Discussão Que velocidades atinges com a tua net?

A rota aumentaria o teu ping, mas não te metia o download a 500/600. E estar a fazer speedtests no QoS é estar a ser enganado.

Já agora:

6634056950.png
 
Última edição:
Isso só quer dizer uma coisa, a rede MEO não tem capacidade para ofercer 1gbps. Testar no QoS é estar a ser engando porque na realidade nunca vais conseguir fazer uso dessa velocidade

A minha questão é se é da rede ou da capacidade dos servidores, é que calculo que ainda hajam uns quantos utilizadores a efetuar testes. No entanto, vou tentar colocar várias coisas a fazer utilização de rede (Steam, iso's linux, puxar streams online), para perceber de onde vem a limitação.
 
Depende, num caminho maior, a probabilidade de apanhar "transito" é maior. No speedtest:



A placa de rede aparece o seguinte:

y4mB8qaqaFS9Bug3xNSB2Q-Zo1b1Gu1bNpqa0ZLyjca9roTK2ei7LclkSp1-OYGDi1Z5_NV1lHtl6j-nxG_eqIRJPZmmkFeEkKwBqcIuQFEpz7Kl0WdMTu5GXFPE0lx-VVK0pbAH5AxBMQssGHxPuH4WI7CaRB8BpYRAj8c2_vu_UQwDhCmK4wC5T27eW1FF_wzeP9gCVxWsEnqHBkgFu4Bew

y4m2ZgKSwteGeSR-Oa498YuKhutqntvpB4KBNPCKcZyq-H-3VZwngC9vH_LOTd5Eiyja3EasQS4W4-BeoLg-Y2vBRlP4O5ukGFKCM35CdsDvmGlBjJsr5r1CfWqEtDqF749uFmR-QTI60YLyVxDAg6FN5-TIUjLcpFRIcmfiBxFmroluY-9aBSu5gUTI0OhPCFhrfYfK7AHkUuOyRDhn_7yhA

Isto acontece, porque a rota (rede) por onde o trafego do qos.meo.pt e diferente da rede de trafego normal, logo tem menos congestao. E um tipo de maneira de alterar resultados, para parecer melhor.

Esta aqui um exemplo com a minha conexao meo fibra na Chamusca, Santarem

QOS.MEO.PT (LX):

Código:
Tracing route to qos.meo.pt [213.13.154.235]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  router.ragenetwork.lan [192.168.120.1]
  2     1 ms     1 ms     1 ms  10.237.0.1
  3     2 ms     2 ms     2 ms  dial-b1-162-225.telepac.pt [194.65.162.225]
  4     2 ms     2 ms     2 ms  dial-b1-162-226.telepac.pt [194.65.162.226]
  5     2 ms     2 ms     2 ms  213.13.154.235

Trace complete.

// Nota que a rota e diferente da rota normal de trafego

Servidor speedtest.net meo (LX):

Código:
Tracing route to speedtest1.meo.pt [88.214.177.174]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  router.ragenetwork.lan [192.168.120.1]
  2     1 ms     1 ms     1 ms  10.237.0.1
  3     5 ms     5 ms     5 ms  bl3-77-78.dsl.telepac.pt [213.13.77.78]
  4     5 ms     5 ms     5 ms  bl3-77-77.dsl.telepac.pt [213.13.77.77]
  5     6 ms     5 ms     6 ms  195.8.30.245
  6    11 ms    13 ms    14 ms  lis1-cr1-hu11-0-0.cprm.net [195.8.1.65]
  7    10 ms    10 ms    10 ms  tmn3.cprm.net [195.8.30.210]
  8    10 ms    10 ms    10 ms  88.214.177.174

Trace complete.

// Rota normal de trafego do POP de Boavista da MEO, logo troca mais trafego e esta mais congestionada.

PS: No que se trata a mudarem a rota para passar por LX em vez de Boa Vista, ja mandei mails para a CPRM, MEO, Provedora e area de cliente e nunca o fizeram.

Cumps
 
6634772467.png


22006439.png

O Bufferbloat da MEO, é o que deixa a desejar no serviço.

Já era previsível estes resultados. Ao menos safa-se o upload a 200 coisa que a Vodafone já não comercializa.

O Meo mesmo com a expansão tem perdido quota de mercado. Ou seja, estão a investir e o retorno não está a ser aquele que desejam. Decidiram apostar fortemente no marketing e neste pacote de "1 Gbps" sem melhorar a rede. Good luck!

O Problema da MEO nem é a quota do mercado, mas sim 3º problemas que devem ser melhorados. Uma delas é a assistência técnica, tem de ter mais formação há quem nem saiba o que é um endereço de IP, MAC por ai fora na assistência técnica.

A Assistência técnicas e a demora na resolução de problemas é o que faz as pessoas mudar de operadoras, não interessa se é fibra ou não! A maioria são pessoas com idade dos 40+ para cima, por essas idades nem sabem sequer que as velocidades não são garantidas por wireless, diariamente vejo pessoas a reclamarem disso dizem que não tem a velocidade contratada e espetam um screenshot com Wi-Fi, o que não faz sentido! Ou então dizem que por wifi não tem a velocidade contratada.

