1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que versão do Linux devo usar?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por dj_ilum, 25 de Setembro de 2007. (Respostas: 63; Visualizações: 3537)

1. dj_ilum

dj_ilum Power Member

Boas
    ora é o seguinte
    gostaria trabalhar no linux
    alguem pode recomendar me um versao do linux sff?

2. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Antes de meteres um post, PROCURA!

Não faltam aqui posts a falar disso.

3. LinuxWarrior

LinuxWarrior Power Member

apesar de muito se falar por aqui...
    tb nao custa nada dizer :)

experimenta o Kubuntu ou opensuse, pois sao bastante conhecidas e é mais facil obter alguma ajuda..
    recomendo kubuntu, porque prefiro kde, mas nada te impede de ter outros.
    experimenta e no final decide o que achares melhor... :D
    nao ha nada como experimentar e ter opiniao propria.

4. Sckauter

Sckauter I'm cool cuz I Fold

5. int

int Power Member

6. luikki

luikki Power Member

7. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Como já cá foi dito umas quantas vezes, não existe nenhuma distro ideal, existe quanto muito uma distro ideal para ti, uma que se adeque as tuas necessidades e que corra no teu hardware, como é que a descobres, é simples, vais experimentando, hoje em dia grande parte das distros correm já por livecd, logo nem necessitas de as instalar para testar.

Começa por experimentar as mais user friendly, como Ubuntu, OpenSuse, Mandriva, PCLinuxOS, Sabayon, Fedora... E atenção que novas versões de algumas destas distros estão ai a chegar, estou especialmente curioso para testar o Ubuntu 7.10, Mandriva 2008 e OpenSuse 10.3.

8. volcanlx

volcanlx Power Member

Tens variadíssimas versões à escolha, e como já disseram cada uma agrada a certas pessoas, tu tens de ver a que te agrada mais, o melhor e testares várias sem compromisso (live cd) e escolheres a que mais gostares.
    Ninguém fala, mas tens distribuições made in Portugal como o Caixa Magica por exemplo, que em questões de suporte são as melhores a ter em conta...pois o suporte é português, claro que há distribuições mais conceituadas como o Ubuntu, kubunto - que são o mesmo mas com ambientes gráficos diferentes (Gnome, KDE respectivamente) tens o Mandriva, tens montes delas, é so procurar um pouco e testares os live cds para escolheres, eu pessoalmente gosto do Ubunto/Kubuntu, também já usei o caixa mágica que dá jeito para ligar à Internet se fores principiante porque vem pré-configurado para os ISP nacionais, basta meteres o login da Internet, mas nas outras distribuições não é isso que vai ser um problema.

9. neonl

neonl Banido

Boas.

Eu recomendo-te qualquer coisa Ubuntu based... Ubuntu é bom, rápido, tem uma grande comunidade, etc.

Alguém recomendou Kubuntu e disse porquê... Eu recomendo Ubuntu (GNOME) ou Xubuntu (Xfce) mas não Kubuntu (KDE) porque o KDE ao principio parece muito giro mas depois... De qualquer maneira muitos continuam a utilizá-lo e gostam, por tanto também não me vou por a criticar.

Passados uns tempos se te habituares, vais perceber (como eu) que o universo Linux continua para a frente de Ubuntu. Vais querer experimentar Debian, Slackware, Gentoo... Mas é possível que continues em Ubuntu.

Cumprimentos.

10. heeven

heeven Power Member

o bom é que podes escolher qq uma :) mas ubuntu(e afins :p), suse, fedora parecem-me as mais "aconselhadas" para começar

11. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Ok tou com um problema parecido, preciso de mudar para uma distro trouble free... ou pelo menos que não precise de tanta configuração... Debian based e slackware tão fora de questão...

12. JKL22

JKL22 Power Member

Fedora 7.

13. VuDu

VuDu Power Member

Porquê que debian based tá fora de questão? Seja como for, nesse caso ia para PCLinuxOS ou Mandriva.

14. neonl

neonl Banido

Qual é o problema do Debian based??? Debian admito que seja difícil mas ubuntu???

15. c3l5o

Não quero debian based pq sou teimoso :P E depois de quase 3 anos de gentoo achas que é o Debian que me mete medo... Simplesmente nao quero Debian Based... E para meter slack mais vale ficar pelo gentoo...

Eu tinha aqui o DVD do Opensuse 10.2 mas já vi que não está assim tão cotado...

16. [knap]

[knap] Power Member

E usas alguma coisa por estar bem cotada ou não? Pensava que o que importava era a excelência técnica.

O OpenSuse é das distribuições mais usadas, diria eu do top 5.

17. flsantos

flsantos Power Member

A malta agora vai para linux por modas (por um lado ainda bem), mas "deitar a baixo" uma distro porque não está bem "cotada" é um pouco demais. Se fosse assim quase ninguém usava Debian ou outras distros mais "assustadoras".
    De momento a moda é Ubuntu, pclinuxos, etc.
    Para os que querem mostrar que são geeks vimos as distros mais hardcore como gentoo, archlinux, etc.
    Pessoal, linux é linux, seja em que distribuição.
    Claro que para quem nunca "brincou" com sistemas operativos é mais fácil começar com uma distro user-friendly.
    Muitas delas têm liveCD, experimentem... e fiquem com a que gostam mais.

18. VuDu

VuDu Power Member

A moda é PCLOS na cabeça de algumas pessoas... isso de pensar "já usei gentoo, agora sou mt leet para debian é alto lol"

19. c3l5o

Nunca me ouviste dizer isso pois não? É uma questão de preferência... Debian era o que usava antes de ir para gentoo e antes disso Suse... Não sou grande adepto do apt-get / aptitude... O yast2 não sei como está... Tenho de dar umas voltas por aí com as distros a ver... E quanto a modas, na minha opinião é o arch linux... Mas posso estar enganado :/

EDIT: Sem querer criar flames, mas depois de experimentar Suse e Fedora, adivinhem ao que voltei? Isso mesmo... o tal que demora 24h aqui a instalar...

Última edição: 1 de Outubro de 2007
  20. neonl

neonl Banido

Porra, se vais preferir a Debian/Debian based uma distro completamete para n00bs tipo Fedora core ou mandriva depois de ter usado gentoo só por não gostar de Synaptic ou de Apt-get...

Partilhar esta Página