Discussão Que velocidades atinges com a tua net?

b808461e-f644-498c-acf2-9475ecaacbe7.png

Bom dia!

Não continuo muito satisfeito (apenas pelo que contratei (pago) em comparação com o que tinha) com os 1000/400 da VDF!

Já li o contrato e de facto o mínimo que se comprometem é 800/360. E para fazer testes tem que ser por cabo, com menos de 10m do router, e com vários testes durante 24H (!!!???)... adiante.

Eu tinha 500/100 e atingia, no telemóvel, 510-515/110-115. Era a média. Por cabo no PC, aumentava um pouco (ligeiramente).

Apesar de ter renovado bem (€28,5) com 1000/400 (contratados), no mesmo telemóvel (e com o mesmo router WIFI 6) atinjo apenas 670-710/410-420.

No PC, por cabo, consigo atingir ali no limite e com tentativas 780-830/415-430.

Não encetei contacto com a VDF porque já adivinho que teria que fazer aqueles testes todos, mas a realidade, ao invés de aumentar para o dobro (apenas no download) aumentei apenas 1/4...

Há alguma viabilidade do apoio técnico VDF auxiliar?
Serão as configurações?
O novo router WIFI 7 melhoraria?
A VDF estaria disposta a trocar?

os telemóveis não são obrigados a atingir a velocidade máxima contratada mesmo colados ao router.
norma wifi que suportam pode ser inferior. o numero de antenas que o router ou telemóvel tem condiciona isso. fora o resto que mete muitas variáveis. dái a necessidade de ser por cabo. eu por exemplo com um pixel 7 wifi 6 consigo 1.7gb/1.5gb com o router da digi e colado a ele. é um router wifi7 com 10gbits de pacote. com o router wifi6 da vodafone ligado á digi por cabo. esse mesmo router dava 940mb down e up.
sobre o pc qualquer batata normalmente corre 1gb simétrico. até num raspberry pi4 consigo atingir essa velocidade. mas pode haver condicionantes do que tem a correr no pc.
o cliente não tem sempre razão.

os telemóveis não são obrigados a atingir a velocidade máxima contratada mesmo colados ao router.
norma wifi que suportam pode ser inferior. o numero de antenas que o router ou telemóvel tem condiciona isso. fora o resto que mete muitas variáveis. dái a necessidade de ser por cabo. eu por exemplo com um pixel 7 wifi 6 consigo 1.7gb/1.5gb com o router da digi e colado a ele. é um router wifi7 com 10gbits de pacote. com o router wifi6 da vodafone ligado á digi por cabo. esse mesmo router dava 940mb down e up.
sobre o pc qualquer batata normalmente corre 1gb simétrico. até num raspberry pi4 consigo atingir essa velocidade. mas pode haver condicionantes do que tem a correr no pc.
o cliente não tem sempre razão.
Agradeço o comentário!

Eu não quero ter razão à força, mas tenho os direitos (e deveres) que decorrem do Contrato que ambas as partes assinaram.

Mas se, no anterior contrato (500/100), com o mesmo Iphone 13 e o mesmo ROUTER WIFI 6 conseguia até ultrapassar o contratado, é dececionante ter contratado o dobro (1000/400) e não atingir.
E mesmo com cabo ligado ao router, as velocidades são as que referi.

Imagine-se que tinha contratado o dobro do que tinha pelo dobro do valor mensal: era justo?

Mas compreendo que possam ser condicionantes técnicas, daí a minha pergunta.

Nenhuma operadora garante o que quer que seja por WiFi, apenas por cabo.
Isto não é nenhuma artimanha, até porque as velocidades obtidas por wifi são influenciadas por diversas coisas que não dizem respeito ao operador como: Interferência de redes vizinhas, Normas e capacidades dos clientes ligados ao router, espaço onde este está colocado, etc.

Esquece analisar velocidades por WiFi, nunca foi nem nunca será viável, em nenhum operador

Agradeço o comentário!

Eu não quero ter razão à força, mas tenho os direitos (e deveres) que decorrem do Contrato que ambas as partes assinaram.

Mas se, no anterior contrato (500/100), com o mesmo Iphone 13 e o mesmo ROUTER WIFI 6 conseguia até ultrapassar o contratado, é dececionante ter contratado o dobro (1000/400) e não atingir.
E mesmo com cabo ligado ao router, as velocidades são as que referi.

Imagine-se que tinha contratado o dobro do que tinha pelo dobro do valor mensal: era justo?

Mas compreendo que possam ser condicionantes técnicas, daí a minha pergunta.
Não tem nada de decepcionante a questão do Wi-Fi... Se o limite desse conjunto de equipamentos/condições ambientais for 600mbps não é por tu contratares 1000mbps que deves esperar ter mais que os 600mbps.

Quanto à questão da ligação por cabo assumindo que não tens nenhuma limitação no PC (por vezes anti-virus, firewall, etc podem ter impacto) e que é um equipamento minimamente capaz deverias ter um pouco mais, mas também depende para que servidor estás a testar.

Teste para o servidor da vodafone se continuares com essa dificuldade reporta ao apoio técnico.

005e6e7d-a801-4275-9ec4-c0296da8e491.png

Teste por cabo e a descarregar 2 links em simultâneo por Wi-Fi de 42GB cada um. Nada mal.

O router utilizado é o OptiXstar HG8247X6-8N-10 que está a aguardar a reforma.

Em breve vai ser utilizado o OptiXstar HG8247B7-8N

Back