Discussão Que velocidades atinges com a tua net?

pensa no pessoal de hoje em dia agora imagina 5 pessoas a verem streams em 1080 enquanto fazem updates de 10gb aos jogos e download de mais jogos de 60gb, ainda por cima como sabemos estes valores têm tendencia a aumentar, e daqui a 2 anos poderemos assistir a jogos a ocuparem 90, 100gb com updates de 30 ou 40, agora ainda te perguntas o que fazer?

eu quando tinha 120mbps aquilo andava sempre no redline. Agora tenho ~21 e somos 3 limitados a 100GB por mês. :(
 
pensa no pessoal de hoje em dia agora imagina 5 pessoas a verem streams em 1080 enquanto fazem updates de 10gb aos jogos e download de mais jogos de 60gb, ainda por cima como sabemos estes valores têm tendencia a aumentar, e daqui a 2 anos poderemos assistir a jogos a ocuparem 90, 100gb com updates de 30 ou 40, agora ainda te perguntas o que fazer?

eu quando tinha 120mbps aquilo andava sempre no redline. Agora tenho ~21 e somos 3 limitados a 100GB por mês. :(

Mas o que dizes é tipo a casa dos youtubers. Ou é uma casa de estudantes ou são grandes famílias a viverem numa só casa. Eu não digo que não haja como atingir a largura de banda, eu penso é em cenários "tipo". Nos cenários "tipo" que conheço, miúdos e graúdos tens muita coisa ligada, mas que raramente tens tráfego pesado a passar pela rede. OK, um download, supondo que estás num servidor que te dê velocidade correspondente à largura de banda que tens, no meu caso se não pagar Mega.co.nz e afins, não esgotava os 200mbps.

Mesmo esgotando, de 200mbps, se um download passar para 100mbps porque tens 50% da rede em uso, ora um update de 100Gb fica em 2 horas.

É como tudo, eu não imagino updates que sejam impeditivos de fazer outras no seu decurso com frequência. Mas isto sou eu que ainda me lembro de fazer corridas a ver quem sacava o jogo mais cedo, nas suas 50 partes no extinto RapidShare, jogos de 3Gb que duravam com sorte 1 dia a descarregar xD

Hoje, vai tudo apanhar o comboio. Ainda percebia se fosse para ganhar como o Ronaldo, como é algo lúdico e que saiba só os YouTubers é que ganham algo a jogar (e digo que é pena um par de talentos por cá nunca poderem viver disso - sem estarem a entreter bebés no YouTube - seja gamers, pessoal do bilhar, boa parte dos pilotos, etc...) ao invés de outras realidades distantes da nossa.
 
Não é preciso ser uma grande família para "precisares" de 1 Gbps. Basta um casal com 2 ou 3 filhos e então se forem adolescentes. O problema é que a maior pensa que a internet é só para uma pessoa. "Hey... O que é que tu vais fazer com 1 Gbps...". Quando em muitas casas vivem 4 ou 5 pessoas e todas elas usam a net. 1 Gbps dá e sobra... Já os usuais 100/200 Mb já estão curtos. Então se forem clientes Meo com aquele bufferbloat horrível basta o "irmão começar a sacar um filme à velocidade máxima, e 12 MB/s ou até 25 são muito fáceis de conseguir em torrents por exemplo, que o outro irmão fica com um ping horrível ou leva mesmo timeout no jogo" :D

Se um 1 Gbps é muito? Concordo! 500/500 Mb seriam muito melhores, mas o marketing parolo não perdoa. 1 Gbps de download e apenas 200 Mb de upload. Isto no caso do Meo, na Vodafone até é menos apenas 100.

Acredito que vamos saltar neste ou no próximo ano o standard 100/200. Mas certamente não será para 1 Gbps. Isto agora é só marketing. 400/500 devem ser os próximos standards.
 
