Discussão Que velocidades atinges com a tua net?

Então amigo, entre VDF e ALTICE, qual se comporta melhor no geral?

Em termos de speedtest posso concluir que a VDF tem a torneira toda aberta, e a Meo não, há servidores onde tenho 600/400, vale pelos 400 de upload . Mas ainda não usei para trabalho, só no dia 6, mas do que já testei em termos de download e no meu caso a vdf é mais estável. Pelo menos em minha casa, não quer dizer que outros não tenham melhores velocidades...
 
@tomas_loeps
Ora aqui vai entao, Vodafone 1gbps

Orange Casablanca 33ms
Vodafone ES Valencia 18ms
Orange Madrid 13ms
Vodafone IE Dublin 48ms a velocidade nao chegou ao normal mas ainda estava a subir quando o teste parou
Vodafone IT Milão 35ms

Vodafone 1000/200Mbps

Orange Casabanca (32ms)
Vodafone ES Valencia (17ms)
Orange Madrid (12ms)
DigiWeb Dublin (42ms) - O da Vodafone não está a funcionar por aqui
Vodafone IT Milan (34ms)

Praticamente os mesmos valores. Também és do Porto?

@tomas_loeps enjoy it :)
 
Bem, eu tenho tentado fazer uma monitorização consistente dos Pings que tenho tido para os mesmos servers que o pessoal tem aqui postado, precisamente para os poder partilhar aqui para que pudessemos fazer uma "comparação entre operadores". Vamos lá ver...

PTV Telecom
Madrid

http://gigacomtelecom.speedtestcustom.com/result/0a4306f0-2b59-11ea-9430-2d1b63c9eec5 (teste feito por mim há instantes - NOS FTTH)
http://gigacomtelecom.speedtestcustom.com/result/d8d2ab70-2b4e-11ea-8e6d-ab8ed8db60da (teste colocado aqui pelo @hildeberto - MEO)

Orange
Madrid

http://gigacomtelecom.speedtestcustom.com/result/0a4306f0-2b59-11ea-9430-2d1b63c9eec5 (teste feito por mim há instantes - NOS FTTH)
http://gigacomtelecom.speedtestcustom.com/result/e056c630-2b51-11ea-b2d4-cd379efb9dcf (teste colocado aqui por outro user, peço desculpa por já não me recordar - MEO)

New York Software Consultancy

York

http://gigacomtelecom.speedtestcustom.com/result/e8e0fbc0-28e2-11ea-8342-d9a33b329406 (teste feito por mim - NOS FTTH)
http://gigacomtelecom.speedtestcustom.com/result/b3ebebf0-284c-11ea-9f88-d32e933800a6 (MEO, teste do @J Francisco)

Cork Internet eXchange

Cork

http://gigacomtelecom.speedtestcustom.com/result/45e4e060-2b5a-11ea-baee-fd7e5ff873a7
http://gigacomtelecom.speedtestcustom.com/result/563b5120-2889-11ea-8eb6-07871c23aa3d (MEO, teste do @J Francisco)

É óbvio que também haverá outros servers para os quais a VDF e a MEO terão melhor ping que a NOS, mas estou a limitar-me a usar aqueles que o pessoal por iniciativa própria aqui tem usado, até porque só usando os mesmos servers é que se pode fazer uma comparação justa e objetiva.
Desculpa desiludir mas comparaste com users das ilhas, não é o mais correto.
Aqui estão os resultados do MEO, a partir do continente:

PTV Telecom
Madrid
8903657508.png

- Tens 18ms na NOS FTTH


Orange

Madrid
8903655283.png

- Tens 19ms na NOS FTTH


New York Software Consultancy

York
8903662923.png

- Tens 48ms na NOS FTTH

Cork Internet eXchange

Cork
8903665663.png

- Tens 53ms na NOS FTTH


Outros testes:
Vodafone IT Milan (35ms)
Vodafone ES Valencia (14ms)
Orange Casablanca (36ms)
Digiweb Dublin (44ms)
 
Última edição:
Hideberto

Ping inferior a 29ms só via satelite a colocar em orbita baixa, não necessito de ping baixo nem de altas velocidades.
Nem todos podem ficar junto dos Servidores.
Marcelo RS, hoje também está em zona de temporal e a mais de 29ms de Belém.

