Que versão do Linux devo usar?

Malta decididamente quero algo diferente do ubuntu, algo com mais " qualidade " , linux mm... archlinux, debian, fedora e por ai fora... o q voçes me aconselham ? quero algo em live cd para experimentar 1o :) Sei q ainda sou noob em linux, mas ubuntu n serve mt para mim :( n gosto da distro em si, ja vi umas excelentes na minha faculdade de uns colegas alemaes, e fiquei passado, n sei q distro era, mas parecia tipo os mac.
Mt leve mm, mas com as funcionalidades todas, e nao me pareceu dificil de trabalhar.
Queria algo com qualidade linux mm, ubuntu sinceramente n fiquei fã...
Aconselhem me, para ja inicio em live cd se vir q é mt complicado escolho uma distro mais acessivel.

bows, por esta altura já devias saber (até porque já te disseram isso outras vezes) que essa treta do "linux mesmo" não existe. Existem é orientações diferentes para distros diferentes.

Todo o eye candy que tu pensas ter visto numa distro qualquer, podes pôr noutra. Se calhar viste um desktop todo configurado e agora pensas que obtens aquilo out-of-the-box o que é mentira.

Se queres um desktop bonito, vais ter de ser tu a mexer nisso, mas tanto o podes fazer em ubuntu, como em slack, como em gentoo, como em debian como em qualquer outra qualquer distro.

BTW: podes dizer o que não gostaste em ubuntu? Porque se estás a pedir recomendações para outras distros, convém dizer o que não procuras (e que tenhas encontrado no ubuntu).
 
Podes fazer este quiz

Esse quiz não ajuda muito... acabei de o fazer e recomenda: Fedora, Debian, OpenSuse e Ubuntu, logo as escolhas continuam em cima da mesa... de momento estou a usar o Ubuntu no laptop e não tenho razão de queixa, tenho tudo configurado sem qualquer problema em termos de hardware e drivers e também tenho o aspecto como gosto..
Talvez venha a experimentar o Debian, mas julgo que não existem grandes diferenças, pelo menos pelo que eu tenho lido... (corrijam-me se estiver enganado :D)

cumps

edit/ ubuntu é linux mesmo...:rolleyes:
 
N sei o sistema em si no geral... n acho nd d mais, encrava imenso... n gosto do design, etc... ja vi screenshots bem mais potentes tipo do gentoo e adorei.
Dps n acho um sistema nd estavel, é a minha opiniao ! Para alem de nao detectar a minha impressora, cartoes de memoria, e mt outro hardware q n é detectado, so queria conselhos e opinioes de outras distros ! Quero experimentar algo " melhor " e diferente.
 
N sei o sistema em si no geral... n acho nd d mais, encrava imenso... n gosto do design, etc... ja vi screenshots bem mais potentes tipo do gentoo e adorei.
Dps n acho um sistema nd estavel, é a minha opiniao ! Para alem de nao detectar a minha impressora, cartoes de memoria, e mt outro hardware q n é detectado, so queria conselhos e opinioes de outras distros ! Quero experimentar algo " melhor " e diferente.

Sobre as outras distros tens por aí montes de tópicos a falar sobre isso, para poderes ver a que mais se adequa ao que estás a pensar ter.

Essa de crashar muito e de não detectar muito hardware, parece-me estranho, mas ...

Em relação aos ambientes ... já te expliquei. Se vês screenshots de coisas muito bonitas, cheias de efeitos e não sei que mais e estás à espera de obter isso out-of-the-box vais correr as distros todas e não vais encontrar.

Isso são configs feitas por quem perde tempo a mexer no desktop. Não tem a ver com a distro, tem a ver com as ferramentas que se usa.
 
N sei o sistema em si no geral... n acho nd d mais, encrava imenso... n gosto do design, etc... ja vi screenshots bem mais potentes tipo do gentoo e adorei.
Qual design?!?! screenshots?!?! acho que estás perdido. Em Linux, dependendo do teu hardware e da tua criatividade, podes ter o desktop configurado da forma que quiseres.... como o Mac, como o windows (qualquer versão), como quiseres! bonito, feio, nem uma coisa nem outra... configuras como quiseres. Janelas com barras de título com 50 botões, sem botões, no topo ou em baixo ou ao lado ou sem barras de título... liberdade total para configurares o desktop. Tudo! desde o primeiro ao último pixel do ecrã. Mas isso tem um preço: tens de aprender.

E não, o Debian não é a melhor a melhor coisa inventada depois do pão fateado (isso é o emacs)
emacs?!?! isso é de comer? sabe a quê? macho que é macho usa Vi(m) :-) (sem querer entrar em polémica, claro... cof...cof...)
 
Última edição:
bem ,ja que se fala aqui do debian ,
eu aqui no site da debian tenho uma lista de 21 Cds para download .eles sao todos iguais ou nao?
esclareçam me relativamente a este assunto e qual a vantagem se for fazer o donwload do DVD
 
bem ,ja que se fala aqui do debian ,
eu aqui no site da debian tenho uma lista de 21 Cds para download .eles sao todos iguais ou nao?
esclareçam me relativamente a este assunto e qual a vantagem se for fazer o donwload do DVD


sinceramente acho que não deves fazer o download do dvd, vale mais instalares só o que queres, mas se fôr a 1ª vez que vais usar GNU/Linux se calhar e para não te sentires "frustado" e depois colocares logo de lado, eu começaria porr fazer o download de um ubuntu/kubuntu ou mint, são todas debian based, o que fazes para uma poderás fazer na outra.

básicamente é assim, Debian é a mãe....

do ubuntu descendem depois outras tantas, como o kubuntu que usa o kde, o ubuntu é gnome, o ambiente gráfico, tens tb o xubuntu que usa xfce, outro ambiente gráfico, mint é uma espécie de evolução do ubuntu, ou seja traz os pacotes que podes instalar em debian ou em qq (u)buntu mas que não vÊm lá por motivos de "legalidade", paoctes tais como codecs de video, mp3 etc, mas em qq uma destas facilmente os instalas.

a beleza do debian e filhos é que depois de instalado basta teres os servidores configurados que vais buscar tudo com estes simples comandos.

