Discussão Que velocidades atinges com a tua net?

0NDx8iq.png
VDF 200/100
 
Not bad. Nada do que andavam aí a dizer (como já era previsível), mas mesmo assim está bom.
Não sei o que se andou a dizer, mas estas comparações também são um bocado relativas. Depende da proximidade de cada um ao ponto de saída de tráfego. Não sei por onde é que o teu tráfego está a sair nem o teu ping até lá. Eu tenho no speedtest 7ms até Lisboa (por onde saio para Madrid, no caso deste servidor), se tu tiveres menos até ao teu ponto de saída na VDF, é natural que tenhas menos. Ou seja, quando comparamos a latência de cada um para destinos internacionais convém ter em atenção a latência que cada um tem até ao ponto de saída para o exterior. Por exemplo, se tu tiveres um ping de 1 ou 2ms até lá e eu tiver 7ms, mesmo que a latência até Madrid entre a NOS e VDF seja igual, tu estarás sempre em vantagem porque estás mais perto do ponto de troca que eu.
 
@tomas_loeps sim estas oscilações dependendo da posição geográfica são completamente normais. O que importa é mesmo o peering lá fora se vai direto ao servidor ou se dá grandes voltas reflectindo-se depois na latência. Tendo em conta que sais de cá com 7ms chegares a Madrid com 16ms (+9ms) está muito bom. Eu saio do Porto com 2ms portanto a nível de peering lá fora a performance está idêntica (~9ms).

Isto para este servidor claro. Depois para outros destinos dependerá dos carrries que os nossos ISPs tenham contratado.
 
Última edição:
@tomas_loeps @PWP Aqui ficam também os meus resultados para Madrid:

qd7JHsu.png


Saio também por Lisboa com 7ms, é uma questão de fazer as contas para perceber que a NOS é capaz sim de ter ótimos resultados internacionais:

jgfxmpT.png


Isto ajuda a justificar o facto de em servidores mais distantes, onde estão alojados os servers de vários jogos, conseguir notar uma diferença de 10ms mais baixos do que com a Vodafone, até porque com a VDF levava 12ms de Lisboa:

- Exemplos: "Rocket League" e "Rust" (desconheço a localização dos servers), com VDF tinha 44-45ms, e com a NOS baixou para 33-34ms.

Não quer dizer que será assim em todos os jogos e em todos os servers, como é normal, mas da minha experiência sem dúvida que a NOS em FTTH tem rotas que a podem beneficiar em comparação com outros operadores.

Estaremos sempre dependentes da localização de cada um, mas que este meu testemunho sirva de exemplo de que é possível melhorar o serviço com uma transição de VDF para NOS.
 
Back
Topo