1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que versão utilizar?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por _Rodman_, 12 de Setembro de 2005. (Respostas: 12; Visualizações: 859)

1. _Rodman_

_Rodman_ I'm cool cuz I Fold

Confesso que o universo Linux nunca me puxou muito, no entanto e numa perspectiva de enriquecimento de conhecimentos a nível informático e porque considero já dominar bem o outro SO gostaria de agora começar a experimentar um pouco esse mundo que alguns consideram fascinante do Linux e queria perguntar aos gurus aqui do sitio que versão me aconselham a utilizar, e onde posso obtê-la.

P.S. - Se possível aconselhem-me 1 versão para PC 32 bit e outra para 64 bit.

Tkx in advance

2. hellaxe

hellaxe Power Member

XIIIIIIIIIIIIIIIII, o que fosste tu perguntar :x2: :x2: .

Vais ter um relatório extensissimo de opiniões, mas creio que todos concordaão comigo no seguinte:

Sacas um live CD em que não instalas nada no disco rígido, por exemplo o Knoppix ou o Ubuntu ou o Mepis (este até é o meu preferido como livecd). Basta fazeres o boot por cd, mudas isso na BIOS.
    Depois de estares mais á vontade com o SO instalas no disco rígido.

Dicas de downloads nacionais:

A mãe das threads .

Lembra-te Search is good.

3. _Rodman_

Então tou a pensar sacar o ubunto para correr a partir de live cd, fui a este ftp -> ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ mas agora não sei o que sacar LOL

A minha ideia é sacar o Livecd deste para correr num AMD 2.8 com 40gb no escritorio onde trabalho e dp sacar outra distribuição para correr no pc da minha sig em casa...

4. acrobat

acrobat Power Member

5. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Se eu bem percebi queres k te recomende uma distro. Aviso ja k isso e altamente subjectivo..

Bem, uso debian e para mim nao ha melhor, mas pa começar recomendava-te Ubuntu ou Mepis. Ambas as distros sao bastante simples para quem se inicia...

Como ja disseram começa com um livecd k te permite ver como e o SO sem instalar nem estragar nada, dps disso siga pa dual boot com windows ;)

Boa sorte e qq duvida k tenhas n hesites em perguntar (mas vai ao google primeiro sff :D )

6. _Rodman_

Muito obrigado desde já pelas vossas ajudas e tou a sacar já o ubunto do ftp k me postaram aqui, saquei um ficheiro .ISO que tem 600 e tal megas e k presumo ser o tal Live CD.

Pelo que já me apercebi até agora este LiveCD permite-me bootar pelo CD e correr assim o Ubuntu sem criar partições ou sequer instalá-lo no disco.

Agora mais algumas perguntas de noob, e sim já googlei, mas não me satisfez a dúvida...

Já li aqui muito sobre o VMWare, e pelo que me apercebo é uma Virtual Machine que permite fazer vários tipos de emulações, o que eu ainda não percebi é se para usar um LiveCd com o Ubuntu se é necessário instalar este VMWare ou se ele só é necessário noutros casos, e em quais...

Peço-vos paciência para um curioso sobre estas coisas e como tal ainda mto mto noob ...

Tkx in advance

7. Xik0

Xik0 Power Member

VMWare é para se quieres estar no Windows e em outro SO ao mesmo tempo. Para um correres um LiveCD não precisas de VMWare nem Window para nada. Apenas configuras a tua BIOS para arrancar pelo CD e siga! Boa sorte. :)

8. _Rodman_

Bem me parecia :) Tkx pla help ! :001:

Já tou a sacar o LiveCD do Ubuntu 64 bit para o meu AMD 64 e tou a sacar o Fecora para instalar no escritorio para dar tb uma vista de olhos, agora é esperar que eles cheguem e começar a explorá-los por isso nos próximos tempos vao ter de começar a habituar-se à minha presença aqui nesta secção do fórum eheheh

Be patient ...

Tkx in advance

9. _Rodman_

Ubuntu Live CD 64 Bit

Resolvi sacar um Live cd do Ubuntu para 64 bit para experimentar, e começar a ter o primeiro contacto com este novo SO sem ter de particionar discos nem correr riscos de perder informação.

Bootei com o cd e tudo correu bem até que chegou a uma parte em que me pediu para particionar o disco, ora isto era o que eu pretendia fugir ao sacar um LiveCd, poix já tenho 2 partições NTFS (Que ele reconhece) e agora não sei como passar daquela parte da instalação, alguma ajudinha !?

Tkx in advance

10. El_UnO

Hmmm, de certeza k sacaste o cd certo? :confused:

E k livecd n instala nada mesmo, e so arrancar e usar. Nunca experimentei o livecd do ubuntu mas n deve ser diferente :)

EDIT: tou agora a postar a partir do livecd do Ubuntu, nao me pediu particao nenhuma...

Última edição: 13 de Setembro de 2005
  11. _Rodman_

Wrong Version !?!? Oh S**t

Tou a ver k sakei um ficheiro chamado UbuntuLiveCd e agora me traz mm o SO Completo

Shit for this :mad:

Bom, é esperar algum tempo para k tenha paciencia e formato isto e arranjo 1 partição para ele, entretanto hj à tarde no escritorio vou instalar o Linspire para começar a dar uns toques parece-me o mais adequado.

Tkx

P.S. - Already Sakating Kubuntu 5.04 live cd from neacm.fe.up.pt ;) só espero k esta pika td n me passe qdo começarem a surgir as primeiras chatices LOL

Última edição: 13 de Setembro de 2005
  12. El_UnO

A mim ainda n me passou e hoje uso linux regularmente :D

Kubuntu tb e nice mas e raro eu usar KDE, geralmente e smp GNOME ou Fluxbox para pcs mais antigos ;)

Ja agora um link para o ubuntu live cd pa amd64, caso keiras experimentar tb dps:

http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/5.04/ubuntu-5.04-live-amd64.iso

13. _Rodman_

Ja testei o ubuntu live 64 bit no meu pc de casa e fiquei muito agradado, som e net logo a bombar tenho de me preocupar agora é com os drivers da gráfica, por outro lado no escritório instalei o Linspire e sinceramente decepcionou-me, parece-me que tentaram fazer um SO ainda mais simples que Windows e ficou qto a mim com um aspecto mto de "brinkedo".
    Ando a testar várias distribuições para definir qual a que vou mm empenhar-me em conhecer, também já vi o Kubuntu que também me pareceu interessante...

Partilhar esta Página