Discussão Que velocidades atinges com a tua net?

Na casa da minha mãe, Ribatejo, ou dos sogros, Minho, a NOS tem muito melhor rede móvel que as outras operadoras mas lá está, a má fama, merecida ou não, é muito difícil de rebater.

Em Lisboa a conversa pode ser outra.

E há uns anos, pelo menos em casa da minha mãe, era ao contrário do actual mas devem ter reforçado as antenas.
Em Lisboa a nos tem várias zonas melhor que a MEO por exemplo a Vodafone já não consigo mais saber e lá está a grande cobertura 5G que a nos já tem ao pé das outras e todos os meses ganha prêmios de melhor rede agora foi da Deco 😅
 
@tomas_loeps tens razão, o que quis dizer (e penso que não esteja errado) é que aqui há uns anos a NOS partilhava do mesmo mal que o MEO na situação do Bufferbloat.

A NOS pelos vistos já se mexeu nesse sentido enquanto o MEO continua a sofrer desse mal depois de tantos anos. E confesso que na minha opinião não esperava que a NOS se chegasse à frente primeiro que o MEO, daí o meu "até" :)
E a NOS continua a partilhar em HFC (aliás, em DOCSIS não há como o resolver sem artimanhas - é um problema da própria arquitectura da tecnologia)... Em FTTH, como diz o @CS-TOD, é que sempre conseguiu ter bom desempenho em bufferbloat tal como a Vodafone.
Aquele meu post com o resultado do teste tem dois intuitos: ver se a malta começa a partilhar mais testes destes (porque acho que testes de velocidade do Speedtest em rede fixa para servidores nacionais não acrescentam nada, todos os operadores dão o contratado) e para "mostrar" que a narrativa de que quem é exigente na net só se pode contentar com MEO ou Vodafone é profundamente errada, do meu ponto de vista.
 
A NOS é tudo muito bonito mas é a que mais faz traffic shaping, então em dias de bola ui ui.
Em FTTH não tenho razão de queixa. Em HFC é conhecido e foi particularmente notório durante a pandemia com o aumento exponencial de tráfego. Mas nisso a MEO também não é santa, viu-se pelos últimos episódios de TS.
Nisso, a Vodafone é a mais inocente de todas...
 
Refiro-me também a sites não tão legais, enfim. A NOS não pode ver nada fora do sítio que quer atacar logo, pensa é que está a fazer com que não perca dinheiro com isso, mas só faz com que perca dinheiro (clientes).
De mim não vêem um cêntimo.
E nisso realmente é onde a Vodafone menos se mete, e fica a pergunta: Será a melhor (por apoiar a liberdade na internet) ou a pior (por não combater a pirataria)?
Para o cliente, que é quem paga mês a mês, certamente será a melhor :)
 
Última edição:
@SaMax eu também acedo por vezes a esses sites e não tenho problemas... Estás mesmo a falar de TS ou de DNS? É que a NOS usa muito o DNS blacklist para travar o acesso a esses sites e eu já notei isso quando por alguma razão uso os DNS padrão definidos pela NOS. Depois de alterar os DNS para outros públicos (Quad9, Cloudflare, Google...) passo a ter acesso novamente.
Lá está, até ao dia de hoje, e sou cliente deles em FTTH desde 2019, nunca notei TS à excepção destes últimos dias de jogos grandes em que a concorrência também teve.
 
A NOS faz desde TS, a Sniffing e bloqueio de MAC Addresses. Sniffing nem com VPN se safam (só se esta estiver na porta 443 via SSL).
Só que agora estes últimos tempos acalmaram um pouco.
 
nunca tive bloqueios nem TS na NOS em HFC... Os bloqueios teriam de ser transversais e não por tipologias de tecnologias. Por isso, andam para aí muitos mitos ou experiências muito antigas que já não se verificam. Alías, ao dizer-se "nem com VPN" demonstra que há algo errado com outra coisa e não com a NOS, pois a com VPN a NOS não sabe o que o utilizador anda a fazer (pois o tráfego está encriptado e por isso como é que pode ser prioritizado?)....
 
A NOS faz desde TS, a Sniffing e bloqueio de MAC Addresses. Sniffing nem com VPN se safam (só se esta estiver na porta 443 via SSL).
Só que agora estes últimos tempos acalmaram um pouco.
como é que a NOS faz bloqueio de MAC address? Que eu saiba tu não comunicas o MAC à NOS, a não ser ao router a que estás ligado. Depois disso, o router faz a gestão do IP e não passa o MAC address para a infraestrutura da NOS...
 
Não querendo prolongar o offtopic, isso é verdade.
O MAC Address fica-se pela rede local e é apenas e só usado para isso, na ligação num segmento. A cada hop que o pacote passa, o frame é desencapsulado e rencapsulado com um novo MAC address para o hop seguinte, o que torna a monitorização difícil desse ponto de vista, tanto quanto sei.
 
Não querendo prolongar o offtopic, isso é verdade.
O MAC Address fica-se pela rede local e é apenas e só usado para isso, na ligação num segmento. A cada hop que o pacote passa, o frame é desencapsulado e rencapsulado com um novo MAC address para o hop seguinte, o que torna a monitorização difícil desse ponto de vista, tanto quanto sei.
sim, já é offtopic, mas os meus comentários foram mais para salientar que muitas vezes, os problemas relatados estão muito relacionados com o utilizador, problemas de configuração de clientes, acharem que têm clientes com determinadas capacidades quando depois não têm, etc. do que com a tecnologia de base em si. Só que depois andam sempre com a mesma conversa e parece que as coisas não evoluem. Isso não invalida que o HFC não tenha problemas.
 
Nao me vou prolongar muito, está tudo explicado noutro fórum vizinho. Lá tem todos os podres que as operadoras fazem. Testado por várias pessoas.
 
Refiro-me também a sites não tão legais, enfim. A NOS não pode ver nada fora do sítio que quer atacar logo, pensa é que está a fazer com que não perca dinheiro com isso, mas só faz com que perca dinheiro (clientes).
De mim não vêem um cêntimo.
E nisso realmente é onde a Vodafone menos se mete, e fica a pergunta: Será a melhor (por apoiar a liberdade na internet) ou a pior (por não combater a pirataria)?
Para o cliente, que é quem paga mês a mês, certamente será a melhor :)
https://www.waveform.com/tools/bufferbloat?test-id=a68fe6e4-c01e-439e-8d1e-d7f7fbfbaea7 altice empresa WiFi 6 1000/200 é pior que em minha casa nos também FTTH 500/100 já tinha reparado na APP Speedtest que a MEO para servidores fora da MEO é a pior em ping então internacionais até mete medo 😅
Também fazem TS visto que quando estou cá na APP da Nos TV para ver jogos pela sport TV a NET só falha nos dias de jogos grandes enquanto se meter nos dados da Nos a app fica a dar sem parar
 
Back
Topo