$sudo aptitude update
$sudo aptitude install "programa ou lib ou codecs que me apetecem"

mas isto fazes na debian, ubuntu e filhos e mint.

ou seja, se nunca usaste GNU/Linux e se queres ficar com uma boa opinião do software livre se calhar seria melhor optares pelo Mint, é o tal ubuntu vitaminado, dá olhada....

http://linuxmint.com/celena.html

tens ainda um tb todo vitaminado e que esse podes mesmo la colocar os servidores da debian que é o MEPIS, tb ja traz tudo, flash mp3 etc....

http://www.mepis.org/

mas como ja disse são todos debian based, o que aprenderes num, isto relativamente a files de configuração, serve básicamente para os outros.

se quiseres mesmo começar por debian, faz antes o downoad do netinstall, são uns 150 mb creio, ele arranca a instalação e dpois qd decidires o que queres isntalar, puxa só mesmo isso da net, poupas tu recursos e quem está a servir... :)

cumps,
 
bem ,ja que se fala aqui do debian ,
eu aqui no site da debian tenho uma lista de 21 Cds para download .eles sao todos iguais ou nao?
esclareçam me relativamente a este assunto e qual a vantagem se for fazer o donwload do DVD

é assim..... o debian tem, provavelmente, os maiores repositorios de software no mundo linux. esses 21 cd contém a totalidade, ou quase, do software desses repositorios.

portanto se queres fazer uma instalação de debian tens duas hipoteses:

i) sacas os 21 cd (ou o dvd) e ficas com a totalidade do software dos repositorios, sendo que provavelmente nunca usaras (nem sequer instalarás) a maioria desse software;
ii) sacas o cd que diz netinstall (que contem apenas sistema base e necessita de uma ligação à net).

não sei em quantos pc queres instalar o debian ou se tens ligação à net nesse(s) pc(s) mas penso que a melhor opçao para ti é o netinstall.
 
rikhard.fsoss ,
muito obrigado por toda a informaçao ,
ja usei linux ,tenho uma opiniao formada ja ,a melhor possivel .
as duas mensagens ,a tua e a do lhotar_m complementam-se porque nao respondeste exactamente a minha questao .
a principio nao é para mim ,mas vou usar também ,foi me pedido para fazer o donwload do debian ultima versao .
vou explorar os dois q me indicaste ,o amigo q me pediu a instalaçao do debian gosta mais deste tipo de distros ,red hat suse ..o verdadeiro linux
 
rikhard.fsoss ,
muito obrigado por toda a informaçao ,
ja usei linux ,tenho uma opiniao formada ja ,a melhor possivel .
as duas mensagens ,a tua e a do lhotar_m complementam-se porque nao respondeste exactamente a minha questao .
a principio nao é para mim ,mas vou usar também ,foi me pedido para fazer o donwload do debian ultima versao .
vou explorar os dois q me indicaste ,o amigo q me pediu a instalaçao do debian gosta mais deste tipo de distros ,red hat suse ..o verdadeiro linux

ok.... :)

só nao concordo com o que disseste na última frase tal como já foi afirmado pelo outro colega, não existem verdadeiros ou falsos linuxes.

1º linux é só o kernel, e esse é igual para toda a gente pode é uma distro configurá-lo de uma maneira e outra de maneira um pouco diferente.

2. as distros só se difrerenciam pelos instaladores e um ou outro file de configuração, umas gostam mais assim outras mais assado, mas GNU/Linux só há um ....

bem mas como ja disse se querem Debian, cool, mas optem então caso tenham banda larga por usarem o netinstall.iso.

cumps
 
sim eu sei ,sei e nao sei sou um ignorante nesta materia ,mas penso que dantes era como o red hat
mas ainda assim eu posso dizer por dizer o verdadeiro linux ,nao afirmando que existe um verdadeiro e outro falso
 
tem uma grande vantagem, aprende-se buéeeeeeeeeeeeeeee

mas depois de umas quantas vezes a instalar tudo à lá pata um gajo cansa-se....

o linus tb gosta de tudo ja prontinho a usar :)

cumps,

O Linus é parvo :D.

Usa o fedora... Cá para mim ele tá escondidinho a correr Kernel em bruto compilado :-D:-D!!

Eu cá desisti de partir pedra mas sei fazê-lo :D. Uso Ubuntu... Gosto de uma coisa que pura e simplesmente funcione... O tuning, e os "à lá pate" vão se fazendo... Só há uma coisa que me irrita: porque é que o Ubuntu não me deixa escolher o software que instalo à partida???

Cumps.
 
Só há uma coisa que me irrita: porque é que o Ubuntu não me deixa escolher o software que instalo à partida???

É a filosofia da distro, e uma das razões porque se tornou tão popular.
As outras distros traziam 4/5 CDs e davam-te uma lista enorme de programas para escolheres, o que é péssimo para um newbie que não sabe a diferença entre Gnome e KDE.
O Ubuntu trás só 1 CD e instala um set de pacotes básico, depois se quiseres instalar/desinstalar pacotes usas o synaptic.
 
Back
Topo