Discussão Que velocidades atinges com a tua net?

O historial na cabovisão só fazia antever o pior. Se por um lado hoje oferecem mais por menos, por outro lado isso é à custa da "rotatitividade" de "colaboradores". O mercado das telecomunicações tende a ser precário para os tubarões retirarem grandes lucros, não tivesse sido a PT o melhor activo que a Altice podia ter comprado, com o ganho de know-how e respectiva exportação.


basta ver o site da SFR (pertence ao grupo Altice) para ver a mina de ouro que é o mercado Português.

https://www.sfr.fr/offre-internet/box/#sfrintid=HS_MAIN_Offres-box_PAR
 
Pensava que o maximo do LTE 800 da Vodafone seria o seguinte:

Download: 75 Mbps
Upload: 25 Mbps.

alguem consegue explicar como é possivel ter mais de 25 Mbps em upload nesta banda?

A velocidade maxima de upload no LTE depende da sua modelação. Nos 800Mhz, sendo que a Vodafone só tem 10Mhz de espectro para uso no seu L08, a velocidade de upload maxima é de 25Mbps se o emissor usar 16QAM na modulação do uplink, mas se este usar 64QAM no uplink, a velocidade maxima aumenta para 37.5Mbps.

Pessoalmente também tenho vários testes na Vodafone L08 com >25Mbps de uplink. Aparentemente a Vodafone parece adotar 64QAM em vários emissores L08. Para verificares a modulação, podes usar apps como o Network Signal Guru (requer SoC da Qualcomm e root).

Cumps
 
Pensava que o maximo do LTE 800 da Vodafone seria o seguinte:

Download: 75 Mbps
Upload: 25 Mbps.

alguem consegue explicar como é possivel ter mais de 25 Mbps em upload nesta banda?

A velocidade maxima de upload no LTE depende da sua modelação. Nos 800Mhz, sendo que a Vodafone só tem 10Mhz de espectro para uso no seu L08, a velocidade de upload maxima é de 25Mbps se o emissor usar 16QAM na modulação do uplink, mas se este usar 64QAM no uplink, a velocidade maxima aumenta para 37.5Mbps.

Pessoalmente também tenho vários testes na Vodafone L08 com >25Mbps de uplink. Aparentemente a Vodafone parece adotar 64QAM em vários emissores L08. Para verificares a modulação, podes usar apps como o Network Signal Guru (requer SoC da Qualcomm e root).

Cumps

Infelizmente não tenho root para poder instalar o Network Signal Guru, mas este não foi o único sítio que consegui mais de 25 Mbps de upload nos 800 MHz (foi na N4, algures entre Arraiolos e Montemor-o-Novo - www.speedtest.net/my-result/a/4996579663), e também já tive upload acima de 50 Mbps nos 1800 MHz (noutros locais), por isso é bastante provável que a Vodafone tenha ativado o upload 64-QAM em muitos locais do país.
 
Mas lá tens uma Free, e um mercado 5 a 6 vezes maior que o nosso.
Não é comparável logo aí....

Claro que é comparável... Tem 5 ou 6 vezes mais clientes... Mas tem que investir 5 ou 6 vezes mais do que aqui!

Não estás a vender sabonetes, mas sim a prestar um serviço que depende de capacidade.

Mas se mesmo assim não estão convencidos é deitar os olhos na Suíça que é um país mais pequeno que o nosso e também tem melhores serviços.

No caso da França é preciso ter em mente que o SM é o triplo de Portugal e mesmo assim conseguem ter preços mais baixos que nós! Isto é algo... Os Portugueses são mesmo uns "sobreviventes" por conseguirem viver neste país!
 
Claro que é comparável... Tem 5 ou 6 vezes mais clientes... Mas tem que investir 5 ou 6 vezes mais do que aqui!

Não estás a vender sabonetes, mas sim a prestar um serviço que depende de capacidade.

Mas se mesmo assim não estão convencidos é deitar os olhos na Suíça que é um país mais pequeno que o nosso e também tem melhores serviços.

No caso da França é preciso ter em mente que o SM é o triplo de Portugal e mesmo assim conseguem ter preços mais baixos que nós! Isto é algo... Os Portugueses são mesmo uns "sobreviventes" por conseguirem viver neste país!
A concorrência na França só começou quando apareceu a Free, até lá o drama era o mesmo que em Portugal...
Vai lá ver o estrago que já andam em Itália desde que foram para lá, se Portugal fosse um país atraente para essas operadoras os preços eram outros sim...
Basta ver os mercados e a população que estas empresas escolhem.
A Suiça é um país que tem muito dinheiro, não como o nosso muito pobre e endividado.
E se calhar tem outro tipo de apoio as operadoras.
 