2º Os equipamentos: Agora com a entrada dos novos routers em principio vão ter menos gente a rescindir e falo por mim, isto porque os novos routers possuem melhores velocidade por wireless graças ao 2.4Ghz e 5Ghz, os equipamentos que a MEO oferecia só tinha uma porta gigabit (neste caso o famoso technicolor preto e branco) OK, tinhas a velocidade garantida na porta 4 ou ligando um switcher gigabit na porta 4 e apartir dai por os equipamentos ligados a esse mesmo switcher.

Mas para as pessoas com "idade a mais" já é algo mais complicado dado que necessitam de mais "know-how". E a maioria não sabe! Se for preciso rescindem contrato por não terem velocidades contratadas quando na maioria dos casos, nem sempre a culpa é da MEO, mas sim do cliente por não ter uma placa gigabit.

É a mesma coisa que ter um Windows XP com uma placa que não suporta ligações 10/100/1000 e querer a força toda que isso aconteça, muitos acabam por rescindir. Dai os equipamentos serem importantes e haver uma sintonia entre Problemas do Cliente e problemas derivados do equipamento.

3º Marketing, agora com a ALTICE até melhorou. No entanto precisam de investir mais em publicidade boa, algo que cative as pessoas. Que demonstre o tipo de serviço que é e está a ser feito. Por exemplo antigamente a MEO fazia aqueles anuncios dos downloads, a VDF fez aquele anuncio dos "gamers" e das velocidades. O importante não é fazer uma publicidade, é fazer uma publicidade decente com os seguintes objectivos: Demonstração de Capacidade, Eficâcia e tecnologia do serviço em acção.

Estes são os problemas da MEO, conheço e já vi familiares que tinham FTTH da MEO e foram para HFC da NOS, porque simplesmente a assistência não prestava, ou não tinham as velocidades garantidas por wireless.
A MEO precisa de fazer equipamentos com durabilidade, estabilidade e simplicidade. Por exemplo na NOS (ZON) se há coisa que gosto quando falta a net é que é avisado caso seja um problema de má ligação isso é bom e ajuda os consumidores a tentar resolver o problema por si mesmos, já aconteceu o cabo coaxial ter expedido do router e aparecer uma "homepage" a pedir para verificar o cabo.

A NOS sabe "segurar" um cliente, dai ter cada vez mais quota. A Rede, as velocidades até podem ser horríveis e não terem novas velocidades, mas se reparares o pessoal não quer saber disso (quando digo não quer saber disso, refiro-me aos que não possuem um bom know-how acerca do assunto), para aqueles que jovens que só fazem selfies e vivem das redes sociais (dado ao tempo que passam nelas) até 50Mbps chega para eles, mesmo que paguem o mesmo preço que a VDF faz mas por 100Mbps ou 200mbps.

É simplesmente isto, tirando outras coisas como as rotas, os pings internacionais da CPRM e um dos mais graves o famoso bufferbloat que sempre da D, algo que tem de resolver até porque para quem joga ou faz uploads coitado! lol.

Atenção! Tenho plena noção que a VDF é relativamente melhor IMO que a MEO e as restantes operadoras.
 
Sim o problema do Meo é a quota do mercado. Quando investes forte na expansão (milhões) e mesmo assim não consegues aumentar a tua quota de mercado algo está mal. A Vodafone mesmo parada em termos de expansão cresce mais que o Meo!

Concordo depois com os pontos que tu numeraste e no fundo é isso que faz o Meo não crescer. O que eu quis dizer é que estes novos pacotes e o marketing ao router "10 vezes mais rápido" é simplesmente para tentarem ganhar o retorno que não têm tido. Mas de nada vale este aparato todo se depois os clientes verificarem que "1 Gbps" é só no papel, assistência é má, a qualidade da net não é boa, etc.
 
Última edição:
Testem ai no "novo algoritmo" da Ookla e postem ai os links dos resultados. Este agora é "automático", isto é, quando a ligação tem mais que 100Mb ele aumenta o "medidor" para 1Gbps, quando a ligação ronda 1Gbps ele aumenta para 2Gbps e por ai sucessivamente... Sem contar que de modo geral sinto que é mais "smooth"...

Link do Teste: http://universalspeak.net/speedtest.php
Link do meu Resultado (19h :cool:): http://universalspeak.speedtestcustom.com/result/b078d6b0-9c9c-11e7-9081-1de85a55a5a9

Cheers
 
Falta-nos um certificado HTTPS, temos noção que o Bitdefender "acusa" como virose, felizmente é a única (que tenhamos conhecimento).
Em breve deveremos ter isso resolvido! O que interessa é que grandes indexadores (como por exemplo Google) estão fartos de fazer check e não acusam nada! :)

Obrigada pela tentativa, de qualquer forma.

Cheers
 
Back
Topo