Discussão Que velocidades atinges com a tua net?

Não, as queixas que se tem visto é na CPRM, latências altas e dificuldade em ver streams no Twitch em HD. Não tem a ver com o bufferbloat.
 
Secalhar o facto de a Meo comercializar o pacote Giga a bom preço esteja a ajudar a ter esses resultados. Será que a Meo vai ser como a NOS, com zonas condicionadas?

Já está como a NOS. Zonas boas e zonas más... Quando tens clientes a queixarem-se que não conseguem ver uma simples stream HD... É algo inaceitável.

Mas no caso do Meo não tem haver só com a capacidade. CPRM não é famosa, mas há coisas inexplicáveis no Meo como por exemplo o ping ficar todo marado e chegar ao ponto de dar timeout a partir de X% de utilização da ligação.

Eles estão a praticar bons preços, o serviço de TV é bom... Mas a Internet precisa claramente de investimento. E se têm muitos clientes falta de dinheiro não é desculpa. Ou provavelmente até é, porque os empréstimos da Altice têm que ser pagos!
 
É fibra, supostamente não há zonas saturadas certo?

Não, a fibra óptica é só um meio de transmissão entre a central e o cliente. Ou seja o meio de transmissão não fica saturado com duas tretas, já os seus bastidores parecem começar a não dar conta do recado em zonas muito populadas (ou que supostamente há "abusadores", algo hilariante em 2017...)
 
Não, a fibra óptica é só um meio de transmissão entre a central e o cliente. Ou seja o meio de transmissão não fica saturado com duas tretas, já os seus bastidores parecem começar a não dar conta do recado em zonas muito populadas (ou que supostamente há "abusadores", algo hilariante em 2017...)
Sendo assim está mesmo na altura de investirem nas zonas de grande afluencia, o problema é que para investir nessas zonas (e poder oferecer Gigabit) têm de cortar noutro lado ou seja na expansão pelo que significa que ou oferecem 1Gbps ou oferecem fibra a clientes ADSL
 
REpito que o problema da Twitch não é na CPRM :) eu e mais um user que se acusou recentemente não temos qualquer problema a ver Twitch 1080p60 e youtube 4K.
Não será dos incêndios? Esse problema do Twitch apareceu depois dos incêndios de 15 de outubro, como o serviço ainda não foi reposto para muitos clientes será que também ainda não foi resolvida esta questão dos pings?

A julgar pelo documento que está no site do MEO o problema ainda não foi resolvido:
https://conteudos.meo.pt/ocorrencias/informacao.pdf
 
Posso dizer que tenho acesso à percentagem de uso da CPRM e é raro passar dos 91% de tráfego nacional e de 89% de tráfego internacional. Ainda existe muita largura de banda para utilizar (11%).
Ontem o tráfego internacional estava apenas nos 75%, a CPRM pode causar o problema mas tem de estar noutro lado e não por saturação da largura de banda.
 
REpito que o problema da Twitch não é na CPRM :) eu e mais um user que se acusou recentemente não temos qualquer problema a ver Twitch 1080p60 e youtube 4K.

O pessoal que tem dito que o Twitch e lente usa a CPRM Boavista como POP, enquanto que tu e o user @Dre_Gamer1 que ambos disseram que nao tem problemas, usam a CPRM Linda-A-Velha (Lisboa). Lembro que o POP da CPRM em boavista nao e o mais famoso, tem as latencias bem mais altas e nao e tao consistente como a CPRM LX.

Cumps
 
@NotGeneric apesar de não ser famoso não pode, mesmo nunca, cortar a velocidade à ligação, isto porque a altice desde que entrou alterou essa regra. Quando um servidor deles chega aos 99% (seja na CPRM, meo Cloud, gravações de tv, bla bla bla) o nosso pedido é reencaminhado para outra CPRM mais próxima e por ai fora.

Por outras palavras, se um cliente do algarve não tiver a largura de banda suficiente para aceder a um stream do twitch é aberto um "túnel" reservado para o cliente até uma CPRM mais próxima que vai buscar largura de banda. Podem existir 2000 CPRM mas todas só funcionam como 1, dai o ping por vezes ser diferente entre um cliente e outro da mesma rua. Quando o Bava lá estava era cada CPRM por si e era uma mer**.
É por isso que o problema deve ser outro, processamento? memoria? .... servidores podres?

