Discussão Que velocidades atinges com a tua net?

Só não sei quem foi o otario q decidiu que 1mb de upload era decente.
Eu já expliquei isso uma vez. Dadas as limitações da tecnologia o ADSL2+ só chega aos 25Mbps. Claro que nós que percebemos do assunto iriamos querer muito mais uns 12/12 ou mesmo uns 18/6 do que 24/1. Mas este ultimo vende mais. O que o público quer é mais downloads.
Quanto a VDSL, não se investiu nisso porque na altura em que se mostrou necessário fazer upgrade já se explorava a tecnologia de fibra logo saltou-se esse passo tecnológico.
Depois tens as centrais e o facto da maior parte das pessoas estar bem longe de uma central. Fazer mais centrais? Era investimento a mais para meia dúzia de gatos pingados. Acho que, á lá CEO da HP em 1977, ninguém da PT visionou que os computadores e a Internet iam ter tanta saída como tiveram.
 
Só não sei quem foi o otario q decidiu que 1mb de upload era decente.

O que tu queres dizer é que podiam meter uns 16Mb teóricos máximos de download e 2 ou 3Mb de Upload, passando o download para o upload, mesmo que tirasse mais download!?

Também já tinha pensado nisso, mas não sei porque limitação fica nos 1Mb...

Na Vodafone ADSL2+ havia linhas que estavam síncronas a 1,3Mb de upstream, que eu lembro-me de ver aqui no fórum!

Deixa lá que em 4G da MEO, também consigo velocidades idênticas no upload... (zona congestionada)

Só no 3,5G da MEO é que consigo perto dos 2Mb de upload...
 
Há 15 anos atrás ADSL era ouro, o facto de utilizar a linha telefónica e de quase todas as casas terem pré instalação facilitava muito a cobertura de uma internet em banda larga. Foi uma tecnologia que "safou" muita gente e teve os seus tempos áureos, infelizmente a sua limitação tecnologia levou a que ficasse obsoleto e vai acabar por morrer completamente mais dia menos dia, é uma questão de tempo.

Quem me dera que acontecesse isso mas com o cabo para tv, o coaxial assim tinhamos todos no minimo DOCSIS.
 
O que tu queres dizer é que podiam meter uns 16Mb teóricos máximos de download e 2 ou 3Mb de Upload, passando o download para o upload, mesmo que tirasse mais download!?

Também já tinha pensado nisso, mas não sei porque limitação fica nos 1Mb...

Na Vodafone ADSL2+ havia linhas que estavam síncronas a 1,3Mb de upstream, que eu lembro-me de ver aqui no fórum!

Deixa lá que em 4G da MEO, também consigo velocidades idênticas no upload... (zona congestionada)

Só no 3,5G da MEO é que consigo perto dos 2Mb de upload...

A Vodafone usa Annex M que permite esticar o upstream até cerca dos 3Mb dependo das condições da linha. A PT não usa essa especificação daí as linhas nunca passarem de 1Mb.
 
A Vodafone usa Annex M que permite esticar o upstream até cerca dos 3Mb dependo das condições da linha. A PT não usa essa especificação daí as linhas nunca passarem de 1Mb.

A PT também tem classes técnicas com anexo M e velocidades de 2Mb de upload, apenas não divulgou comercialmente o upload a 2Mb.

Vê a classe 36 do documento da PT WHOLESALE sobre a Rede ADSL da PT que tem 24Mb/2Mb em Anexo M...

Eles só não comercializam esta classe porque a taxa de contenção é de 1:20... Logo tinham que abrir mais torneiras e largar mais dinheiro...
 
Última edição:
28781162.png
 
aqui virou uma cagada, bufferbloat sempre foi A, agora está no C

esta noite andaram mexer nas frequencias, sempre tive 4 na gama dos 5xx e outras 4 nos 7xx, agora passou 4 a 6xx e as outras 4 mantiveram
gama IP também mudou para uma que nunca tive

28785553.png
 
A PT também tem classes técnicas com anexo M e velocidades de 2Mb de upload, apenas não divulgou comercialmente o upload a 2Mb.

Vê a classe 36 do documento da PT WHOLESALE sobre a Rede ADSL da PT que tem 24Mb/2Mb em Anexo M...

Eles só não comercializam esta classe porque a taxa de contenção é de 1:20... Logo tinham que abrir mais torneiras e largar mais dinheiro...