Última edição:
Não é preciso ser uma grande família para "precisares" de 1 Gbps. Basta um casal com 2 ou 3 filhos e então se forem adolescentes. O problema é que a maior pensa que a internet é só para uma pessoa. "Hey... O que é que tu vais fazer com 1 Gbps...". Quando em muitas casas vivem 4 ou 5 pessoas e todas elas usam a net. 1 Gbps dá e sobra... Já os usuais 100/200 Mb já estão curtos. Então se forem clientes Meo com aquele bufferbloat horrível basta o "irmão começar a sacar um filme à velocidade máxima, e 12 MB/s ou até 25 são muito fáceis de conseguir em torrents por exemplo, que o outro irmão fica com um ping horrível ou leva mesmo timeout no jogo" :D

Se um 1 Gbps é muito? Concordo! 500/500 Mb seriam muito melhores, mas o marketing parolo não perdoa. 1 Gbps de download e apenas 200 Mb de upload. Isto no caso do Meo, na Vodafone até é menos apenas 100.

Acredito que vamos saltar neste ou no próximo ano o standard 100/200. Mas certamente não será para 1 Gbps. Isto agora é só marketing. 400/500 devem ser os próximos standards.
Como sempre, sábios comentários!
Faço das tuas palavras as minhas!

Cheers
 
Por exemplo aqui ao lado, em Espanha as velocidades standard são 300mbps, pelo menos na orange.
Portanto acho que está na altura de Portugal avançar parar a oferta de 200 Mbps como standard e passar a ter mais pacotes intermédios tipo 400/600/1gbps.

Pessoalmente acho que o sweet spot para muitas residências estará entre os 200mbps e os 500mbps.
 
Última edição:
Mas isto sou eu que ainda me lembro de fazer corridas a ver quem sacava o jogo mais cedo, nas suas 50 partes no extinto RapidShare, jogos de 3Gb que duravam com sorte 1 dia a descarregar xD

Hoje, vai tudo apanhar o comboio.

hehehehe. eu sei perfeitamente disso. eu como nao tinha net em casa sacava ás 3 partes por dia, metia na pen (fantásticos 256MB :lol:) e vinha pra casa, lol podia demorar 1 semana a sacar um jogo de 3 gigas, e era quando a fantastica net de 3mbps do ciber nao estava cheia com outras coisas. Felizmente, não havia cá youtubes e o pessoal que frequentava cibers só ia ver o email e websites, portanto raramente havia downtime. *e como eu conhecia a dona podia ficar lá mais do que 1 hora quando nao estava cheio* :P

epa é daquelas cenas. Quando o GTA V saiu para PC tinha 12mbps e demorei 2 dias a sacar o bixo. Depois tive 120mbps demorei 2 horas. Epá é ao estilo de cada um. Toda a gente que conheço se algo demorar mais do que 7 segundos está lento.
 
Por exemplo aqui ao lado, em Espanha as velocidades standard são 300mbps, pelo menos na orange.
Portanto acho que está na altura de Portugal avançar parar a oferta de 200 Mbps como standard e passar a ter mais pacotes intermédios tipo 400/600/1gbps.

Pessoalmente acho que o sweet spot para muitas residências estará entre os 200mbps e os 500mbps.
Na Telefonica também, são os 300 megas simétricos!
 
Vodafone Portugal 4G+ em Espanha (Galicia).
v96EW1q.png


Cheers
 
Já era previsível estes resultados. Ao menos safa-se o upload a 200 coisa que a Vodafone já não comercializa.

O Meo mesmo com a expansão tem perdido quota de mercado. Ou seja, estão a investir e o retorno não está a ser aquele que desejam. Decidiram apostar fortemente no marketing e neste pacote de "1 Gbps" sem melhorar a rede. Good luck!
 
@Varredor creio que isto possa acontecer devido às rotas, que no meu caso em Torres Vedras (55km de lisboa) estou a ir ao Porto (tenho 7 para o servidor da NOS no porto, e 12 ms para o servidor do MEO em Lisboa). Estranhamente na rede MEO-WIFI a rota é direta a Lisboa... já expus o caso, vamos ver se resolvem.
 
Back
Topo