1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que ventoinhas comprar?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por GaXpAr, 5 de Setembro de 2006. (Respostas: 32; Visualizações: 3890)

1. GaXpAr

GaXpAr Power Member

Eu queria comprar uma ventoinha de 120mm para a caixa e outra de 92mm para o cooler do CPU quais me aconselham?
    E eu queria umas que o nivel de ruido nao ultrapassa-se muito os 20 dBa e que tivessem um bom Airflow
    Toda a ajuda e bem vinda
    cumpz

2. WindWalker

WindWalker Power Member

<20dB e um bom airflow. Sonhar é bom :D

Talvez apenas para 120mm ...Uma Noiseblocker Blacksilent XL2 (21dB)

É que sacrificar fluxo de ar por causa do ruído, às tantas estar lá a ventoinha ou não é a mesma coisa (Noiseblocker Ultrasilent S1 é um bom exemplo disto)

EDIT: (depois do post do miguel solposto)

A ventoinha mais silenciosa de 80mm que tive (tenho um problema nos tímpanos e acho que isso ainda me torna mais sensível ao ruído) foi uma Akasa Amber (não comprei por achar bonita, mas pelos 20dB), e é a ventoinha com o melhor rácio fluxo de ar/ruído que conheço, além de terem uma óptima pressão estática (aquela sensação de que o ar está a ser empurrado para fora da caixa)

Talvez as de 92mm também sejam boas :)

Última edição: 5 de Setembro de 2006
  3. _TheMaster_

_TheMaster_ Power Member

Compra as que o windwalker disse ;)

4. GaXpAr

GaXpAr Power Member

o que acham destas?

NoiseBlocker Black Silent XE2 92mm Retail
    Características
    Dimensões: 92 x 92 x 25mm
    Desempenho: 1.700 rpm
    Airflow: 65 m3/h
    Ruído: 21 dba

NoiseBlocker Black Silent XL2 120mm Retail
    Características
    Dimensões: 120 x 120 x 25mm
    Desempenho: 1.400 rpm
    Airflow: 98 m3/h
    Ruído: 21 dba

cumpz

5. WindWalker

WindWalker Power Member

A série Black Silent é barata e tem boas ventoinhas para quem quer silêncio.

GO AHEAD :D

6. GaXpAr

GaXpAr Power Member

e so uma cena as ligaçoes destas ventoinhas de que tipo sao?
    e que eu queria ligar a de 92mm a motherboard e a de 120 a um controlador com ligaçao molex
    cumpz

7. WindWalker

WindWalker Power Member

Todas as que comprei (que vinham em caixas) traziam 8 parafusos e um adaptador 3 => 4 pinos:

Mas já vi à venda versões OEM, que é mesmo SÓ a ventoinha, mas também há a versão BOX. É uma questão de telefonares para a loja e perguntares :)

8. GaXpAr

GaXpAr Power Member

ah okay obrigado pelo esclarecimento entao acho que vou optar mesmo por estas
    cumpz

9. mr.bohemia

mr.bohemia 1st Folding then Sex

um offtopiczinho, há outra maneira de ligar as ventoinhas que não seja à fonte de alimentação? tipo uns adaptadores ou assim?

10. X3non

X3non 1st Folding then Sex

Tornado 92mm + Silverstone 120mm. :x2:

Ligas a um controlador e escolhes entre brutal airflow e silencio absoluto. :D

11. WindWalker

WindWalker Power Member

Com silêncio absoluto imagino: o airflow (ridículo?) e a potência dissipada no controlador.

E não é qualquer controlador que as aguenta.

12. WindWalker

WindWalker Power Member

Normalmente liga-se à fonte ou à motherboard, mas também se pode usar um transformador externo (não vejo é o porquê).

Este é para ligar à fonte ou controlador. Não querias dizer "há outra maneira de ligar as ventoinhas que não seja à motherboard"?

O que queres dizer com "maneira"?

13. mr.bohemia

mr.bohemia 1st Folding then Sex

é que tenho uma ventoinha que tava no desktop e já não faz lá falta, e podia aproveitá-la para refrigerar o portátil, assim parecido àquelas bases próprias, e lembro-me que uma vez vi um gajo com uma ventoinha destas a andar pela rua :x2:

14. WindWalker

WindWalker Power Member

Depende da ventoinha.

Se for 12V DC ligas a um transformador, certificando-te que a amperagem limite do transformador é superior à da que a ventoinha necessita (eu diria 500mA mínimos, 1A recomendado).

E atenção à polaridade. Positivo do transformador com o +12V da ventoinha (normalmente o vermelho) e negativo com o Ground da mesma (normalmente o preto)

15. GaXpAr

GaXpAr Power Member

essa tornado e mto barulhenta e eu ja nao me aguento com o baralho do meu pc mas obrigado na mesma
    eu ja tenho a Aerocool EE 3T so que a ventoinha do cpu faz granda barulho irritante e eu ja tou farto mesmo
    LOL
    cumpz

16. X3non

X3non 1st Folding then Sex

A Silverstone consegue manter um airflow bastante razoável com 17 db.. :D

Mas ok.. Eu estava só a brincar com o facto de ele querer muito airflow e silencio ao mesmo tempo. :D

17. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Sim ha..eu por exemplo..tou a fazer um carregador de baterias...encomendei um transformdor redutor com 230V no primario e 14V no secundario.. (12V ou ate 10V era melhor) e S = 60VA (5VA chegam pra 2 ou 3 ventoinhas...60VA imaginem)

Depois fiz uma ponte rectificadora....(quem souber de electronica sabe q consiste na ponte de Greatz...4 díodos 1N4001 e uma resistencia entre eles..) a ponte rectificadora faz com q a onda sinusoidal(alternada) passa para uma onda quase contínua.. esta rectificação chama-se rectificação de onda completa..

Depois para ajudar à resctificação do circuito meto um condensador de 3700uF (800 chegam)

liga-se o 0 ao neuto da ponte rectificadora e os 14V ao positico da ponte....na saída da ponte iremos ter uma tensão superior à q temos definida pelo transformador de vido à tensão eficaz...no meu caso sobe pra 18V aproximdamente...depois ali liga-se as ventoinhas..(depois posto umas fotos)

Silvestone 120mm ja num ha...:(..só s for mesmo da overlockers uk

cumps

18. GaXpAr

GaXpAr Power Member

Alguem me pode dizer quanto corresponde 1 CFM em relaçao a m3/h
    cumpz

19. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

20. GaXpAr

GaXpAr Power Member

entao acho que esta ventoinha e bacana
    Tendo em conta ruido/performance nao acham?
    Ventoinha AC-Ryan Backfire4 92mm UV Azul
    DESCRIÇÃO
    Ventoinha de 92mm com 4 leds de alto brilho.
    DIMENSOES92mm x 92mm x 25mm
    RATED VOLTAGE12V
    AIR FLOW43.40 CFM
    RU¡DO25.24 dB
    DURAÇÃO100.000h
    CONEXAO3 PIN
    RPM2500 GARANTIA3 anos
    cumpz

Partilhar esta Página