Tracing route to one.one.one.one [1.1.1.1]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1
2 7 ms 1 ms 11 ms 10.252.0.1
3 * 29 ms 31 ms telepac14-hsi.cprm.net [195.8.30.242]
4 29 ms 30 ms 31 ms lis2-cr1-bu10-200.cprm.net [195.8.30.241]
5 29 ms 29 ms 29 ms 172.68.100.254
6 29 ms 29 ms 29 ms one.one.one.one [1.1.1.1]
 

Interessante. Deves estar a sair diretamente de Lisboa como eu estou a sair do Porto.

Desta forma conseguimos os melhores pings possíveis na rede.

Desculpa desiludir mas comparaste com users das ilhas, não é o mais correto.
Aqui estão os resultados do MEO, a partir do continente:

PTV Telecom
Madrid
8903657508.png

- Tens 18ms na NOS FTTH


Orange

Madrid
8903655283.png

- Tens 19ms na NOS FTTH


New York Software Consultancy

York
8903662923.png

- Tens 48ms na NOS FTTH

Cork Internet eXchange

Cork
8903665663.png

- Tens 53ms na NOS FTTH


Outros testes:
Vodafone IT Milan (35ms)
Vodafone ES Valencia (14ms)
Orange Casablanca (36ms)
Digiweb Dublin (44ms)

O mais correto é dizeres a partir do AML (ou mais especificamente do Barreiro, certo?).

É só olhares para cima que tens um cliente Meo "continental" na zona centro com resultados bastante diferentes e alguns piores que os da NOS.

A Meo na AML costuma ter bons pings. Fora dessa zona não são assim tão bons.
 
O mais correto é dizeres a partir do AML (ou mais especificamente do Barreiro, certo?).
Isso, mas apesar de estar a 10km em linha reta de Lisboa, por estrada são 40km, provavelmente quem more em Lisboa até tem melhores resultados que eu.
Já na Vodafone quem mora no norte acaba por ser mais beneficiado. Eu com o MEO tenho quase o mesmo ping para Madrid (9ms) que tinha do Barreiro para Lisboa na Vodafone (7ms).
 
Em termos de speedtest posso concluir que a VDF tem a torneira toda aberta, e a Meo não, há servidores onde tenho 600/400, vale pelos 400 de upload . Mas ainda não usei para trabalho, só no dia 6, mas do que já testei em termos de download e no meu caso a vdf é mais estável. Pelo menos em minha casa, não quer dizer que outros não tenham melhores velocidades...

VDF nos servidores tem mais torneira aberta pela sua rede internacional como é obvio mas o importante é debitar em testes reais e como deixei exemplos , quer steam , origin , torrent, batle.net , youtube upload no máximo entre outros está lá sem limitações , ai sim são testes reais no dia a dia face ao speedtest.

Que notei que a meo baixou 2 a 3ms neste ultimo mes .
 
Isso, mas apesar de estar a 10km em linha reta de Lisboa, por estrada são 40km, provavelmente quem more em Lisboa até tem melhores resultados que eu.
Já na Vodafone quem mora no norte acaba por ser mais beneficiado. Eu com o MEO tenho quase o mesmo ping para Madrid (9ms) que tinha do Barreiro para Lisboa na Vodafone (7ms).

É só voltares a olhar para cima para verificares que não é bem assim. O @joselrl é de Lisboa e tem os mesmos pings que eu que moro no Porto. Na Vodafone depende essencialmente por onde o teu tráfego saia. Por exemplo, se fores de Lisboa e saíres pelo Porto vais ter piores pings (que deveria ser o teu caso). Mas se saíres pelo sítio certo terás o mesmo ping sendo do Sul ou Norte. Não sei como é que anda as rotas na Vodafone, mas eles andavam acertar a coisa. E como vês tens aqui nesta página dois exemplos de Porto e Lisboa com a mesma performance.