Última edição:
Claro que é comparável... Tem 5 ou 6 vezes mais clientes... Mas tem que investir 5 ou 6 vezes mais do que aqui!

Não estás a vender sabonetes, mas sim a prestar um serviço que depende de capacidade.

Mas se mesmo assim não estão convencidos é deitar os olhos na Suíça que é um país mais pequeno que o nosso e também tem melhores serviços.

No caso da França é preciso ter em mente que o SM é o triplo de Portugal e mesmo assim conseguem ter preços mais baixos que nós! Isto é algo... Os Portugueses são mesmo uns "sobreviventes" por conseguirem viver neste país!
A suica tem serviços de internet péssimos E telefone idêntico,além de caríssima. Os recentes 10gb são fogo de vista.
 
Mas lá tens uma Free, e um mercado 5 a 6 vezes maior que o nosso.
Não é comparável logo aí....
não consigo encontrar nos custos operacionais algo que justifique a disparidade. o 3p de 1Gbps correspode ao de 30Mbps cá. qual o motivo?
custo de capacidade aumenta conforme o numero de clientes, salario com colaboradores é de longe superior lá.
as contas na minha opinião não batem certo.

edit: ou melhor, ate fazem. os IPS cá tiveram a brilharete ideia de gastar milhões de euros em direitos televisivos dos clubes.
 
Última edição:
não consigo encontrar nos custos operacionais algo que justifique a disparidade. o 3p de 1Gbps correspode ao de 30Mbps cá. qual o motivo?
custo de capacidade aumenta conforme o numero de clientes, salario com colaboradores é de longe superior lá.
as contas na minha opinião não batem certo.
Se fazem esses preços, é porque algum lucro teem de ter
É claro, a iliad tem arrasado a concorrência onde tem passado.
 
A suica tem serviços de internet péssimos E telefone idêntico,além de caríssima. Os recentes 10gb são fogo de vista.

Já nem falo nesses 10 Gbps... Na Suíça tens 1 Gbps simétrico (Swisscom) a um preço bastante baixo para a realidade económica do país.

não consigo encontrar nos custos operacionais algo que justifique a disparidade. o 3p de 1Gbps correspode ao de 30Mbps cá. qual o motivo?
custo de capacidade aumenta conforme o numero de clientes, salario com colaboradores é de longe superior lá.
as contas na minha opinião não batem certo.

edit: ou melhor, ate fazem. os IPS cá tiveram a brilharete ideia de gastar milhões de euros em direitos televisivos dos clubes.

O problema de Portugal é a concorrência. Quando a Vodafone entrou no mercado revolucionou isto e provou que era possível oferecer um serviço de qualidade a um preço reduzido.

Infelizmente a Vodafone cresceu e já não precisa de ter uma posição agressiva no mercado.
 
Vocês também têm que pegar da velha regra da oferta e da procura.

Imaginemos que vendem maçãs e são muito boas, e toda a gente quer. Mas vocês só têm maçãs para 1/3 da população. O que fazem?

Simples. Aumentam o preço artificialmente, para tornar o produto um pouco mais indesejável e assim já conseguem atender ao vosso mercado.

No negócio da internet existe a questão da capacidade. As infraestruturas portuguesas não aguentam o tsunami de clientes que seria se praticássemos preços europeus. As operadoras querem mais clientes sim, e querem atualizar a rede, mas precisam de fundos para isso. Então vão criando clientes, por esse portugal fora, a cavalo da realidade que qualquer acesso fibra até mesmo 30mbps vai ser melhor que a bosta que é ADSL e 4G (em época alta ou numa zona sobrecarregada). Depois vêm os upgrades.

Mas também vos digo, o average user que só vai ao YouTube e ao Facebook se calhar subscreve os 30Mbps e não nota nada.
 
Vocês também têm que pegar da velha regra da oferta e da procura.

Imaginemos que vendem maçãs e são muito boas, e toda a gente quer. Mas vocês só têm maçãs para 1/3 da população. O que fazem?

Simples. Aumentam o preço artificialmente, para tornar o produto um pouco mais indesejável e assim já conseguem atender ao vosso mercado.