Neste momento também existem "minis" CPRM, sei que uma está nos Olivais e outra em Sintra. Mas não sei a localização exata. (vou tentar a ver se me dão as "minis" CPRM.

---

Offtopic: Gostava imenso de saber porque o peering de Frankfurt está a 91% a esta hora e com prioridade máxima de download.
A interligação entre as operadoras (MEO, NOS, Vodafone e Nowo) também estão em fogo, os uploads hoje estão esquisitos lol.
 
Última edição:
@NotGeneric apesar de não ser famoso não pode, mesmo nunca, cortar a velocidade à ligação, isto porque a altice desde que entrou alterou essa regra. Quando um servidor deles chega aos 99% (seja na CPRM, meo Cloud, gravações de tv, bla bla bla) o nosso pedido é reencaminhado para outra CPRM mais próxima e por ai fora.

Por outras palavras, se um cliente do algarve não tiver a largura de banda suficiente para aceder a um stream do twitch é aberto um "túnel" reservado para o cliente até uma CPRM mais próxima que vai buscar largura de banda. Podem existir 2000 CPRM mas todas só funcionam como 1, dai o ping por vezes ser diferente entre um cliente e outro da mesma rua. Quando o Bava lá estava era cada CPRM por si e era uma mer**.
É por isso que o problema deve ser outro, processamento? memoria? .... servidores podres?

Neste momento também existem "minis" CPRM, sei que uma está nos Olivais e outra em Sintra. Mas não sei a localização exata. (vou tentar a ver se me dão as "minis" CPRM.

---

Offtopic: Gostava imenso de saber porque o peering de Frankfurt está a 91% a esta hora e com prioridade máxima de download.
A interligação entre as operadoras (MEO, NOS, Vodafone e Nowo) também estão em fogo, os uploads hoje estão esquisitos lol.

Pode e até acho que o Meo está a fazer throttling nesse CPRM. Prova disso é que os clientes (sim mais que um) reportam que com a ligação direta não conseguem ver twitch a mais de 360/480p e com VPN conseguem ver 1080p sem problemas.

Pois eu desisti, estou a usar o meu VPS com OpenVPN instalado na UK, 1080p60 sem problemas no twitch...

Cumps


Meti uma vpn, tudo a funcionar normal <.<

Se houvesse problemas para o exterior mesmo com uma VPN que está alojada no exterior como o exemplo da VPN do @NotGeneric do UK os problemas persistiam. A partir do momento que os problemas para o exterior deixam de existir com uma VPN a limitação está da parte do Meo.
 
@PWP mas não pode! Neste caso está a cortar a "garganta" a X clientes, coisa que não faz sentido, principalmente na fibra.

Eu vou ver se me dão detalhes disto e depois falamos e digo alguma coisa :) só espero que sejam simpáticos
 
UIYkH4j.png
Upgrade da rede na cidade de Leiria, passou para 4g+
 
Pode e até acho que o Meo está a fazer throttling nesse CPRM. Prova disso é que os clientes (sim mais que um) reportam que com a ligação direta não conseguem ver twitch a mais de 360/480p e com VPN conseguem ver 1080p sem problemas.






Se houvesse problemas para o exterior mesmo com uma VPN que está alojada no exterior como o exemplo da VPN do @NotGeneric do UK os problemas persistiam. A partir do momento que os problemas para o exterior deixam de existir com uma VPN a limitação está da parte do Meo.
A coisa tá tão feia que tenho 2 amigos (um do centro e um de Braga como eu que até utiliza a fibra da Vodafone para ter MEO) que nem uma rádio online que temos hábito de ouvir todos, conseguem ouvir (pára aka faz buffer de segundo a segundo). Liga uma VPN de um dedicado meu que eu lhes dei e já conseguem ouvir na boa... :/

Throttling confirmado na MEO. Cada vez mais agressivo e cada vez em mais zonas.

Cheers
 
A coisa tá tão feia que tenho 2 amigos (um do centro e um de Braga como eu que até utiliza a fibra da Vodafone para ter MEO) que nem uma rádio online que temos hábito de ouvir todos, conseguem ouvir (pára aka faz buffer de segundo a segundo). Liga uma VPN de um dedicado meu que eu lhes dei e já conseguem ouvir na boa... :/

Throttling confirmado na MEO. Cada vez mais agressivo e cada vez em mais zonas.