Quem vive no centro é que por norma tem sempre piores pings independentemente do operador. Que é o caso aqui do @hildeberto
 
Mas eu não sou de Lisboa loool Pings com os do @joselrl sempre existiram, mas mais para os lados de Massamá, Carnaxide, Queluz, não sei ao certo mas era mais para aqui. A minha comparação foi com base na minha localização (eu referi do Barreiro para Lisboa), sempre tive pings piores que o pessoal do Porto (e das zonas que referi antes perto de Lisboa).
 
Mas eu não sou de Lisboa loool Pings com os do @joselrl sempre existiram, mas mais para os lados de Massamá, Carnaxide, Queluz, não sei ao certo mas era mais para aqui. A minha comparação foi com base na minha localização (eu referi do Barreiro para Lisboa), sempre tive pings piores que o pessoal do Porto (e das zonas que referi antes perto de Lisboa).

Sou mesmo centro de Lisboa

O que @PWP referiu é que é possivel seres da VDF em Lisboa (ou arredores) e teres a tua ligação configurada a sair do porto, que aumentava ainda bastante o ping para os afetados, mas pelo que se tem dito pelo fórum a VDF ja andou a limpar a maior parte dessa confusão
 
Sim, mas no meu caso saía mesmo por Lisboa, o problema parecia estar na margem sul, não sei. Já agora quanto tens de ping para Lisboa no Speedtest?
 
Latências nacionais da Vodafone estão impecáveis praticamente na íntegra da rede. Era de facto o calcanhar de aquiles da Vodafone, mas já não o é podendo eu dizer graças à minha ajuda/insistência. Exemplos práticos:
  • O @NotGeneric na zona dele já tem o tráfego a sair por Lisboa. Isto é, já não sobe ao Porto (em zona RNG).
  • O @hildeberto continua a sair pelo Porto (francamente é quase que irrelevante na zona dele), mas de qualquer maneira teve uma descida de ~2/3ms praticamente igualando as latências que ele tem na MEO para o Porto (~4ms na MEO e ~5ms na Vodafone).
  • Clientes do Sul (arredores e centro de Lisboa) cujos tenho acesso às ligações remotamente também já sofreram as alterações e andam à volta de ~1/2ms para Lisboa.
  • Eu já andava à volta dos ~12ms para Lisboa (sim, 12ms), mas já sofri as alterações necessárias no inicio deste mês e já voltei para os ~6/7ms para Lisboa (menos ainda do que a MEO faz na minha zona que é ~8ms).
Com isto para concluir que este assunto em especifico tem sido alvo de bastante atenção e de melhorias. Ainda não está finalizado na íntegra, mas posso garantir que agora a intenção a nível interno é que as latências nacionais sejam sempre as mínimas possíveis. A prova viva disso é a quantidade de homens no terreno que se tem visto nos últimos meses.

De qualquer maneira, tal como na Vodafone haviam/há essas situações onde as latências nacionais não fossem/sejam as melhores, também soube/sei de casos em que na MEO acontecia o mesmo. É facto que na MEO era/é uma quantidade muito reduzida, mas também acontecia/acontece.

Cheers
 
@joselrl @hildeberto @CS-TOD e @PWP Antes de mais, muito obrigado pela vossa partilha... Ficámos aqui com uma amostra já bastante mais generosa e que já nos permite tirar, creio, algumas conclusões interessantes.

