais.

Os conversores directos, além de serem menos versáteis, comprei numa loja conhecida a preço premium e faziam disparar o disjuntor uns 4 da meia dúzia que comprei.
 
Última edição:
Partindo este wall of text por tópicos :P :

PDU:
@JPgod: uma PDU não está em causa - para além de caro, nem tenho rack para isso - mas uma régua de tomadas Schuko com conector C14 é muito provavelmente o que vou comprar. Se encontrar cabos para ligar o monitor à UPS também considero, mas suspeito que vai acabar ligado por Schuko na mesma.

Recapitulando o que sei até agora:

Salicru:
Entrei em contacto com eles. Por telefone, não me souberam responder às perguntas e pediram-me para mandar mail. Mandei mail, e não obtive resposta. A julgar por isto, não me inspira confiança.

CyberPower:
Procurei contactos em Portugal, e a única coisa que encontro é um revendedor que não vende ao consumidor final. A única loja onde encontrei esta marca à venda tem um preço demasiado elevado.

APC:
A APC fica fora de questão porque me parece que fico a pagar à marca a sua fama do passado. Ou pago o preço normal de uma UPS por um produto fraquíssimo (mas da APC!), ou pago um preço elevado por um produto mediano. As Back-UPS - e mesmo as Smart-UPS - se calhar eram aceitáveis há uns anos atrás, mas agora vejo-as como as calculadoras gráficas do secundário: já só existem porque alguém (acha que) é obrigado a comprá-las. A concorrência parece-me estar muito mais à frente.
Nem sequer encontro uma UPS sine wave a preços acessíveis (e a que encontrei no reddit afinal nem sequer é sine wave na versão que é comercializada em Portugal, e leva um preço mais elevado).
Fico com a sensação de que estamos a servir para escoar o refugo deles de outros países. Não estou interessado.

SOCOMEC:
Contactei-os na semana passada, e não sei como é que não ouvi falar deles mais cedo. Até agora, fiquei bem impressionado.
Uma NETYS PR MT 1000VA/700W a 200€, embora já seja um preço superior ao que estava a contar dar, não me parece nada mau para o que é. O site refere que é "onda sinusoidal", e o vendedor (da marca) com quem falei confirmou que é pure sine e que nunca receberam queixas de equipamento com Active PFC. O site peca por falta de informação, mas por telefone foi possível ter respostas.
A comercial (de um revendedor) com quem falei disponibilizou-me rapidamente os preços das UPS de 1000VA e de 1500VA, bem como os preços de baterias de substituição (que pedi para minha referência futura), e o vendedor da marca foi capaz de me responder às questões todas que coloquei.
Só é estranho não encontrar em lado nenhum fotos do painel traseiro destas UPS.

Também considerei a gama ITYS, mas como é uma UPS online, fica com as ventoinhas constantemente ligadas, e isso é um dealbreaker. O preço também há de ser bem mais alto, mas uma vez que não vou comprar, não cheguei a perguntar.

Assim, acabei por fazer uma spreadsheet para tentar perceber um bocado as variáveis todas, e estou a considerar comprar uma NETYS PR MT de 1500VA da Socomec.

Deixo aqui uma cópia da spreadsheet (que deve ter erros, mas fiz algum esforço para os evitar):

ComparacaoUPS.png


Deve ser óbvio, mas a verde está o que considero positivo, a amarelo o que é negativo, e a vermelho o que é um dealbreaker. Para o tempo de transferência, tive em conta o que encontrei sobre a VS650, mas mesmo assim não tenho a certeza de ter percebido bem o que está em causa. 8ms parece-me demasiado.

@MinisterOfSound: o que te parece? Tiveste algum problema (ou situação) com a Socomec que possa ser relevante para esta decisão?

edit - @N3RO, isto foi em cheio quase ao minuto o.O

Obrigado por lerem até aqui! :)
 
Última edição:
Não sou a melhor pessoa para dizer se foi um bom investimento, posso é dizer se está de acordo com o que eu procuro :P

Qual é a referência exacta? A que encontro é SMX750, que custa mais de 500€.

Se for essa, parece perfeita (sine wave, e com um PF de 0.8), mas esta é dos EUA; funciona a 120V e a bateria de substituição custa mais de 250€. Acho que em tudo o resto me parece melhor do que as melhores que eu vi, e por 85€ está ridiculamente mais barata.

No entanto, esta tem tomadas NEMA (EUA), pelo que suspeito que não estou a ver o modelo certo :P
 
Boas,

Kayvlim: Sobre a Socomex só tenho a dizer bem, como já tinha dito só tive problema com 1 que avariou porque levou um pico muito alto e, mesmo assim, trocaram-me por outra.
O suporte é 5*, muitas das opções das UPS não são bem descritas nos manuais mas eles explicam tudinho e estão sempre disponíveis.

Boa sorte :)
 
Entendido, acho que é isso que me vai fazer tomar a decisão de ir para a Socomec.

Quanto a esse pico alto, podes-me confirmar que apenas a UPS se avariou, e o pico não atingiu o equipamento protegido? Tratava-se de uma UPS online ou line-interactive?

Grazie :)
 
Boas,

Apenas a UPS se avariou, cortou a alimentação e começou a apitar. (No LCD estava o sinal de aviso)
Era uma Line-Interactive mas creio que a que avariou é configurável.

Eles não recolhem as avariadas, então ainda fui ver o custo da reparação mas era muito alto.
O Técnico disse bem da qualidade, e, como se provou, "morreu sozinha".

Cumps.
 
Btw, boa tabela comparativa...

Eu que no Brasil não tenho praticamente escolha nenhuma. Tem muitas marcas algo obscuras e não sei se são boas.

E partilho esta opinião:
Fico com a sensação de que estamos a servir para escoar o refugo deles de outros países. Não estou interessado.

Tu entras no site da APC US of A e tem modelos modernos! Mais opções True sine, com bateria de lítio, umas bem catitas pequenas (para routers, switchs, e aparelhos USB como RPI) com bateria removível, serve quer de UPS como de power bank.

já a APC Brasil tem cenas mais básicas, como dizes, "refugo".
 
Última edição:
Bom, no Brasil tem uma marca que só tem UPS true sine wave e o suporte parece bom, a Engentron.

A comprar seria uma destas provavelmente.
 
Back
Topo