Eu já tentei essa solução empresarial e não foi viável, com um equipamento que suportava 2 ou mais ligações de ADSL, fazendo a "fusão" de ambas as ligações como se de uma se trata-se, o problema é que o equipamento era mais caro que a porcaria do 3 serviços em conjuntos....
Aqui vai:
A solução apresentada na presente proposta contempla o fornecimento dos seguintes serviços:
 Instalação de 3 acessos ADSL@Internet com velocidades até 16M/2M e com taxa de contenção de 1:20.
 Instalação dos 3 ADSL em linha “Naked” sem serviço telefónico fixo.
 Ligação de todos os acessos ADSL no mesmo equipamento modular Huawei AR2220E. Este equipamento será configurado para possibilitar a agregação dos débitos fornecidos por todos os acessos ADSL.

Valor serviço: 109,5/mês - Equipamento: € 114,52/mês tudo por 24 meses.... fora o resto com a instalação e configuração pago aparte.
 
aqui virou uma cagada, bufferbloat sempre foi A, agora está no C

esta noite andaram mexer nas frequencias, sempre tive 4 na gama dos 5xx e outras 4 nos 7xx, agora passou 4 a 6xx e as outras 4 mantiveram
gama IP também mudou para uma que nunca tive

28785553.png


relativamente questão do bufferbloat, fiz testes ontem em horário nobre 19-22H e tive sempre A
Estranho só ter C e por vezes D durante dia. Alguma explicação para isto ?
 
A Ookla na passada semana enviou-me E-Mail a dizer que já estava disponível para nós proprietários de SpeedTests's testes baseados em IPv6. Apesar de ainda ser bastante beta e ter alguns bugs (nomeadamente e por exemplo não ser possível partilhar o link de testes feitos em IPv6) já é "funcional".
Como eu expliquei lá no Website em inglês passo a explicar aqui: Caso o servidor do teste em questão possua IPv6 e a tua ligação à Internet também o teste automaticamente acontecerá em IPv6 (será possível ver o IPv6 no canto inferior esquerdo do teste), caso não haja, automaticamente o teste é feito em IPv4 nessa mesma tab. Entretanto coloquei uma outra tab para que pudessem testar somente em IPv4, de modo a até poderem testar só em IPv6 e só em IPv4 sem grandes manobras! Dêem feedback de como tem sido os testes nas vossas ISP's em IPv6! :D
Por aqui com Vodafone 1Gbps/200Mbps dá resultados bastantes semelhantes ao IPv4.

Link: http://universalspeak.net/speedtest.php

Cheers
 
Resultados da disponibilidade de serviço e velocidade média do 4G em vários Países incluíndo Portugal (Novembro 2017) - https://opensignal.com/reports/2017...l&utm_source=linkedin.com&utm_campaign=buffer
Não sou muito de fiar em pesquisas desse género. Demasiado tendenciosas por vezes. Mas de qualquer maneira, 71% de do território com LTE para as brincadeiras que os ISP's andam cá a fazer, diria que é aceitável. Tendo em conta então que até temos mais território coberto com LTE do que países que eu julgava anos luz à nossa frente como por exemplo Inglaterra, Itália e até mesmo Suiça!

Em relação à média de velocidades, esse não me surpreendeu em nada, muito pelo contrário, os países habituais que costumamos ver até mesmo com maior média de velocidades no fixo estão ai no LTE também.

No meu ponto de vista, nós só estamos assim tão estagnados no que toca média de velocidades e até mesmo na percentagem de território coberto porque infelizmente não temos o país todo coberto com Fibra ou às vezes até temos mas por ignorância do Zé Povinho andamos a utilizar o LTE para serviço fixo (como por exemplo empresas que tenho conhecimento que têm Fibra à porta mas utilizam LTE). Esses países que têm boa media de velocidades e até mesmo boa percentagem de cobertura só utilizam mesmo o LTE para os telemóveis e os hotspots, nada mais. E o que é melhor, sem limites mensais de consumo, a questão é que têm bom senso! Eu por exemplo, conheço malta cá em Portugal que por ter Yorn X com 5GB + os 10GB de apps + os 5GB de YouTube, chegam a casa e utilizam a Internet por dados móveis só por preguiça de conectar a Wi-Fi. Enquanto houver posturas dessas por cá vamos andar sempre nesta lenga lenga...

Cheers
 
Tudo muito bonito a nível de velocidades e cobertura, mas na prática os clientes estão limitados a nível de tráfego.
Eu não acho nada bem esses limites, muito pelo contrário...
Mas, na minha opinião, francamente prefiro ter limites mensais mas ter sempre algo em condições do que andar "ilimitado" e andar aos Kbps...

Cheers
 
Eu não acho nada bem esses limites, muito pelo contrário...
Mas, na minha opinião, francamente prefiro ter limites mensais mas ter sempre algo em condições do que andar "ilimitado" e andar aos Kbps...

Cheers
isso é tudo muito bonito até te lembrares que unrestricted fazes 360 GB por mês.
é de maneira que arranjo um netbook para ir fazer os consumos prós cafés...
 
Back
Topo