@tomas_loeps, eu sou de Vila Nova de Famalicão. Seguindo o mapa são cerca de ~350km.
Mas, de qualquer maneira, de uma forma bem conclusiva para entenderes:
A MEO de facto era imbativel nas latências nacionais. Está aos poucos a perder esse "trunfo" dado as melhorias que a Vodafone tem feito. Neste tópico a NOS infelizmente ainda não entrou na corrida, embora esteja a fazer um bom trabalho tendo em conta a maneira que a rede deles é estruturada. Um exemplo prático é que na minha zona por exemplo a NOS FTTH tem as mesmas latências para Lisboa que a MEO FTTH (~8ms).
A MEO em latências internacionais é bem competitiva se fores um cliente do Sul! Centro, Norte não tem qualquer tipo de hipótese comparativamente à NOS e à Vodafone. Obviamente isso tem uma explicação bem lógica e credivel. Tanto a Vodafone como a NOS fazem a separação e o escoamento do tráfego internacional tanto no Norte como no Sul. Enquanto a MEO opta por escoar todo (ou praticamente todo) o tráfego internacional para Lisboa.
Falando da Vodafone: desde os seus primórdios tem a saída de tráfego internacional tanto no Norte como no Sul com rede própria. No Norte existe ligação direta entre Porto e Paris (~25ms) e entre Porto e Madrid (~9ms). No Sul existe ligação direta entre Lisboa e Madrid (~10ms) e Lisboa e Málaga (este último não tenho a certeza).
A NOS com uma jogada inteligente contrata transporte de tráfego internacional às chamadas empresas de transporte "tier 1". Empresas essas que no caso da NOS são 98% das vezes a
TATA e a
Cogentco separando assim o Norte (Cogentco) e o Sul (TATA) com diferentes empresas.
Agora perguntas-me "Porque raios ela faz isso?". Simples: Cada empresa de transporte constroi e posiciona a sua rede e POPs (pontos de presença) estrategicamente. Portugal por ser um país pequenino foi alvo de uma jogada de mestre por parte dessas empresas!
De uma forma bastante resumida: A TATA só tem presença no Sul (em Lisboa) com cerca de 7ms entre Lisboa e Madrid. Já a Cogentco tem presença tanto no Sul (Lisboa) como no Norte (Porto). A questão é que a Cogentco tem as suas preferências BGP de modo a que o tráfego só saia do país através do Porto. Fazendo sempre
Porto > Bilbao > Paris ou
Porto > Bilbao > Madrid. Com esta pequena caracteristica a NOS limitou-se a separar o Norte do Sul colocando os clientes do Norte a utilizar a Cogentco e os clientes do Sul a utilizar a TATA evitando assim voltas desnecessárias dentro do país para ligações internacionais.
Claro que existem situações esporádicas onde um cliente do Norte utiliza a TATA ou um cliente do Sul utilize a Cogentco. Basta que a ligação de destino assim o prefira. Mas aí já foge ao controlo da NOS.
Tal como existem também mais empresas de transporte na NOS como é o exemplo da HE que também só tem presença no Sul (Lisboa).
Espero ter conseguido explicar de forma resumida e minimamente compreensível o cenário da Internet em Portugal.
Cheers