No negócio da internet existe a questão da capacidade. As infraestruturas portuguesas não aguentam o tsunami de clientes que seria se praticássemos preços europeus. As operadoras querem mais clientes sim, e querem atualizar a rede, mas precisam de fundos para isso. Então vão criando clientes, por esse portugal fora, a cavalo da realidade que qualquer acesso fibra até mesmo 30mbps vai ser melhor que a bosta que é ADSL e 4G (em época alta ou numa zona sobrecarregada). Depois vêm os upgrades.

Mas também vos digo, o average user que só vai ao YouTube e ao Facebook se calhar subscreve os 30Mbps e não nota nada.
isso pode acontecer porque a autoridade da concorrência em Portugal é um fantoche. só é possível essa pratica se existir um pacto de não agressão entre elas. porque se a concorrência funciona-se as tabelas de preço não eram fotocopias umas das outras e no dia em que uma aumenta-se os preços artificialmente as outras simplesmente absorviam o mercado. mas como cá subscrever meo, Vodafone, nos é 29,90€ até podem colocar net a 24Mbps a 40€ que a alternativa não existe.
 
@Varredor essa frase foi épica :D

50140882.png


O serviço felizmente funciona bem. Apenas está a necessitar de evoluir... A esta altura do campeonato era para termos no mínimo 500 Mbps de upload!

Eu aqui todo contente com 250/20 e vcs a reclamar :D Mas para quem saide 15/1 para isso é um salto enorme, muito mais do que se fosse para um serviço de fibra destes 1000/200.

Mas que proveito teria com 1 GB? Os meus 250 mbps dá 31 MB/s. Tirando speed tester raramente vejo a ir acima de 25 MB/s, seja torrents, downloads normais, jogos de Steam, uplay. Estou a ver que mesmo que tivesse 1 GB/s a diferença seria praticamente 0.

O meu upload que podia ser maior, rácio de 12/1 é muito alto na mesma. Uns 50 mbps já seria bakano.
 
Bom, isso que é torrents como deve ser!

Haja e disco para isso tudo :D
Ainda no outro dia apanhei um moço a vender discos de 3TB a 35€ e discos de 1TB a 15€ no OLX.
Assim sim.

Por acaso é bom ter em mente que não basta contratar a velocidade... É preciso ter depois hardware para se usufruir dela. Principalmente em torrents onde o método de transferência é complexo.

Ya, eu lembro-me que quando começou a aparecer a fibra de 100Mbps os PC's da familia nenhum conseguia sacar a 100Mbps :P O meu fazia tecto nos 75Mbps e o Celeron 2.6 da minha irmã fazia tecto aos 18Mbps xD
Agora é a mesma coisa com os 1000Mbps, exceto que é mais complexo que simplesmente a velocidade de processador. A 1000Mbps consegues ter discos a trabalhar mais lentamente que a net, logo aí precisas de um SSD ou de um HDD muito bom. Em termos de processamento também precisas de algo potente pois tal como um Pentium D 3.4 em 2009 não tinha força para 100Mbps, também não são todos os CPU's que aguentam com 1000Mbps. Felizmente, actualmente só CPU's de baixa gama como Atoms e quiça Celerons estão limitados a isto.
Finalmente, para desfrutar dos 1000Mbps na íntegra precisas de uma infraestrutura 10Gbps, senão o hardware capa-te naturalmente aos 930-960Mbps.
 
Última edição:
Bom, isso que é torrents como deve ser!

Haja e disco para isso tudo :D

Por acaso é bom ter em mente que não basta contratar a velocidade... É preciso ter depois hardware para se usufruir dela. Principalmente em torrents onde o método de transferência é complexo.

Ainda no outro dia apanhei um moço a vender discos de 3TB a 35€ e discos de 1TB a 15€ no OLX.
Assim sim.



Ya, eu lembro-me que quando começou a aparecer a fibra de 100Mbps os PC's da familia nenhum conseguia sacar a 100Mbps :P O meu fazia tecto nos 75Mbps e o Celeron 2.6 da minha irmã fazia tecto aos 18Mbps xD

O problema é que muita gente desconhece que o hardware pode limitar a velocidade. Ainda para mais quando estamos a falar em 1 Gbps... Depois a culpa é do "TS" :rolleyes:

Eu pessoalmente desde que tenho 1 Gbps também despachei os meus HDD... Não tão baratos como esses do OLX :P Mas agora só uso SSD.
 
Back
Topo