@CS-TOD eu de facto depois é que percebi que estava a comparar com um user da Madeira e por isso depois perguntei-lhe se essa distância extra influenciava muito ou não os resultados... com os testes que tu e o @hildeberto aqui colocaram fiquei a perceber que influencia e muito...
Outro aspeto curioso é a diferença que a localização do user faz no caso da MEO, como bem reparaste @PWP . O @CS-TOD (na AML) consegue grandes pings que deixam a minha ligação NOS FTTH a léguas em alguns casos, mas os testes do @hildeberto (da zona centro, como eu) também na MEO já mostram que, na maioria dos casos, os pings da Altice ficam piores que os da NOS.

Como já seria de esperar, a Vodafone consegue mesmo ser imbatível em pings. @Varredor já agora, podias dizer mais ou menos a tua zona ou a que distância estás sensivelmente de Lisboa? Eu para Lisboa também tenho sempre por volta dos 12ms (na NOS, é certo) e tinha curiosidade para saber se é passível de ser melhorado.

Bom ano a todos!
 
@tomas_loeps, eu sou de Vila Nova de Famalicão. Seguindo o mapa são cerca de ~350km.

Mas, de qualquer maneira, de uma forma bem conclusiva para entenderes:
A MEO de facto era imbativel nas latências nacionais. Está aos poucos a perder esse "trunfo" dado as melhorias que a Vodafone tem feito. Neste tópico a NOS infelizmente ainda não entrou na corrida, embora esteja a fazer um bom trabalho tendo em conta a maneira que a rede deles é estruturada. Um exemplo prático é que na minha zona por exemplo a NOS FTTH tem as mesmas latências para Lisboa que a MEO FTTH (~8ms).

A MEO em latências internacionais é bem competitiva se fores um cliente do Sul! Centro, Norte não tem qualquer tipo de hipótese comparativamente à NOS e à Vodafone. Obviamente isso tem uma explicação bem lógica e credivel. Tanto a Vodafone como a NOS fazem a separação e o escoamento do tráfego internacional tanto no Norte como no Sul. Enquanto a MEO opta por escoar todo (ou praticamente todo) o tráfego internacional para Lisboa.

Falando da Vodafone: desde os seus primórdios tem a saída de tráfego internacional tanto no Norte como no Sul com rede própria. No Norte existe ligação direta entre Porto e Paris (~25ms) e entre Porto e Madrid (~9ms). No Sul existe ligação direta entre Lisboa e Madrid (~10ms) e Lisboa e Málaga (este último não tenho a certeza).

A NOS com uma jogada inteligente contrata transporte de tráfego internacional às chamadas empresas de transporte "tier 1". Empresas essas que no caso da NOS são 98% das vezes a TATA e a Cogentco separando assim o Norte (Cogentco) e o Sul (TATA) com diferentes empresas.
Agora perguntas-me "Porque raios ela faz isso?". Simples: Cada empresa de transporte constroi e posiciona a sua rede e POPs (pontos de presença) estrategicamente. Portugal por ser um país pequenino foi alvo de uma jogada de mestre por parte dessas empresas!
De uma forma bastante resumida: A TATA só tem presença no Sul (em Lisboa) com cerca de 7ms entre Lisboa e Madrid. Já a Cogentco tem presença tanto no Sul (Lisboa) como no Norte (Porto). A questão é que a Cogentco tem as suas preferências BGP de modo a que o tráfego só saia do país através do Porto. Fazendo sempre Porto > Bilbao > Paris ou Porto > Bilbao > Madrid. Com esta pequena caracteristica a NOS limitou-se a separar o Norte do Sul colocando os clientes do Norte a utilizar a Cogentco e os clientes do Sul a utilizar a TATA evitando assim voltas desnecessárias dentro do país para ligações internacionais.
Claro que existem situações esporádicas onde um cliente do Norte utiliza a TATA ou um cliente do Sul utilize a Cogentco. Basta que a ligação de destino assim o prefira. Mas aí já foge ao controlo da NOS.
Tal como existem também mais empresas de transporte na NOS como é o exemplo da HE que também só tem presença no Sul (Lisboa).

Espero ter conseguido explicar de forma resumida e minimamente compreensível o cenário da Internet em Portugal.

Cheers
 
Última edição:
Back
Topo