@fr0zhT reporta cada anomalia de serviços. A a partir de umas quantas podes desistir.
@fr0zhT não devias ter aceite a instalação logo que soubeste que era HFC.
Estás com uma ótima ligação para HFC.
Não vejo aí nenhum problema para teres que rescindir. Como já explicaram, se estás a ocupar toda a largura de banda no speedtest, é normal que ao mesmo tempo não tenhas o mesmo desempenho no resto.
Podes sempre colocar um router teu e fazer um management da largura de banda como quiseres.
Ter HFC não significa obrigatoriamente que vais ter um mau serviço. Depende de vários fatores, mas que no teu caso parece estar tudo bem.
Eu já pedi/confirmei a rescisão porque além deste problema de ser HFC e estava acordado que seria FTTH, utilizo serviços de controlo remoto de computadores para o teletrabalho e com a NOS falha bastante, enquanto que pela MEO (FTTH) não falhava. Além disso, em geral as boxes estão uma maravilha. Pelo menos uma vez por dia, ao ligar tenho que estar lá dois minutos a desligar/ligar a ver se a TV finalmente recebe o sinal sem problemas (também algo que não acontecia com o serviço anterior, as ligações hardware-wise estão todas bem). E ainda mais, o serviço de apoio ao cliente tem dado uma dor de cabeça. O bot do 16990 tá bugado, os gajos dizem-me para carregar no nº 4 para falar com o departamento de contratos, mas essa opção não existe, e ao escolher a opção 1 (atual cliente) aquilo só dá loop. Além de que as primeiras 2 vezes que tentei cancelar o contrato, ao chegar a esse departamento, uma parou de falar e desligou após alguns segundos, e outra fazia de que não me ouvia, ou tinha mesmo o headset desligado sem saber. I'm pissed off about NOS. -_-
Edit: Já agora, a NOS não quer saber de uma pessoa assinar contrato? Eles acham que uma pessoa só por ir a um formulário online e escrever "ACEITO" é considerado que o contrato está feito? Like wtf? É que a única coisa que eu assinei mesmo fisicamente com o meu nome foram os pedidos de portabilidade de números telemóvel e telefone.