Discussão Que velocidades atinges com a tua net?

Vodafone em Coimbra
Gama 94.61.*

5722664048.png
 
Não sabia que havia esse "contrato" com o Estado na fibra da DST. Não sei que tipo de "voltas" a ligação lá na rede dá, mas aquilo é muito mau comparado com a Fibra "normal".

Falo em contrato mas na verdade é a legislação que existe para as RNGs no geral, para quem quiser consultar o DR.

As rotas dão para perceber que são más, aquilo para ir a Lisboa, vai a Braga primeiro, a nível de largura de banda dos pontos de ligação, devem ter escolhido o pior que haja ou então é mesmo TS como falava o que ainda é "melhor".

Para quem for de redes:
https://www.awsarchitectureblog.com/2014/12/internet-routing.html
 
TS em servidores de FTP PT? Não me acredito muito nisso. Parece-me sim uma mistura de más rotas aliada a pouca capacidade. E ainda andam a meter upload 100 Mb em DST...
 
mais uma das 'features' da rede da DST é que o PING para a VDF baixa se tivermos trafego na rede, eg, sem trafego na rede, o ping é +-16ms, mas se eu meter algo a fazer DL (so DL, upload ha ping spikes e mais de 50% de packet loss) o ping baixa para +-14ms

Speedtests:

(NACIONAL)

Servidor da Vodafone em LX (com +-10mbps de trafego na rede):



Graph:
d41c3ef9323a4bd79939cdd14ad275a0.png


Alguns segundos depois:



Graph:
f85d723a18454fe587b71ea612cd4704.png


Mas se eu fizer um teste para o servidor Evolute:



Graph:
91deff215952449b997cc3a0a3d8b1f5.png


Alguns segundos depois:



Graph:
11ed330aa43040de91660cb47cb2b40c.png


(notem que e bem mais estavel)

(INTERNACIONAL)

Servidor da VDF em Madrid (exemplo):



Graph:
84d9a8c12b5642c4b646c107ca9a5813.png


Alguns segundos depois...



Graph:
952601b85a8541b3aeb83e3ae7f5b19c.png


E é assim em todas as international routes, tanto da 'boas' velocidades como da caca, mesmo sendo poucos segundos depois.... Notem tambem o ping muito estavel /sarcasm

As unicas routes que eu parece ter bom peering sao as que usam a he.net (Hurricane Eletric) provavelmente poruqe a he.net tem peering com a Gigapix.

Servidor com peering HE: (NY - Dataspindle LLC):



Servidor com peering gtt (NY - Optimum Online) (logo cw.net):



Cumps :)

PS: Sorry pelo long post.
 
mais uma das 'features' da rede da DST é que o PING para a VDF baixa se tivermos trafego na rede, eg, sem trafego na rede, o ping é +-16ms, mas se eu meter algo a fazer DL (so DL, upload ha ping spikes e mais de 50% de packet loss) o ping baixa para +-14ms

Speedtests:

(NACIONAL)

Servidor da Vodafone em LX (com +-10mbps de trafego na rede):



Graph:
d41c3ef9323a4bd79939cdd14ad275a0.png


Alguns segundos depois:



Graph:
f85d723a18454fe587b71ea612cd4704.png


Mas se eu fizer um teste para o servidor Evolute:



Graph:
91deff215952449b997cc3a0a3d8b1f5.png


Alguns segundos depois:



Graph:
11ed330aa43040de91660cb47cb2b40c.png


(notem que e bem mais estavel)

(INTERNACIONAL)

Servidor da VDF em Madrid (exemplo):



Graph:
84d9a8c12b5642c4b646c107ca9a5813.png


Alguns segundos depois...



Graph:
952601b85a8541b3aeb83e3ae7f5b19c.png


E é assim em todas as international routes, tanto da 'boas' velocidades como da caca, mesmo sendo poucos segundos depois.... Notem tambem o ping muito estavel /sarcasm

As unicas routes que eu parece ter bom peering sao as que usam a he.net (Hurricane Eletric) provavelmente poruqe a he.net tem peering com a Gigapix.

