Que VNC instalar e como por a arrancar

banid0

Power Member
Hi,
Tou-me a iniciar no linux,mas tenho um pc que nao tem monitor nem teclado.

Ja ta instalado o ubuntu 7.04,mas tenho que configurar muita coisa etc..

Já activei a assistencia remota ou algo equivalente ao VNC,mas nao consigo fazer ligacao antes de me loggar localmente ,ao contrario do que faco no winxp,que apenas ligo o pc e VNC antes de por pass.

Como posso fazer isto? A partir daqui ja tenho acesso ao pc,ele agora esta provisoriamente no meu quarto ate instalar o VNC,depois e para arrumar numa dispensa a fazer fileserver etc,e sem VNC nao consigo ter tempo para configurar(tar a ligar ao monitor teclado etc.. )


Gracias
 
por agora nao,pois quero um ambiente grafico e é para gerir remotamente em casa...

no futuro veria isso,e apenas e so para contornar a falta de teclado rato e monitor extra..
 
Parti do principio que chegava pq disseste que o querias como file server e para isso um xserver e o desktop só te iam ocupar espaço... Assim como VNC não tou a ver o que podes fazer pois nunca precisei de nada disso :(
 
por agora nao,pois quero um ambiente grafico e é para gerir remotamente em casa...

no futuro veria isso,e apenas e so para contornar a falta de teclado rato e monitor extra..

Tens sempre a opção XDMCP (ambiente gráfico remoto) via SSH.

Ainda só expirimentei isso usando o Win2003 com Putty para ligar a um ambiente gráfico linux.

No entanto, ainda não consegui por a funcionar.
Tenho estado de volta disso, quando conseguir posso dar-te algum feedback para o caso de estares interessado.


Um abraço.
 
o que eu queria mesmo era uma coisa SIMPLES e eficaz,para ligar de ambiente windows para linux.
e tenho de conseguir ligar antes do login.

como ja estou ambientado com o vnc...

fora isso tudo o que vier e bem vindo! :)
 
aptitude install tightvncserver

Para criares uma sessão, executas "tightvncserver".
A primeira vez que executares o programa, ele vai-te pedir que definas uma password.
Deves igualmente na primeira vez editar o ficheiro ".vnc/xstartup" criado na home do user com que executas-te o tightvncserver e onde aparece "x-windows-manager &" (vai estar na ultima linha) substitui por "exec gnome-session &" (caso uses gnome) ou "exec startkde &" (caso uses kde); gravas e sais.

Após a sua execução ele vai-te indicar que "screen" reservou para ligações com esse user.

Vai ser algo do género:

New 'X' desktop is exemplo:1

Starting applications specified in /home/userxxx/.vnc/xstartup
Log file is /home/userxxx/.vnc/exemplo:1.log

Essa mensagem indica que foi iniciado um processo no PC "exemplo" com o screen "1".
Se executares mais que um processo, o tightvncserver criate mais screen's.

Para terminares esse processo, fazes: tightvncserver -kill :"screen"


Depois, é só sacares o viewer para o tightvnc.
Na opção de ligação, colocas o nome do pc seguido do "screen".
Do género:

exemplo:1

E é tudo.


Encontras na pagina do programa o viewer para a versão Win32.
Tens nos pacotes do ubuntu o viewer para a versão Linux.

Caso necessites pode sempre encriptar a ligação sobre SSH.
Se necessitares posso colocar aqui os passos a dar.

Um abraço.
 
aptitude install tightvncserver

Para criares uma sessão, executas "tightvncserver".
A primeira vez que executares o programa, ele vai-te pedir que definas uma password.
Deves igualmente na primeira vez editar o ficheiro ".vnc/xstartup" criado na home do user com que executas-te o tightvncserver e onde aparece "x-windows-manager &" (vai estar na ultima linha) substitui por "exec gnome-session &" (caso uses gnome) ou "exec startkde &" (caso uses kde); gravas e sais.

Após a sua execução ele vai-te indicar que "screen" reservou para ligações com esse user.

Vai ser algo do género:

New 'X' desktop is exemplo:1

Starting applications specified in /home/userxxx/.vnc/xstartup
Log file is /home/userxxx/.vnc/exemplo:1.log

Essa mensagem indica que foi iniciado um processo no PC "exemplo" com o screen "1".
Se executares mais que um processo, o tightvncserver criate mais screen's.

Para terminares esse processo, fazes: tightvncserver -kill :"screen"


Depois, é só sacares o viewer para o tightvnc.
Na opção de ligação, colocas o nome do pc seguido do "screen".
Do género:

exemplo:1

E é tudo.


Encontras na pagina do programa o viewer para a versão Win32.
Tens nos pacotes do ubuntu o viewer para a versão Linux.

Caso necessites pode sempre encriptar a ligação sobre SSH.
Se necessitares posso colocar aqui os passos a dar.

Um abraço.

Olá, não precebo nada de Linux, e tenho o linux na escola o ubuntu, e queria fazer control remoto com o meu de casa que é windows xp, me podem explicar passo a passo como configurar o tightvnc-1.3.9_unixsrc.tar.gz/tightvnc-1.3.9_unixsrc.tar.gz2 pois foi o que eu vi na net e tirei mas não sei como o configurar, pois só tem fixeiros, lol.
Obrigado!
Joshua
 
Pelos vistos há uma coisa que ninguém explicou como deve ser.

A maioria dos users pretende um VNC que permita controlar o mesmo que tinham antes de sair do PC de casa, em vez de controlar o mesmo pc, mas como se tivessem feito login com outro user. A maioria dos vnc's, como o caso do tightvncserver, o que fazem é permitir multiplas sessões com o mesmo user.

Mas como a maioria das pessoas pretende ver exactamente o mesmo que tinha no Desktop, antes de sair de casa, aconselho a usarem o x11vnc que faz exactamente isso, ou seja, permite acederem à mesma sessão, ao mesmo ecrã que tinham, aos mesmos icones no system tray, janelas abertas que tinham, etc etc.

Para quem usa distros Debian based (no meu caso fiz isto em Debian Etch, que é o meu server em casa), é só fazer:

1- Instalar o x11vnc
Código:
apt-get install x11vnc

2- Criar uma password para previnir acessos sem password (a password fica encriptada, no ficheiro ~/.x11vncpasswd, que foi o que dei como exemplo, mas podem usar outro ficheiro.
Código:
x11vnc -storepasswd a_password_que_quiserem ~/.x11vncpasswd

3- Criar a sessão de VNC. O -many faz com que permitam multiplas sessões. Não só ajuda a acederem varias pessoas em simultaneo, como, na minha opinião, a principal função é poder-se aceder mesmo que a sessão se tenha perdido repentinamente e o servidor não ter assumido que a sessão se perdeu. Se só permitisse uma sessão, nesse caso diria que já está alguém logado no sistema e daria erro.

Código:
x11vnc -many -rfbauth ~/.x11vncpasswd

4- Aceder por VNC :) podem usar o krdc, o vncserver (tighvnc (client)), ou outro qualquer, até noutros SO's. A password é pedida automaticamente.

Eu uso esse sistema e funciona que é um mimo.

NOTA: Este sistema não tem qualquer tipo de segurança, é exactamente o mesmo que se faz no Windows, através de RealVNC e isso. Mas para uso pessoal, não vejo nada de mal nisso, ainda mais se for para controlar um outro pc na rede local.
Sei que há formas de pôr este sistema a funcionar por SSH, mas nunca tentei, pois, ou acedo por SSH, ou por x11vnc, conforme a necessidade.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
 
Última edição:
Back
Topo