Cheers
Daqui para frente não esperem nada de bom da Meo/Altice , a coisa com esta crise vai ficar preta.
 
Sou só eu que acho que usar 90% da capacidade é demais?
Não deveria haver uma margem de manobra maior? Até porque os equipamentos nesses regimes não estão a operar na zona de melhor eficiência.

Mais, isto são os meus resultados para Amsterdão pela CPRM nos últimos 2 dias:
2KSFnzL.jpg


Não está propriamente de acordo com a informação que temos do trânsito no site da cprm

Edit:
Aquela queda às 00:00 não é de certeza os clientes a libertarem a rede todos ao mesmo tempo, parece-me um caso claro de throttling.
 
90% é muito próximo do limite. Não sei como é que eles continuam a comercializar 1 Gbps a preço de saldo com a rede nestas condições. É mesmo a pedir para terem problemas...
 
Sim, confirmo throttling por parte da meo, eles mesmo confirmaram por email que em certas zonas do país os clientes abusam de VPN's, portas abertas, muitos downloads P2P, e upload até dizer chega. Em zonas mais afetadas, mais de 10 clientes que estão com 1Gbps/200Mbps usam quase a ligação toda à toa 24h por dia (mais ou menos 950Mbps de download todo o dia) e dizem que esse tráfego provem do protocolo http e P2P.
Fora essas situações... O mais estranho é que a CPRM quando chega perto dos 90% faz queda logo para 42%.
Por exemplo: às 19:30 está a 89%, às 19:31 chega a 90% depois logo 1 minuto a seguir, às 19:32 passa para 42%.
E de repente Amsterdão passa de 10GB para 20GB a ligação, e não disse as horas certas mas bate certo com os períodos horários do teu gráfico @_viri_TT_ .
A ligação volta a subir para os 90% e passa para 30Gb, ficando outra vez a 42% de utilização.
Quando os clientes não fazem tráfego por lá, a ligação começa a descer, de 30Gb para 20Gb, de 20Gb para 10Gb, de 10Gb para 1Gb, e finalmente de 1Gb para uns míseros 500Mbps.

Existem clientes que estão a abusar 24h p/dia e 7 dias por semana e não têm contrato para isso. No meu caso é diferente, imaginem que eles me ofereciam 10Gbps, a minha função é esgotar ao máximo a ligação, ir mesmo a fundo lol desde que não degrade a rede e prejudique os clientes com vírus etc.
 
Sim, confirmo throttling por parte da meo, eles mesmo confirmaram por email que em certas zonas do país os clientes abusam de VPN's, portas abertas, muitos downloads P2P, e upload até dizer chega. Em zonas mais afetadas, mais de 10 clientes que estão com 1Gbps/200Mbps usam quase a ligação toda à toa 24h por dia (mais ou menos 950Mbps de download todo o dia) e dizem que esse tráfego provem do protocolo http e P2P.
Fora essas situações... O mais estranho é que a CPRM quando chega perto dos 90% faz queda logo para 42%.
Por exemplo: às 19:30 está a 89%, às 19:31 chega a 90% depois logo 1 minuto a seguir, às 19:32 passa para 42%.
E de repente Amsterdão passa de 10GB para 20GB a ligação, e não disse as horas certas mas bate certo com os períodos horários do teu gráfico @_viri_TT_ .
A ligação volta a subir para os 90% e passa para 30Gb, ficando outra vez a 42% de utilização.
Quando os clientes não fazem tráfego por lá, a ligação começa a descer, de 30Gb para 20Gb, de 20Gb para 10Gb, de 10Gb para 1Gb, e finalmente de 1Gb para uns míseros 500Mbps.

Existem clientes que estão a abusar 24h p/dia e 7 dias por semana e não têm contrato para isso. No meu caso é diferente, imaginem que eles me ofereciam 10Gbps, a minha função é esgotar ao máximo a ligação, ir mesmo a fundo lol desde que não degrade a rede e prejudique os clientes com vírus etc.

Sendo assim faz sentido cortarem! É para usar mas não abusar nem degradar o serviço se não qualquer dia ficam como a NOS :)
 
Back
Topo