Servidor com peering HE: (NY - Dataspindle LLC):



Servidor com peering gtt (NY - Optimum Online) (logo cw.net):



Cumps :)

PS: Sorry pelo long post.

É um bom (excelente) post. É da forma que se denuncia a falta de qualidade nesta rede, eles acham que na ruralidade é tudo tanso...

O problema de ser inconstante é que, aliado ao brilhante regulador que temos, fica difícil exigir-lhes mais. O dinheiro que se gastou, mesmo sendo da Europa, devia ter pressuposto outras contrapartidas. Mas foi o Zé que pós isto a andar, e o Zé é o maior!
 
No grande esquema das coisas 40Mbps é muito bom, tendo em conta que antes provavelmente nao teriam nem 10% dessa velocidade..

olha eu tenho 20mbps por 4G e nao tenho hipotese de ter velocidades maiores, é 4G or nothing. E para estar a maior parte do verão a 6Mbps, quando nao a 3 ou a 1, mais vale tar quieto.
 


NOWO 100/10

Foi instalada hoje da parte da manha.
Por surpresa minha, instalaram um router da Compal AC, que até agora ainda não o tinha visto numa instalação da NOWO (cabovisão).
 
falava do post do bruno, mas se tu tinhas isso então bom pra ti. ou se calhar não...

esta net também tem vezes que chega aos 32, o problema é chegar lá...

Portanto é aceitável gastar-se milhões (mais de 100 milhões creio eu) numa rede de fibra para depois dar débitos inferiores a uma rede 4G?

Desculpa dizer-te, mas face ao que a fibra óptica é capaz, "obrigar" (que nem nisso se pode falar, com o regulador que temos) 40mbps é inferior a 5% da capacidade da fibra óptica.
 
Portanto é aceitável gastar-se milhões (mais de 100 milhões creio eu) numa rede de fibra para depois dar débitos inferiores a uma rede 4G?

Desculpa dizer-te, mas face ao que a fibra óptica é capaz, "obrigar" (que nem nisso se pode falar, com o regulador que temos) 40mbps é inferior a 5% da capacidade da fibra óptica.
acho melhor que nada. Que velocidades haveriam nessa zona se nao fosse esse investimento? 4Mbps? 400kbps?
 
acho melhor que nada. Que velocidades haveriam nessa zona se nao fosse esse investimento? 4Mbps? 400kbps?

Muitas das zonas ADSL que foram cobertas pela DSTelecom sao zonas onde o ADSL varia entre 8 e 24Mbps, nao valia a pena cobrir zonas com os 4Mbps com FTTH ja que estas nao iriam dar lucro (normalmente sao remotas/com poucos habitantes) No caso da minha terra (e todas as cobertas na zona) o mais baixo que ha de sync e o meu predio, syncs entre 8 e 12Mbps. Mesmo assim, aqui nao se fala necessariamente no que havia antes, mas antes fala-se na capacidade da rede em compacacao com as fu** ups da DSTelecom face a varios problemas, tais como os pings mais altos do que ADSL em alguns casos, as velocidades internacionais horriveis (piores do que o MEO adsl de 12Mbps em alguns casos!) e a falta de CaTV etc. No caso da RNG Fibraglobal o unico problema que existe e o PING, e mesmo esse nao e tao absurdo. Pessoas a usar a DST na zona de faro (etc) tem pings superirores a 20ms, em FTTH.

Cumps
 
ate a nowo estar a por router norma AC! quem diria hein
ai NOS se nao tratares bem os milhares de clientes que tem fidelizados baixando os preços, daqui a 2 3 anos ate a Vodafone vai passar a ser 2º player
 
acho melhor que nada. Que velocidades haveriam nessa zona se nao fosse esse investimento? 4Mbps? 400kbps?

Não é a questão se é melhor que nada ou não, é a questão de se gastar dinheiro e depois a qualidade de serviço poder ser baixa. Se a rede não dá mais que 40mbps é um mau indicador...

E no fórum há um relato algo preocupante para quem acha que 100 milhões é muito dinheiro, acerca destas redes (ou melhor acerca da DST, porque não ouves falar na Fibroglobal).
 
Back
Topo